segunda-feira, julho 27, 2009

RTP – SIC – TVI, NÃO PRESTA(RA)M (SERVIÇO PÚBLICO)

Repreensível, e lamentável, a ignorância das televisões Portuguesas. Em nenhum dos canais foi possível ver a reportagem deste mega acontecimento, denominado “O sonho de Afonso”.
A última vez que as televisões se deslocaram a Guimarães, foi, imagine-se, para fazer reportagem da ridícula propaganda do banal concurso de um funeral de luxo. Por aqui se vê, que as televisões dão cada vez mais importância ao que não tem interesse, e se esquecem (propositadamente ou não) do que importa, do que tem valor, da cultura e da história. Resumem-se na maior parte das vezes, a fazer a cobertura de tudo o que mexe nas cidades de Lisboa e Porto, mesmo que se trate do mais trivial acontecimento. Repare-se no que acontece com o futebol e nas vergonhosas reportagens que fazem diariamente e em programas específicos, exclusivamente para três clubes Portugueses.
Ontem, domingo, os telejornais na sua página desportiva falaram como é hábito e crónico, do que acontece com os três cubes chamados de grandes e ainda mostraram imagens de um jogo entre Leixões e Marítimo, mas ignoraram o jogo entre Trofense e Vitória que se jogou no mesmo dia (sábado). Já não é de agora que as estações de televisão ignoram os eventos de maior importância que acontecem em Guimarães, refiro-me à Marcha Gualteriana, ao Desfile do Pinheiro e ao 24 de Junho - dia de Portugal entre muitos outros.
No plano desportivo, o Vitória tem sido esquecido e não existe para as televisões, excepto se jogar com um desses (crónicos) três clubes, e ainda assim, com desfavor e repulsão. Qual é o Vimaranense que não sente isto?

35 Comentários:

kkk disse...

por mim era simples... quando se deslocarem a Guimarães por qualquer razão seja ele boa ou má... é correr com eles!!!

*** ovos podres; laranjas podres, farinha com água (apenas alguns exmplos)... mas tb uns bons tabefes!!!

27/7/09 22:38
Anónimo disse...

Por mero acaso vi na RTP os tele jornais das 13,00 e 20,00 horas.
Ambos noticiaram a grande vitória do ZENGA. No 1º noticiário a notícia foi mais desenvolvida e referiram que o atleta pertencia ao Vitória. No 2º a notícia foi mais resumida e esqueceram-se da filiação do atleta.
Se o atleta pertencesse a um dos tais era para abrir o tele-jornal.
Enfim ...

27/7/09 22:43
Diogo Ferreira disse...

Para mim, já há muito tempo que as TV nacionais perderam valor. Infelizmente em Portugal é assim, dão mais valor ás coisas negativas, em vez de fazerem reportagem como eventos como este realizado na nossa lindissima Cidade de Guimarães. Nada me surpreende, enfim, resta-nos lamentar e acima de tudo acreditar que um dia o nosso Pais pode mudar..

27/7/09 22:45
João Paulo disse...

Lamento que o JFunfdador, não tenha visto bem as TBS no domingo á noite, pois a rtp deu a reportagem de meia dúzia de familias dos Olivais, que se lembraram de celebrar o dia dos avós...A rtp estava lá!
Agora mais a serio, vamos kaghar nelas, e sempre que se justifique o boicote...prá frente com ele!

27/7/09 23:35
kkk disse...

o boicote justifica-se e já... quando foi o jogo com o Sporting, cortaram logo a imagem para não darem nem um minuto da festa de apresentação...

agora com o "benfas", deviam apresentar o ZENGA, com equipamento da secção do VSC de Kickboxing, mas mesmo antes do inicio da 1ª ou 2ª parte, para estes serem obrigados a fazer referência, sem possibilidade de deixar passar a situação ao lado...

esta direcção do VSC têm de começar a abrir os olhinhos que já é tempo!!! e podem parecer coisas banais, mas não o são!!!não queria o Pimenta de volta, mas nestes aspectos, que deixa saudades deixa!!!

