terça-feira, março 16, 2010

Ouça William em exclusivo!

As entrevistas a ex-jogadores do Vitória regressam hoje com uma entrevista ao ex-central brasileiro do clube William. Depois das realizadas a Marinho Peres, Ademir Alcântara, Roldão, Caio Júnior, N'Dinga, Renê, Tito, Paulinho Cascavel, Almiro, Osvaldinho, Abreu, Mundinho, Ernesto Paraíso e Caiçara VIMARANES foi ouvir William Amaral de Andrade, hoje com 43 anos.

O central brasileiro chegou a Portugal em 89/90 na altura para o Nacional da Madeira pela mão de Paulo Autuori. Aliás, seria mesmo o treinador brasileiro a trazer William para o Vitória quando na época seguinte ingressou na equipa vitoriana.

Quer como central ou como libero, William destacou-se quer pela sua regularidade exibicional, quer pela classe com que jogava. O poder de antecipação, o jogo aéreo ou o profissionalismo evidenciado eram algumas das características que faziam do central brasileiro um dos grandes destaques do Vitória. A sua qualidade acabaria por chamar à atenção do Benfica e na época 90/91 William reforçaria os encarnados e aí se manteria até 95/96. Depois seguiu-se uma experiência no futebol espanhol ao serviço do Compostela, até ao seu regresso à Cidade Berço em 2000/01, de novo, pela mão de Paulo Autuori, numa época muito conturbada em que o Vitória se livrou da descida nas últimas jornadas, mas em que a experiência do central se revelou fundamental. Aos 34 anos e ao serviço do Vitória terminaria a carreira.

Actualmente com o 4º nível de treinador, William, foi no ano transacto treinador do Compostela, sendo que actualmente é o responsável pela prospecção do Marselha em Portugal. Do Vitória tem uma visão clara sobre a necessidade de profissionalizar o futebol, algo que admite ter faltado no clube ao longo dos últimos e ser obrigatório para o Vitória dar o salto qualitativo que pretende.


Os tempos como jogador do Vitória não esquece e muito menos a cidade que escolheu para viver e para constituir a sua família. Agora é um espectador atento e alguém com ideias claras daquilo que considera essencial para a estrutura e o futebol vitoriano. É um defensor claro da constituição daquilo a que chama de "célula única" para que possa haver uma interacção plena entre a estrutura do futebol profissional e a de formação.

Sobre o assunto que vai marcando a ordem das últimas semanas - as eleições do clube - não quer, para já tomar partido, ainda assim não deixa de elogiar o candidato a vice-presidente da Lista A e ex-director do futebol juvenil, Dias Pereira pela sua competência.

Muitas e boas ideias para o futuro do Vitória deixadas na primeira pessoa por um dos bons jogadores que passaram pelo Vitória e que continua a seguir de perto e a estudar o fenómeno desportivo.


Ouça a entrevista exclusiva de William ao VIMARANES.




Fique também com três vídeos de alguns dos momentos marcantes desta bem interessante entrevista ao ex-central vitoriano.










Fique agora também com os já habituais recortes de jornais com William como um dos grandes destaques e, claro, com a caricatura preparada pelo João Soares em forma de homenagem a uma das ex-glórias do clube.

















Pode recordar todas as outras entrevistas, aqui (clique nos nomes):

Marinho Peres
Ademir Alcântara
Roldão
Caio Júnior
N'Dinga
Renê
Tito
Paulinho Cascavel
Almiro
Osvaldinho
Abreu
Mundinho
Ernesto Paraíso
Caiçara

24 Comentários:

Manuel S. disse...

como este blog é da Lista A, deixa-me adivinhar....vão apresentar o william como director desportivo!?

16/3/10 10:25
Anónimo disse...

quer é o lugar do basilio que ainda por cima é cunhado..é a chamada dor de cotovelo.

16/3/10 11:30
Anónimo disse...

Obrigado ao blog pelo regresso desta iniciativa. Lembro-me bem do William e da grande temporada em que esteve no Vitória e depois daquele golo em Campo Maior que praticamente nos salvou.
Foi bom ouvi-lo e sabe que há, dentro de portas, gente que muito poderia dar ao clube.
Continuem e abraço William!

