quarta-feira, agosto 12, 2009

Vira Bar com História


Situado a poucos metros da Muralha documentada, onde se pode ler “AQUI NASCEU PORTUGAL”, o VIRA BAR, distingue-se pela sua decoração e atendimento personalizado. Local emblemático do centro histórico, situa-se na antiga zona amuralhada (no Século XIII), particularmente aquela que encerrava a burguesa e mesteiral «vila de baixo», hoje designada por Alameda de S. Dâmaso. Talvez pela riqueza histórica de Guimarães e pela importância que teve na fundação de Portugal, o VIRA BAR, homenageia permanentemente a cidade e o Rei D. Afonso Henriques, basta entrar e apreciar, de preferência com calma, depois delicie-se com a gastronomia, as iguarias são diversificadas, devidamente acompanhadas de uma boa cerveja ou um bom vinho. Há dezenas de fotografias a preto e branco (as mais antigas) e a cores (mais actuais) da cidade de Guimarães espalhadas pelas paredes das várias salas e pisos do VIRA BAR. A cervejaria tem um ambiente agradável e calmo. Muitas das pessoas que o frequentam são turistas e pessoas de negócios, são geralmente de uma faixa etária acima dos 30 anos. Miguel Cardoso é o gerente deste encantador espaço, um Vimaranense e Vitoriano desde sempre. Vale a pena a visita.





6 Comentários:

Joca Silveira disse...

È com toda a certeza um dos bons estabelecimentos de cerveja e afins da nossa cidade.
Apesar de poucas vezes ter frequentado o espaço, devo dizer que o serviço é bastante profissional e com boa qualidade.
Que seja para manter.

12/8/09 19:24
jotafundador disse...

Obrigado pelo comentário Joca Silveira.
É de facto um espaço diferente e muito agradável. Como agradaveis espero que sejam os jantares com os leitores vencedores dos passatempos e jogadores do Vitória.

13/8/09 14:55
Anónimo disse...

E quando é que vamos ter no estádio, uma cafetaria/cervejaria/restaurante tipo Vira-Bar?
Há condições para isso, basta aparecer algum vitoriano interessado e lançar o repto á Direcção.
Acredito que o sucesso era garantido.

13/8/09 16:40
jotafundador disse...

Aqui está uma excelente ideia caro anónimo.
Já é altura de os Vitorianos e adeptos que nos visitam, ter um local ou vários dentro do estádio, com serviços de qualidade.
Os bares do estádio, não oferecem nem qualidade nem quantidade no que concerne a produtos comestíveis.
Quando aparecer algum que assegure um bom serviço, e a preços mais ou menos acessíveis (normais),estou certo que os adeptos deixarão de levar bolachas ou sandes para o estádio, correndo o risco de não entrarem com elas.

13/8/09 17:46
Anónimo disse...

Esse espaço como se percebeu, deve ocupar um lugar de preferência virado para a Rua S.Gonçalo.
Ou seja "tipo loja do Vitória",podendo funcionar todos os dias e até á noite, para que os vitorianos e não só, provem uma francesinha e bebam um fino.

13/8/09 19:45
jotafundador disse...

Caro anónimo, este espaço, fica situado na Alameda de S. Dâmaso, muito próximo do Toural e da Muralha, onde se pode ler "AQUI NASCEU PORTUGAL".

Tem no entanto outra entrada, pela Feira do Pão, que facilita o estacionamento automóvel.

14/8/09 12:58