domingo, agosto 23, 2009

Pedro, o apóstolo

VITÓRIA 0-1 BENFICA


Fiel aos ensinamentos do Senhor, Pedro deu hoje uma ajuda fundamental a Jesus. Claro que este Pedro, dificilmente será, como o outro, crucificado no Circo de Nero, mas certamente continuaremos a vê-lo no Circo em que se transformou o futebol português. Hoje, o apóstolo, foi figura de proa e não fosse ele e a equipa maravilha dos milhões de investimento teria sido ainda mais vulgarizada esta tarde.

Para o resto, já não sobrará imaginação. Estas crónicas dos jogos entre Vitória e Benfica, começam e acabam quase sempre com as mesmas conclusões e acima de tudo, com este mesmo sabor a injustiça. O Vitória foi superior, sim, o Vitória fez hoje uma exibição mais do que suficiente para ter garantido os três pontos, mas tal como noutros momentos diante deste mesmo adversário, a sorte nada quis com os vitorianos e o triunfo foi para os da capital.

Será justo, contudo, começar pela análise ao Vitória. O tal que esteve bem diferente da partida diante do Setúbal e que, seguramente, terá agradado muito aos vitorianos presentes. Sim, Vingada deu a mão à palmatória. Jogou com extremos como os adeptos pediam, o futebol vitoriano abriu. Ganhou profundidade, largura e impetuosidade. E, mais do que isso, confundiu Jesus e o Benfica. A presença de Moreno no "onze" era uma das hipóteses aventadas. Vingada preferiu três centrais para enfrentar dois avançados e a estratégia resultou.

Targino por um lado, Jorge Gonçalves por outro, Assis no meio, todos foram quebra-cabeças para um Benfica sem chama e sem ser capaz de lidar com um Vitória transfigurado. Mais do que isso, o Vitória criou oportunidades. Quatro ou cinco que deveriam ter dado golo e estaríamos a esta altura com uma disposição bem diferente. Mas deveria saber o Vitória que um dos mandamentos das leis do futebol é: não falhar!

Mesmo com 10 este Vitória foi superior. Mesmo em inferioridade numérica, o Vitória de Vingada criou situações claras de golo e só mesmo por manifesta falta de eficácia foi incapaz de se adiantar no marcador. Antes disso, porém, Nilson já tinha sido gigante a evitar o golo de Cardozo na transformação de uma grande penalidade, que valeria a Flávio Meireles o segundo amarelo.

Para o final, estava guardada a injustiça-mor. Numa falta inventada, bem do alto de um critério que ninguém, e das muitas que o apóstolo Pedro insistiu em inventar para empurrar o seu clube do coração, surgiu o golo. De cabeça Ramires marcou, aproveitando facilidades defensivas do Vitória.

É claro que o jogo não terminaria sem nova ajuda de Pedro. Desta vez, foi Nuno Assis a ser expulso por acumulação de amarelos, num lance que demonstra que este apóstolo não tem, claramente, vergonha na cara.

Mas o que conta, é que o Vitória somou uma derrota e ao cabo de duas jornadas soma apenas um ponto. Ainda assim, e se o Vitória em Setúbal teve o condão de exasperar, o de hoje teve o condão de encantar e de fazer acreditar numa boa temporada. Assim, Vingada perceba que é esta a disposição táctica - pelo menos ofensiva - que mais beneficia esta equipa. O resto? O resto é o habitual. E deverá constar das escrituras. Dos "protocóis".

+

N. Vingada - Deu a mão à palmatória e a equipa mostrou uma outra qualidade, e profundidade de jogo. Mais do que isso, baralhou Jesus e por pouco o Vitória não saiu com os 3 pontos. Menos compreensível talvez só mesmo a alteração de Jorge Gonçalves por Alex, que se revelou um fiasco.

Nilson - Extraordinária intervenção no lance da grande penalidade.

