quinta-feira, agosto 27, 2009

Opinião de... Ricardo Lopes

Traídos pelo presidente

Devo confessar que estava com alguma dificuldade em arranjar tema para o meu artigo de opinião, mas como Emílio Macedo da Silva tem destas coisas, a minha tarefa (infelizmente) ficou facilitada.

Apesar de muito já se ter falado não resisti em voltar ao assunto, até porque, ainda está bem fresco na memória de todos os Vitorianos que no passado domingo se sentiram traídos com aquele cenário presidencialista bem ao jeito de um qualquer ditador da nossa história. Sim, ditador! Afinal de contas os sócios em geral e os legítimos “donos” dos lugares em causa, sonegados nesse jogo da sua cadeira, não foram consultados e em última instância informados previamente sobre esta alteração.

Confesso que desde a semana passada, altura em que tomei conhecimento da mudança de local dos WA, fiquei um pouco empertigado com tal mudança. Pelos vistos tinham razão de ser as minhas suspeitas, a ideia era afastar a claque Vitoriana do topo sul para acomodar lá os adeptos do Benfica.

Mas será que alguma pessoa no seu juízo perfeito se lembraria de tal aberração?
A obsessão em rechear os cofres com mais alguns euros, no meu entender pouco significativos, justificava a humilhação de todos aqueles que têm lugar anual no topo sul (onde eu me incluo) em particular e dos Vitorianos em geral, tornando aquele local num autêntico barril de pólvora. O final da partida, a fazer fé em alguns testemunhos, veio confirmar isso mesmo.
Quer se queira, quer não, foi ferida a alma de todos os Vitorianos colocando “intrusos” num local que é mítico do Estádio D. Afonso Henriques, a bancada do “Rei”.
Com que direito é que são vendidos lugares anuais adquiridos pelos associados a adeptos do Benfica?
É caso para perguntar: - Sr. Presidente do Vitória de Guimarães, qual seria a sua reacção se chegasse a casa e deparasse com um qualquer estranho bem acomodado no seu sofá?

Terminada a partida, já na parte exterior do estádio, era altura de ouvir a indignação de alguns associados que se dirigiram até mim para demonstrar o seu desagrado, mostrando o seu cartão de sócio onde constava a sua posição no topo sul. Local que não puderam desfrutar por imposição da direcção do clube.

Devido a toda esta situação, exige-se um pedido de desculpas público por parte do presidente do Vitória, e que de uma vez por todas se acabe com esta inexplicável subserviência saloia àqueles que se julgam acima de tudo e de todos.
A lamentar há a ausência de uma posição séria por parte do presidente do Vitória, já que as declarações avulsas a dois jornais desportivos com ameaças que afinal deixaram de o ser e comunicados a brincar com a inteligência dos Vitorianos foram de muito mau gosto.

Por Ricardo Lopes

37 Comentários:

Aqui Nasceu Portugal disse...

Está dito e muito bem dito.

Agora tratem de assinar o pedido de AG para uma Moção de Censura a esta direcção.

O Vitória aos verdadeiros vitorianos

27/8/09 00:25
Vimaranes disse...

Totalmente de acordo Ricardo.
E à falta de um pedido de desculpas do presidente, juntaria também a inexplicável ausência de uma tomada de posição por parte daquele que deveria ser o representante maior dos associados, Pedro Xavier, perante os atropelos recentes, incluindo os episódios de Domingo e o comunicado ridículo da direcção do clube. Isto sim, da sua competência.

27/8/09 00:28
Aqui Nasceu Portugal disse...

Não só ele Vimaranes. Nunca soube bem para que serve afinal um tal de Conselho Vitoriano. Nunca diz nada, nunca emite opinião. Aliás nunca os vi a não ser nas AG's lá atrás sempre bem sentadinhos.

27/8/09 00:41
Vimaranes disse...

Relativamente ao conselho vitoriano há duas opções que terão sempre de levar a uma alteração estatutária:

1. Os seus membros passarem a ser eleitos pelos associados e não por cooptação da direcção do clube, de forma a que assumam uma posição de maior isenção e afastamento dos interesses dos órgãos sociais no poder. Tornando-os necessariamente e obrigatoriamente mais interventivos.

2. Ou, simplesmente, a eliminação do conselho vitoriano dos estatutos. Porque, se é para fazer a figura que fazem desde o seu "nascimento", de pouco ou nada servem.

27/8/09 00:44
cb disse...

Caro Vimaranes, quanto ao Sr. Pedro Xavier, li num jornal(o jogo ou record) de 2ª Feira que estava ao lado do Presidente nas suas indignações relativamente ao comportamento e reclamações feitas pelos associados.
O chamado verdadeiro ´´Camaleão``.

27/8/09 09:53
Pedro disse...

O sr. Pedro Xavier, é um grande vitorianos, quanto a isso não tenho dúvidas, mas nasceu para ser subserviente. Não tem personalidade e oscila muito com maré.....basicamente, não é um homem de confiança, infelizmente. É duro pensar que é o representante dos sócios.

