sábado, abril 03, 2010

Nunca vi nada assim

ARTUR SOARES DIAS 3-2 VITÓRIA (Rui Miguel e Andrezinho)



Tantas horas depois e a revolta parece que cresce em vez de diminuir. Tantos policias e nenhum foi capaz de deter o assaltante, tantas vezes apanhado em flagrante. Aqui tinha escrito que o árbitro nomeado para este jogo tinha sido o mesmo que a época passada, no mesmíssimo estádio, tinha roubado uma grande penalidade ao Vitória. Hoje, não se quis ficar por apenas uma.

A suposta mão de Andrezinho que deu o empate ao Braga é uma das análises mais escandalosas que me lembro de assistir, não só porque o livre que origina posteriormente a grande penalidade não existe como o próprio penalti também não. Andrezinho tem o braço bem recolhido junto ao peito quando a bola embate no seu cotovelo. Duas decisões erradas, assinaladas de forma consciente e com um objectivo claro, prejudicar o Vitória. O mergulho de Renteria, 3 minutos para além do tempo de desconto dado (lembro-me bem de na semana passada Domingos se ter queixado de sofrer um golo 15 SEGUNDOS para além da hora) é digno de um verdadeiro palhaço. Poderemos ainda juntar a grande penalidade desmarcada, numa cena verdadeiramente ridícula (só após a segunda conversa com o auxiliar é que resolveu voltar atrás), o lance discutível da segunda grande penalidade por falta de Valdomiro ou até a arte de expulsar um jogador e permitir que ele fique em campo.

Assistimos hoje a um roubo sem precedente. E mais do que isso, a um roubo premeditado. Não sei a como estará o preço da fruta, mas a verdade é que Artur Soares Dias comportou-se hoje como um ladrão autêntico. Um verdadeiro filho da %$#, que tudo fez para levar o Vitória ao tapete. Para impedir o triunfo da melhor equipa em campo, da equipa que mais fez para ganhar.

A revolta é tanta que confesso que até me custa escrever. Custa-me ter presenciado mais um excelente exemplo do nível que atingiu o futebol português. Da forma como hoje o adversário foi embalado pelo colo de um tarefeiro da pior espécie. Lutar contra 14 nunca foi fácil, principalmente quando se acaba com 7.

Uma última palavra para os jogadores, sem esquecer o extraordinário apoio dado pelos vitorianos presentes hoje na pedreira. Nada fizeram para merecer isto. Foram dignos de todo o apoio, porque lutaram, porque foram a melhor equipa, porque tudo fizeram para ganhar. E espero que a revolta de hoje os faça ficar ainda mais unidos e mais fortes para as próximas 5 batalhas.

18 Comentários:

miguel disse...

Excelente texto, do Vimaranes!
Este senhor que designam de arbitro não passa reles corrupto que envergonha a arbitragem portuguesa!
Uma pouca-vergonha, não tenho palavras para demonstrar a revolta que existe dentro de mim.
Um jogo em que os jogadores e os adeptos do Vitoria mostraram a toda a sua garra, mas torna-se complicado jogar num campeonato como este. Cada dia que passa, tenho mais a certeza que o Vitoria luta contra tudo e contra todos. Orgulhosamente sós!
A direcção já disse que ia protestar o jogo, vou esperar para ver no que dá!

3/4/10 04:13
Vimaranes disse...

Se bem conheço o futebol português não dará em nada certamente. Aliás, teremos o tarefeiro de hoje a arbitrar na próxima semana outro qualquer jogo e para o Vitória estará reservada mais uma encomenda.

3/4/10 04:21
helder martins disse...

que dizer de tudo isto que vontade nos da de fazer depois de ver tudo isto depois de ouvir tudo isto??? 1 vergonha autentica depois dizem que o futbol esta bom, que bom..mas quem rouba 1 vez rouba 2 ou 3...asim nao vamos a lado nenhum porque nao nos deixam porque o futbol e para algums......e agora tambem digo sera que o que se pasou neste jogo tambem nao e para preujudicar os tripeiros para que nao fiquem em segundo para que para a proxima epoca nao estejam na taça dos milhoes??toume a cagar para os tripeiros mas a roubalheira que se viu dexame muito a pensar .depois estavamos e emcumudar 1 outro clube dos lados de mouros e muita coisa nunm jogo....porque da maneira que fomos roubadisimos afrente de muitas milhares de pessoas parece emposivel....agora que fazer??? que nos adianta???mas axo bem que o vitoria va pa frente ate as ultimas consecuencias porque isto nos da vontade de fazer 1 coisa era apanhar ese senhor arbito e darle ate dizer xega......mas isto so me faz 1 coisa dentro de mim aumentar ainda mais o meu amor pelo vitoria e por guimaraes...força vitorianos acreditar ate morrer...........

