quarta-feira, agosto 12, 2009

O "meu" onze


Já muito se debateu aqui sobre que onze será capaz de, em campo, estar à altura daquilo que é o anseio dos associados vitorianos, também já já dei várias vezes a minha opinião até em resposta ao desafio do master kodro, que ficou ainda mais consolidada por aquilo vi e "senti" ao longo dos jogos de pré-temporada. Por isso aqui fica, não o onze que certamente será a escolha de Vingada para segunda-feira (porque já se percebeu que não irá ser este) mas o meu onze:

Nilson: É, muito provavelmente, o nome mais consensual para fazer parte do onze titular. Indiscutivelmente o melhor dos três guarda-redes ao serviço do plantel e aquele que garante, actualmente, mais qualidade para o posto. Foi importante nas últimas épocas e continuará a sê-lo.

Alex: É um homem da casa, o que às vezes nem é positivo, tão somente porque significa mais e maior exigência por parte dos adeptos. Mas Alex sabe disso. Ainda assim, tem qualidade para singrar no posto, desde que bem fisicamente. É tacticamente um bom jogador e importante também no auxílio ofensivo. Aliás, não deverá ser pelo lado direito que o Vitória terá problemas, até porque Alex, Andrezinho ou Lionn dão mais do que garantias.

Sereno:
Se não sair, será certamente o esteio da defesa vitoriana. Depois de uma temporada afastado por lesões, regressa muito provavelmente para ser o patrão de uma defesa que andou em sobressaltos na época passada. Com um nome que se aplicará bem à forma de jogar, Sereno é, à partida, o central de maior qualidade do plantel.

Lazzaretti:
Esta é uma escolha de "risco". Apenas e só, porque o jogador passou grande parte da pré-temporada lesionado e nos dois jogos onde alinhou, pouco ou nada, terá dado para ver. Ainda assim, e atendendo ao facto, de não acreditar na opção Moreno para a defensiva, creio que o brasileiro pode ser o melhor parceiro para Sereno. Que o tempo venha a confirmá-lo.

Milhazes: Mendieta terá qualidades, mas parece ainda algo "verde" e certamente ainda em fase de adaptação. Assim sendo, escolho Milhazes. Já é conhecedor do futebol português, acabou em boa forma a temporada passada e, não sendo um jogador excepcional, tem qualidade para cumprir de forma regular a função.

Custódio: Será, porventura, um dos excluídos do onze de Vingada. Mas seria, para mim, a primeira opção como homem mais recuado. Tecnicamente mais evoluído que Flávio, dá uma outra dinâmica ao futebol do Vitória, além de evitar que o jogo pare quando passa no sector (um dos "pecados" de Flávio). No passe também me parece bem melhor do que o "capitão" e o Vitória pode também retirar dividendos do seu bom remate e da sua presença nas bolas paradas. Contra si poderá ter o facto de ser "menos líder" do que Flávio, mas não se poderá esquecer que é da casa e também já foi capitão no Sporting.

Desmarets:
Esta escolha também estará certamente dependente de que Desmarets esperar esta temporada. Se o que brilhou há duas épocas ou o que se "arrastou" na última. Ainda assim, seria a minha escolha para jogar numa posição mais "interior" perto de Custódio. Em boa condição, é um "poço de energia" inesgotável, além de ser bom para ajudar a carrilar o futebol vitoriano. Mais a mais, seria numa táctica como a que apresento uma jogador essencial para equilibrar a equipa defensivamente, porque com Nuno Assis "desviado" para a esquerda, seria importante para fechar o lado esquerdo da equipa quando o "número 10" vitoriano usasse as "diagonais".

Nuno Assis:
Não é bom, nem para ele nem para a equipa, esta eterna indefinição sobre o seu futuro. Contudo é (e continuará a ser se aqui ficar) uma das grandes figuras da equipa. Não é um extremo, mas colocaria-o mais deslocado para a esquerda. A sua qualidade permite-lhe fazer o sector, até aproveitando um gesto que gosta e que cria, normalmente, desequilíbrios à equipa adversária - as diagonais. É muito difícil de marcar e seria certamente mais um garante de fantasia e qualidade para a equipa.

Rui Miguel: Terá sido o grande reforço deste defeso. Rende mais numa posição que lhe permite estar mais próximo do ponta-de-lança e mais próximo da baliza, por isso seria, para mim, o principal elo de ligação entre o meio campo defensivo e o avançado. Tem grande qualidade técnica, remata bem e distribui ainda melhor. Pode ser importante não só para assistir mas também para marcar.

