quinta-feira, julho 23, 2009

OS ROSTOS DE AFONSO HENRIQUES NO MUSEU MARTINS SARMENTO



Na sequência das exposições sobre D. Afonso Henriques que temos vindo a divulgar, hoje disseminamos a exposição que está patente ao público no Museu Martins Sarmento. Trata-se de uma exposição divergente, mas muito peculiar, e que não deve deixar de ver.

“OS ROSTOS DE AFONSO HENRIQUES” dá-nos a oportunidade de conhecer os vários rostos do primeiro Rei de Portugal, que vários pintores e escultores se encarregaram de o eternizar.
Nos confins da idade Média o retrato não fazia parte da nossa tradição artística. Por tal razão, de Afonso Henriques, como de outros reis da infância da monarquia Portuguesa, fora criados rostos enquanto Portugal se foi fazendo naquilo que é hoje. Diferentes modos de ver, diferentes interpretações da figura e da personalidade do primeiro rei de Portugal, cada uma delas carregando em si os traços mentais e ideológicos do tempo em que foram produzidas.

A exposição “OS ROSTOS DE AFONSO HENRIQUES” pretende mostrar as diferentes imagens que, em diferentes suportes, foram concebidas ao longo do tempo, e dos séculos, para mostrar aquelas que se idealizavam ser as feições do fundador de Portugal.

Pode apreciar estas obras de arte até ao dia 30 de Agosto de 2009 no Museu da Sociedade Martins Sarmento, na Rua Paio Galvão.
As entradas são gratuitas

2 Comentários:

Anónimo disse...

È bastante interessante continuar a divulgar os aspectos culturais de Guimarães, pelo que se agradece ao JFundador.
Cada vez mais Guimarães respira cultura, promove cultura e divulga-a.
A participação de todos os vimaranenses e não só, contribui para os níveis de auto-estima do Minho todo...

24/7/09 00:11
Lino disse...

Ontem mais dois espectaculos aconteceram em Guimarães.
No Centro Cultural Vila Flor uma peça teatral sobre Afonso Henriques.
Na Tempo Livre - Pavilhão Multiusos, a Anastacia esteve em concerto.
Continuem a divulgar a nossa cultura.

24/7/09 10:32