sexta-feira, julho 31, 2009

Vitória entra a ganhar mas dúvidas mantêm-se

VITÓRIA 2-0 PORTSMOUTH (Rui Miguel e Custódio)

Após grandes penalidades: 4-3 (marcaram: Carlitos, Moreno, Mendieta e Roberto; falhou: Andrezinho)


Perante um Portsmouth de segundas linhas, um Vitória de linhas - ainda - incertas chegou e bastou para garantir o triunfo na abertura do Torneio Cidade de Guimarães. O jogo, porém, foi típico de pré-temporada e esteve longe de entusiasmar as hostes vitorianas, mais por culpa dos ingleses que nunca quiseram assumir a partida.

Ainda assim, o teste acabou por ser positivo, não tanto até pela exibição do Vitória, mas porque a partida de hoje foi talvez uma imagem que se repetirá ao longo da temporada no D. Afonso Henriques. O adversário sempre atrás da linha da bola e um Vitória a ter de chamar para si todas as despesas do encontro. A verdade é que o jogo de hoje não permitiu que se tirassem grandes conclusões, principalmente no sector que parece mais frágil neste Vitória - defesa. O Portsmouth não existiu - praticamente - em termos ofensivos e por isso a defesa vitoriana só foi mesmo incomodada num lance da primeira parte mal ajuizado pelo árbitro auxiliar. Muito pouco.

No resto, também não são grandes as conclusões a tirar, a não ser a de que Vingada continua à procura de um "onze" que provavelmente não será nenhum dos dois de hoje, mas antes um contributo de cada um deles. O da primeira parte teve em Assis e Marquinho as unidades mais desequilibradoras mas faltou-lhe inspiração e dinâmica.

Na etapa complementar, Targino e Rui Miguel agitaram o encontro e o Vitória teve períodos bem mais perigosos. Targino incomodou no flanco esquerdo, obrigando mesmo os ingleses a travarem-no em falta na grande área (castigo máximo que Moreno desperdiçou). Rui Miguel porque só à sua conta teve três remates com selo de golo, sendo que o primeiro acabou mesmo no fundo da baliza dos britânicos.

Golo esse que, conjuntamente com a expulsão de um jogador do Portsmouth no lance da grande penalidade, teve o condão de adormecer quase definitivamente o jogo. Os ingleses continuaram incapazes de fazer mais e o Vitória também nunca pareceu muito interessado em forçar o ritmo. A partida não acabaria no entanto sem que Custódio repetisse, quase a papel químico, o golo na Trofa no fim-de-semana passado e ampliasse o triunfo.

Uma vitória que não sofre contestação, até atendendo à fraca oposição de hoje (da qual o Vitória não tem responsabilidades, naturalmente). Contudo, e mesmo numa partida globalmente fraca, foi possível ver alguns bons apontamentos, ainda que de pouco tenha servido para aquilatar das fragilidades que o plantel ainda padece. Agora, será certamente tempo de ir terminando com as experiências para que seja possível construir de forma sustentada um "onze" capaz. Domingo, há mais.

+

Targino e Rui Miguel - O primeiro é um agitador do jogo vitoriano por natureza (e das bancadas) e hoje entrou muito bem na partida. Provavelmente não será um jogador tão útil para jogar de início (até por causa das suas carências tácticas), mas poderá ser uma "arma secreta" interessante. Já Rui Miguel, parece claro que o Vitória não poderá passar sem o seu virtuosismo e qualidade técnica no "onze" inicial.

-

Dúvidas - Mantêm-se as mesmas. O jogo de hoje não serviu de teste para a zona que parece mais frágil neste plantel vitoriano - defesa - até porque o Portsmouth não criou problemas, mais por incapacidade própria do que por mérito do Vitória; A equipa continua sem um "onze" base definido, algo que terá de ser invertido brevemente; Santana continua a não ter direito a minutos suficientes para se perceber que jogador é afinal; Ainda não foi desta que foi possível perceber melhor se Mendieta pode ou não ser uma opção para o lado esquerdo da defesa.

