segunda-feira, julho 06, 2009

Nome no Estádio

Foto: Sítio oficial do Vitória

Há dias, um leitor desafiava-me para lançar um debate. Prendia-se com a necessidade de dotar o Estádio D. Afonso Henriques com uma inscrição, num sítio bem visível, do próprio nome do estádio, algo que, parece ter sido estranhamente esquecido aquando da remodelação do estádio e assim continuou ao longo de todos estes anos. Uma inscrição num lugar de destaque e que permita uma fácil identificação do mesmo, até para quem passa por Guimarães.

Fica por isso lançado o debate para os nossos leitores. Acham ou não que o Estádio necessita dessa mesma inscrição? E já agora e pegando num debate já iniciado no fórum do sítio VitóriaSempre, quando muito se fala em vender o nome do estádio no sentido de angariar publicidade, veriam com bons olhos que o nome votado pelos sócios fosse substituído por alguma empresa?

39 Comentários:

Pantic disse...

Quanto à venda do nome do estádio, só depois de ser posta à votação em assembleia geral pelos sócios.
Quanto ao nome na Bancada Poente, já deveria estar lá há muito, desde da renovação para o Euro.
Aproveito também para relembrar aquela ideia de dar o nome de velhas glórias às salas e portas do estádio.

6/7/09 23:48
Anónimo disse...

Sim, penso que o nome no estádio poderia ser uma bela coisa para se ver, mas não julgo essencial, mais um preciosismo. Toda a gente sabe de quem é o estádio.

Quanto à venda dos direitos de naming do estádio sejamos práticos: num mundo perfeito as receitas do Vitória seriam suficientes para uma estável situação financeira, o que por vezes não acontece. Sou a favor sim, mas sem desvirtuar Guimarães e o Vitória. Em troca de um óptimo encaixe financeiro claro.

Cumprimentos,

Jorge Machado

7/7/09 00:10
nerc disse...

O nome devia estar visivel fora e dentro do estadio. dentro ficava bem por exemplo por cima do painel eletronico mais pequeno do estadio.
Quanto á venda do nome do estádio só com numeros para cima de 750mil ano.

7/7/09 00:20
Luís Costa disse...

Como sócio que sou e vitoriano que sou não compreendo o porquê de vender o nome do estádio. Sei que com a venda poderíamos arrecadar verbas, mas e o actual nome, o D. Afonso Henriques. Este estádio tem história, história de reis e tem mistica. O estádio do Vitória será sempre o Estádio D. Afonso Henriques!

7/7/09 00:45
josé sampaio disse...

Olá a todos.Acerca do nome do n/éstádio,penso não haver necessidade de ser sufragado visto isso já ter acontecido e ser do agrado de todos.Acerca da colocação do nome subjacente ao emblema já existente é por demais evidente que isso já devia lá estar.Assim apelo a uma petição á direcção pelos associados ,no sentido da sua colocação o mais breve. possivel.O sócio nº611

7/7/09 01:05
josé sampaio disse...

Olá a todos.Acerca do nome do n/éstádio,penso não haver necessidade de ser sufragado visto isso já ter acontecido e ser do agrado de todos.Acerca da colocação do nome subjacente ao emblema já existente é por demais evidente que isso já devia ter acontecido .Assim apelo á
direcção ,no sentido da sua colocação o mais breve. possivel .Sobre a venda do nome do n/estádio a um eventual patrocinador não me agrada e eventualmente se aparecesse uma proposta seria analizada no local próprio ou seja a Assembleia Geral.O sócio nº611

7/7/09 01:16
Cobola disse...

O estádio já tem nome: D. Afonso Henriques.

Que conversa 'nosense', esta...

7/7/09 02:04
Anónimo disse...

Sou contra a venda do nome do nosso estádio, porque se trata de um estádio histórico - apesar da renovação total, reconhecemos o sítio do antigo municipal.

Devia colocar-se o nome 'Vitória Sport Clube - Estádio D. Afonso Henriques' e o emblema do Vitória (bem desenhado) no exterior da Bancada Sul, na parte superior, em letras grandes que ocupassem todo o vão da bancada, e iluminadas até à meia-noite. Na entrada VIP, a Poente, deveriam estar também o nome do clube e do estádio, mas em dimensões apropriadas à fachada.

7/7/09 02:24
Hugo Pinto "farfalha" disse...

ESTADIO D. AFONSO HENRIQUES

Este é o nosso estadio, e por mim ficaria para sempre!!

7/7/09 03:29
Diogo Ferreira disse...

Concordo plenamente que é uma falha muito grande, o nosso lindíssimo estádio não ter o nome em lado nenhum. Quanto a possível venda do nome do estádio, não estou de acordo, mas a minha decisão final iria depender do montante envolvido, há coisas que são e serão sempre irrecusáveis.

