segunda-feira, março 08, 2010

A caminho da europa

VITÓRIA 2-0 NACIONAL (Roberto e Desmarets)


Já diz a música e é bem verdade. Terceiro triunfo consecutivo, quarto jogo sem sofrer golos e o 5º lugar isolado a dois pontos do 4º posto e por isso mesmo com todas as possibilidades de garantir um lugar na Liga Europa do próximo ano.

Mas comecemos pelo público, acima de tudo para saudar os 11.505 resistentes que, num dia de semana a uma hora tudo menos própria, aguentaram um vento gélido que pedia era uma manta nas pernas, junto à lareira e o visionamento do jogo na televisão.

Relativamente ao encontro. Um bom triunfo do Vitória diante de um adversário directo na mesma luta com uma entrada em jogo que quase tudo decidiu. E que entrada. Em apenas 7 minutos, duas oportunidades flagrantes de golo, uma grande penalidade por marcar e um golo, pleno de oportunidade do ponta-de-lança Roberto. Aliás, verdade seja dita, Roberto esteve hoje bem diferente dos últimos jogos, muito mais activo e com três grandes ocasiões para marcar.

Sem dúvida que a excelente entrada em jogo do Vitória resultou num verdadeiro "safanão" ao Nacional que, atordoado, demorou a reagir. Neste período a equipa vitoriana esteve sempre muito compacta e não permitiu qualquer tipo de reacção aos madeirenses.

Curiosamente, até foi no período mais incaracterístico que o Vitória acabou por marcar o segundo golo. E que golo! Seguramente o melhor momento da partida. Excelente passe de Moreno, jogada de classe de Nuno Assis e de primeira Desmarets a bater Bracalli, com os nacionalistas de olhos trocados.

A vantagem ao intervalo e a apatia até então evidenciada pelo Nacional deixava, naturalmente, boas perspectivas para o que ainda restava do jogo. Em termos de qualidade, a segunda parte não esteve ao nível da primeira, muito porque o Vitória baixou o ritmo e o Nacional nunca pareceu muito capaz contrariar os vitorianos.

É verdade que os da Madeira ainda tiveram oportunidades para alvejar a baliza de Nilson, mas ficou sempre a ideia de que o Vitória tinha o jogo controlado e sempre que acelerava o ritmo criava muitas dificuldades aos comandados por Manuel Machado. Aliás, talvez não seja exagero comparar-se este jogo com o da primeira volta, mas com a natural inversão de papéis.

Em suma, um excelente resultado do Vitória que continua a mostrar solidez na defesa, ao não sofrer golos há quatro jogos e que continua a ter Nuno Assis como o seu principal protagonista. A batuta fica bem ao maestro que Paulo Sérgio "exige" na África do Sul. O regresso aos golos de Roberto é também uma boa notícia e pode servir de motivação acrescida para o avançado brasileiro que andava arredado deles e das boas exibições.

Na próxima jornada, o Vitória joga o 4º lugar em Alvalade num jogo que terá frente-a-frente duas equipas numa fase ascendente, em termos de resultados.

30 Comentários:

Anónimo disse...

Paulo Sergio tem toda a razao: O MAGICO NUNO ASSIM NAO IR A SELECÇAO E UM CRIME. Nao vejo nenhum medio criativo em tao boa forma como o " nosso " NUNO.

9/3/10 00:20
Anónimo disse...

É fazer uma petição : NUNO ASSIS PARA O MUNDIAL, JÁ !

9/3/10 00:30
miguel disse...

A análise de Vimaranes é justa e correcta. Devemos, hoje, elogiar o bom jogo que o Vitória fez, contrariando algumas opiniões que por aqui surgem a acusar este blog de deita-abaixo...

Finalmente vimos um jogo descansados.
Só tenho pena, como muitos concordarão, da dificuldade desta equipa em finalizar jogadas que bem mereciam terminar em golo!

9/3/10 02:46
Anónimo disse...

Senhor Vimaranes, lembra-se de num comentário anterior à cerca de 2 semanas eu dizer-lhe que devíamos todos fazer algo para Nuno Assis ir à selecção???? Parece que afinal até o nosso treinador já entrou na "onda", vamos lá criar pressão porque se ele continuar a jogar assim, que está a jogar muito ainda vai ser preso.

Cristiano Silva

Rumo ao 3º lugar

9/3/10 05:05
Helder disse...

Estes sim são os verdadeiros adeptos!!!
lá dizia o ditado mais vale poucos e bons!!!!!!!
Pena é a ditadura da tv, houve mais adeptos que não puderam ir.
frio!?
Quem ama o vitoria aguenta isso e muito mais!!!

9/3/10 08:02
Anónimo disse...