Relvado - O ano passado em igual período as queixas eram as mesmas. O relvado D. Afonso Henriques está em más condições e faltam justificações para tal.


Equipa da 1ª parte

Nilson; Alex, T. Alencar, Sereno e Milhazes; Flávio, João Alves e Nuno Assis; Jorge Gonçalves, Marquinho e Douglas.

Equipa da 2ª parte

Nilson; Andrezinho, T. Alencar (Santana), Moreno e Milhazes (Mendieta); Custódio, Desmarets e Rui Miguel; Targino, Carlitos e Roberto.

Golos: Rui Miguel (53') e Custódio (86')

Como sempre a TV golo disponibiliza os golos desta noite. Aqui.

[Público]

26 Comentários:

Anónimo disse...

nenhum jogador foi expulso!!!!!!!!

1/8/09 01:05
Vimaranes disse...

Caro anónimo, o jogador do Portsmouth Paris Cowan-Hall's foi expulso por acumulação de amarelos no momento em que cometeu grande penalidade sobre Targino.

http://www.portsmouthfc.co.uk/index.php?cms_ref=news&qs_article_id=2663

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futguimaraestriunfatorneio_310709_156577.asp

1/8/09 01:16
Anónimo disse...

peço desculpa, o desatento fui eu entao, so prestei atençao ao amarelo.

1/8/09 01:40
Aqui Nasceu Portugal disse...

Há mais um blog vimaranense e vitoriano.

Visitem - http://aqui-nasceu-portugal.blogspot.com

1/8/09 04:10
Anónimo disse...

porque é que nao falas na excelente exibição do carlitos...os golos foram duas assistencias dele...só sabes criticar!!!

1/8/09 09:54
Anónimo disse...

ja agora tbm podias dar a noticia que o ghilas foi devolvido ao celta...

1/8/09 09:57
Diogo Ferreira disse...

Penso não haver nada para comentar para além da analise feita e bem pelo Vimaranes, esperava apenas que houvesse mais publico no jogo, de resto...

1/8/09 12:03
Douglas99 disse...

Dúvidas haverá muitas. Quem vai jogar ao lado de Sereno? Alenquar está bem posicionado, mas temos de esperar para ver o Lazareti. A defesa esquerdo Milhazes leva vantagem, mas está muito caceteiro e ontem poderia ter sido expulso. No meio campo também existem algumas dúvidas, que na minha opinião no jogo de ontem até ficaram dissipadas. Custódio tem forçosamente de ser o pilar do meio campo. Rui Miguel e Assis poderão jogar juntos. São dois jogadores que se completam. Nuno Assis é mais um carregador de "piano" o mentor da equipa, Rui Miguel é um médio raçudo com grande sentido pela baliza e um bom finalizador. Julgo que João Alves e Flávio devem dar os seus lugares. Desmarrets é o unico esquerdido nato que temos e forçosamente deverá jogar,até porque fecha bem o meio. No entanto tem de melhorar as suas performaces. Lá na frente Jorge Gonçalves e o Bad Boy.
Seria:
Nilson
Alex
Alenquar
Sereno
Milhazes(Mandieta)
Custódio
Rui Miguel
Desmarrets
Nuno Assis
Jorge Gonlçaves
Douglas
Do jogo de ontem ficou também uma certeza, Andrezinho está superdesmotivado, até mudou de numero e marcou uma grande penalidade de forma disciplicente, quando habitualmente converte muito bem as grandes penalidades.
Carlitos surprendeu-me pela positiva, está a lutar por um lugar nos dezoito e ontem teve bons apontamentos como a jogada que deu origem ao 1º golo e a forma irrepreensível como marcou o pontapé de canto para o 2º golo, não esquecendo a grande penalidade.
Sorte do vasquinho, que assim vê as suas comissões a render juros.
Tiago Targino, Marquinho e Roberto serão sempre boas opções a entrar na equipa, assim como o Flávio, Moreno e o João Alves. Considero que esta época temos um plantel mais homogénio que nos dão garantia de uma boa época.