Targino - Foi o quebra-cabeças da defesa vitoriana. Sempre muito rápido e imprevisível, foi dos jogadores que mais alma deu ao futebol ofensivo do Vitória. Esteve no melhor e no pior. É que não se pode falhar assim...

Nuno Assis - Fantasia que chegue e que contribuiu e de que maneira para a qualidade do jogo vitoriano. Com a sua expulsão, o Vitória perde um jogador bem importante para a próxima jornada.

-

Pedro Proença - É um árbitro português. E está tudo dito. Grande penalidade que francamente me parece não existir, mas independentemente disso expulsão injusta. Javi Garcia por expulsar muito cedo. Expulsão ridícula de Nuno Assis. Faltas e "faltinhas" perto da área a empurrar o Vitória, entre elas a do lance do golo que não existiu, demonstrando uma dualidade de critérios gritante.

Ineficácia ofensiva - Em alta competição, não se pode desperdiçar tantas oportunidades. Targino terá sido o símbolo máximo da ingenuidade na hora de atirar a contar.

Flávio - Justa ou injustamente, ligado ao lance que marcou, impreterivelmente o jogo.

[público]

32 Comentários:

Pantic disse...

Assim ate sé perde a motivação, estes gajos podem vir aqui com os júniores que nos vencem. É sempre igual, azelhice com árbitro ajudar e um azar tremendo.
Boa crónica Vimaranes, concordo inteiramente, e sim, o ataque não está com poder de fogo.

23/8/09 22:07
Anónimo disse...

Mais do mesmo. Uma roubalheira decarada, um penalti que não existe, duas expulsões ridiculas e o espanhol dos lampiões depois de ter um amarelo deu uma cotovelada nas barbas do gatuno ao nuno assis.
E depois de tudo isto o parolo do nosso presidente (pois, infelizmente ainda o é) ainda teve a coragem de se insurgir contra um sócio que protestava com o seu compadre orelhinhas.
Temos de nos juntar e mandar este gajo fazer protocóis para as obras que é onde ele merece estar.

23/8/09 22:22
Filipe disse...

Afinal os treinadores de bancada também percebem de futebol... Estava na cara que tem que ser assim que o Vitória tem que jogar!! Quanto ao resto, enfim... Mais do mesmo...

23/8/09 22:24
Filipe disse...

E já agora, uma palavrinha para o nosso presidente: VERGONHA!!! Continua-se a assistir faltas de respeito para com os sócios do Vitória... em sua casa!!! Sócios com cadeira na Sul obrigados a mudar de lugar... incrivel! Agora percebe-se porque queriam tanto que a claque mudasse de sitio... e infelizmente foram na cantiga...

23/8/09 22:26
Tiago Mendes disse...

Não me custa perder quando vejo o meu Vitoria a jogar bem e a merecer ganhar.
Em relação ao arbitro dou-lhe os parabens porque conseguiu o que queria!

De lamentar 2 coisas!

- A excelente ideia do Sr. Emilio Macedo em colocar benfiquistas na bancada Sul.

- Os incidentes no exterior do estádio.

P.S: Alguem sabe se no protocolo está que os benfiquistas podem nos partir as cadeiras todas??

Deixou-me com mais confiança o Vitoria!!

23/8/09 22:26
Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Um penalty que nao existe? devemos estar todos a brincar, uma bola rematada a 30 metros com um jogador a saltar sozinho sem ser incomodado por ninguem e mesmo assim joga a bola com a mao e foi sem querer? a falta que resulta em golo para o benfas e inventada?tenho que rever as imagens, so vi o lance uma vez, mas tudo e posivel. a expulsao do nuno assis foi ridicula sim senhor, e compreendo a o primeiro paragrafo do post como uma desbafo pela derrota injusta. de facto o vitoria foi superior anulando o benfica totalmente. o resto é o circo do costume...
cumprimentos

LT

23/8/09 22:36
Vimaranes disse...

Caro LT, acabei de ver o lance na Sporttv e francamente fico com a ideia que não há grande penalidade.