27/8/09 11:05
VITÓRIA SEMPRE disse...

Aberração e tentativa de atirar areia para os olhos de todos os que se sentem Vitorianos.
O Emilio não é culpado sozinho, tem com ele, no elenco directivo, pessoas de Guimarães Berto oliveira fedor, Manuel soares traidor, vasco santos JUDAS, paulo pereira caladinho e sem voz.
Quem cala consente e os membros da DITADURA consentiram.

27/8/09 11:49
Anónimo disse...

Na bola vem uma noticia que diz que os notáveis do clube estão com o Presidente, e num subtitulo da mesma noticia vem: "uma SIMPLES mudança de lugar..."! Acho lamentável e de mau gosto. É assim tão simples, tão insignificante? Continuamos a ser desrespeitados!!! Vejam http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=174413

27/8/09 12:45
miguels disse...

Estou de acordo com Ricardo Lopes. Ou há um pedido oficial de desculpas ou os assiciados devem pedir a demissão do presidente. Desrespeitou a instituição e os associados.
De quaquer forma, esta direcção, só se deve aguentar até às próximas eleições, mas com o incoveniente de andarem a fazer as suas negociatas pessoais usando bom nome do clube.

27/8/09 13:36
miguels disse...

Estou totalmente de acordo com o ponto 1 do comentário de Vimaranes às 00:44.

27/8/09 13:38
Anónimo disse...

Eu aposto em Carlos Ribeiro para proximo presidente do nosso Vitoria. Ganha com 90% dos votos.

27/8/09 14:20
ricardo lopes disse...

Começo a ficar com a ideia que a noticia da Bola se integra naqueles cadernos comprados. Ora essa, está muito ofendido, e os sócios não têm mais razão para o estarem? " uma simples mudança de lugar..." e ainda acham pouco? Devo dizer-lhe, a esse senhor, que compro lugar anual (sem necessidade)e pago as cotas mensalmente, mas por motivos profissionais não usufruo da minha cadeira. Isto é que é amor ao clube. Não admito que ninguém seja só capaz de pensar em utilizar o meu lugar para outros fins! Ponto final.

27/8/09 14:25
Vimaranes disse...

Quanto ao entrevista da ABOLA... mas que notáveis? Notáveis para quem?

27/8/09 14:27
Filipe disse...

São os "notáveis" vitorinos... Pra esses tanto faz que o Vitória esteja bem ou mal!

27/8/09 15:13
luis cirilo disse...

Apenas uma nota quanto ao conselho vitoriano.
É para mim evidente,e já o digo e escrevo há muito tempo,que no actual formato não faz sentido existir.
Porque funciona mais como um complemento da direcção (desta e das anteriores nos ultimos vinte anos)do que como o orgão de aconselhamento que devia ser.
Pessoalmente entendo que faria muito mais sentido ele ser eleito livremente pelos sócios e ser um orgão no qual se debatessem assuntos estratégicos para o clube e não os actos correntes de gestão.
Sem querer transpôr cenários políticos para o clube entendo que o C.V. devia ser uma espécie de assembleia municipal do Vitória.
Sem lógicas de confronto poder/oposição que não fazem sentido num clube desportivo mas numa perspectiva de a direcção ter um orgão do clube no qual pudesse escutar uma diversidade de opiniões para poder apurar os seus critérios decisórios.
Não fazia mal a ninguém irmos por esse caminho

27/8/09 15:14
jotafundador disse...

Caro Luís Cirilo, corroboro inteiramente com as suas palavras. No final do jogo com a equipa dos ajudados pelos árbitros, fiz questão de dizer isso mesmo a um dos membros do referido Conselho Vitoriano. Pedi-lhe inclusive que se demitisse, depois do episódio triste que foi ver a bancada sul com tons avermelhados.

27/8/09 15:25
Anónimo disse...

fora milo covarde

27/8/09 18:28
LG disse...

Concelho Vitoriano da treta. Não há um comunicado, nem uma única iniciativa que venha do C.V..
Não são Vitorianos, são oportunistas.

27/8/09 18:50
jose disse...

MILO=PESETEIRO

UMA TARJA TAMANHO XXL

JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO

27/8/09 19:07
Diogo Ferreira disse...

- É um facto que a direcção do VSC errou ao ter tomado esta decisão.
- É um facto que deve pedir desculpas aos sócios por ter tomado esta decisão.
- É um facto que este Presidente não é a pessoa certa p/ este cargo.
- É um facto que todos nós sócios do clube, não estamos satisfeitos.

Pergunto; ALTERNATIVAS? CANDIDATOS? Se este Presidente se for embora, quem irá assumir o cargo?

Manuel de Almeida, Vitor Magalhães, Pedro Xavier???? Confesso, prefiro manter o actual, mesmo não estando contente com o mesmo.

