domingo, abril 18, 2010

Pareceu apenas para cumprir calendário

PORTO 3-0 VITÓRIA


Não terá sido motivada pelo vulcão islandês, mas a verdade é que o Vitória foi hoje facilmente reduzido a "cinzas" pelo dragão. A derrota pesada sofrida pelo conjunto vitoriano poderá indiciar uma grande exibição do conjunto azul e branco, mas nada mais enganador. No que o resultado não enganará é na fraca exibição que o Vitória protagonizou esta noite.

Claro que as várias ausências de alguns dos titulares do Vitória, como Valdomiro, Andrezinho, João Alves, Flávio, Marquinho ou Roberto poderão ajudar a explicar alguma falta de qualidade de jogo da turma vitoriana, mas não tudo. O Vitória foi esta noite muito macio e mesmo perante um Porto longe das melhores noites, não teve qualidade para discutir a partida. Daí que não tenha surpreendido o 3º jogo sem ganhar.

Os golos do Porto foram fortuitos? Sim, sem dúvida. Os dois primeiros - às "três tabelas" - acabaram por contribuir para o desequilíbrio da partida, principalmente o primeiro de Hulk. Num primeiro tempo em que o Vitória até teve uma grande ocasião por Desmarets e um bom remate de Rui Miguel. Tudo depois, do golo do brasileiro, porque até aí o Vitória dormiu um sono profundo. Mas o que é facto é que Desmarets teve no pés uma excelente ocasião para empatar a partida em cima do intervalo e aí tudo poderia ter sido diferente.

A etapa complementar ainda seria pior. Paulo Sérgio não arriscou um milímetro (a primeira alteração é a prova disso mesmo) e o Vitória apenas quis ver jogar. E viu. Viu o Porto somar mais dois golos e resolver facilmente o jogo (a 10ª grande penalidade contra, mas desta vez existiu). Tirando isso, só mesmo de bola parada o Vitória foi capaz de criar algum perigo.

Daí que o resultado tenha de ser encarado como totalmente justo, numa partida que obviamente já se antevia muito complicada. O Vitória não tem tradição de conseguir bons resultados no estádio do Dragão e hoje isso ficou, uma vez mais, provado. Positivo? Como diz Moreno, "pelo menos não perdemos jogadores para a semana" e isso, nos dias que correm, revela-se uma tarefa hercúlea. Aliás, neste jogo pareceu não raras vezes que o Vitória estaria já com a cabeça nas três finais seguintes e que hoje pouco mais pretendia do que cumprir calendário.

Segunda-feira, joga-se a primeira de três finais, diante do (quase) despromovido Belenenses, já com praticamente todo o plantel à inteira disposição.

20 Comentários:

luis cirilo disse...

Vamos ser rigorosos connosco próprios.
Perante um Porto "macio" o Vitória conseguiu ser ainda mais..."macio"!
É verdade que os dois primeiros golos foram marcados com muita sorte á mistura,mas também me parece evidente que se não entrassem aqueles...entravam outros.
Depois em termos ofensivos ?
Um remate do Desmarets,outro do Rui Miguel e de resto um zero absoluto.
"Doi" ver um bom ponta de lança como o Douglas completamente sózinho,sem apoios,a dominar bolas e sem ter a quem passar.
Sem um cruzamento digo desse nome que lhe permitisse situações de finalização.
Uma nota final para Paulo Sérgio.
Um treinador absolutamente incapaz de tomar decisões em tempo útil.
A perder 0-2 tirou (mal) Desmarets e meteu Jorge GOnçalves.
O tal que o presidente se encarregara de desmoralizar publicamente.
Depois, a oito minutos do fim e a perder 0-3,a enorme "coragem" de duas substituições simultâneas.
Tirou o trinco Moreno e meteu o trinco Custódio.
Tirou o médio Assis (talvez para poupar o 5º amarelo) e meteu o extremo Fábio Felicio que já devia ter entrado há muito mais tempo.
Receoso,indeciso,não arrisca.
Assim não se consolidará como treinador do Vitória.
Não es destes perfis que os sócios gostam e o clube precisa.

18/4/10 23:14
luis cirilo disse...

Ia-me esquecendo:
Duarte Gomes provou que ,quando querem,os árbitros apitam bem.
Excelente trabalho.

18/4/10 23:14
Vimaranes disse...

Começando por Duarte Gomes, de facto não falei nele, mas sem dúvida que não me merece qualquer reparo a arbitragem.

