quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Ouça Caiçara em exclusivo!

As entrevistas a ex-glórias do Vitória regressam hoje com a entrevista nº 14, desta feita a Caiçara. O lateral brasileiro que no final da década de 50 e 60 esteve aos serviço do Vitória foi um dos melhores estrangeiros que vestiram a camisola vitoriana. Caiçara ficará para sempre na memória dos mais antigos pelo seu fantástico pontapé que era temido e de que maneira pelos adversários. Quem nunca ouviu a história de Rosas, o guarda-redes do Leixões que foi parar ao hospital depois de tentar defender uma grande penalidade de Caiçara?

Agora, quando se prepara para completar 77 anos, Caiçara vive no Brasil conjuntamente com a sua esposa, mas não esquece nem Guimarães, nem o Vitória. Ao longo da entrevista, deixa-o escapar através de um discurso emocionado e uma memória de fazer inveja.

Considera o Vitória "um dos melhores clubes mundiais" e não esconde a admiração pelos adeptos vitorianos que diz "não são agressivos mas sim agradecidos". E afirma que esta frase deve ser bem entendida pelos jogadores de forma a tornar o Vitória ainda melhor no futuro. Como momento alto no Vitória recorda a chegada à final da Taça ainda que perdida para o Sporting em 62/63. Os "leões" são mesmo a equipa que considera a mais difícil das que encontrou em Portugal.

Caiçara recorda ainda como reencontrou a cidade, muitos anos depois, em 2004, quando foi alvo de várias homenagens e admite que seria um prazer voltar a pisar o Berço. Com o filho a fazer o doutoramento na cidade invicta, não hesita em dizer que Portugal vai ficar para sempre ligado à família.

O ex-jogador vitoriano escolhe ainda aqueles que foram, na sua opinião, os melhores jogadores com quem alinhou e o seu treinador de eleição, ao mesmo tempo que não esquece aqueles que foram para si os melhores dirigentes no Vitória. Caiçara diz ainda que, quaisquer que sejam os dirigentes, o Vitória tem e terá sempre potencial para se continuar a engrandecer, tornando-se numa das maiores potências do futebol mundial.

Não pode por isso perder, já a seguir, a entrevista exclusiva de Caiçara ao VIMARANES.



Nota
: Pelo facto da entrevista ter sido feita por uma via alternativa, à normalmente utilizada pelo blogue - por dificuldades na chamada telefónica -, a mesma apresenta pior qualidade de som, pelo que apresentamos as nossas desculpas.


Fique igualmente com algumas fotos da época da ex-glória vitoriana do passado vitoriano, com os devidos créditos para os livros Fotobiografia do Vitória, Vitória 75 anos de História, Vitória 76 anos de História e blogue Glórias do Passado.


Carlos Alberto, Caiçara e Edmur

Caiçara com Edmur e Ernesto

Troféus conquistados na digressão em África


Caiçara, aqui como técnico de uma equipa de reservas

Pode recordar todas as outras entrevistas, aqui (clique nos nomes):

Marinho Peres
Ademir Alcântara
Roldão
Caio Júnior
N'Dinga
Renê
Tito
Paulinho Cascavel
Almiro
Osvaldinho
Abreu
Mundinho
Ernesto Paraíso

14 Comentários:

vanquisher disse...

Excelente momento.

Estas entrevistas são qualquer coisa... Só por elas já vale a pena haver Internet.

Mais uma vez, OBRIGADO.

27/2/09 10:51
Vimaranes disse...

Obrigado Vanquisher. Eu costumo dizer que se vos der tanto gozo ouvi-las (aos leitores) como me dá a mim/nós fazê-las (mesmo que na maioria dos casos não tenha visto estes jogadores de Afonso ao peito) creio que o objectivo a que esta rubrica se propõe está amplamente conseguido.
Obrigado pelas palavras.
Abraço!

27/2/09 10:57
c disse...

Caiçara nunca teve um treinador como Manuel Cajuda, pois se issi tivesse acontecido, o Caiçara só jogava 10 minutos por jogo. Entrava em campo aos 35 m.

Obrigado Caiçara.
Obrigado Vimaranes.

27/2/09 10:59
vip-franca disse...

é sepre bom recordar estes velhos guerreiros, parabens e um muito obrigado pelas fotos e o download.

Abraço

27/2/09 16:06
Anónimo disse...

A uns a UEFA rouba 6000000 euros (VSC), a outros dá taças sem se quer jogar uma final(Braginha). VERGONHA

27/2/09 18:24
Anónimo disse...

que taças?

27/2/09 21:25
jotafundador disse...

Após eliminar o Standard de Liège, foi a única equipa das que participaram na Intertoto a chegar mais longe.

É a diferença de terem um bom treinador e nós termos uma porcaria de Direcção e treinador.

27/2/09 22:32
Anónimo disse...

Mais uma fantástica recordação. Parabéns vimaranes e abraço grande Caiçara.

27/2/09 23:26
Anónimo disse...

Excelente. O meu pai sempre me falou no Caiçara e no seu famoso pontapé. É emocionante ouvir estes jogadores já tão antigos a não esquecerem Guimarães e o Vitória.
Parabéns ao blog.

28/2/09 00:56
Tero disse...

"O torcedor do Vitória não é agressivo, o torcedor do Vitória é agradecido".

"Falta-me o tu tu, que significa dinheiro, para poder visitar Guimarães"

Caiçara, o que dizem de si são maravilhas, como pessoa e como grande jogador, um dos melhores de sempre. Que bonito quando fala dessa maneira dos seus antigos colegas. Quem me dera ter visto essa equipa a jogar.

Dinheiro para podre visitar Guimarães, basta tão simplesmente tirar meio salário ao Vasco Santos.

O Dinheiro que esse perigoso ladrão rouba do Vitória, dava para trazer Almiro, Caiçara e N´Dinga.

Muito obrigado Caiçara, adorei a entrevista Vimaranes.

28/2/09 11:22
Anónimo disse...

Como já disse um leitor, para isto já vale a pena haver internet, mas eu ate ia mais longe. quanto mais nao seja por isto, ja vale a pena visitar este blog. mas muitas mais razoes ha.
parabens aos responsaveis por estes momentos extraordinarios e mais uma grande recordaçao.

28/2/09 16:42
Anónimo disse...

Mais um magnífico momento. Obrigado ao blog.
Obrigado caiçara!

1/3/09 20:13
pierino disse...

bem eu so venho aki apenas pra dar uma nota maxima ao exelente trab da pessoa ou pessoas k fizeram isto ,pois meus senhores esta 1 trabalho magnifico de meter inveja a qualker club sem duvida ,pois ja k os ditos jornais so divulgam cronicas historias dos ditos 3 grandes eis alguem a fazer uma do maior club do mundo parabens e força ai aos responsaveis os sinceros parabens

13/3/09 18:14
pierino disse...

bem eu so venho aki apenas pra dar uma nota maxima ao exelente trab da pessoa ou pessoas k fizeram isto ,pois meus senhores esta 1 trabalho magnifico de meter inveja a qualker club sem duvida ,pois ja k os ditos jornais so divulgam cronicas historias dos ditos 3 grandes eis alguem a fazer uma do maior club do mundo parabens e força ai aos responsaveis os sinceros parabens

13/3/09 18:14