Jorge Gonçalves:
Ao ter em campo um jogador como Douglas, o Vitória não se pode dar ao luxo de não ter um extremo em campo. Mais do que isso, sem extremos o Vitória perde objectividade, profundidade e largura de jogo. Daí que, do lado direito, acredite que Jorge Gonçalves é a melhor opção. Tem garra e raça como os vitorianos gostam, é muito bom nos cruzamentos e um desequilibrador nato. Seria um excelente parceiro para Douglas.

Douglas:
Roberto foi o melhor marcador da época passada, é certo. Mas Douglas teria sido(e permitam-se este exercício de futurismo) o goleador mor, não fosse a lesão grave que sofreu. É um goleador de excelência e de grande mobilidade e eficácia, por isso a minha escolha. Sem lesões será, certamente, um dos melhores marcadores do campeonato.

24 Comentários:

Anónimo disse...

Futebol: Vitória de Guimarães - Leandro Silva "sonha" com Benfica
in jogo

12/8/09 00:39
Alexandre disse...

A única coisa que eu mudaria no onze era talvez a substituição do Milhazes pelo Mendieta. Dos jogos que vi, o Milhazes foi sempre um jogador muito violento e que, ás vezes, não conseguia controlar atrás, especialmente com o Benfica. Quanto ao Mendieta, eu dou-lhe o benefício de dúvida, para aliás de sabermos os seus dotes para bolas paradas.
- Mas, caro Vimaranes, posso dizer que estava mais seguro com o teu "onze", do que o provavelmente o Nelo vai usar na segunda. Mesmo assim, e independente da equipa, temos é de apoiar a equipa!

12/8/09 00:58
João Pedro Magalhães disse...

O meu onze:

Nilson

Andrezinho Sereno Gustavo Milhazes

Flávio

Custódio

J.Gonçalves Nuno Assis Marquinho

Douglas

12/8/09 10:08
Anónimo disse...

eu pessoalmente nao concordo com o onze do vimaranes nem do vingada o roberto para mim e sem duvida titular pois so nao deu mais porque passou a maior parte no banco por isso eu aposto e acredito seriamente k roberto sera melhor

12/8/09 10:09
Diogo Ferreira disse...

Eu concordo com o onze, mas o Nelo Vingada irá colocar o seguinte onze:

Nilson
Alex Sereno Lazzaretti Milhazes
Custodio Flávio
Rui Miguel Nuno Assis Jorge G.
Douglas

Seja qual for o onze, os 3 pontos tém que vir no autocarro da equipa para Guimarães.

12/8/09 10:12
Anónimo disse...

Caro Vimaranes concordo plenamente com o teu onze...parece sinceramente o mais forte...a unica mudança que talvez faria era por desmarets na esquerda e assis no meio, mas concordo que assis na esquerda possa fazer jeito com as ditas "diagonais"...

Comprimentos VSC SEMPRE

12/8/09 10:19
Anónimo disse...

Caro Vimaranes. Pelo que se tem visto nos onzes do Vingada, eu, ao contrário do que o que você pensa, o Custódio será titular ao lado do Flávio. O Flávio digasse o que disser será sempre o titular depois sobra o Custódio e o João Alves que na minha opinião, este último vai com certeza começar no banco.

Quanto ao Lazzaretti pelo o que a imprensa diz dos jogos contra o Coruña e contra o Serzedelo, ele é um bom jogador e avançam que durante a temporada deve ser a escolha do Vingada

12/8/09 10:30
Douglas99 disse...

Concordo quase na totalidade com o teu onze, mudaria apenas o Milhazes. Colocaria o Mandieta, muito embora tenha tido muitas poucas oportunidades de se mostrar, mas sendo um jogador com dotes para as bolas paradas, acho que se deveria arriscar em colocar este jogador.
O Milhazes está mais viril e tem sido um autentico "buraco" naquele lado esquerdo. Basta lembrar de que lado surgiram os golos sofridos na pré-época.
Ainda no teu onze deixo lá o Desmarets porque não temos alternativa para aquele lugar. Desmarets tal como na época transacta está muito abaixo do que nos habituou nas duas primeiras épocas.

12/8/09 10:46
Anónimo disse...

Aceito.
Já agora Vimaranes, avança com os suplentes, justificando também, as escolhas.
Obrigado.