16/3/10 11:35
Anónimo disse...

William grande jogador.

16/3/10 12:16
ingles disse...

obrigado william por dar o teu menhor no vitoria muita saudinha

16/3/10 12:33
loooooooooool disse...

excelente escolha para director desportivo.

16/3/10 12:36
Anónimo disse...

excelente nome para director desportivo do vitória.

16/3/10 12:37
Anónimo disse...

curioso o facto de tanto se criticar a lista B por ter elementos adeptos do benfica e ir-se fazer uma entrevista c alguem q é adepto do benfica...e n venham dizer q ele é do vitoria, pq n o é...e ja falam p director desportivo da lista A...mas q coerencia por aqui vai...
ou será o desespero a falar dos apoiantes da lista A por verem a goleada que vão levar no sabado?
e fala uma pessoa q n vai votar, em 1ºpq n esta cá sabado e em 2º se fosse votar votaria em branco
Miguel

16/3/10 12:57
Anónimo disse...

O Sr William com esta deixa vai ver se tem lugar na lista A, pois ele foi a unica figura que teceu comentários favoráveis ao Dr. Dias Pereira, e até acho bem porque o Dr. Dias pereira queria meter uma cunha quando o filho do William foi despensado do V.S.C só que a cunha não funcionou, e até são visitas de casa.
no que diz respeito ao forcing que o sr William fez para que o seu filhinho ficasse no V.S:C. foi até ao Presidente, mas não funcionou, poi o Vitória não é o Valenciano aonde ate chegou a ser treinador algum tempo, até descer o clube. Isto é ter opinião clara.

16/3/10 12:58
Vimaranes disse...

Caro anónimo das 12:57h. Se ouvir a entrevista verificará que ela foi realizada no dia seguinte ao triunfo em Leiria, por isso não vale a pena imaginar coisas onde elas não existem
Depois, o William foi entrevistado como ex-jogador do Vitória que foi, o facto de ter passado pelo Benfica, não apaga o facto de ter sido nosso jogador. Também já aqui entrevistamos Ademir ou Paulinho Cascavel por exemplo, que não tiveram passagens apenas pelo Vitória, daí que em matéria de coerência para o senhor a discutir, tem primeiro de conhecer a história do Vitória e principalmente desta rubrica.
O mal de alguns leitores é que nem se dão ao trabalho de ouvir a totalidade da entrevista e tiram apenas aquilo que lhes dá jeito, inclusive para, atribuir efeitos eleitoralistas.
Estas entrevistas apesar do trabalho que nos dão, dão-nos igualmente um gozo tremendo e sabemos que darão também à generalidade dos leitores.

16/3/10 14:04
Anónimo disse...

para mim foi dos melhores que tive a oportunidade de ver jogar no Vitória.

Só um facto negativo quando o william comentou um benfica-vitória. Aí o coração dele fugiu para o vermelho.

16/3/10 14:04
Anónimo disse...

Este foi um dos bons jogadores que passaram pelo Vitória mas que está a léguas de outros que além de tambem vestirem a camisola ainda recordam com carinho Guimarães e o Vitória. O coração de W"illiams está com o Benfica (ainda há pouco tempo, num desportivo, a respeito dum jogo Vitória - Benfica mostrava a sua asa de águia).
Para mim não figura no rol das Glórias Vitorianas.

16/3/10 14:05
André disse...

Como mo William já não há.
Vi-o jogar muitas vezes e era dos que tratava a bola por "tu".
Sobre se dava um diretor desportivo, não tenho qualquer dúvida. Foi ateleta do Vitória, tem o curso de treinador e conhecimentos de futebol. É das pessoas mais conhecedoras do futebol Português e além fronteiras.
Se eu fosse ao William, eu não me juntava nem a uma nem a outra lista, esperava que o convite chegasse. Acho que reune o consenso da maioria dos sócios.