23/8/09 22:44
Anónimo disse...

Há males que vêm por bem e, sinceramente, espero que o Nelo Vingada aproveite (é o motivo que faltava!) a expulsão do Flávio para, definitivamente, o encostar no banco e pôr o Custódio a jogar.

Não consigo entender o que o Flávio quis fazer no lance do penalti, ele pôs-se a jeito....

23/8/09 22:46
Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Vimaranes se nao se marca penalty neste caso entao raramente se podem marcar grandes penalidades por mao na area, se este lance que a bola foi rematada de longe e que o Flavio nao foi empurrado nem nada se pareça nao se marca penalty quando se marca? a jornada passada foi marcado um por uma bola rematada a um metro, esta noite no porto foi a mesma coisa, continuo sem conseguir ver o lance da falta que deu em golo, mas na grande penalidade nao posso concordar com a tua analise.

cumprimentos

LT

23/8/09 22:55
Diogo Ferreira disse...

Parabéns ao VSC pelo GRANDE jogo que fez..Até parece que foi o VSC que gastou 25M€.

Gostei do jogo de hoje, ainda bem que o Treinador abriu os olhos.

Este Benfica, é só fogo de vista. Eles até sabiam que o arbitro (este apostolo Pedro como diz o Carlos), é de Lisboa e benfiquista assumido. Deveria de ter vergonha da porcaria que fez hoje no nosso Estádio.

Foi pena de facto as duas GRANDES perdidas de Targino, era a machadada final nos vermelhos.

23/8/09 23:35
Paulo César disse...

- Temos equipa
- Temos treinador
- Targino foi um gigante
- Nuno Assis foi brilhante
- Lazzaretti foi um senhor
- O árbitro foi uma merda
- Quem não marca, sofre

23/8/09 23:39
Anónimo disse...

LT ESQUECES-TE QUE NA GRANDE PENALIDADE DA SEMANA PASSADA O GUEDELHAS DOS MOUROS NÃO VIU O AMARELO, O QUE VEIO ACONTECER UNS MINUTOS DEPOIS JA PENSASTE O QUE ISSO SIGNIFICARIA PARA O JOGO DE HOJE

24/8/09 00:13
jotafundador disse...

Apesar da derrota, boa exibição do Vitória e de Tiago Targino um quebra cabeças para o Benfica.

Só lamento que o melhor marcador da época passada não possa dar mais e melhor contributo, porque no banco não o pode fazer. Roberto.

Neste jogo ainda pensei que no intervalo, Nelo Viangada fosse tirar Flávio (hoje menos bem) para meter Marquinho, um jogador cheio de velocidade e força e assim revitalizava o ataque do Vitória, mas nem Marquinho nem Roberto parecem fazer parte das escolhas prioritárias de Viangada, o que lamento.

24/8/09 00:41
jotafundador disse...

Andrezinho e Douglas não merecem a titularidade. pelo que fazem, ou melhor, pelo que não fazem, nem fizeram.

24/8/09 01:04
Vimaranes disse...

Permite-me discordar, João, da apreciação ao Andrezinho. Não acho que tivesse estado mal hoje. Quanto a Douglas, é um jogador de área, se não tiver oportunidades, fica sempre muito só (hoje houve apenas um cruzamento para ele). Mas isso não acho que tenha a ver com a qualidade dele, mas com a estratégia da equipa.

24/8/09 01:06
Anónimo disse...

Permite-me discordar de ti caro Vimaranes, quanto ao Douglas.
Não estamos aqui a julgar sua qualidade, mas a verdade é que ele tem sido uma nulidade em campo...uma "parede"!
Roberto a titular já!

24/8/09 01:43
Vimaranes disse...

Atenção, não disse que Douglas não foi hoje uma nulidade em campo, o que disse foi que me parece que um jogador com as características do Douglas tem de ser bem servido, o que hoje não aconteceu por exemplo, e assim sendo fica perdido no campo, mas acho que mais por culpa da estratégia da equipa do que de uma possível má forma. Agora, também me parece que quer com Douglas, quer com Roberto, estaremos bem servidos e, face à menor produção de Douglas, não me espantaria que Vingada pudesse dar oportunidade ao melhor marcador da época passada.