Excelente jogo de raça,a raça que temos que ter em todos os jogos até ao fim do campeonato,uma dupla de centrais a ficar para a proxima temporada um falso lateral esquerdo em grande forma,bom jogo de Moreno,Desmarets e rui Miguel,Joao Alves assim assim,um roberto lutador um fantastico Assis.Nota negativa para o Marquinho jogador para 15 minutos o maximo!
Vai ser uma luta titanica até ao fim,por isso, força rapazes!!!!!

9/3/10 08:45
Anónimo disse...

Ei vimaranes,quer queiras quer nao,o VITORIA ganhando nao ajuda nada a tua quimera nas eleiçoes contra o milinho!Vida dificil...

9/3/10 10:50
Anónimo disse...

Infelizmente acho que o Nuno só tem hipoteses de ir ao Mungial se O Vitória ficar à frente do Sporting.

Porque a verdade é que ninguém gosta de nós e ninguém nos ouve por muito barulho que façamos!

Mas esperemos que vá, bem merece.

PS: O Queiros gosta é de meter extremos a jogar como segundo avançado ou médio criativo... depois admira-se que Portugal é assobiado!!

9/3/10 10:56
Anónimo disse...

Safa. E vim eu de Buenos Aires, com uma temperatura amena, para apanhar um frio destes.
Mas valeu a pena. Mas este já passou à história.
Domingo´, ou lá quando é, é que é.
Há que jogar com garra para esfolar o leão. Pena não poder assistir. Prá frenre Vitória.
Da Costa.

9/3/10 11:09
Vimaranes disse...

Caro anónimo, das 10:50h, não confundo os resultados imediatos com as eleições. Espero que não seja o único. Se o fizesse estaria a admitir que quem está no poder quer que o clube ganhe e quem está nas oposições quer que o clube perca. Ora como parto do principio que estamos a falar de vitorianos, admito que, quando o Vitória joga, todos torcemos pelo menos. Não vamos confundir resultados imediatos com o futuro do Vitória, por favor.

9/3/10 11:18
Anónimo disse...

Opa o Vitória ganhouuu!!!!
Que azar LISTA A....butre!

9/3/10 11:25
Anónimo disse...

Mas nos sabemos caro vimaranes que nao é assim...Alem disso nao se diz que quem é presidente do VITORIA ESTA NO PODER!Isto nao é um partido politico!!!

9/3/10 11:35
Vimaranes disse...

Não sei se sabemos. Eu não sei pelo menos. Quanto à expressão "poder". As expressões "poder" e "oposição" são usualmente usadas em em eleições. Admito que não exista "poder" da mesma forma que deverá admitir comigo que, assim sendo, "oposição" também é uma expressão exagerada.
Voltemos ao jogo, que é o que importa. A campanha segue noutros posts.

9/3/10 11:47
Anderson disse...

Muito boa crônica Vimaranes, como diz o caro miguel...Justa e correta!
As vezes, costumo usar uma expressão que diz +ou- assim: A mesma mão que serve para bater, serve também para acariciar, ou seja, críticas e elogios, cada qual em sua hora.
Parabéns a todos jogadores, em especial a três: ROBERTO, DESMARETS e NUNO ASSIS. Os dois primeiros, pelos gols, entrega e luta, assim "calando" a muitos que ultimamente tem duvidado de suas qualidades e capacidades. Ao NUNO, pela magia, maestria e elegância que conduz a equipe, e seria uma baita injustiça não leva-lo a África. Aposto na sua ida, e confesso que vai ser um gosto muito grande, ve-lo jogar contra o "meu" BRASIL!

9/3/10 12:38
Zeca Diabo disse...

Desculpa lá Manel (Machado), mas este é o único confronto que quero mesmo que percas...e perdeste !
Todos os outros, desejo-te sinceramente, que te corram bem.
Foi bom ver-te novamente na tua Cidade, com saude e com o teu vitorianismo e claro o teu vimaranensismo. Guimarães precisa sempre de ti.
A tua carreira -mais cedo ou mais tarde- passa novamente pelo teu Vitória.

9/3/10 12:38
Anónimo disse...

Até ao dia esqueçam as pu.... das eleições, pensem mas pensem bem, e quando chegar o dia votem de acordo com a vossa consciência.
Apoiem o Vitória, todo o Vitória não só os séniores do futebol mas todos os 1.200 atletas do clube !!!

9/3/10 12:41
João Meireles disse...

Acho que o Moreno merece uma palavra. É sempre o primeiro a ser assobiado nesta terra que é boa madrasta e má mãe, simplesmente porque sente o clube como qualquer um de nós. Este ano está a fazer uma época incrível, principalmente no meio campo que é a sua posição natural mas mesmo a central esteve quase sempre bem. Para mim o melhor jogador do VSC actualmente (a par do Assis) e bem mereceu que me tivesse levantado para a ovação, fossem todos como ele e lutávamos por títulos. Igualmente o João Alves, tantas vezes criticado (por vezes com razão outras nem tanto) tem demonstrado uma subida de forma assinalável, faz kms naquele meio campo e tem um papel preponderante apesar de por vezes passar despercebido a quem gosta de ver fintinhas e brincas na areia, tácticamente é uma âncora e começa a regressar ao nível de outros tempos o que seria uma mais-valia assinalável para o VSC. A estes dois uma palavra de enorme apreço.