1/8/09 12:46
Vimaranes disse...

Caro anónimo das 09.54 e das 09.57: quanto ao segundo assunto, deve ter lido mal as notícias. E precisa de reformular melhor o adjectivo "devolvido" mas quando o assunto ficar resolvido para um lado ou para o outro, eu volto a falar, não se preocupe:

http://www.skysports.com/story/0,19528,11827_5463757,00.html

Quanto ao Carlitos, entrou de facto bem ontem, e esteve bem principalmente na primeira assistência. Não o referi porque escolhi outros dois, para mim mais importante na alteração do rumo do jogo. Opiniões, portanto. Mas a caixa de comentários está sempre aberta para os leitores falarem sobre quem quiserem. E quanto ao Carlitos ninguém coloca em dúvida que por vezes põe em campo algumas das suas qualidades, agora o problema é a cadência com que o faz. E mais do que isso, a consistência. Ter um jogador que numa época faz 2 ou 3 jogos bons e depois passa 20 lesionado não é bom. Esperemos que este ano (e porque parece que não será dispensado e quanto a mim mal) altere aquilo que foi hábito nas últimas temporadas. Eu acho é que há alguns anónimos que por qualquer coisa, mudam as suas opiniões. Eu não.

1/8/09 16:30
VV21 disse...

Não se percebe a razão dos treinadores do Vitória continuarem a meter defesas a marcar penaltys.

Do Cajuda, não me surpreendia, porque dava jeito por o Fajardo a marcar (falhar) penaltys, como o que falhou em Basileia e por conta desse falhanço não conseguimos a Champions.

Os atacantes para os penaltys, não os defesas. Nelo este recado é para si. Obrigado.

1/8/09 16:36
Anónimo disse...

caro VV21,

O Fajardo falhou o penalty em basileia? Não diga asneiras! Quando todos tremeram o Fajardo foi o único a querer assumir a responsabilidade. Fui para a linha do penalty e MARCOU!

O Fajardo falhou um penalty sim, mas em Portsmouth, onde mais uma vez ninguém quis assumir tal responsabilidade.

1/8/09 16:48
Anónimo disse...

vv21 N DEVES TAR BEM DE CERTEZA!!!!
o FAJARDO n falhou penalty nenhum contra o basileia!!!! e os penaltys devem ser batidos pelos melhor nessa materia(sejam eles defesa, avançados ou mesmu guarda-redes)acorda pa vida!!!

1/8/09 16:52
vv21 disse...

Anda muita gente a dormir, e é pena. que o Vitória tem perdido edentidade.
enquanto defenderem Fajardos (falahdo), Carlitos (cansado e inútil), o Vitória não vai longe com esta gente, k se dá por satisfeita por ver um defesa a marcar(falhar) um penalty, ou um falhado (Fajardo>) a falhare a comprometer os objectivos do Vitória nessa época em que chegou a existir sonho, um sonho bonito!
Acodem, para a vida e ajudem o Vitória, não com perdões a dirigentes, corruptos nem a jogadores falhados.
Cresçam. Ou são putos k estão a escrever.

1/8/09 17:04
Anónimo disse...

Esta do fajardo ter falhado o penalty em basileia está de classe, é mesmo de alguém que vem para aqui só para mandar umas bocas sem conhecer a realidade do vitoria... enfim

1/8/09 17:12
Luís disse...

Negativo: Nem parece o estádio do Vitória, assim vazio, há adeptos de costas voltadas.

Moreno e Andrézinho.

1/8/09 17:14
Vimaranes disse...

