segunda-feira, março 22, 2010

Alteração da política de comentários


Desde a sua criação, que o VIMARANES tem permitido comentários a leitores que preferem manter o anonimato. Essa opção permitiu desde sempre que este espaço de opinião e comentário fosse alargado a qualquer leitor, o que naturalmente tem as suas vantagens mas também as suas desvantagens. Assumimos que, principalmente, neste período eleitoral, o teor de grande parte dos comentários esteve longe do admissível, contudo nunca seria em plena campanha que alteraríamos a política de comentários, por razões lógicas. Censurar uns e não censurar outros também não seria a melhor opção. Daí que, e agora que terminou o período eleitoral, resolvemos restringir os comentários apenas a utilizadores com uma conta google. Obviamente que esta decisão, acabará por prejudicar tanto aqueles que sob anonimato deixam o seu comentário com elevação, como os outros que apenas o fazem para denegrir a imagem seja de quem for. Mas, como em qualquer limitação, pagam sempre uns pelos outros.

O VIMARANES quer continuar a ser um espaço de total liberdade de opinião e de comentário, sem o dever de isenção no que aqui se escreve, porque é disso que vive um blogue de opinião, mas vai definitivamente "apertar a malha" que tudo fez para não apertar durante estes 4 anos de existência. A política de comentários em termos de conteúdo, não será alterada, mas a partir de agora o blogue irá ainda cumprir à risca aquilo que tem desde sempre definido e escrito na caixa de comentários "(...) não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo - contra os infractores (...)".

Estamos sempre abertos a qualquer sugestão neste sentido, embora pensemos que esta é a decisão que melhor defende os interesses do blogue, dos nossos leitores e, claro, de qualquer saudável discussão.

A administração,

28 Comentários:

Paulo César disse...

Vimaranes, apoiado.

22/3/10 12:25
luis cirilo disse...

Naturalmente que se trata de uma medida que merece todo o aplauso.
Porque o Vimaranes e um excelente blog que em nada depende do numero de comentarios por post para ser uma referencia no universo vitoriano.
Parabens pela decisao.

22/3/10 12:25
Vimaranes disse...

Não posso dizer que esteja satisfeito com a decisão. Acima de tudo porque não ser obrigado a tomá-lo. Mas por imperativos, também eles lógicos, tornou-se na única opção.

22/3/10 12:28
Rui Rodrigues disse...

Parabens.
Apoiado.

22/3/10 12:31
lafuente disse...

Caro Carlos Ribeiro eu tenho uma conta google como faço agora para continuar a comentar?É que eu não percebo muito destas situações?

22/3/10 12:34
Vimaranes disse...

Já está a comentar caro lafuente e a política já está activa. Basicamente o que significa é que quem quiser comentar terá sempre de aqui no espaço de comentários colocar o username e a pass usadas para aceder ao gmail por exemplo.

22/3/10 12:36
lafuente disse...

Sim eu não queria é que aparece-se aquela ligação que me permite eliminar o comentário.Obrigado.

22/3/10 12:40
José Rialto disse...

Finalmente, meu caro.
A medida impunha-se porque há pessoas que não conseguem perceber a diferença entre liberdade e libertinagem, que não conseguem perceber que o conceito de liberdade está intimamente relacionado com os de resposabilidade e respeito.
E quando assim é...

22/3/10 12:49
Jota disse...

Muito bem. Agora já vou ter mais vontade de perder algum tempo a ler os comentarios.

22/3/10 13:09
JoaoSousa disse...

Uma boa medida, pode ser que agora se consigam encontrar melhor os comentários construtivos.

Mas o fim das eleições já faz o trolling diminuir muito também

22/3/10 13:24
Daniel Abreu disse...

acho muito bem, pois muita gente so vinha para aqui criticar em anonimato e sem ninguém saber se seriam vitorianos ou ate os vizinhos marroquinos!
que com certeza seriam os primeiros a querer denegrir a nossa imagem!

assim sempre será uma maneira de conseguir perceber realmente quem esta por de traz dos comentários.

um abraço a todos os leitores e continuação de um excelente trabalho que sempre foi feito neste blog!