27/8/09 19:19
kkk disse...

pode não haver alternativas válidas, mas essa talvez seja a razão deste presidente "benfas azeitolas" usar e abusar dos sócios do VSC, situação que não pode ser tolerada por mais tempo!!!

porque se assim for estamos sujeitos a situações bem piores a qualquer momento, e não se iludam, pois agora como está 'muito incomodado' com os sócios, vai meter ao bolso o que tiver oportunidade até às próximas eleições.

27/8/09 20:09
Vimaranes disse...

Depois de ler o jornal já vi quem são os "notáveis" a que se refere o jornal: Luciano Baltar, Raul Rocha e Carvalho. Estamos conversados.

27/8/09 21:52
Aqui Nasceu Portugal disse...

Quem é o Carvalho só por curiosidade?

27/8/09 22:50
Vimaranes disse...

O ex-jogador do Vitória.

27/8/09 22:53
Aqui Nasceu Portugal disse...

De facto está tudo dito quanto ao notáveis. Se são estes que continuam do lado dele, antevê-se ainda mais negro o seu futuro na direcção do Vitória.

Não tenho qualquer medo do futuro se, como espero, Emílio Macedo cair antes das eleições de Março. Aparecerá com toda a certeza alguém para gerir os nossos destinos e os vitorianos saberão deixar de lado a escumalha que sempre andou por aí.

27/8/09 23:00
Gil disse...

Notáveis????
Surpreende o nome do Carvalho, mas nenhum é notável.

27/8/09 23:20
Anónimo disse...

Já repararam que a Guimaraes Tv nada disse, nada escreveu sobre toda esta questão? Nem dos lampioes nas nossas cadeiras, nem das assinaturas que já se arranjaram para uma ag...

porque será?

28/8/09 00:23
Pedro disse...

A Guimaraestv é dirigida (grande tacho) pelo filho do Alberto Oliveira, proeminente vice-presidente do Vitória q nunca percebeu nada de futebol e diz à boca cheia que é sportinguista. Só mais um pormenor, o Vítor Oliveira agora é candidato a uma junta pelo PS, a sua fotografia está em frente ao estádio...... Tá tudo dito.

28/8/09 09:33
Anónimo disse...

GMR TV, QUE TAXÃO O ALBERTO OLIVEIRA ARRANJOU PARA O FILHO. Á MÁFIA ESTÁ INSTALADA. NA SANTIAGO, RÁDIO FUNERAL O FORUM JÁ NÃO É FORUM. DEIXEM FALAR OS SÓCIOS COMO ANTIGAMENTE.

28/8/09 10:50
Anónimo disse...

nao volta acontecer ate jogamos outra ves com o benfica

28/8/09 11:40
Anónimo disse...

ate a jornal a bola tenta defender o milo que vergonha comvem ao benfica

28/8/09 11:43
Tugalive disse...

Uma coisa tenho a certeza, se este conjunto de carraças não for destituído do cargo, antes das próximas eleições, o passivo que o próximo presidente ira herdar será maior.

Para alem disto espero que o próximo presidente faça uma verdadeira auditoria as contas do clube.

E por ultimo, o próximo presidente deve ser vitoriano e não tem que ser necessariamente uma pessoa com posses pois esta provado que os ricos só querem a direcção para ficarem ainda mais ricos como foi o caso do Pimenta que fazia dos cofres do clube um banco com juros incluidos, agora temos Milo e COMPANHIA que como ja referi algumas semanas atrás, e segundo a informação que recolhi, supostamente aumentaram o passivo do clube em mais ou menos 6 milhões de euros..

28/8/09 12:23
cb disse...

Segundo a direção, o passivo baixou 4 milhões.

28/8/09 12:42
Pantic disse...

É isso que eu não percebo caro CB, o passivo tem vindo a baixar, mas mesmo assim estou sempre a ouvir a direcção a queixar-se de problemas económicos.

28/8/09 17:29
Anónimo disse...

Na quinta feira antes do jogo do benfica, fui jantar com um amigo a cabeceiras,"ao manel" esse mesmo dono deu-lhe 15 bilhetes que por sua vez lhe foram dados pelo ALBERTO OLIVEIRA por troca de comida.

Ai está a razão de os benfiquistas não caberem todos na norte, não é o motivo de fazerem mais dinheiro!!!

28/8/09 22:17
cb disse...

Caro Pantic, a quem 12 tira 4 fica com 8, ou seja, o problema não está resolvido, porque continua com passivo.
No entanto creio que o ´´queixar-se`` constante da direção se trata de um acto enraizado em tudo o tipo de instituições, como que o ´´desviar`` o ´´olhar alheio`` e invejoso.
Aliás no passado era muito usado por Pimenta Machado para demonstrar a ´´sua`` fortuna e justificar as contas do club em seu nome(!?).
No atual VITÓRIA, não será o caso, mas acho que percebo o porquê.
Por isso, tenho quase a certeza absoluta que quem vier a seguir vai duplicar a ´´monstruosidade`` da coisa.
Espero estar enganado, como aliás ando farto de andar.

29/8/09 09:57
inlges disse...

o tacho e bom para o milo nao quer sair

29/8/09 11:07