sábado, abril 03, 2010

Carta de um leitor

Um dia de jogo...

Antes de falar sobre o jogo, posso dizer que hoje foi um dos dias mais tristes do futebol para mim como adepto, por isso acho que devo transmitir tudo o que senti hoje, desde a viagem até ao jogo...

Sexta feira dia 03 de Março de 2010, dérbi minhoto em que muitas emoções estavam em jogo desde a champions para o lado de Braga, como a consolidação do 5º lugar e a tentativa de assalto ao 4º para nós vitorianos irmos à UEFA.

Antes do jogo começar tinha lido isto num fórum e que acho muito grave:

"Esfregar a Champions na cara de um rival invejoso. Um triunfo para a história e para dedicar a Mossoró. Não faltam motivações aos 'guerreiros' do Minho para o embate, desta à noite, com o Vitória de Guimarães, arqui-rival que anda ruidinho de inveja pela época de sonho do Sporting de Braga. Desde os seus adeptos — que insultaram o presidente António Salvador e o treinador Domingos Paciência no domingo de manhã, em Guimarães, durante a visita ao hospital onde Mossoró tinha sido operado de urgência — ao elenco directivo, como ficou expresso pelo novo director desportivo, José Pereira, no dia da tomada de posse, que há falta de melhores argumentos para empolgar os ‘seus & rsquo; adeptos, atirou-se a pés juntos ao rival, com várias farpas, de nível foleiro, que se arrisca hoje a engolir em seco. ‘Fait-divers’ e ‘mind-games’ à parte, em caso de vitória, a equipa de Domingos Paciência garante, desde logo, matematicamente, o terceiro lugar, a melhor classificação de sempre do Sporting de Braga na Liga Portuguesa. Mas é o sonho do título e Liga dos Campeões que ainda faz mover a 'legião'. E nesse sentido, só os três pontos no dérbi garantem a continuidade da 'pressão' para cima do Benfica (joga segunda-feira, na Figueira da Foz) e do FC Porto (recebe amanhã o Marítimo). CORREIO DO MINHO"

Não é um meio de comunicação social? Não se intitula de "CORREIO DO MINHO?" Pois parece-me mais CORREIO DE BRAGA, será que ninguém faz nada a isto? Boicotar este jornal em Guimarães desde já!

À parte de incendiários antes deste dérbi, aqui vou relatar a minha ida ao Municipal...

16.50 hora de chegada a Braga: Estacionamos ainda um bocado longe do estádio, com alguma tensão. Chegava com o meu pai e com o meu primo, não me lembro de ir a Braga senão de autocarro, por isso nada melhor que esconder os cachecóis para evitar confusões...

Mas o meu pai teve a ideia de me deixar completamente a nora. Depois de lhe ter avisado que era algo perigoso andar por lá de cachecóis, lembra-se de ir a uma daquelas caravanas em que se vendem camisolas e onde só se via coisas do Braga...

Lembrou-se de pedir 2 cachecóis do Vitoria e em tom de gozo disse "Senão tiver queimo a caravana" mas sempre bem-disposto. Já eu atordoado e o meu primo incrédulos com aquilo, porque na minha mente até hoje fazer aquilo era impensável.

Mas engane-se quem pense que aquilo foi por provocação ele tinha-me dito que mau era se houvesse violência por ser do Vitoria. E, com respeito, andou no meio de muitos "braguistas" com o cachecol dele na mão, mas sempre sem provocar (E diga-se de passagem assim deve ser...)

Eu descansei quando já estava dentro do estádio, fiquei na Nascente Superior, e digo que foi uma coisa linda ver a frota de autocarros que o Vitoria trouxe... de longe parecia um comboio, para mim como adepto é uma delícia ver esta fé nos adeptos, triste foi ver 2 autocarros com vidros partidos, além das escaramuças e confusão antes de entrar no estádio, já as músicas se faziam entoar.

Ok, vamos para a parte em que tudo está lá dentro. Vamos directo ao intervalo, está 1-1, o show dado por nós nas bancadas foi bem superior, desde a parte de calar o Speaker do Braga com o suposto "Braga..... " e a resposta "Merda....". Alguém se lembra no Dragão? Quando ficamos em 3º ? Foi igual!