Relativamente a Paulo Sérgio. É evidente e já o tem demonstrado por inúmeras vezes que é lento a mexer na equipa e que dificilmente toma opções de algum risco, ficou comprovado quando a perder 2-0 não tirou o Desmarets e mais do que isso, quando logo a seguir a sofrer o 2º golo não foi capaz de mexer na equipa. As duas substituições finais foram claramente para poupar amarelos a Moreno e Assis. Não gosto, confesso, desta pouca apetência para o risco de Paulo Sérgio. Percebo que numa equipa que luta para não descer, possam ser admissíveis mas a lutar pela Europa não podem ser. E isso, já se escreveu e disse muitas vezes...

18/4/10 23:22
JMachado disse...

Peço à direcção para que nos jogos que o Vitoria fizer com o porto perca apenas por falta de comparência!
Fico mais triste com a prestação de cada jogador do que o resultado em sim. e alias não me lembro do Vitoria tirar pontos a esses corruptos!!
Gostava de ver jogadores com garra no Vitoria.

18/4/10 23:37
White disse...

???"arbitragem = excelente trabalho"???

*** ou necessitam de óculos, ou é a costela tripeira a falar...!!!

* 2 contra ataques do VSC cortados com a mão e ficaram amarelos por mostrar...
* algumas entradas por trás, onde mais uma vez ficaram amarelos por mostrar...
* Bruno Alves quase no final do jogo deveria ter sido expulso por agressão, quanto mais não fosse era o 2º amarelo...
* penalty contra o Porto por assinalar, pois segundo o critério usado em Braga e confirmado por os especialistas, bola na mão ou no braço dentro da área é penalty, independentemente da "intensidade" e ou "intencionalidade"...
* mais uma vez um penalty marcado acontra o VSC, onde apesar de o ser, em sentido oposto não seria marcado...
* começõu a mostrar cartões amarelos a jogadores do clube dos "filhos da PUTA" quando o jogo estava decedido, mas como já referi atrás, não houve coragem de expulsar Bruno Alves...

fcp = MERDAAAAAAAAA!!!

18/4/10 23:46
Vimaranes disse...

Caro White, excelente não terá sido, mas não creio que mereça grandes reparos. A grande penalidade existe e isso é um luxo nos tempos que correm, pelo menos atendendo às últimos 3/4 marcadas contra o Vitória. No resto, se Bruno Alves poderia merecer expulsão, Nuno Assis também poderia ter visto amarelo por uma pisadela e não jogaria para a semana. E depois há um lance na área, um puxão que se fosse ao contrário estaríamos a reclamar grande penalidade. Por isso, acho que quando a derrota é justa e quando o árbitro não tem influência no resultado, também não devemos ser tão "extremistas" sob pena de quando somos claramente prejudicados, não seremos ouvidos. Mas isto é só a minha opinião, obviamente, independentemente de ter havidos lances bem julgados e outros não, mas tendo em conta as duas últimas arbitragens, acho que não haverá comparação.

18/4/10 23:55
Vimaranes disse...

Já agora e relativamente ainda à arbitragem. Gustavo e Paulo Sérgio falam de uma grande penalidade sobre Rui Miguel, num lance que supostamente terá sido idêntico ao do Porto.
Alguém tem algum ideia do minuto do lance? Não me lembro do lance e gostaria de revê-lo.

19/4/10 00:20
Vimaranes disse...

Já revi o lance que Paulo Sérgio reclama e já me lembro dele. Ocorre ao minuto 26. As imagens são pouco claras, valha a verdade, ainda assim não me parece comparável à grande penalidade assinalada contra o Vitória, mas admito opinião contrária.

19/4/10 00:32
Clarence Seedorf disse...

Começam a doer tantas idas esperançosas ao Dragão para sair de lá frustrado.
Mas também não haveremos de perder sempre. Talvez se aquela bola do Desmarets tivesse entrado o cenário pudesse ter ficado mais favorável, só que a história faz se de factos enão de probabilidades. E hoje de facto o triunfo do Porto não merece qualquer contestação.

19/4/10 03:12
Miguel disse...

E ja la vao 10 grandes penalidades assinaladas contra nós. e quanto a esta nao ha nada a dizer. se nao contabilizar-mos as que foram "roubadas" ou mal assinaladas em prejuizo do Vitória, continuam a ser muitas numa so epoca. esta epoca sao demasiados erros a nivel defensivo.

Quanto ao Douglas, nao sei se é azar ou la o que é mas a verdade é que so faltam 3 jogos e ele nao marcou uma vez na liga. é demasiado mau para um ponta de lança. ontem e noutros jogos é certo que estava sozinho mas o que nao falta sao pontas de lança sozinhos que se fartam de marcar, e ele ja teve muitas oportunidades, mesmo com companhia la na frente. é uma pena porque depositava grande confiança nele. mas ser so lutador nao chega. precisa-se de golos.