7/7/09 08:25
Daniel Abreu disse...

boas, em minha opinião sobre o nome do nosso estádio estar nesse devido local, penso que já devia estar a mt tempo,mas,ainda vamos a tempo de conseguir esse feito portanto,só temos que exigir isso a nossa direcção...o local talvez por fora na POENTE ou SUL..na SUL também poderia ser na parte de dentro por cima do painel electrónico...

Sobre a venda do nome do n/estádio a um eventual patrocinador não me agrada mas como já alguém disse, eventualmente se aparecesse uma proposta seria analisada no local próprio, ou seja, a Assembleia Geral.

saudaçoes

7/7/09 08:54
dani82 disse...

Penso que o nome cá fora por cima do simbolo seria essencial;
Algo grande que iluminasse durante a noite e que fosse bem visivel!
Letras com relevo...

Quanto à venda, acredito que se nos trouxer um excelente encaixe financeiro seria de aceitar.

Mas admito que o nome: D. AFONSO HENRIQUES mete respeito e é GRANDE!

Soa tão bem quanto se diz: "Vai-se jogar....no D. Afonso Henriques...";
Está mesmo ao nível dos grandes!

7/7/09 09:20
Anónimo disse...

quanto a primeira questao, de por o nome do estadio num sitio visivel acho bem

quanto a vender o nome do estadio nao concordo. o vitoria jogará sempre no afonso henriques

7/7/09 09:52
Anónimo disse...

para mim era colocar uma réplica da estatua do d. afonso em frente a entrada junto ao simbolo

em relação ao simbolo era colocar um simbolo ainda maior e a inscrição "estadio d. afonso henriques"

7/7/09 10:14
Vimaranes disse...

Caro Cobola, o estádio tem nome, votado pelos sócios, inclusive, mas o que se está a falar aqui é da inscrição desse mesmo nome num local visível do estádio.

7/7/09 10:29
cc disse...

O mais importante era ver o nome do Estádio na frente do mesmo. ou seja, de frente para a rua principal, na bancada sul. tirava de lá o nome das águas do ave e metia.
ESTÁDIO D. AFONSO HENRIQUES.

7/7/09 10:46
luis cirilo disse...

1)Há muito tempo que o nome do estádio devia constar de uma das fachadas mais visiveis.
Provavelmente na entrada principal do estádio mas também não me chocava que fosse no topo sul.
E com uma iluminação decente para poder ser visto dia e noite.
Afinal faz uma ligação entre o Vitória,Guimarães e Portugal.
Tomara qualquer outro clube poder dizer o mesmo.
2)Quanto á venda do nome,embora esteja a ser uma solução cada vez mais adoptada por razões financeiras,sou por principio contra.
Pricipio aliás seguido por grandes clubes como o Barcelona, Real Madrid, Manchester United,Liverpool,etc.
E agora que estamos na eminência de ver o estádio da Luz passar a chamar-se Sagres e o Dragão/Alvalade se calhar Superbock
mais uma razão para não irmos por aí.

7/7/09 10:52
Anónimo disse...

O naming do Estádio, se fosse negociado, era tipo um aluguer de nome, sob a tutela de um contrato do tipo dos restantes contratos de publicidade. Certamente seria um contrato definido no tempo, e apenas com consequências na designação a utilizar pelos órgãos de Comunicação Social. Só teria vantagens para o VSC. Nada da mística seria diminuída. Apareçam os interessados....

guisnake

7/7/09 10:53
Vimaranes disse...

A minha opinião não está longe da maioria que até agora escreveu. Ou seja, parece-me claro que no exterior do estádio já há muito deveria estar inscrito o seu próprio nome. Num local visível, de uma forma notória e elegante. Um erro tremendo aquando da renovação do estádio e que assim permaneceu. Mas que ainda vamos muito a tempo de resolver, se houver vontade de quem de direito.

Relativamente à questão do "naming", francamente e à partida, não gosto da ideia. Particularmente porque o nome do nosso estádio, pese embora só há alguns anos tenha passado a ser este, seja carregado de simbolismo e, mais do que isso, orgulha-me ouvir o nome Estádio D. Afonso Henriques. Seguramente a melhor decisão dos associados na votação que teve lugar há uns anos.
Posto isto, gostaria que o mesmo se mantivesse. Contudo, entendo que os tempos actuais não são os melhores para nos mostrarmos liminarmente contra qualquer proposta desse cariz. Por princípio não gostava, sou franco. Agora, se fosse de facto uma solução única ou uma oportunidade que de todo não conseguíssemos recusar, seria certamente analisada com todo o cuidado em AG.