3/4/10 09:05
Diogo Ferreira disse...

Viva a corrupção, viva a porcaria do nosso futebol. Confesso, por vezes preferia não gostar de ver futebol, é de facto, revoltante.

Viva o VITORIA SC.

3/4/10 09:39
o lado do futebol disse...

Boas.

Muito bom post. Realmente o Vitória ontem foi roubado, não há outra palavra para descrever o que se passou.

Vejam o meu post:

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2010/04/palhacada-em-braga.html

Abraço

3/4/10 09:57
Ricardo Lopes disse...

Tive oportunidade de presenciar as declarações de Emilio Macedo na sala de imprensa. Meteu-me nojo a cara de gozo que alguns estavam naquele local a começar pelo presidente do braga (fazendo comentários a vulso do género que eles é que foram prejudicados) e de algumas pessoas da comunicação social regional e nacional. Uma vergonha. Outra das vergonhas é a comunicação social na pedreira estar no meu do adeptos da casa sem qualquer tipo separação arriscando-se a comer e calar. Mas comigo não. Estava lá sim senhor e não me furtei a uma troca de palavras bem acesa com os adeptos vermelhos no final do jogo. A mim ninguém me cala nem me manda calar.

3/4/10 10:24
João Pedro Magalhães disse...

AMO TE VITORIA.
Estava do lado contrario aos dos vitorianos e confirmo o que muitos dizem nos somos unicos. Ontem o jogo foi uma vergonha.
Aquele arbitro tem deser perseguido e tem de apnhar um susto bem grande para nunca mais voltar a roubar o maior grande de Portugal.
Vamos apoiar a a equipa como nunca porque portaram-se como verdadeiros guerreiros e tal como o vimaranes diz sete contra catorze nao da.
E isto que nos torna mais fortes. Vamos a eles!

Saudações vitorianas,

3/4/10 10:38
benachour10 disse...

Como ja dizia o outro senhor domingo contra o ohanense abram as portas aos leões.

3/4/10 10:38
pirravsc disse...

Muitos dizem " à e tal, o vitória quando perde é sempre roubado". Se o árbitro for Artur Soares Dias, bem, essa tese continua. Palhaçadas como esta na pedreira têm de acabar. No meu corpo corre sangue preto e branco. VSC Sempre! Parabéns ao vosso blog por anos de informação a todos os vimaranenses e vitorianos com amor ao clube.

3/4/10 11:22
Photografer disse...

ESTE RANHOSO DEVIA SER IRRADIADO DO FUTEBOL PORTUGUÊS E ATÉ DA FACE DA TERRA!!!

3/4/10 11:34
lfol1966 disse...

Assitimos á maior vergonha do futebol português. Alías foi assim que o nosso NILSON assim descreveu, aquando a marcação da 1ª ou 2ª grande penalidade. Quando um jornalista da especialidade(jornal o Record) atribui nota 0 á actuação de um árbitro está tudo dito. Quando árbitros da especialidade afirmam que o mesmo FILHO DO PAI DELE, influenciou o resultado e poderá ter mesmo influenciado a classificação final do campeonato, que dizer. Campeonato que para mim deveria ter sido impugnado em nome da verdade. É injusto o castigo aplicado a Hulk, como é uma injustiça para o futebol português ter assistido á maior farça que alguma vez se viu num jogo de futebol. O jogo de ontem foi uma farça, foi uma corrupção e deve as instancias criminais deste pais começarem a invistigarem o que está por detrás desta "grande época do braguinha". Que se investigue agora. Não esperem mais, para que não venha acontecer o que aconteceu com o Boavistão, que agora é boavistinha, um clube de uma avenida habitada por grandes ricos da cidade do Porto.
Fora isto temos de parabenizar os nossos jogadores pela raça, pelo brio, pelo profissionalismo demonstrado em campo. Parabéns ao Paulo Sérgio pela forma como conseguiu anular os nossos rivais. Ele que bem cedo se apercebeu que muito de mau poderia acontecer, substituindo ao intervalo Moreno, que já estava ijustamente amarelado e de cabeça quente.
Não posso deixar de repudiar aqueles que continuam jogo após jogo criticarem aquele jogador que mais ama o nosso Vitória. Moreno, que continua a por em 1º lugar o nosso Vitória acima de qualquer coisa.
Muitos, mas muitos parabéns para os adpetos, os melhores do mundo, que mais uma vez se deslocaram a Marrocos em grande força, para apoiar a equipa, tal como reconheceu Paulo Sérgio. Somos únicos. Somos Vitória até depois da morte.

