sexta-feira, abril 30, 2010

Saídas

Andrezinho, Desmarets, Roberto e Marquinho. Um quarteto que deverá sair no final da temporada. Os dois primeiros não aceitaram as renovações propostas pelo Vitória, enquanto que os outros dois não foram sequer convidados a renovar. O caso de Andrezinho acaba por surpreender, principalmente porque durante a campanha eleitoral o próprio presidente disse sempre existirem fortes possibilidades de o Vitória conseguir renovar com o defesa brasileiro.

Com maior ou menor impacto, as quatro saídas são, na minha opinião, más notícias para o Vitória. Andrezinho porque é já um valor seguro no lado direito da defesa do Vitória e Desmarets porque apesar de nos últimos tempos ter estado abaixo do expectável, seria um jogador que importaria segurar. Ainda assim, parte-se do pressuposto que, como tem sido veiculado, os jogadores pedem valores que estão para além das reais possibilidades do clube e, se assim é, o Vitória não as pode acompanhar e por isso resta-lhe procurar alternativas.

Já quanto a Roberto e Marquinho a situação é diferente, porque é o próprio Vitória a não ter interesse nas suas renovações. E aqui, creio que pode estar a ser cometido um erro. Mesmo que os dois tenham feito temporadas apagadas, a verdade é que já mostraram o seu valor, por exemplo, há duas temporadas. Roberto é um jogador de área, já com muita experiência no futebol português e no Vitória e, mesmo que pudesse não ser uma primeira opção para o onze titular da próxima época, seria certamente uma excelente alternativa e que por isso importaria manter. Não haverá jogadores de igual valia e com maior margem de progressão? Provavelmente. O problema é sempre encontrá-los. E este, pelo menos, já o conhecíamos. Mas, os seus 31 anos podem ter sido determinantes para esta decisão.

Finalmente e relativamente a Marquinho, também discordo da sua não renovação. O brasileiro, foi eleito pelo blogue como a revelação da temporada 07/08, depois de uma época em que foi um dos jogadores mais importantes de uma equipa que terminaria em 3º lugar. Esta temporada é verdade que foi menos utilizado ou quando o foi, ocupou uma posição que não é sua de raiz, pelo que as suas possibilidades de se destacar foram menores. Podendo não se tratar de um craque, a verdade é que é um jogador com inegável qualidade e, além disso, com uma grande margem de progressão ou não tivesse apenas 23 anos. Ao que parece, há quem na Madeira esteja atento ao valor do avançado. Veremos se não estará a cometer mais um erro.

E os leitores, que pensam destas 4 saídas?

30 Comentários:

Daniel Abreu disse...

não esquecendo o que estes 4 jogadores já deram ao vitoria e poderiam ainda a vir dar,
na minha opinião, a perda maior é mesmo a saída de Andrezinho.
Marquinho vem logo a seguir..
Desmarets tem estado mt apagado, por vezes parece nao querer jogar, e eu nao gosto disso!
quanto ao Roberto, esta epoca nao teve bem, mas era sempre um jogador para entrar na 2 parte...
ate porque chegou a resolver jogos assim...


saudaçoes

30/4/10 07:28
Daniel Abreu disse...

só mais uma coisa relativamente ao Andrezinho, a direcção do Vitória chegou a por de parte o jogador, indicando mesmo para este procurar clube...

agora é o que é...
...penso que o Andrezinho não esqueceu isso, e por muito que goste do clube, da cidade, o dinheiro vai acabar por falar mais alto, se a direcção do Vitória lhe der o que certamente pede, ele ficara... se não, vamos ficar sem um dos melhores jogadores do plantel.

30/4/10 07:33
Paulo César disse...

As más notícias acabam por ser as saídas de Andrezinho e Desmarets. Mas nestes dois casos há valores em cima da mesa incomportáveis para o Vitória. Eu sou apologista da velha máxima "não há dinheiro não há vício"

Quanto a Roberto e Marquinho:

- Roberto: A partir do jogo para a Taça em Vila do Conde o Roberto tem mostrado que não é um jogador de plantel, solidário com o clube. O episódio da resposta insensata à "fase de avaliação", a expulsão já no fim do jogo numa fase em que precisamos de toda a gente, principalmente de quem marque golos para mim fazem dele um jogador dispensável. O Roberto foi uma opção muito válida no plantel vitoriano, e há alguns meses atrás defendi a sua continuidade, neste momento concordo com a sua saída

- Marquinho: Simplesmente nunca mostrou valor para ser uma aposta séria do Vitória, muitas exibições intermitentes, nunca mostrou qualidades para ser um dos indiscutíveis no plantel. Concordo 100% com a sua saída, temos nos juniores jovens com idêntico ou superior, assim sejam aproveitados.

