domingo, março 14, 2010

Como perder um jogo em apenas 10 minutos

SPORTING 3-1 VITÓRIA (Valdomiro)


Poderia ser o título de um qualquer manual de futebol, teorizado por um qualquer especialista do fenómeno e hoje exemplificado na prática pela equipa do Vitória em Alvalade. Em apenas 10 minutos, o Vitória sofreu dois golos e não acabou os vinte sem sofrer o terceiro. No fundo, a equipa não existiu nesse período, e só conseguiu acordar do sono profundo depois do terceiro golo.

Essencialmente a estratégia começou a ruir pela zona que melhor conta de si tinha dado nos últimos encontros. Uma equipa que não sofria golos há 4 jogos, só hoje sofreu 3 em vinte minutos. Impensável cometerem-se tantos erros defensivos até mais quando eles surgem daquele que tem sido um dos maiores esteios, Gustavo.

Com um resultado tão desnivelado (e tão cedo desnivelado) não restava outra opção ao Vitória do que correr atrás do prejuízo e tentar seguir o jogo com dignidade, principalmente numa altura em que o avolumar do marcador fazia temer o pior.

Na segunda parte a verdade é que o Vitória mostrou uma outra face. Paulo Sérgio já tinha arriscado com a saída de João Alves e a entrada de Douglas na primeira parte e voltou a fazê-lo com a saída de Moreno e a entrada de Marquinho. E foi na etapa complementar, onde os vitorianos tiveram várias oportunidades de golo.

Valdomiro subiu ao 2º andar para bater Rui Patrício e reduzir a desvantagem, e já depois quer Douglas, quer Andrezinho obrigaram a duas excelentes intervenções do guardião leonino. Foi aliás nesse capítulo onde esteve uma das principais diferenças das duas equipas, a eficácia.

O Vitória teve ocasiões de golo de sobra para marcar na segunda parte, mas só conseguiu marcar por uma vez. Mas o problema nem residiu tanto aí, mas na forma como o Vitória deixou que o resultado se desnivelasse no decorrer do primeiro tempo. E quando se erra assim, ainda para mais no campo de um adversário de qualidade, as probabilidades de sucesso são sempre diminutas.

Deixo para o final a arbitragem de Bruno Paixão. Os dois lances de posição irregular da primeira parte não são da sua responsabilidade, mas são claros. Um em prejuízo claro do Vitória e outro em benefício. Finalmente, destaque para um lance na grande área na primeira parte em que a bola embateu no braço de um jogador do Sporting, e em que ficou, por isso, uma grande penalidade por assinalar.

O Vitória fica agora mais longe do 4º lugar - a cinco pontos e desvantagem no confronto directo - mantendo-se no 5º posto, numa jornada onde viu dois concorrentes directos também perderem, Leiria e Nacional.

12 Comentários:

kkk disse...

o treinador do VSC (paulo sérgio) tb é outro que não sabe o que diz: "boa arbitragem de "bruno paixão"...!?!?!? respeita o selecionar nacional, apesar da sua opinião sobre Nuno Assis, e deseja boa sorte ao Sporting na eliminatória da Uefa ao Zborzinnggg!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????

*** anda tudo maluco... mais um pouco pedia desculpa por ter estragado relvado de "alvalade"!!!!!!!!!!!!!!!

arbitagem mais que ablidosa... foi limpinho, apesar de o VSC não ter entrado bem no jogo, foi limpinho como era esperado, cartões por mostrar, penaltys por assinalar, faltas marcadas em sentido contrário, e claro mais tarde compensadas de modo a não ser tão escandaloso... até a MERDA da Sport TV fez parte desta "roubalheira", pois nos lances duvidosos contra o Zborzinggg, não mostrava repetição, ou para os distraidos mostrava imagens uns segundos antes ou depois, em que nada se via, pois a falta já tinha acontecido ou ia acontecer com outros intervenientes!!!

PS: alguém têm de ter a coragem de falar após os jogos sobre estas roubalheirs, se não têm coragem que abandonem o VSC, outrso como o Paulo sérgio devem estar à espera de um dia treinar um destes clubes de MERDA como o Zborrzinngg...!!!

14/3/10 23:00
Anónimo disse...

Estavamos a dois, logo a dif. é de 5 e em caso de empate...
Por isso o quarto foi-se. Há que ganhar os jogos em casa e tentar pontuar nalguns fora. Eu acredito que o 5º lugar não nos escapará.
Da Costa.

14/3/10 23:01
Vimaranes disse...

Sim, o 4º lugar fica agora muito complicado, não só pela diferença de pontos (na prática, 6 pontos), mas também pela dificuldade do nosso calendário até final, com deslocações a Braga, Porto e Vila do Conde.