3/4/10 12:19
lfol1966 disse...

Todos nós sabemos que o protesto de jogo nada vai dar. De que vale a pena voltar a repetir um jogo que estáva progarmado para o Braga ganhar. De que vale a pena o Vitória marcar dois ou três golos, se o Braga tem de marcar sempre mais um. É melhor as coisas ficarem como estão, pois assim este jogo ficará gravado na memória de todos os desportistas e das instancias superiores do futebol. Agora o Vitória deveria sim enviar uma exposição á comissão técnica de arbitrgem da FIFA, contra este palhaço, para que esses senhores o banissem da arbitrgem, começando por lhe retirar as insignias da FIFA.
Depois deste triste episódio, está na hora de nós vitorianos acordamos. Chega de sermos humilhados, maltratos, quer seja em casa, fora ou pelo caminho. Aonde anda o nosso espirito guerreiro, a nossa força. Quando vamos fazer jus ao nome do nosso conquistador?

3/4/10 12:29
cb disse...

Caro Vimaranes, se o lisboa necessitar, acredito que o jogo se repetirá, de outra forma tambem acho que não vai dar em nada.
Alias, tenho a certeza.

3/4/10 12:39
Paulo César disse...

Revoltante. assisti in loco ao maior escândalo dos tempos modernos no futebol português. Eu que já ouvi muitas histórias do meu pai sobre Garridos e outros que tais,senti na pele a dor do roubo.
É bem verdade, tantos polícias e ninguem conseguiu prender o LADRÃO.

Face ao que se assistiu qualquer comentário ao jogo é inútil. Recuso-me a comentar e alimentar a vergonha.

Marque-se uma manifestação e eu estarei lá.

3/4/10 12:50
tonio disse...

há um palhaço, chamado eugénio queiroz, que no seu blog "bola na área", afirma que o Vitória não foi prejudicado...há outro palerma, do "Correio do minho", que assina um artigo de opinião muito inquinado...que qualidade de imprensa...

3/4/10 13:28
Miguel Ângelo Silva disse...

Bom texto Vimaranes. É realmente difícil expressar a revolta depois do que vimos.
A Liga está moribunda e sem orientação. Acho que até a nova Direcção da Liga tomar posse ainda vamos assitir a muitos disparates porque, neste momento, as portas estao abertas para todo o tipo de influências...
A Direcção do Vitória deveria preocupar-se em ter uma posição forte na próxima Direcção da Liga. Assim vamos continuar a ser enxovalhados.

3/4/10 14:18
marcelly-joao-ana isabel-leticia disse...

OLA, EU ACHO QUE FOI UM CRIME CONTRA A LEI DA FIFA, UM JUIZ DE LINHA, CONJUGAR UM PENALTY, POR CAMARAS TELEVISIVAS.
ACHO, INADEMISIVEL, A FIFA FICAR PARADA NUKA SITUAÇAO CONSTRANGEDORA COMO ESTA.
PARABENS BRANQUINHOS DE GUIMARAES, ATE O D.AFONSO HENRIQUES, MATA A BRACARA AUGUSTA NO EMBLEMA DO S.P BRAGA. :)

3/4/10 15:41
amigosvitoria disse...

Eu só encontro uma explicação para o acontecido.
Artur Soares Dias e sua equipa vinha com total intenção em prejudicar o Vitória.
Um artibro mesmo não sendo o mais cotado está qualificado para fazer um registo eficaz num jogo.
Foi um assalto perfeito.
Perdemos três pontos, três penaltis inexistentes, quatro expulções, provocou tanto os adeptos que por sua vez partiu-se centenas de cadeiras, motivou os de braga a partir cerca de 25 vidros nos autocarros.
Caro sr. Artur soares Dias, não se se Bin Laden faria melhor.
Estou cansado deste tipo de gente.

Parabens a todos que estiveam em Braga, foram uns bravos.

3/4/10 16:12