16/3/10 14:12
Anónimo disse...

vimaranes,será que me podes explicar uma coisa em relaçao as eleiçoes?
pois esta a chegar o dia...

no domingo,fui ao gmrtv,e vi o debate,em que o pinto brasil,afirmou que o freitas lobo era "certo" como director desportivo.

e ontem,vi no vitoria sempre,em que o freitas lobo diz ser tudo uma barbaridade...

o meu voto ate estava inclinado para a lista A,pois o milo nao defende o vitoria de unhas e dentes,e na apresentaçao da lista ate gostei do que a lista A falou,prinçipalmente o luis cirilo,creio eu...
mas isto é so polemicas vimaranes,digote que isto é 1 vergonha po vitoria,e sinçeramente ja perdi foi a vontade de votar tanto num como no outro.

gostava de saber a tua openiao sobre isto...

16/3/10 15:42
Vimaranes disse...

Caro anónimo, a minha opinião sobre este caso em específico está escrita num post mais abaixo:

http://ovimaranes.blogspot.com/2010/03/ainda-luis-freitas-lobo.html

Naturalmente as polémicas nunca são boas, muitos menos em vésperas de actos eleitorais, acima de tudo porque têm esse efeito que diz e porque desviam as atenções do que realmente importa. Por isso prefiro concentrar-me no que realmente importa que são as pessoas que compõe as listas e as ideias apresentadas por cada uma. E nesse aspecto já dei a minha opinião. Mas não queria muito fugir ao tema deste post.

16/3/10 16:20
Anónimo disse...

na boa vimaranes,tambem ja vi o video que meteram no gmrtv.

gosto do luis cirilo a falar,so espero que se ele ganhar que seja assim ca dentro.há que fazer barulho!!

eu voto A

so as palavras do luis cirilo desta vez,e da apresentação da lista,diz tudo.

em que o sorteio favoreçe os 3 grandes,e 1 palhaçada,e ficaram todos calados!!
é vergonhoso o nosso futebol,acordem para a vida!

como ele diz "nao vamos buscar reforços,que entram para queimar tempo" ou que nem jogam ou sao emprestados,ou vao para onde vieram!!haahahahahhaha

enquanto ao director desportivo,como o luis cirilo diz,eles teem o projecto,e o que vier,pode muito bem seguilo ou tirar ideias..

o que intressa é que FAÇA 1 boa equipa,e que defenda o vitoria de unhas e dentes,nao é como este milinho!!

e eu como soçio do vitoria para baixo dos 9mil,nao vou dizer o meu numero,apezar de tudo que a lista A propoe,espero, que em relaçao aos jogos do vitoria,SEJAM ao fim de semana se poder ser sempre,e que nao passem os jogos na TV (em casa) pelo menos.

sei que se ganham uns trocos,mas isto tira muita gente dos estádios...fica aqui a minha ideia.( E PODEM VER AS VARIAS FRASES ABERTAS PELOS GRUPOS E CLAQUES DO VITORIA,NIMGUEM QUER ISTO)

abraços e até sabado

parabens pelo blog vimaranes o mal é passarem aqui muitos aziados ;)

O VITORIA SOMOS NOS,ATÉ MORRER!!

16/3/10 22:30
Anónimo disse...

Grande trabalho Vimaranes, parabéns!

16/3/10 22:34
Anónimo disse...

William a Director Desportivo

17/3/10 14:28
cc disse...

antiga glória, com personalidade, caracter e perfil para ser - quem sabe - o diretor desportivo que falta.
Via essa possibilidade com agrado.

Parabéns William e ao Vimaranes por ter feito regressar a página dedicada aos "ex combatentes" das "guerras" por onde tem andado o Vitória.

17/3/10 19:22
jose sampaio disse...

É verdade,um homem da casa com capacidade e muito conhecimento no mundo do futebol.william para director desportivo.

18/3/10 09:32
antonio soares disse...

william é um vitoriano que pode contribuir para o crescimento do vitória.vitória até morrer!

18/3/10 09:47
joão 23 disse...

COMO É POSSIVEL UM HOMEM DESTA CATEGORIA NÃO SER APROVEITADO NA ESTRUTURA DO VITÓRIA????

18/3/10 12:36
Anónimo disse...

jogadores como william fazem nossa história.vitória sempre!!!!

18/3/10 12:47
Pedro marques disse...

um regresso em grande.parabens ao blog
grande entrevista.

18/3/10 15:51