Concordo com análise caro Douglas99. E até com a equipa que propõe. Talvez apenas com duas dúvidas para dissipar em jogos futuros espero. Alencar ou Moreno? Alencar não foi posto verdadeiramente à prova ontem e por isso não dá para perceber quanto a mim qual o melhor para fazer parelha com Moreno. Isto, pelo menos enquanto não chega nenhum reforço para o sector e/ou enquanto Lazzaretti continuar lesionado.
Do lado esquerdo da defesa também mantenho a minha dúvida. Ainda não consegui perceber bem o que vale Mendieta e ontem o teste também não foi propriamente dos mais difíceis defensivamente, ainda que me tenha parecido algo tímido a atacar. A potência do remate já deu para ter uma ideia na marcação da grande penalidade.
E também me parece, como já disse noutras alturas, que Custódio deverá ser o pilar do meio campo e que Nuno Assis e Rui Miguel devem coexistir, seja lado a lado ou com Nuno Assis descaído para a esquerda e Jorge Gonçalves para a direita. Desmarets pela polivalência, pelo que garante de equilíbrio táctico e pela componente física (desde que seja o Desmarets que não o da época passada) também pode merecer um lugar, mas aí vai depender muito se o esquema a usar for o que indicou ou o um 4x3x3 puro.

1/8/09 17:15
Luís disse...

Positivo: Rui Miguel, Custódio,
Targino, Mandieta.

1/8/09 17:17
Vimaranes disse...

Quanto ao público caro Luis, é uma verdade, mas teremos também de adicionar algumas atenuantes. A de estarmos em período de férias, em fim-de-semana de festas da cidade e, claro sempre a crise que impede muitos de poder gastar dinheiro, principalmente em jogos particulares. Acredito que no Domingo, até pelo resultado desta sexta-feira, a casa esteja mais bem composta, até porque o adversário é sempre alguém com quem a rivalidade é bem maior e por isso a vontade de ganhar, também superior.

1/8/09 17:18
Luis Ourives disse...

Ora vamos lá ganhar por 5 ou 6-0, para ver se esta malta anima...
Jogamos mais, atacamos melhor, rematamos para golo, e ainda fomos melhores nos penaltys e acabamos por fazer dois bons golos!
Que culpa tem o Vitória dos ingleses não assumirem o jogo?...
Enfim 30.000 treinadores de bancada!

1/8/09 17:49
Paulo César disse...

Como leitor assíduo deste blog, confesso que começa a ser demais evidente essa sua tendência para relativizar as vitórias e exaltar sempre as coisas menos positivas em relação ao nosso clube.
Se viu o mesmo jogo que eu vi, independentemente do adversário e até do resultado deveria ter ficado contente pela prova dada que caminhamos para ter uma grande equipa, pelas várias soluções que temos este ano, pela vontade que todos os jogadores - sem excepção -demonstram.
Sinceramente, e espero que não me leve a mal, penso que num blog de referência como é este deveria ter mais um pouco de imparcialidade, mesmo respeitando o seu direito à opinião. Todos sabemos que as opiniões por natureza são subjectivas, mas estranho a sua opinião ser quase sempre... contra o Vitória, com ou sem razão.

Cumprimentos.

1/8/09 18:59
Vimaranes disse...

Caro Paulo César, aceito a sua opinião mas, e permita-me desiludi-lo, será sempre complicado encontrar aqui análises isentas ou imparciais porque o blogue se faz essencialmente de opinião e essa é sempre subjectiva, mesmo nas crónicas dos encontros onde prevalece sempre a opinião de quem escreve e a forma como a pessoa que o faz viu o jogo nas suas mais variadas vertentes. Já era assim, quando escrevia na imprensa local e muito mais será quando o faço num blogue de opinião.