9/3/10 12:52
helder martins disse...

bom jogo os tres pontos ainda melhor...quanto aos adeptos que la estavam so se pode dizer que sao os verdadeiros que sao aqueles que nunca abandonom o vitoria seja ele qual for o mutivo (tambem e verdade que muita gente nao pode ir por mutivos pesoais) mas quem foi teve a vontande de estar e de ganhar como tiveram os jogadores...sempre com o vitoria ate ao ultimo suspiro desta vida.....quanto a nuno asis nao sei mais que precisa fazer 1 jogador como o nuno para ser chamado a seleçao nao entendo como a pessoas tao cegas mas em fim...para o proximo jogo que se faça em guimaraes nos vitorianos devemos e ficar em casa e nao comparecer porque na minha opiniao o nuno asis foi convocado para o ultimo jogo que a seleçao fez em guimaraes tudo isso para ser 1 chama porque toda gente sabe como e o povo vimaranense...somos unicos em todo o sentido....se nuno asis tivese num deses tres grandes ja la estava e era bem capaz de fazer capa em todos os jornais pela manera que joga em fim.....seleçao e para quem les comvem.....agora temos e que pensar e xegar os objectivos e tentar vencer em teras mouras...força vitoria e vitorianos

9/3/10 13:02
Anónimo disse...

Não tem emblema dos tres grandes, não tem direito a ir á selecção.

9/3/10 14:05
Anónimo disse...

nuno á selecção.

Parabéns vitorinha

9/3/10 14:14
Paulo César disse...

Faltou dizer que como equipa fizemos um grande jogo.

Pessoalmente queria dar aqui uma palavra que acho justa a dois jogadores que já muito critiquei, pelo que é justo que agora sejam enaltecidos:

- Nilson: é neste momento tão só o melhor GR da I Liga. Impressionante dentro dos postes, em atenção e concentração, o autêntico "gato preto" que tem sido a âncor desta equipa.

- Moreno: tem sido sempre dos melhores em campo, com uma qualidade que o pode levar a outros voos. Nota-se uma grande diferença na mentalidade do jogador, muito mais calmo e a não se deixar levar pelas emoções, que faziam com que entrasse numa espiral de asneiras. Excelente !

E claro, uma palavra para Nuno Assis. Dá gosto ver jogar o nosso "Rato Mickey", magia pura.
Vai ficar na memória dos Vitorianos como um dos maiores, ao lado de Paulinho Cascavel, Pedro Barbosa, etc., e será mesmo um crime não ir ao mundial.

Em Alvalade é para ganhar estou convencido.

9/3/10 15:45
Anónimo disse...

Subscrevo em absoluto o que escreve Zeca Diabo.
Prof. Manuel Machado um senhor do futebol, merece um clube uma região uma massa adepta...
Vitória e Guimarães adoram-te.
Por isso, o teu regresso será um dia a nossa alegria.

9/3/10 16:42
lafuente disse...

Por motivos de saude nem sequer vi o jogo na tv.Mas vi agora os jornais e a vitória foi indiscutivel.A que continuar nesta senda.

9/3/10 16:59
Anónimo disse...

Pergunto eu ,querem que ele vá à selecção para que?

Para depois ser vendido por meia-duzia de trocos?

Deixai-o tar aqui ,que está muito bem!

9/3/10 17:27
Anónimo disse...

O tanto criticado Marcou !
É mesmo estupidez certas criticas que no estadio se ouve para os jogadores... Mas enfim treinadores de bancadas á tantos.

ROBERTO O MELHOR NÃO PORQUE MARCOU MAS SIM MAS PELA A DEDICAÇÃO E RESPEITO QUE ELE TEM PELO O VITÓRIA!


Cláudia Pereira .

9/3/10 22:18
Anónimo disse...

(já que há tantos grupos lá no facebook, era bom criar um a dizer algo do género "queremos o Nuno Assis no Mundial"

9/3/10 23:15
Vimaranes disse...

Já existe caro anónimo:

http://www.facebook.com/group.php?gid=378123577526

9/3/10 23:19
Anónimo disse...

peço desculpa. dirigi-me agora ao vitoriasempre e vi lá.
obrigado na mesma, caro vimaranes.

9/3/10 23:23
Anónimo disse...

Tanta preocupaçao de tanta gente para o Nuno Assis ir á seleção,PARA QUÊ? O que é q contribui para o campeonato do Vitoria?Só se for por vaidade em dizer q tá lá um jogador do Vitoria.

10/3/10 12:00
Anderson disse...

Caro Vimaranes, vai ser possível o download dos gols?
Abraço...

11/3/10 11:35