terça-feira, junho 23, 2009

Comemorações da Batalha de S. Mamede dia 1 de portugal







Foi na Batalha de S. Mamede em Guimarães que Portugal nasceu, em 1128, foi a 24 de Junho, em dia de S. João, o dia primeiro da Nação.

O título que a Nação plenamente nos confirma é, por todas as razões, o primeiro e mais soberano distintivo que Guimarães coloca sobre o seu peito, e devemos afoitamente dizer que o tem honrado, pela inteligência, pela espada, pelo espírito de constância e a mais viva acção de amor e emoção, em nove gloriosos, por vezes difíceis, e sempre nobilíssimos séculos da vida nacional.

Os Vimaranenses, num espírito inalterável de amor à Pátria e à terra do nascimento de Afonso Henriques e de Portugal, veneram as muralhas deste milenário burgo e continuam a fortalecer os padrões avoengos que se recolhem no coração de todos os filhos de Guimarães.

15 Comentários:

Anónimo disse...

Não tive oportunidade de passar pela zona do Castelo, por isso agradeço ao Vimaranes as fotos.
Espero mais fotos e temas da cidade, sem política,
Muito obrigado

23/6/09 21:14
rui disse...

É muito orgulho mesmo em pertencer a esta Terra!!!!
Somos mesmo enormes!!!!

E gostei de ver assim o campo de S.Mamede, aliás devia estar nos meses de verão assim colorido, prá turistada apreciar...

abraço

23/6/09 21:19
RML disse...

Para quem está em Barcelona a trabalhar...e nao pode acompanhar as comemoraçoes...custa um pouco, mas o que vale sao blogs como este que nos permitem acompanhar a vida daquilo que mais no toca..a nossa cidade ...o nosso clube.

Hoje e sempre...é um orgulho ser vimaranense..e vitoriano...

A todos ...um GRANDE DIA 1 DE PORTUGAL..

Saludos

23/6/09 21:32
Anónimo disse...

É em comemorações como esta que vemos espelhada a grandeza daquilo que somos, da grande nação que os nossos antepassados ajudaram a construir, por isso temos orgulho em dizer que somos "Vimaranenses" e "Portugueses".
Com uma certa mistura de provocação, pergunto por que motivo se costuma dizer que "Guimarães é uma boa madrasta e uma má mãe" - Será que tal se aplica ao nosso vitória?

23/6/09 22:04
André disse...

Orgulho de ser Vimaranense e Português.
Guimarães terra mãe da pátria.

Viva Guimarães!
Viva o Vitória!

23/6/09 22:49
Anónimo disse...

GUIMARÃES não posso passar sem ti.
Sonho contigo, vivo para ti, fazes~me sonhar e ainda por cima me dás os meus filhos.
Amemos esta terra, vivamos a cidade, e colaboremos sempre com ela.
A nossa participação na cidadania vimaranense é cada vez mais decisiva.
Todos para a rua comemorar 0 24!

Apoio o Vimaranes, com mais temas citadinos.

23/6/09 23:59
Diogo Ferreira disse...

Guimarães é um encanto!
Guimarães é Portugal!
Viva Guimarães!
É com orgulho que digo, SOU VIMARANENSE.

I LOVE GUIMARÃES...

24/6/09 00:47
Pantic disse...

Muito boas fotos, parabéns caro Jota, já agora, o espectáculo foi muito divertido, gostei bastante. O castelo e restante cenário estavam encantadores. Uma iniciativa que se poderia repetir mais vezes. Temos cenários e público para mais iniciativas "medievais".

24/6/09 01:34
Joseph K. disse...

Fui assistir ao Torneio Medieval.
A peleja colocava em confronto as representações de Aragão, Leão, Galiza e Condado Portucalense.
Os nossos ganharam mas, pela 1ª vez na vida, fiquei com a sensação que o árbitro nos favoreceu. Talvez o Platini nos tenha querido ressarcir do roubo de Basileia. Ou então foi o Magalhães (não, não é o de plástico) a mexer os cordelinhos para que a festa do afonsino nascimento não ficasse marcado por uma derrota.
Anseio pelo visionamento televisivo dos lances mais polémicos na expectativa de estar equivocado. Caso contrário, confirmando-se a impressão inicial, poderemos estar na presença de um novo Apito Dourado.

Trouxe para casa outra inquietação : a montada do nosso cavaleiro vestia de azul e até nem lhe ficava nada mal.
Embaralhei e voltei a dar. Afinal, o árbitro foi influenciado...pela cor.

24/6/09 02:38
Anónimo disse...

00:04 - Futsal
Belenenses apelam à verdade desportiva

O Belenenses reagiu em comunicado, publicado no site oficial do clube, às arbitragens dos dois primeiros jogos da final dos playoffs da I Divisão, realizados na Luz, diante do Benfica.

Leia o comunicado:

A equipa de Futsal do Clube de Futebol "Os Belenenses" encontra-se a disputar a final do Campeonato Nacional da 1ª divisão de Futsal época 2008/09. Alcançou esta fase da competição com inteiro mérito desportivo, repetindo o feito atingido na temporada anterior.