24/8/09 01:47
jotafundador disse...

O Douglas está muito pesado, logo muito lento. Não consegue ter mobilidade e hoje por duas vezes não chegou a tempo a duas bolas perfeitamente ao seu alcance. Já em Setúbal se arrastou no campo devido ao seu peso inadequado para um jogador de futebol.
Quanto ao Andrézinho, notei (tal com em Setúbal) falta de eficácia e trapalhão.

24/8/09 01:57
Orlando Novais disse...

O Douglas até pode vir a ser um grande goleador nato, e fazer boas exibições, mas neste momento não tem lugar a titular, é uma injustiça, o Roberto ficar no banco. de resto acho que a equipa foi bem montada, e é assim que deve ser nos proximos jogos.

Orlando Novais

24/8/09 09:25
Filipe disse...

este treinador não gosta do futebol do Roberto está visto!!!!! como é possivel o melhor marcador da época passada nem sequer ser opção??????!!!!!!!!!!!!!!!!!!! andamos a perder um craque nos jogos da equipa B enfim enfim mais do mesmo e do mesmo novamente!!!!!!!!!
Parece que estão a preparar-se para o despachar... ele que já nos deu a vfelicidade de marcar contra os mouros :/ não se faz!!!!!!!!

24/8/09 10:17
Louso disse...

Roberto a titular!!! JÀ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

24/8/09 10:26
Louso disse...

Roberto a titular!!! JÀ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

24/8/09 10:26
Anónimo disse...

Tangerina com uma boa exibição, por pouco não marcou. há dias assim.
Roberto esquecido e Marquinho sem se perceber não joga. (...)

24/8/09 11:00
dani82 disse...

Apenas queria referir uma coisa:

Se me perguntassem se esta táctica 3x4x3 que se transformava em 3x5x2 quando necessári, era boa diria que não!

Ontém o treinador surpreendeu-me e gostei! Contra equipas mais fortes colocou-se o Andrézinho, agora com mais fracas coloque-se o Rui Miguel no seu lugar e temos equipa!

24/8/09 11:03
dani82 disse...

Esqueci-me de mencionar outra coisa:

As agressões que alguns adeptos do Benfica (jovens de 14 anos) e outros mais velhos sofreram no exterior do estádio após o final do jogo por APENAS trazerem consigo a camisola ou o cachecol do clube foi COBARDE E INTOLERAVEL...UMA VERGONHA!

É P0R CAUSA DESTES PAROLOS QUE NÃO IREI VER O VITÓRIA FORA DE PORTAS, PORQUE AMANHÃ TAMBÉM SEREI AGREDIDO APENAS POR SER VITORIANO! E um dia nem ao nosso estádio volto!

Não quero que o meu filho cresça a pensar e às vezes a ter que dar razão que os vitorianos são uns arruaceiros!!!

24/8/09 11:09
dani82 disse...

...Aproveito e peço ao VIMARANES, dono de um excelente espaço de conversa vimaranense, que publique algo para incitar o FIM desta violência INEXPLICAVEL!

Se nos outros estádios já fomos ou seremos agredidos não se admirem porquê!!! Desde o estádio até ao GuimarãesShopping foi uma vergonha!

Ninguém ficou mais lixado do que eu por termos perdido, no estádio também cantei a canção insultuosa ao SLB, fruto do calor, do ambiente do jogo; Mas daí a partir para a violência....

Fico triste e revoltado porque ontém vi com os meus olhos alguma da fama que nós vitorianos temos, a justificar-se!

E ando eu a pregar aos meus amigos que não tem qualquer paixão clubistica por qualquer clube que em Guimarães não é como se diz, todos podem ir ao futebol com o cachecol do seu clube desde que não provoquem!