12/8/09 11:42
joão Sousa disse...

O Ghilas já está na Inglaterra?
Onde está a noticia de que afinal os 3 milhoes de euros deitados fora não é verdade?

12/8/09 12:24
Anónimo disse...

não me parece justo fazer futurismos, ou agora estamos perante um blogue ligado a astrologias lol
pode até ser que douglas seja um bom finaliozador mas qt a táctica de campo construção de jogadas penso que Roberto dá 10 a zero lol isto claro na minha modesta opinião. Mas parece que o pobre coitado só é valorizado quando outros não estão!! tenham vergonha!! gosto muito do Roberto sou um fã seu. Depois de golos inesqueciveis que ficaram para a história como poderia esquece-lo?

12/8/09 12:51
Anónimo disse...

Excelente onze caro vimaranes, porém faço apenas 1(uma) alteração:
Roberto entra no lugar de Jorge Gonçalves!
Como frisou na crônica, Roberto foi nosso melhor marcador e me corrija se estiver errado, foi eleito por este blog e pela maioria dos leitores, como o destaque da época passada, portanto em minha humilde opinião, penso que por os dois (Roberto e Douglas) a jogarem juntos, pode vir a ser uma mais valia para o nosso VITÓRIA!
VITÓRIA até depois de morrer!

12/8/09 14:39
José Carlos Gonçalves disse...

Não poderia estar mais de acordo.

12/8/09 14:52
Anónimo disse...

por mim joga qualquer um .. desde que ganhe ...

12/8/09 14:54
luis cirilo disse...

É sempre um exercicio agradável escalar as nossas equipas.
Aqui vai a minha:
Nilson,Alex,Moreno,Sereno,Milhazes.
Custódio,Jorge Gonçalves,Rui Miguel e Desmarets.
Douglas e Roberto.
Suplentes:
Serginho,Alencar,Flávio,Joao Alves,Assis,Targino e Marquinho.
É a minha opinião face ao(pouco) que vi até agora.
Apenas presenciei os jogos com o Benfica e o Corunha.
Mas leio jornais e blogues...
P.S. E incluir o Assis como suplente já é uma concessão.
Estou farto dos mistérios á volta dele.
E por ele criados.

12/8/09 18:43
Luis Ourives disse...

Jorge Gonçalves é bom jogador, mas não aguenta 90 minutos, ou mais, naquelas pernas!
Portanto neste inicio de liga, vai contentar-se com o "banco".
E já agora Lazaretti tem lugar "de caras" no onze vitoriano.
Cumprimentos.

12/8/09 19:32
MlGUEL CARVALHO disse...

JOÃO SOUSA E VERDADE GHlLLAS JA ESTA EM lNGLATERRA NO HULL CYT POR QUANTO NÃO SEl.

12/8/09 22:10
Anónimo disse...

Para mim o desmarets ia para defesa esquerdo, aquele milhazes é um autentico buraco então a nao cobertura nas costas e por os avançados em jogo, é com ele

13/8/09 13:35
joaquim vitoriano disse...

estou totalmente de acordo deveriam jogar dois pontas de lança roberto e Douglas!

13/8/09 15:30
jotafundador disse...

Caro Joaquim, estou perfeitamente em sintonia consigo. Douglas e Roberto deviam (na minha opinião) jogar juntos. No inicio da época passada chegou a dar resultados em 2 ou 3 jogos.

13/8/09 17:49
jotafundador disse...

O Ghilas, só não está no Vitória porque Vasco Santos assim não entendeu, preferindo o mercado brasileiro..
São palavras de Ghilas que brevemente vão ser produzidas aqui no Vimaranes.

13/8/09 18:26
Anónimo disse...

se puderes vimaranes anuncia que os white angels vao a setubal e tudo fica por 17 euros todos os interessados devem ligar para 913589256 LOPES

a saida é no estadio as 13h

13/8/09 19:25
Anónimo disse...

O Ghilas, só não está no Vitória porque Vasco Santos assim não entendeu, preferindo o mercado brasileiro..
São palavras de Ghilas que brevemente vão ser produzidas aqui no Vimaranes.

13/8/09 18:26






agora mesmo que quisesse nao podiamos contrata lo porque simplesmente o celta de vigo pedia mais de 2 milhoes de euros..

14/8/09 01:31
Domingos Gincana disse...

este vingada parece mais um paneleiro armado em intelectual, tou a ver q não vamos longe

17/8/09 21:00