14/3/10 23:07
lafuente disse...

Meia hora muito má e com erros gritantes que comprometeram em tudo o que era planeado pelo paulo sérgio.O 1-golo em fora de jogo e o 2-infantilmente consentido pelo gustavo assim como o 3 onde novamente o gustavo que até nem costuma falhar deitaram por terra as esperanças que nós vitorianos depositavamos na nossa equipa.Agora a que pensar na próxima jornada e segurar o 5-lugar que no final do campeonato já pode ser muito rentável.

14/3/10 23:08
helder martins disse...

o noso dia nao foi hoje em 20minutos desidiuse o jogo o vitoria xegou 20minutos atrasado o jogo...m as a verdade e que continuamos a falhar golos certo parece imposivel co mo se falha asim....ums aproveitam otros nao.....em fim nao foi o nosso dia e quanto a arbitragem e mais do mesmo e nos como eu ja venho dizendo ja estamos abituados...e o pior e que ninguem nos defende nem 1 buquita se da a nao ser a indirecta que paulo sergio deu a dizer que todos viram asim como os da sportv...em fim coisas fizeram os nosso jogadores que nao se podia fazer......agora e esperar o proximo jogo e entrar para ganhar e jogar com gara,,,,força vitoria apesar de tudo nosso amor nunca diminui por ti............

14/3/10 23:08
lafuente disse...

O Paulo Sérgio no site da bola caro KKK vem a queixar-se de 2 penaltis.O 1 é nitido pois o polga só lhe faltou andar com ela aos ombros.Foi mais uma arbitragem a Paixão sem qualidade nenhuma.

14/3/10 23:10
Vimaranes disse...

O 2º lance se é aquele em que os jogadores também reclamaram mão na segunda parte não me parece que seja.

14/3/10 23:12
lafuente disse...

Em suma em 4 oportunidades o sporting fez 3 golos nós em 5 fizemos um.Quando o Assis não aparece o vitóris resente-se em demasia.

14/3/10 23:12
Anónimo disse...

O jogo de hoje lança um péssimo pronuncio para a nossa equipa nos próximos tempos. A defender com esta displicência os jogos em Braga, porto e Vila do conde serão de enorme sofrimento, e atenção a uma coisa que é importante o Vitória só cresceu no jogo porque o Sporting também lhe interessava um jogo menos intenso após a folgada vantagem que já tinha conquistado. Fiquei com a enorme dúvida da capacidade de retaliação da nossa equipa.

Existe um fenómeno que me impõe enorme curiosidade, que é, o treinador não confia minimamente nos jogadores que tem no plantel e que habitualmente não jogam, e acho que é aqui que residem os meus maiores receios para o futuro próximo. Jorge gonçalves quase nunca entra!?!? Renan contratou-se e não joga!?!?!? Bruno Teles igual!?!? Douglas está num estado deploravel!?!? Carlitos, esse já nem se fala!?!? MArquinhos, na minha opinião, não tem classe para estar a vestir a camisola do nosso clube!?!?

Com este cenário é dificil levar esta equipa a lugares europeus se os habituais titulares não derem conta do recado.

Mas enfim vamos tentar conquistar os pontos todos em disputa no D. Afonso Henriques e esperar alguma surpresa em algum dos jogos fora. Portanto no próximo sábado, todos votar nas eleições e no próximo dia 27 apoiar a equipa já com a Académica que não será jogo fácil certamente!

Abraço, J.P.

15/3/10 01:00
Anónimo disse...

devias de falar dos adeptos presentes.. so se ouviam eles na tv.

15/3/10 09:46
Paulo César disse...

Defender mal + erros individuais + atacar mal + erros de arbitragem deu no que deu, mas principalmente perdemos por culpa própria. Niguem diria que o Lazaretti ia cometer os erros que cometeu. Há dias assim.

A diferença notou-se na eficácia. Não é justificação, mas só o Liedson ganha provavelmente mais do que os 11 juntos do Vitória em campo, é natural que marque golos daqueles.

No entanto e paradoxalmente gostei do Vitória como equipa. Depois desses famigerados 20 minutos a equipa uniu-se e deu uma boa resposta, com grande exibições à mistura (Andrezinho foi enorme. Fundamentalmente suaram e bem a camisola, valha-nos isso.

15/3/10 10:38
cc disse...

Em Alvalade somos sempre e sempre e sempre e vamos continuar a ser sempre Roubados.

De mansinho, e com os Lucilios e os paixões e o resto da comandita. está ecrito. Eles são grandes - Nós pequenos.

Nota: Eles são grandes por causa dos árbitros.

15/3/10 11:16