27/7/09 23:46
kkk disse...

já com o FC Basileia, andaram a fazer visita guiada aos dirigentes e àrbitros... e depois foi o que se viu!!! e a Câmara Municipal de Guimarães, têm tb de tomar alguma atitude relativamente a estas situações!!!

27/7/09 23:50
João silva disse...

Mas a culpa aqui não é das televisões, se a câmara soubesse trabalhar estava aqui as televisões de todo o país.

28/7/09 00:23
Joseph K. disse...

É óbvio que o Pimas deixa imensas saudades.
Naquele tempo, à falta de bons motivos para cobertura televisiva, o homem apressava-se a convidar uns simpáticos rapazes de blusão negro vestido, devidamente habilitados para votar na Assembleia do meu clube...

28/7/09 00:33
lol disse...

Noutro assunto.

Mais uma peta do milinho!!

Não era para haver 4 ou 5 dispensados na semana passada??


nota: caso esteja enganado peço humildemente desculpa ao sr. milinho

28/7/09 00:58
lol disse...

neste assunto:

Que se f... o reconhecimento exterior. A mim interessa-me é que a cidade dê tudo o que pode dar a quem vive nela. O orgulho de ser vimaranes não precisa de ser divulgado por tv´s. quem cá vier vais em duvida comprovar-lo.

Eu sou bom a f... fazer o amor (lol). Mas não ando prai a mostrar a quem não precisa de ver.

28/7/09 01:02
Anónimo disse...

Basta-me a nossa televisão de Guimarães.
António Freitas

28/7/09 01:09
Anónimo disse...

o vitoria ainda nao fez qualquer referencia á vitória do ZENGA?


fogo que palhaçada...dao mais destaque a uma merda de um torneio, do que a um campeão do mundo...incrivel...o site do vitoria devia ter logo como imagem uma foto dele...e nada...

28/7/09 05:39
Daniel Abreu disse...

para mim a imprensa portuguesa já perdeu o valor a mt tempo, tanto a TV como Jornais...

esses são como os BURROS DE PALAS, só olham numa direcção, só vêem os três estarolas, só vem porto e lisboa.... só vêem a MERD*

já nada me surpreende...

MAS importante é a NOSSA CIDADE, continuar sempre e cada vez mais com estas iniciativas, com estas festas, e eu podendo,estou sempre lá,assim como acompanhar o nosso VITÓRIA, UM GRANDE DE PORTUGAL...

Saudações desde Gonça :)

28/7/09 09:23
cc disse...

Brevemente a RTP vem a Guimarães, pelos vistos à única cidade Portuguesa para fazer o programa ao vivo e quem não vai estar presente são as pessoas de Guimarães.
Caso queiram passar por esse programa, levem ovos e tomates podres para borrar esses maricas de lisboa que se estão cagando pra nós.

28/7/09 09:44
Anónimo disse...

As nossas António Freitas.

Já temos duas... www.maisportugal.tv

28/7/09 10:04
Dias disse...

Falta sensibilidade á Câmara para lidar com esta gente, maluca, maníaca, importante, e mal cheirosos das televisões.

Venham a Guimarães venham.
Cá vos esperamos.

28/7/09 11:47
lol disse...

Caro CC, não vamos confundir a secção de informação, a qual concordo com todos quando dizem que pouca atenção dão a Guimarães, com as secções de entertenimento ou cultura.

São coisas completamente diferentes e independentes no mundo da TV. Têm estudios e produtores diferentes.

Veja os programas de cultura em vez da sportv e o domingo desportivo e verá que há sempre referencias aos eventos importantes que acontecem em Guimaraes. Por exemplo o "cartaz cultural" e o"cartaz das artes", o da RTP2 não me lembro do nome mas também faz várias referencias a Guimarães.

Não vamos agora partir em actos de pura ignorancia e idiotisse e atirar tomates e ovos podres a quem nada tem a ver com esta suposta niglegencia.

E para si caro Vimaranes fica tambem a nota, não deve confundir RTP, SIC, TVI com os seus departamentos de informação.

Seria o mesmo que culpar os jogadores do vsc pelos preços dos bares no estádio ou por não se poder entrar com comida para o estádio. São coisas completamente diferentes.