22/3/10 13:46
José disse...

E agora como é que o EMS vem comentar aqui sem ser reconhecido??


PS: Tão e o meu jantar??? :p

22/3/10 13:51
Vimaranes disse...

Caro José, tem toda a razão. O tempo não tem sido muito e o período que atravessamos ainda dificultou mais. Daremos notícias em breve.
Abraço.

22/3/10 13:57
y0rk3 disse...

Sem dúvida é uma medida que já há muito deveria ter sido tomada. Finalmente teremos um espaço onde o bom senso e a crítica construtiva virá ao de cima!

22/3/10 14:31
José M.pereira disse...

Tendo em conta os comentários aqui produzidos, quase sempre encapotados pelo anonimato, alguns dos quais até inqualificáveis, acho tratar-se de uma boa medida.
Abraço,

22/3/10 14:47
João Carvalho disse...

Parbens. È (infelizmente) uma medida muito necessaria. O teor dos comentários de meia-duzia de energumenos estava a por em causa não apenas a imagem de um Blogue vitoriano de referencia como tambem a de todos os Vitorianos que frequentam estes meios.

22/3/10 15:12
druyda disse...

acho bem, acho bem...

22/3/10 15:37
Júlio Vieira de Castro disse...

Eu avisei-te...

Vais ver que a "valentia" de alguns se "esgotou" repentinamente...

Abraço

P.S. - pena é que que apenas se impediu a entrada de "anónimos" no meu blogue favorito, o "meu" Vitória continua cheio deles...

22/3/10 16:21
Ricardo Silva disse...

Estou completamente de acordo e agora virei com mais frequencia a este blog e como diz o jota,ja vou perder mais tempo a ler todos os comentarios!Abraço a todos

22/3/10 16:37
Diogo Ferreira disse...

Como visitante deste blog, apoio esta medida.

22/3/10 17:02
Ricardo Lopes disse...

Estava com a ideia que algum dia isso teria que acontecer. Boa decisão. Abraço.


Ricardo Lopes

22/3/10 17:14
paulo disse...

MUITOS PARABENS CARO CARLOS RIBEIRO PELA MEDIDA QUE TOMAS TE. EU JÁ GOSTAVA MUITO DESTE BLOGUE,MAS AGORA AINDA GOSTO MAIS. CONTINUA O GRANDE TRABALHO QUE TENS FEITO.

22/3/10 18:46
Benedictus disse...

Boa, Vimaranes!

Imaginem como seria passar por uma rua onde toda a gente teria a cara tapada por um capuz, vociferando os mais infames impropérios...

Tal como tu, também eu sou completamente a favor da total liberdade de expressão e opinião, mas é um facto que a caixa de comentários do teu blogue já se estava a tornar quase intransitável.

Agora sim, vai ser possível seguir atentamente o que aqui se vai escrevendo e discutindo de forma mais ordeira e, acima de tudo, mais saudável.

Um abraço!

22/3/10 19:44
jose disse...

Parabéns Vimaranes, pela decisão que tomas-te...mais vale tarde do que nunca...
Acho,não, tenho a certeza que " todos nós vamos ganhar" com a tua atitude...
Parabéns

José Ferreira

22/3/10 19:58
antonio silva disse...

Estou totalmente de acordo com a medida que foi tomada.

22/3/10 21:17
Luís André Costa disse...

Completamente de acordo, quem quiser denegrir a imagem dos outros que o faça, mas todos saberão quem o é!

22/3/10 22:32
vip- franca disse...

Finalmente paréce que vai acabar os intrusos.

Parabens

23/3/10 16:20
José Manuel (Nelo) disse...

Viva o Vimaranes.

24/3/10 06:50