7/7/09 11:18
Anónimo disse...

completamente a favor da venda do nome do estadio!!!!!!! o vitoria precisa de o rentabilizar. mas muitos socios preferem o vitoria, pobre, no meio da tabela mas atençao, o estadio nao muda de nome !! oh meu deus. pobres mas com historia

7/7/09 11:19
Anónimo disse...

so o anonimo 11:19, eu disse venda do nome do estadio, desculpem, queria dizer aluguer!

7/7/09 11:30
Anónimo disse...

Idealmente, gostaria de ver o nome do estádio na bancada poente, ou na sul.

Isto, se fosse o nome actual (D.Afonso Henriques), que é e será sempre o seu nome para todos os vitorianos.

Se a direcção resilver "alugar" o nome a alguma marca, poderemos admitir, mas apenas para uso na comunicação social.
De preferência, sem colocar o nome fisicamente no estádio

7/7/09 11:37
Cobola disse...

Ok, Vimaranes: percebi mal o tema da questão. Sim, parece-me que falta colocar o nome do estádio em local visível (não terá sido posto já a pensar num futuro naming?).

Quanto ao 'naming', e nós em Guimarães que apreciamos bastante as tradições, julgo não ser razoável aderir a essa moda que desvirtualiza os clubes (por isso não queremos SAD's, certo?).

De qualquer modo, é possível rentabilizar o naming das bancadas (caso actual da SuperBock), e apenas destas, sem alterar a nomenclatura da 'casa do Vitória'.

7/7/09 13:48
Carlos lopes disse...

Na minha opiniao era por uma copia da estatua do nosso rei à entrada da poente,quanto ao nome à dois problemas primeiro, ao nao por o nome na altura das obras ao põr agora pode nao agradar se nao for uma coisa bem feita,segundo, com o ritmo k o clube esta a cresçer porventura sera daqui uns anos a referençia duma regiao e nao de uma cidade (mas nunca se esqueçam vitoria sport club mas o clube é de guimaraes ao chamar guimaraes ao vitoria nao vejo mal nenhum )o tornará apetecivel para as grandes marcas e se for um bom negocio porque nao?Para nós sera sempre afonso henriques como o do nosso vizinho será sempre o municipal de bra@@a,resumindo iria-se gastar dinheiro no nome para depois se retirar as letras.Agora uma curiosidade nao sei se se lembram mas na altura em k se escolheu o nome do estadio os socios queriam por o nome do presidente da altura lembram-se?Ele é k recusou e escolheu 3 nomes para ir a votaçao.

7/7/09 15:24
Pedro disse...

A identificação com o nome do Estádio já há muito que deveria estar feito. Aliás esse tema já foi por diversas vezes colocado em Assembleia Geral, mas ao que parece ninguém se importa com esta questão de imagem.

Quanto à venda do nome do Estádio, sou completamente a favor, desde que, obviamente, pelo preço justo e à medida da nossa grandeza.
Não entendo como perda de qualquer tipo de identidade e, é inegável que nos tempos que correm, qualquer boa verba que se adicione aos nossos cofres, só abonará para que possamos atingir os tão desejados títulos.

7/7/09 16:04
Anónimo disse...

Concordo que se deva colocar o nome no estádio, sem dúvida alguma.
Quanto vender o nome, penso que não. O vosso clube é o que tem mais identidade própria em Portugal, na minha opinião. Associa-se à cidade, bem como ao D. Afonso Henriques, logo não deveriam perder essa identidade, nem pelo nome do estádio.
O nome no estádio só ajudaria a divulgar mais a identidade do clube para fora da cidade.

Vendam ou aluguem o nome das bancadas, alas, salas etc, do estádio a marcas. Vendam lugares cativos (cadeiras) com o nome de empresas ou sócios que as compraram, personalizem ainda mais essa identidade.

Não percam o sentimento de orgulho no clube, não se "vendam", nem pelo nome próprio do estádio, que os identifica. Em terras vizinhas o mesmo não se verifica.

Jorge

7/7/09 16:59
André disse...

A fachada principal é a que está virada para a rua principal, por isso, sou favorável ao nome de Estádio D. Afonso Henriques nessa fachada, em letras grandes e iluminadas. Pouco iluminados andam os que ainda não puseram o nome do estádio. Vamos a tempo ainda de o fazer, por isso, senhor presidente do Vitória e senhor presidente da câmara, mãos à obra.
Cito o presidente da câmara porque é uma pessoa que se interessa pelo embelezamento da cidade e dos seus edifícios.
Sou contra a venda, ou aluguer do nome do estádio.
Aumentem a renda das águas do ave que é baratinha.

7/7/09 19:17
Peska disse...

Em relaçao a ao tema da inscriçao do nome do estadio, na minha minha opiniao, este deveria ser colocado na entrada da tribuna VIP (ex-central), e deveria essa mesma inscriçao ser encomendada ao sr.Gaspar Carreira, o artesao do ferro. Acho que nao haveria melhor materia-prima para dar corpo ao nome.
Em relaçao ao naming-right, sou a favor desde que por valores muito elevados. Quando digo elevados, nunca menos do que 1,5M€/ano.

