terça-feira, março 09, 2010

O que (ainda) falta para a Europa?

O caminho não será fácil. Nunca é. Ainda assim o que falta no caminho para a Europa? Os jogos fora de portas serão, seguramente, o maior "bico de obra" do Vitória, é que pela frente estarão 3 dos 4 primeiros classificados da Liga Sagres (Sporting, Braga e Porto) e o outro terá como palco o Estádio dos Arcos em Vila do Conde (Rio Ave) que já valeu esta temporada a eliminação da Taça de Portugal.

Aparentemente mais tranquilos serão os obstáculos que o Vitória terá pela frente no D. Afonso Henriques. O primeiro será frente à Académica de Vilas-Boas, um osso ainda assim duro de roer, e depois Olhanense e Belenenses que nessa altura estarão por certo entre os aflitos ou condenados. Para finalizar a época a recepção a um adversário directo na luta pela Europa, o Marítimo.

Em termos pontuais, a fasquia dos 50 pontos é quase sempre olhada como o garante para a qualificação europeia. A verdade é que assim foi no ano transacto com o 5º lugar. Mas há dois anos, por exemplo, chegaram 46 e há três 49. Se tivermos como meta os 50 pontos, então faltarão 17 pontos à equipa vitoriana. Com 4 jogos em casa e consequentemente 12 pontos em disputa, será essencial que o Vitória não perca pontos no D. Afonso Henriques. Sendo que mesmo assim, atingirá apenas os 45 pontos. Ou seja, seria fundamental ganhar pelo menos um jogo fora de portas. Contudo, a verdade é que atendendo aos pontos que têm os mais directos perseguidores do Vitória, não serão certamente necessários os 50 pontos e aparentemente os 45 até devem chegar. Veremos.

Claro que tudo isto estará sempre dependente do que fizerem os outros "candidatos", mas dá um sinal claro de que há ainda um árduo caminho a percorrer. Como curiosidade diga-se que, relativamente a idêntico período da época transacta o Vitória tem apenas mais 3 pontos, mas nessa altura estava a 6 pontos do 5º lugar e, este ano, está a 2 pontos do 4º posto.

16 Comentários:

Anónimo disse...

Oh Vimaranes, então não tens dado notícias do Ghilas!!!! Dos seus golos dos seus jogos!!!! Porque será???? Será que o homem nem do banco sai???? É que desde Outubro esse CRAQUE só jogou 27 minutos!!!!! Eu cá não o trocava por Nuno Assis, ainda tem muito para aprender com ele, que vá vendo os jogos do Vitória na TV!!!

9/3/10 13:07
Vimaranes disse...

Oh caro anónimo, não me lembre do dinheiro que perdemos com ele, por favor. E depois para falar nele, vem-me à memória o Geromel e... bem é melhor pensar no triunfo de ontem.

9/3/10 13:40
Anónimo disse...

E no banco ficava a época passada e a presente época caso estivesse no Vitória, nao era anónimo das 13:07?
Alem de ser um activo que só traria despesas com o ordenado, jogador jovem, com boas capacidades futebolisticas, internacional pelo seu pais, realmente foi bom deixa-lo ir depois de o dar a conhecer ao futebol, mais um bom negócio sem duvida...

Haja paciencia

9/3/10 14:21
Toze disse...

O pior é para o lugar do Ghilas, veio o craque... Jean Coral...

9/3/10 15:51
João Pedro Magalhães disse...

O Ghilas neste momento tem mais 530 minutos. Participou em quase todos os jogos. Tem um golo, que deu precisamente tres pontos importantissimos ao hull city.
Eu nao trocaria Nuno Assis por Ghilas. Apesar de querer que ghilas volte. Aquela magia toda era incansavel.Ate porque foi um grabde goelador
Ghilas volta!!

9/3/10 15:59
Anónimo disse...

Amigo João Pedro Magalhães ou não sabe fazer contas ou então quer fazer dos outros burros então 530 minutos em 29 jogos dá uma média de 18,27 minutos por jogo... o que não dá grande média...
Amigo anónimo das 14:21, quanto a internacional, porque será que não esteve presente na CAN 2010???? Será porque joga sempre no Hull City????

9/3/10 16:18
Anónimo disse...

comparar o ghilas ao nuno assis é insultar o assis, a bola para alguns é redonda demais, perdoai-lhes senhor!

9/3/10 16:26
lafuente disse...

Ganhar os jogos casa e conquistar 2empates fora ou um triunfo em vila do conde que ainda assim é o mais acessivel e vamos garantidamente a pré da liga europa.

9/3/10 17:05
Anónimo disse...

Alguem me pode dizer se o 5º lugar dá ou não acesso á liga europa?

9/3/10 17:09
Anónimo disse...

O Ghilas está lesionado , logo nao joga , so aparecem nabos..

9/3/10 17:19
Vimaranes disse...

Caro anónimo:

À partida apenas o 4º lugar daria acesso à Liga Europa, ou então o 5º lugar, caso a final da Taça de Portugal fosse disputada por clubes com a qualificação europeia já garantida.

Como pode ler aqui:

http://ovimaranes.blogspot.com/2010/02/esclarecimento.html

Contudo, dos 4 semi-finalistas da Taça de Portugal, apenas o FC Porto fez o devido licenciamento (pagamento de uma verba até 20 de Dezembro) para participar nas competições europeias e assim sendo, nem Naval, nem Rio Ave, nem Desp. Chaves, mesmo que ganham a Taça de Portugal, poderão garantir um lugar na Liga Europa. Assim sendo, o 5º lugar do campeonato passará a dar acesso à Liga Europa (isto se entretanto não se arranjar uma excepção como é fértil o futebol português...)

Como pode ler aqui:

http://ovimaranes.blogspot.com/2010/02/portugal-recupera-um-lugar.html

9/3/10 17:20
Luís disse...

O Gerardo, o Vitoriano do post das fotos da semana pensa e analisa melhor que o primeiro anónimo. Valha-te Deus, tu caladinho és um senhor, lembrar um dos melhores craques que já pisou o relvado do D. Afonso Henriques, é de nos deixar tristes, e melancólicos.
Nem me lebres que o Ghilas saiu de borliex. Mágico Ghilas.

9/3/10 17:58
Luís disse...

Em alvalada serve uma Vitória.
Se empatarmos, que se lixe, já venho para Guimarães contente.

Ontem não se jogou bem, bem, mas a Vitória assente como uma luva.

9/3/10 18:01
CASCAVEL disse...

Ha um pormenor que pode tronar-se importante na luta pela conquista do 4º lugar<. o VITÓRIA, até este momento, em caso de igualdade, só não tem vantagem no confronto directo com o Paços Ferreira.

9/3/10 18:21
Anónimo disse...

quanto ao gilas nao o trocava por o assis .mas que gozo me daria velos os dois na mesma equipa.de certeza que a esta hora tinhamos o triplo dos golos

silva ronfe

9/3/10 19:50
Vimaranes disse...

Bem lembrado caro Cascavel. Espera-se que fiquemos também em vantagem com o Sporting, será bom sinal.

9/3/10 21:34