28/7/09 14:20
Vimaranes disse...

Caro lol, não sou eu que assino o post.

Ainda assim e sobre o tema, e se é verdade que não podemos confundir a parte pelo todo, também não será menos verdade que o departamento de informação será, ou pelo menos deveria ser, a face mais visível de um canal, principalmente como a RTP que deve pugnar sempre pela isenção, credibilidade e pluralismo.

28/7/09 14:34
Guimarães não dorme disse...

Não vamos confundir a secção de informação com com as secções de entertenimento ou cultura?
O espectáculo O Sonho de Afonso é cultura, e entertenimento caro lol.

Mais, não está em causa quais é que são as secções da RTP (QUE É CANAL PÚBLICO E GERIDO COM O NOSSO DINHEIRO), ou da TVI e SIC, está em causa que as televisões ignoraram, como costumam fazer com tudo o que acontece em Guimarães.
Queremos lá saber que secções é que tinham por missão vir a Guimarães ou não.
A TVI foi ao algarve filmar um espanhol que anda pelas ruas a fazer marionetas. Eles sabem-na toda, mas nós Vimaranenses, e bons filhos de Guimarães, havemos de lhes dar a resposta.

28/7/09 16:41
Guimarães não dorme disse...

A RTP vai realizar o programa ao vivo brevemente em Guimarães, na Oliveira ou no Toural.
Em primeiro lugar, a Câmara não devia autorizar a realização do programa em Guimarães.
Em segundo lugar, a realizarem o programa ao vivo, ninguém deverá aparecer, vamos deixá-los a falar sozinhos.
Em terceiro lugar, quem quiser aparecer, que vá com o sentido de boicotar o programa.
Em quarto lugar, vale tudo, desde cartazes a dizer mal da RTP, ou atirar com ovos para a cara deles.
Não gostam de Guimarães, nós não gostamos deles. São uns escroques e uns insignificantes, no mínimo.

28/7/09 16:41
Guimarães não dorme disse...

Os jornalistas das televisões e dos jornais de lisboa, haviam de apanhar todos sem excepção a Gripe A e irem desta pra melhor.

28/7/09 16:46
tozinho disse...

eu tambem sou da opiniao que quando viessem a gUIMARAES FAZER UM DIRECTO, e ai eles nao iam estar preparados para cortarem a imagem era nos envergonha-los de tal maneira para todo o pais ver e ouvir a tv que temos, ovos podres cartazes e piropos podem contar comigo eu alinho.
Um abraço Jota fundador e obrigado por teres feito este comentario
Tozinho

28/7/09 19:38
Anónimo disse...

BOICOTE ao tal programa da rtp, Já!
Vamos boicotar.
Passem a palavra. boicote
boicote ao programa

28/7/09 21:19
jotafundador disse...

Antes de mais um grande abraço para o meu amigo Tozinho, um Vitoriano e Vimaranense (como todos nós) fervoroso.

Não estou a apelar ao boicote do programa, mas se houver, eu participo.

28/7/09 22:07
jotafundador disse...

Quem não se lembra de ver durante todo o dia, em todos os canais de televisão as comemorações de um aniversário do Cristo Rei em Lisboa, as reportagens das tasquinhas de Santarém, as feiras Medievais de STª Maria da Feira, As festas de STº António de Lisboa, do S. João do Porto, o Carnaval da Madeira e de Loulé, Ovar etc. etc.
Quando Guimarães foi elevada a Património Cultural da Humanidade pela Unesco, foi esquecida pelas televisões, já para não falar em vários eventos culturais e sociais (e são bastantes) que acontecem em Guimarães. Estas comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, passaram completamente despercebidas e foram esquecidas pelas estações de televisão.

28/7/09 22:25
ricardo lopes disse...

Pois bem, que a vontade do povo seja satisfeita relativamente às televisões. Essas que só sabem estar presentes sempre que existe zaragata. Aí não demoram nem meia hora a chegar só para mostrar o lado menos bom. Principalmente a TVI, não falha uma. Força com isso.
Eu também alinho. Parabéns pelo artigo, João

28/7/09 23:25
Anónimo disse...