Ontém não aconteceu isso! Para ser agredido bastava estar de vermelho!

E assim, um dia (daqui a 20 anos), no estádio teremos apenas sócios BAD BOYS....

Continuarei SEMPRE A SER VITORIANO...MAS DOS BONS!!!

24/8/09 11:20
Anónimo disse...

Ainda nao entendo porque o melhor marcador e jogador da epoca passada (ROBERTO) nao esta a titular desta equipa. E uma cobardia com o gajo que da o sangue no relvado e quem tantas alegrias deu ao Vitoria. Gostaria de poder ver o ROberto jogando ao lado de Targino ou novamente Marquinhos que nem lenbrado com o gajo esta. Sera que o vingada e discipulo de Cajuda, e nao ve o que e bom para a equipa e sim para o seu ego.
ROBERTO A TITULAR JÁ......

24/8/09 11:37
Anónimo disse...

Gostava de sublinha as duas fracas exibições (senão mesmo péssimas) do Douglas consecutivas. Sim, é um avançado e área mas os avançados de área devem tb pressionar e não perder bolas a meio campo. São duas más exibições. também de nptar o seu fraco empenho nos treinos. Concordo totalmente na colocação do Roberto já na Mata Real. Assim é melhopr para o Douglas no aspecto psicológico, para ficar mais humilde e empenhar-se mais

24/8/09 16:09
miguels disse...

Não tenho a certeza, mas há um acordo entre os árbitros e a equipa da luz, não há? Este acordo define que, quando a equipa não está a ganhar, e um jogador do benfica se atira para chão, é falta!?

Assim se ganham os jogos.

O Vitória devia aprender a não lhes dar hipótese de fazer isto. Temos de nos proteger. Esta ingenuidade só nos prejudica. Quem não se lembra de Fábio Coentrão, ainda no Rio Ave, a levar um cartão vermelho por simulações recorrentes EXACTAMENTE IGUAIS às de ontem? Desta vez tinha outra camisola que lhe perdoou a simulação e ainda lhe deu um pontapé livre. Só não vê quem não quer ver...

Em relação ao jogo do Vitória, só faltou mesmo a finalização. Jogámos bem!

Boa análise de Vimaranes neste post.

24/8/09 16:16
Anónimo disse...

Então Vitorianos antes do ultimo jogo em Setubal querias ascender ao 1º lugar e passados 8 dias já andais
pelo ultimo.
Imaginai com 2 jogos realizados já levais 5 pontos de avanço do Braga,imaginai com quantos ides ficar no fim do campeonato.
Mais um ano que ides passar a olhar para cima.
SAUDAÇÕES BRACARENSES

24/8/09 18:20
Anónimo disse...

O Roberto não tem de entrar só para que outros se tornem mais humildes mas sim pq neste momento está melhor!!!!está dito

24/8/09 18:25
Anónimo disse...

LT é sim senhor penalty ele da com a mao mas a bola batia-lhe no peito e nao tinha ninguem a pressionar isso é para amrelo e o javi garcia nao ia bem expulso aos 30 min pois logo perto dos 15 min cometeu uma falta sobre o douglas de claro amarelo mas o arbito perdoou e depois comete outra sobre o jorge gonçalves e tambem é para amarelo e ai ele nao podia recusar e depois sobre o nuno assis tambem é para amarelo ele nao o amostrou mas era o segundo amarelo (que dava expulsao) mas quando o arbito é socio do clube nao se pode dizer mais nada.(mas tanto faz que seja este ou o braqarense ou o lucilio batista nao ia ser nestes lances ia ser noutros mas o vitoria nao ganhava pois é como diz o douglas "o benfica tem que ser campiao e nem que eles tenham que roubar nos jogos todos o benfica tem que ser campião".

E bracarense tende cuidado para ver se o porto nao pede os vossos jogadores pois sois a equipa B do porto portanto tais as ordens dele.
E a temorada começou agora e resultado ve-se ao fim

26/8/09 01:59