Mas com uma análise atenta à crónica e verificará que de algum modo relativizei o triunfo do Vitória independentemente de não atribuir grande importância aos resultados de pré-temporada mas antes aos indicadores que a equipa dá. E esses, naturalmente, que não foram ainda suficiente (para mim, volto a dizer) para perceber verdadeiramente o valor e lacunas do actual plantel. Ontem, mais por culpa do modo como o Portsmouth abordou o jogo, do que por culpa da nossa equipa. Certamente que o jogo com o Benfica será muito melhor para conclusões.
Não sei se foi ontem evidente aquilo que diz. Evidente foi que o plantel dispõe de mais e melhores soluções do que o do ano anterior (sem dúvida), como me parece evidente que é - ainda - desequilibrado. Se o crescimento continuar sustentado, espero naturalmente, como o caro leitor, que estejamos a caminhar no sentido certo de ter uma equipa à altura dos pergaminhos do clube. Se isso vai ou não ocorrer creio que ainda é prematuro. Finalmente, permita-me discordar de si numa situação e dirigir-lhe até uma pergunta. É capaz de ser contra quem ama? A sua resposta, certamente, que o ajudará a perceber a minha, quanto ao seu último comentário.
Abraço.

1/8/09 19:59
Paulo César disse...

Vimaranes,

Demonstrei a minha opinião, ressalvando o seu direito à sua, não apenas por este post mas também pela generalidade do que aqui escreve.
Se não é contra o Vitória, e aqui admito que a expressão por mim usada esteja errada, é contra alguém que está no Vitória. É que invariavelmente a sua opinião tende sempre para o mesmo lado, facto que o senhor justifica pela sua parcialidade.

Uma vez assumida a sua parcialidade, só me resta justificar a minha opinião e referir que só a demonstro por verificar que o seu blog tem muitos seguidores e é realmente uma referência no nosso universo vitoriano, pelo que penso que poderia haver mais algum tacto.

Mas as suas motivações só o senhor as conhece, e a verdade é que o blog é seu e escreve naturalmente baseado nas suas motivações e convicto das suas ideias que obviamente não censuro. Apenas discordo.

Voltando ao jogo de ontem, acredito (como acredita quem ama...) que temos este ano uma equipa muito forte e um grande treinador. Desde a hora da saída do Cajuda defendi que no plano técnico seria difícil substituir Cajuda (extra-jogo todos ficaram a saber o que ele valia), no entanto acredito que Nelo Vingada foi a melhor escolha. Os bracarenses que o digam...

Saudações Vitorianas

1/8/09 20:30
Vimaranes disse...

As motivações, o caro leitor também as pode conhecer. Ajudar, dentro do pouco que me é permitido e dentro do quase nada que me é possível, ajudar o Vitória a ser melhor e maior. No fundo, as mesmas que de qualquer associado do clube.

Relativamente à equipa e a Vingada. As análises, mais objectivas (dentro da subjectividade inerente) certamente que serão mais capazes quando começar "a sério", porque é aí que Vingada terá algo a provar. Não sei se foi a melhor escolha ou sequer se é um grande treinador, sei apenas que, para mim e agora, é o melhor, tão somente porque é o treinador do Vitória.

Finalmente, deixe-me agradecer a sua opinião. Concordando ou não com ela (e naturalmente que se percebe que em muito não concordo) é sempre bem-vinda, principalmente porque é feita de um modo respeitoso, assinada e por si justificada. E isso só ajuda a engrandecer o blogue e a melhorá-lo.

Abraço.

1/8/09 20:40
Anónimo disse...

Temos equipa!

Todos os jogadores que tem jogado tem uma postura fantastica em campo. Existe vontade, entrosamento, força fisica, alegria, empenho, solidariedade. Gosto do que vejo e não tenho duvidas que faremos uma grande epoca. duvidas teremos só no onze, mas até aí, serão duvidas saudaveis. Temos 25 bons jogadores. Bem haja esta fartura. Claro que haverá sempre adeptos que não concorde com nada, mas tanbem não se pode agradar a todos.

Viva o Vitória, António Lopes

1/8/09 21:53
Anónimo disse...

Tenho de admitir que este blog, tem mesmo de arranjar quase sempre um pequeno "pentelho" para criticar o Vitória.
Enfim, opiniões...

2/8/09 00:34
kkk disse...

temos de amitir que andam aqui alguns anónimos que são autênticos "pentelhos"...!!!

2/8/09 16:37