O Afonso Henriques tem de levantar a Espada outra vez, muitas vezes, e em vez de gritar VITÓÓÓRIA, tem de a fazer cair sobre as cabeças dos infieis, dos Lisboetas, que a maioria pega de empurrão e só o que se faz por lisboa é que é bonito, xique e in.

29/7/09 10:43
cc disse...

Só mostram os treinos do benfica, mostram demoradamente os adeptos vermelhos, fazem uma festa como só nos treinos desse clube que deve milhões é que há adeptos. Fazem uma publicidade que até cansa.
Quando em Guimarães se fizeram treinos com 3000 e 4000 adeptos, ninguém apareceu para fazer reportagem...
Abaixo a RTP E«e as outras tvs privadas.
Temos que voltar ao antigamente, como no tempo do Pimenta.

29/7/09 12:52
cc disse...

O jogo do Vitória na Trofa nem uma noticia, hoje estão a dar na RTP um jogo treino do Feirense com o Marítimo.
Ontem deram no telejornal da RTP, uma reportagem de 3 minutos dos juvenis do boavista falido.
Estes gajos estão a merecer uma resposta dos adeptos do Vitória e das pessoas de Guimarães.

29/7/09 12:55
kkk disse...

caro lol... secções?!?!?!

*** por esssas e por outras é que a culpa que morre sozinha!!! agora a moda é o governo e empresas, criarem o maior numero de secções possivéis, para depois alegarem que não tinham conhecimento, pois não é da sua responsabilidade, mas sim da secção em questão!!!

** espero que todas as pessoas que assistam ao próximo programa seja de que género for, mostrem o seu desagrado... seja com ovos, cartazes, insultos, etc., etc... já que temos a fama podiamos usufruir da mesma!!!

* uma boa ideia: "gritar bem alto palavras de apoio a Guimarães e ao nosso VSC, e se for necessário, criar uns slogans sobre a falta de transparência e critérios das televisões em Portugal, principalmente da RTP.

29/7/09 15:33
Miguels disse...

Eu evito ver televisão nacional. É anti-democrática. Para saber das notícias vejo a BBC World News e a CNN. De resto procuro as notícias nacionais na net.

Quem não tem net ou cabo sofre. Hoje num café até vi escrito 'salcichas' em rodapé na RTP, numa notícia acerca de uma fábrica de salsichas.
No dia em que o Paços de Ferreira jogou a 1ª mão da 2ª pré-eliminatória da Liga Europa, a notícia do dia foi que um jogador do Sporting não ía treinar essa semana.
Os textos estão todos escritos da mesma forma e às vezes nem se percebe o que querem dizer. Isto revela a má formação dos jornalistas (e o seu baixo QI, diria eu). É o absurdo total.

29/7/09 16:07
Luís disse...

Ontem no programa ”5 para a Meia-noite” conduzido por Fernando Alvim, o convidado era o Intelectual Vasco Graça Moura, e o apresentador perguntou ao seu convidado se ele mandasse na televisão (RTP) mudava alguma coisa. Vasco Graça Moura foi rápido na resposta, e disse que mudava tudo. Não se conteve em dizer que a RTP faz uma cópia absolutamente má, do que fazem as televisões privadas, que as televisões desvirtuam o que é o serviço público.

29/7/09 16:37
Anónimo disse...

Normalmente nesses directos, o presidente da camara é um dos convidados a falar e era bom se ele aproveitasse e desse umas boas alfanetadas aos podres da mourilandia e da tripalhada sobre aquilo que se passou e passa em Guimaraes

29/7/09 20:44
LG disse...

Era bom que o presidente da Câmara nem aparecesse no programa. Melhor era se a Câmara não desse autorização a esses interesseiros da mouraria, lampiões, lagartos e dragoneres.

A RTP, é estatal, tem por obrigação não andar a reboque das privadas.

Vamos durante a época que vai começar, ter oportunidades de encontrar os profissionais /jornaleiros de 5ª categoria.
Depois que venham dizer que voltamos a ser arruaças.

30/7/09 17:08
Anónimo disse...

RTP, SIC, TVI, a inveja é um sentimento muito feio.

31/7/09 11:09