quinta-feira, agosto 20, 2009

Opinião de... José Carlos Gonçalves

Pior cego é aquele que não quer ver

E eis que começou a Liga Sagres. Com ela regressou alguma emoção, o desejo de vencer e o nervoso miudinho. Infelizmente, voltou também o tédio que é ver o futebol do Vitória. Apesar de tudo, mesmo a um horário que dispensa comentários, mais uma vez se notou a presença de muitos vitorianos. Os nossos.

Depois do 1º jogo em Setúbal e de ver as escolhas de Nelo Vingada, das duas uma. Ou eu percebo pouco de futebol e não sei avaliar o plantel do Vitória ou o Nelo Vingada percebe pouco de futebol e não sabe avaliar o plantel do Vitória. Estas duas possibilidades nada me agradam. Nem estas nem a exibição paupérrima perante um adversário, por incrível que pareça, bastante inferior. Contra um clube instável, que entrou a tremer, exigia-se uma intimidação, uma demonstração de raça. EXIGIA-SE VITÓRIA. E, à imagem da última época, isso não foi feito.

Relativamente às opções do treinador, tanto a equipa inicial, como as substituições conseguiram estragar um pouco um dia, até então, solarengo. Digo isto porque a exibição foi algo nebulosa. Literalmente. Numa 1ª parte a roçar o medíocre notou-se um jogo muito mastigado. Quando num ou noutro lance se precisava de um extremo, ninguém aparecia. Os nossos laterais não chegam para ir à frente e atrás. Aliás, Andrezinho consegue enervar o mais calmo dos mortais. Quem é este lateral comparado com o da época que cá chegou? Parece desmoralizado e com a cabeça fora do berço. No meio campo, Flávio, João Alves e Desmarets não estão a render. Isto tudo contemplado com a saída do Rui Miguel (?) ao intervalo e com o discurso do treinador, faz-me pensar que pior cego é aquele que não quer ver. Como ainda faltam 29 jogos e sempre fui contra a crítica ao primeiro erro espero ansiosamente que o mister perceba que o Vitória tem que jogar com extremos, que tem que assumir o favoritismo contra equipas como o Setúbal e que não pode substituir Douglas por Roberto, quando se pedem 3 pontos. Adicionar Roberto ou outro atacante seria o mais lógico. Agora, ponto final na 1ª jornada.

No próximo Domingo, na 2ª jornada da Liga Sagres, mais um jogo que se adivinha difícil. O Benfica cria sempre dificuldades no nosso estádio e com a indisponibilidade do João Alves creio que o Custódio será titular. Sabendo que na pré-época sofremos uma derrota, esperemos, desta vez, melhor sorte. Sorte e opções mais acertadas. Porque apesar de o pior cego ser aquele que não quer ver mais vale tarde do que nunca, e nunca é tarde para mudar. Mudar para melhor. Mudar para vencer! Mais e mais!

Por José Carlos Gonçalves

8 Comentários:

Diogo Ferreira disse...

De facto a primeira jornada já lá vai, os 2 pontos perdidos já lá vão também. Quero acreditar que o n/ treinador o Sr. Nelo Vingada, neste próximo jogo contra o Benfica, irá colocar em campo os melhores e os melhores para mim, são aqueles que estão actualmente em melhor forma e não colocar em campo jogadores que claramente estão em baixo de forma (Ex: Desmarets & Andrézinho).

Não nos podemos dar ao luxo, ter no banco jogadores como o Jorge Gonçalves & Alex, porque quando têm jogado têm mostrado valor suficiente para serem jogadores titulares.

Neste jogo, precisamos que os jogadores estejam, concentrados, empenhados, jogar c/ garra e ter a ambição de ganhar o jogo, coisa que por vezes contra o Benfica aqui em Guimarães, fico com a sensação que os jogadores têm medo do vermelho das camisolas.

20/8/09 11:02
TÓ disse...

"Pior cego é o que não quer ver"

Parabéns só pelo titulo escohido, resta-nos esperar pelas próximas jornadas(...).

20/8/09 11:11
Saganowski disse...

Veremos contra o Benfica como vai ser o 11 escalado pelo treinador.

Certo é que provavelmente teremos mais do mesmo, dado que é suicida entrar "a matar" com 2 extremos, logo contra o Benfica.

Não é que ache impossível ou exequível, mas o jogo não tem só 45' e jogar todo o jogo ao ataque contra o Benfica com 2 extremos era para rebentar com o Targino e com o J. Gonçalves logo à segunda jornada!

Daí que não me pareça que haverá grandes alterações, a não ser a provável inclusão de Custódio, por troca com J. Alves.

Ao contrário de muitos, não me interessa nada que o Vitória faça jogos de "encher o olho" contra os 3 grandes e depois passe as outras 23 jornadas do campeonato a fazer jogos medíocres para o 0-0 ou mesmo para perder...

20/8/09 11:32
Anónimo disse...

fiquei a saber por intermedio de um amigo vermelho, que os bilhetes p os benfiquistas, os de 20€ ja estao todos vendidos(foram p as claques), os de 30€ ja vão em bom ritmo de vendas...
o milinho lá vai ter uma receita recorde...
joao

20/8/09 16:53
Anónimo disse...

Tenho que ser contido na apreciação ao Nelo Vingada. Não vingou no Bonfim, vamos lhe dar mais oportunidades, desde que ele as aproveite e corrija o que esteve mal no passado domingo. Esteve quase tudo mal.
Contra o Benfica não é o melhor jogo para vingar, mas vamos ficar a ver no que vai dar.

20/8/09 17:55
Vimaranes disse...

Por ter estado de férias, não vi, nem sequer segui o jogo do Vitória, limitando-me a apenas tomar conhecimento do jogo e claro ao que muito se escreveu por aqui. Por isso, guardo para mim apenas a esperança que no jogo difícil de Domingo o Vitória dê uma boa imagem mas, mais do que isso, garanta os 3 pontos, até porque se segue também uma deslocação complicada. Até porque creio que o Vitória perdeu 2 pontos em Setúbal ao encontrar uma equipa que mudou tudo de uma época para a outra e que a pré-temporada já tinha deixado antever que não estava em grande nível.

20/8/09 19:14
Vimaranes disse...

Por falar em férias, estranho que recentemente "umas certas vozes" não me tenham pedido para actualizar a notícia do Ghilas.

http://ovimaranes.blogspot.com/2009/07/ex-vitorianos-la-por-fora.html

20/8/09 20:04
Anónimo disse...

Se calhar até tens razão, em alguma da tua apreciação, mas não passas (também) de mais um treinador de bancada, dos muitos e muitos que o Vitória sempre teve...
Convence-te que o treinador é que sabe, é que trabalha com os gajos todos os dias, e afinal é técnico!
Saudações.

20/8/09 23:46