7/7/09 19:37
Anónimo disse...

Caro vimaranes. no site do jornal "A Bola" vem uma notícia de que o Zoro vem para o Vitória por empréstimo do Benfica assim como um tal de Inzaghi que rodou no Chaves e num clube estrangeiro.

7/7/09 19:57
Anónimo disse...

nao gosto da ideia de vender o nome do estádio. fonte de receitas? é obvio... retira uma parte da nossa historia? penso que sim.

quanto ao facto de ser "alugado" todos sabemos que uma vez começando, o "naming" será sempre adoptado! nao haja ilusoes. basta uma vez para o nome de "estadio d. afonso henriques" desaparecer para sempre.

a única situaçao que acharia plausivel seria vender o naming dos futuras infra-estruturas do vitoria tendo como vantagem uma ajuda nas custas do mesmo.

mandando outra boca para o barulho, acham justo o complexo deixar de se chamar complexo pimenta machado? :P
mais uma situaçao em que a nossa historia seria apagada. para bem ou para mal, ele fez "parte" de grande parte da nossa historia. e a sagres? e a superbock? o que nos dizem enquanto vitorianos...? NADA

7/7/09 20:51
Anónimo disse...

Estou de acordo com a venda do nome do Estádio mas que passaria sempre por Afonso Henriques.....qualquer coisa. Estamos num tempo em que todas as receitas são poucas e não disvirtuava o nome que queremos que seja conhecido.
Quanto ao nome do estádio constar ou não julgo que a razão advém das probalidades da eventual venda do nome.

7/7/09 21:27
Anónimo disse...

A ideia de vender o nome do estádio não me agrada, no entanto se surgisse uma proposta generosa, acho que deveríamos ponderar.
O nome D. Afonso Henriques,não pode contudo ficar associado a qualquer marca "fatela".

7/7/09 22:09
Vimaranes disse...

Caro anónimo das 19.57h, eu li de facto a notícia, mas prefiro pensar que a estratégia não passará, de novo, pelo empréstimo de jogadores de clubes portugueses, ainda para mais com os dois nomes em questão.

7/7/09 22:22
jotafundador disse...

Também eu sou a favor que se coloque o nome do Estádio numa das fachadas, mas a fachada principal, que é a fachada Poente, é a que tem menos impacto, pelo que não oferece a espectacularidade da fachada Sul, essa sim, uma frente respeitável, quer pela dimensão, quer pela visibilidade, afinal, é a mais utilizada pelos sócios em dias de jogos e a que mais utilização tem semanalmente - mesmo quando não há jogos.

Não sou nada a favor que se altere o nome do Estádio, tal como sucedeu já noutros clubes, mesmo que apareça uma boa proposta, o que não é muito previsível que aconteça nesta altura.

7/7/09 22:24
Zeca Diabo disse...

A inscrição deve ser colocada na bancada sul, é por lá que passam diariamemte milhares de pessoas...
Posso garantir, com toda a certeza, que algumas dessas pessoas, não sendo de Guimarães, por vezes nem sabem que "aquilo" é a nossa catedral...
Junto ao emblema da entrada principal, pode tambem ser colocado o nome, mas de dimensões mais pequenas.

7/7/09 23:06
Pedro disse...

Meus caros, como é que ouvem, na maioria das vezes, ser chamado o Estádio dos vizinhos aqui do lado? Axa? Não! Estádio Municipal de Braga. Porque desde logo boa parte da imprensa, como não recebe pela publicidade, prefere não dizer Axa e diz e escreve Municipal...

Ou seja, o nome de D. Afonso Henriques, nunca morreria. Continuaria bem vivo e estou certo, que no futuro voltaria a ser adoptado como nome do Estádio.

Eu não vejo esta possibilidade como uma perda de identidade. Como se chamava o nome aqui há uns anos atrás? Éramos menos vitorianos? A paixão era menor? O orgulho era melhor?

Eu quero é títulos e conquistas e não passar a vida simplesmente orgulhoso com o nome e história de um estádio e sem ganhar nada...

8/7/09 11:29
Anónimo disse...

Vender o nome das bancadas ainda estou como o outro, agora vender o nome do estádio? NUNCA!

8/7/09 11:49
Anónimo disse...

exactamente,vender o nome das bancadas ate era de pensar...

agora vender o nome do estádio,para mim estava fora de questão..


jncc

8/7/09 15:51
Soares disse...

Nome do estádio na entrada vip.
Na bancada sul em letras grandes e no topo " ACONTEÇA O QUE ACONTECER SOU VITÓRIA ATÉ MORRER".

Assim é que é em grande.

8/7/09 21:43