Chegadas aos jogos decisivos da competição, ambas as Equipas em disputa aspiram legitimamente ao tão ambicionado titulo.

O Clube de Futebol "Os Belenenses" entende que todos os agentes e todas as entidades envolvidos nesta fase final da competição devem pautar a sua acção com uma total isenção, rigor e espírito profissional. A igualdade de tratamento em relação aos dois finalistas é fundamental para garantir que o esforço dispendido por dirigentes, atletas e adeptos ao longo de toda uma época é compensado de forma adequada.

Verificamos que nos dois primeiros jogos disputados no passado fim-de-semana isso não aconteceu.

Conforme todo o País pôde ver pela transmissão em directo dos dois jogos, parece ter havido uma dualidade de critérios sempre em claro prejuízo do Clube de Futebol "Os Belenenses" com influência directa no decurso e no resultado de ambos os jogos. As penalizações desportivas e disciplinares sofridas pelo CFB são resultantes de decisões menos felizes das duas equipas de arbitragem, que a experiência e cotação não faziam prever.

Esta leitura é confirmada pelas crónicas de alguns dos órgãos de comunicação social presentes e pelas inúmeras mensagens de solidariedade recebidas da parte de terceiros.

Preocupa-nos a recorrente frequência com que estes erros têm acontecido no passado, em jogos decisivos e sempre em claro prejuízo do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Com o intuito de contribuir para uma maior valorização da modalidade, a mesma valorização que fez com que o Clube de Futebol "Os Belenenses" decidisse investir no Futsal com a colaboração de patrocinadores sérios e empenhados, alertamos os Responsáveis pelos Orgãos Federativos para a imprescindibilidade da verdade desportiva imperar nos últimos jogos que faltam disputar no presente Campeonato.

Não pretendemos qualquer tipo de proteccionismo ou favorecimento, mas apenas isenção, rigor e um maior acerto no ajuizamento dos lances de cada jogo.

Os Clubes envolvidos nesta final merecem-no, os adeptos da modalidade merecem-no e todos os amantes do desporto também o merecem.

Todos juntos poderemos fazer do Futsal uma modalidade de verdade desportiva, mais espectacular e sempre credível
-------------------------------

Que leitura se pode fazer disto???!!!

24/6/09 11:52
patricia disse...

Vim,tal como prometido,fazer a minha visita a este blogue, mas admito a minha surpresa agora que li com os meus proprios olhos a paixão que nutrem pela vossa cidade...eu sou uma moura,com orgulho, mas nos três meses em que estou a viver em Guimarães fiquei com a certeza de que não quero mais ir embora daqui. Gosto das pessoas, gosto da historia, gosto da vida que se respira por essas ruas e praças repletas de gente, gosto do ar limpo, da natureza que rodeia a cidade, da enorme qualidade de vida que é possivel ter cá, mas principalmente gosto de ver o cuidado, o carinho,a atenção, com que tratam de tudo o que diga respeito á vossa cidade, é raro nos tempos actuais ver uma comunidade inteira a dar tanto pela cidade natal,já ninguem tem tempo,dizem, as vidas são dificeis,reclamam, e cá em Guimarães está o exemplo de que isso são só tretas para disfarçar a falta de vontade... Bem,por agora é melhor parar,apesar de muito ainda ficar por dizer...estão todos de parabens...esta é a modesta opinião de uma scalabitana,que ama profundamente o seu ribatejo mas, que se apaixonou pela vossa fantastica cidade.

24/6/09 13:54
Hugo disse...

Ó Patricia...
Queremos muitas como tu aqui na Guimarães d'hoje. Sim tu fazes falta a uma terra como Guimarães, e já agora arranja mais como tu.
Olha que Santarém, tambem tem beleza e encanto.
Aparece mais vezes, que concerteza vais gostar.
Desculpa mas mereces uma beijoka vimaranense,Bjjjjjjjaaaa.....

24/6/09 16:31
Anónimo disse...

fotos bonitas,como o cenário do castelo e os guerreiros presentes.

Continuem a divulgar Guimarães, o nosso passado glorioso e os nossos valores.

O Afonso Henriques foi Rei,o Cajuda nunca foi ninguém.

24/6/09 17:00
Joseph K. disse...

Coitada da Patrícia ! O que havia de lhe acontecer em 3 mesinhos apenas !?...
E ainda há quem diga que o nosso Primeiro não devia ter avançado sobre a moirama !?...
Sei que vai ser feliz na sua Guimarães mas permita-me um conselho amigo : evite entrar no Estádio do Afonso se não estiver preparada para a conversão total.

24/6/09 23:52
cc disse...

Patrícia e já te fizeste sócia do Vitórinha?

Comentando as fotos, dá para ver a alegria de uma criança quando os vestem de Afonso Henriques, ou lhes metem um capacete na cabeça. Pensam todos da mesma maneira, pensam que são o A. Henriques.

26/6/09 10:40