Inexplicavelmente a polícia ficou impávida a ver provocações constantes aos adeptos do Vitória até que se deslocam alguns membros da claque até a linha limite e atiram algo para a bancada onde estavam na parte debaixo. Eis que aparece um careca da policia a entrar por lá dentro, e a distribuir cassetetes por todo o lado e a quem se mexesse. Claro, e obviamente, a claque responde com cadeiras e com o que pôde... ânimos acalmados venha dai a 2º parte...

Mais um penalty inexistente em que a falta é feita fora da grande área, e sim a falta é marcada até ao ultimo momento da falta, e vi a repetição e não é penalty. Adiante... porque toda a gente viu o jogo sabemos que ficou 3-2.

Resumo: roubados indecentemente, e só não vê quem quer não quer ver, e não vou discutir muito mais que para isso há mais blogues fóruns e vídeos...

A saída, inesperadamente, foi tranquila. Tivemos que passar no meio de muitos "Marroquinos" mas sem qualquer confusão e ainda bem!

P.S -> Até quando as pessoas se dizem ultras vão continuar a dizer, quando vêem adeptos de um lado e do outro, "Anda aqui palhaço" "ando aqui tu oh fdp"? Quer dizer até quando esta palhaçada? Falar porque têm um cordão de segurança? Tanto os adeptos do Braga como os do Vitoria, estão ali constantemente a espicaçar, mas se tão a mandar vir e se acham muito corajosos porque não a um que passe no meio do cordão (porque dava para passar) e se faz à malta? Especialmente aqueles dos "Red Boys" que vieram da sua própria zona para ali provocar para trás dum muro por favor... infantilidades... por isso é que não passo o jogo a provocar, porque sei que não ia para o meio dos adeptos armado em herói e levar...

P.S2-> Critica a nos Vitorianos, estive na parte superior com o meu pai, e se há algo que me deixa cego é a nossa falta de capacidade de pensamento. Então as pessoas estão constantemente a empurrar, a dizer frases sem nexo, um cheiro a ganza, a partir cadeiras... é o Vitoria que paga sabiam? Falo nisto porque fui com o meu pai e vi-o muito chateado pelo que as pessoas estavam a fazer, eu sou jovem aceito isto tudo da droga confusão, etc mas e as pessoas mais velhas? São obrigadas a ver miúdos que pensam que já são grandes? ... Até quando este degredo?

Hoje saio triste com o futebol, com um árbitro encomendado, com uns adeptos (adversários nojentos e cobardes) e com os nossos com falta de atitude de estar no futebol... bem isto foi tudo escrito a quente mas por um fiel adepto vitoriano que vai a alguns jogos fora, mas que acima de tudo gostava que o futebol fosse uma festa, em que as rivalidades fossem vocais... isso sim fazia do futebol bonito... estou triste.

um bem-haja a todos, desculpas se ofendi a alguém, respect all
amo-te vitoria.

Francisco Pereira
Sócio do Vitória nº.5309

3 Comentários:

sem abrigo disse...

no fim do jogo, e com os vitorianos retidos pelos palhaços de azul, o responsável pela musica na pedreira, colocou alto e bom som, a musica "viva la espanha".
isto não é provocar?
com certeza que o 'cavalheiro' salvador nada tem a ver com isto..

resultado da música?

umas biqueiradas nalgumas cadeiras..

este futebol luso mete-me nojo.

TEMOS QUE TER MEMÓRIA QUANDO ESSE FILHO DE UMA CONCUBINA CORRUPTO VIER APITAR A GUIMARÃES.

3/4/10 11:14
jotafundador disse...

Apesar de alguns excessos por parte dos adeptos do Vitória, ontem haviam motivos para as pessoas estarem revoltadas, tal foi o roubo a que assistimos.

Obrigado pelo teu testemunho.

3/4/10 12:51
Francisco disse...

Excelente Post! Nada a acrescentar...
Abraço

4/4/10 20:51