Resta-nos assegurar o 5 lugar. e pelos jogos que faltam, o Vitória parece ter teoricamente os jogos mais acessiveis. mas estas equipas aflitas costumam ser os piores jogos.. espero que nao

Força Vitória

19/4/10 09:01
Dillinger disse...

Vamos ver as coisas como elas são, ou não são..
O Penaly sobre Rui Miguel ficou por marcar, porque era a favor do Vitória.
O penalty a favor do Porto foi marcado, porque foi a favor do´Porto e contra o Vitória.
Um golo do Porto irregular...Não foi? Vamos ver as coisas ao contrário. Se fosse o Vitória a marcar aquele golo tinha sido anulado.

Se o Vitória tem a sorte de encontrar um árbitro honesto, marcava primeiro e o Porto ficava com tremideira.
No mínimo tinhamos conseguido um ponto.

19/4/10 10:59
Dillinger disse...

No futebol ganha quem tem um bom presidente (MAFIOSI), Não ganha quem joga melhor e marca mais golos. Não ganha quem sofre mais faltas para penaltys. Ganha quem paga mais para os inventar.

19/4/10 11:02
Paulo César disse...

Dos piores, senão o pior jogo esta época. O que mais me desagradou foi a falta de agressividade dos jogadores na disputa dos lances, parece que estavamos ali prontos para levar pancada. Ainda para mais contra um Porto muito fraquinho, quase moribundo. E depois continuamos a ser a "casa assombrada" de sempre. Sofremos golos de toda a maneira e feitio. Lembra a alguém aquele 1º golo ? Exige-se muita mais atenção aos defesas.
O ataque não existiu, o Douglas, embora esforçado está uma sombra do que já lhe vimos. Não cria um lance de perigo, não ganhou uma bola aos centrais, mal conseguiu fazer uma tabela. Neste momento o nosso ataque é o Rui Miguel !
Renan e Bruno Teles, embora vindo a dar boas indicações estão ainda muito verdes, muitas vezes perdidos no campo. Espero para a próxima época.
Na minha perspectiva, o Paulo Sérgio não mexe mais cedo na equipa porque sabe que não tem soluções à altura no banco, como ficou provado.
Não concordo que o lance do penalty sobre o Falcão seja justo, à imagem do penalty sobre o Roberto contra o Braga. O central apenas salta, o Falcão encolhe-se e cai. Para mim não é penalty, mas não foi essa a causa da nossa derrota e o árbitro globalmente esteve bem.

19/4/10 11:13
lafuente disse...

O Jorge Gonçalves sempre que apanha o bruno cacaeteiro pela frente leva com cada entrada selvática.

19/4/10 12:29
1922 disse...

Crónica do jogo FCP-VSC + Manifesto Ultra Nacional

www.1mododevida.wordpress.com

Agradeço divulgação da iniciativa que postei no meu blog.

Somos adeptos! Não somos criminosos!

19/4/10 19:22
condor disse...

Oh white,tu deves ser tão vimaranense como eu sou chinês!
Não passas de um frustrado!
Posso perguntar se puxar um jogador pela camisola dentro da área é ou não penalty?
Mesmo que esse jogador seja do Porto?
O Duarte fez uma bela arbitragem porque na marcação de faltas e amostragem de amarelos prejudicou sempre o FCP!
Mas não foi ele só,esta época isso tem sido uma constante!
E a esse dillinger de meia tigela digo obrigado por me conseguir explicar porque é que o seu clube vai ser campeão esta época e porque conseguiu ganhar tanto noutros tempos!

19/4/10 22:24
White disse...

oh 'condorzinho' és do "fc porco" e isso diz tudo...!!!

ps: ao que parece aqui só se pode dizer alguns palavrões quando são sobre o "benfas", ou o meu commentário anterior seria postado, mas podem tb pode apenas ter sido alguma questão técnica... está visto que que o blogue têm um tom azul,quando deveria ser apenas e só """preto & branco"""... são opções!!!

Vitória até morrerrr...!!!

20/4/10 16:36
Vimaranes disse...

Tem toda a razão caro White, sou um portista ferrenho. Haja paciência.

20/4/10 16:44
White disse...

caro Vimaranes, não disse que era ferranho, mas talvez o 2º clube como muitos afirmam ter!!! pequenos apartes...

20/4/10 16:51
Vimaranes disse...

Tem toda a razão. Segundo clube e com as cotas em dias. Ou talvez não. Não tenho paciência para essas coisas, como deve compreender, mas como não me conhece, admito que pense o que bem entender.

20/4/10 17:07