segunda-feira, julho 27, 2009

UM "MAR" DE GENTE VIU "O SONHO DE AFONSO"

Guimarães tornou-se ou soube constituir-se, tanto ao nível do método como dos resultados, e o último dos resultados, foi mais este excelente espectáculo que mexeu com Guimarães.

Era previsível que a peça de teatro “O sonho de Afonso ”, chamasse a si e às ruas do centro histórico de Guimarães milhares de pessoas, o que acabou por acontecer e até por exceder as expectativas. Augurava-se um êxito total, não só pela qualidade da companhia de Teatro Alemã, Titanick, mas também pela importância e simbolismo da história, o que veio a acontecer de facto. A peça teatral de rua “O sonho de Afonso ”, foi aparatosa e deixou todas as pessoas satisfeitas, mesmo com a adversidade do desconforto, devido ao excesso de pessoas nas ruas e praças por onde passou o Teatro. Os Vimaranenses saíram à rua, como é apanágio das nossas gentes.

Foi um espectáculo memorável, se não, o melhor que já se fez em Guimarães. O teatro começou no largo da Mumadona e percorreu por entre as milhares de pessoas que assistiam extasiadas. O cenário era o apropriado, um local que respira história, bem junto da estátua da fundadora de Guimarães, a Condessa Mumadona Dias e da colina Sagrada, com o imponente Paço dos Duques de Bragança como fundo e luz. Ouvia-se chamar por Afonso, (figura principal da peça) com prenuncia Alemã e a música que se ia ouvindo intensificava ainda mais todo o ambiente criado em volta da encenação. Seguidamente o cortejo passou para o Largo da Câmara, e consigo, arrastou a multidão, curiosa e também ela participativa. Na mítica Praça de Santiago, estava preparada outra grandiosa cena da peça, com uma coreografia acústica extraordinária. Posteriormente, o cortejo seguiu em direcção do Largo da Oliveira, por entre o Padrão do Salado, o espectáculo fazia-se e confundia-se com o simbolismo real desta encantadora Praça, quiçá, das mais bonitas do Mundo. Da Oliveira ao Largo da República do Brasil, sempre acompanhado pelo aglomerado de pessoas, o desfile chegava ao local mais esperado (por um “mar” de gente), onde o sonho de Afonso Henriques se realizou. Depois de um banquete farto e de Afonso ter prendido a mãe, ouviu-se o próprio a gritar bem alto e de espada levantada, Vitória! Vitória! Vitória! O público, absorvido aplaudiu.
Afonso Henriques e as pessoas, celebraram o nascimento de Portugal, com uma coreografia aquática bonita. O rei Afonso, sentado num trono, observa o cenário. A toalha (a mesma que estava momentos antes sobre a mesa gigantesca onde decorreu o banquete), transforma-se numa vela que empolou. Levado pelo vento, Afonso voou no céu, no seu trono. O seu sonho continua...

“O sonho de Afonso ”, foi o espectáculo de encerramento das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, e serviu como primeiro teste da organização da Capital Europeia da Cultura 2012.

6 Comentários:

Anónimo disse...

Podem a reportagem vídeo de todos os momentos desta grandioso espectáculo no Portal Cidade Berço, através do seguinte endereço.

http://www.cidadeberco.com/guimaraes-sonho-do-afonso

27/7/09 18:59
Anónimo disse...

so foi pena tar tanta gente...nao consegui ver nada

27/7/09 19:01
jotafundador disse...

Já tive a oportunidade de ver as fotos no site "cidadeberço" e o vídeo no "maisPortugal" e aconselho vivamente a visita. Também o "Vitória Sempre" e a "voz do Berço" tem fotografias muito bonitas.

27/7/09 21:03
Anónimo disse...

Pena que estas são as comemorações dos 898 anos. Esperemos um maior espectáculo quando chegar aos 900 anos.

ze_pedro2003

28/7/09 18:22
jotafundador disse...

Eu sou um defensor de que Afonso Henriques terá nascido em 1111, já o disse várias vezes em outros posts a este propósito. Mas o que não posso é ignorar o que se vai passando na cidade nem o impacto e importância dos espectáculos.
Em 2011, vou comemorar a data, é óbvio que vou, para mim, os verdadeiros 900 anos.

28/7/09 22:58
Luís disse...

Irra, de onde veio aquela gente toda?
Vamos ver se a organização do 2012 não perde a pedalada e nos vai dar espectáculos deste calibre.

29/7/09 16:38