Mais do que falar dos que saem, estou expectante com os que vão entrar. Espero que a direcção, director desportivo e treinador sejam bem criteriosos. Confio no Zé Pereira e no Manuel Machado

30/4/10 11:18
lafuente disse...

Claramente ficaria com os 4 jogadores no plantel para a póxima temporada.Andrezinho é aquele que me deixa mais frustrado com a sua saida.É um belo defesa direito é polivalente e gosto da sua conduta profissional.Desmarets é também um exelente extremo,quando quer joga muito futebol e por isso é uma perca importante.Quanto ao Roberto pelo que fez nestes 2 anos e meio em guimarães merecia continuar.Nunca esquecerei aquele golo em basileia.No meu entender seria ainda uma exelente alternativa para o ataque.
Quanto ao Marquinho é um jogador por vezes egoista,disciplicente mas tem uma capacidade técnica muito boa é rápido a seria um bom suplente pelo menos.Com 23 anos e ainda com margem de progressão podia ainda o vitória no futuro tirar dividendos financeiros.

30/4/10 12:27
Daniel Silva disse...

Andrezinho e Desmarets, nem vale a pena tocar no assunto, visto que o Vitória não tem possibilidades financeiras lhes oferecer um bom contrato.

Agora, também concordo com o que foi dito no post, Roberto e o Marquinho já deram provas de serem mais-valias e dificilmente vamos encontrar jogadores que se enquandrem coma filosofia do clube.

Também considero o Marquinho um jogador interessante e apesar de ser muito novo (23 anos) revela uma margem de progressão interessante. Penso que o Marquinho funciona bem como extremo direito porque tem velocidade, agora cabe ao próximo treinador resolver esa questão.

30/4/10 12:32
lafuente disse...

Para os seus lgares contrataria o Paulo Jorge ou Baiano para a direita da defesa.Para o lugar do desmarets o maykon do paços, para o lado direito fo ataque o bruno gama e para avançado o lima do belém ou o keita do setubal.

30/4/10 12:32
Vimaranes disse...

O Lima parece-me efectivamente um bom jogador lafuente, também acho que poderia ser uma boa opção. Quanto ao Keita, já tenho mais dúvidas. Pelo menos não é o tipo de jogador que me encante particularmente e acho que dará mais resultado numa equipa que gosta de jogar em contra-ataque.
Sobre o Maykon e o Baiano, não tenho uma opinião totalmente formada, confesso.

30/4/10 12:39
Paulo César disse...

O Maykon seria também para mim a 1ª opção (no mercado português) para substituir o Desmarets. Excelente pé esquerdo, fecha bem o corredor e marca golos. Tem 26 anos, ainda é um jovem

30/4/10 12:44
lafuente disse...

O Maykon já marcou a benfica,porto,vitória tem grande remate e encaixava muito bem.Quanto ao Baiano não tem a qualidade do andrezinho mas não a jogadores iguais.Gostava de ver também o zé pedro em guimarães.Tem 31 anos mas acho que encaixava bem no meio campo do vitória.

30/4/10 12:56
lafuente disse...

Ouvi agora na rádio renascensa o bronco do rui alves dizer que o m.machado disse-lhe que já falou com pessoas ligadas ao vitória.Mais novcela a vista.

30/4/10 12:58
Vimaranes disse...

O Zé Pedro ao que se sabe já tem acordo com o Setúbal, caso o Setúbal se mantenha na Liga Sagres.

30/4/10 14:34
Miguel.VSC disse...

Destes quatro, apenas o Andrezinho me deixa pena a sua saída. O Roberto e o Marquinho nunca se afirmaram como titulares, quanto ao Desmarets, eu não sou um grande apreciador do futebol dele, não de agora, mas desde sempre, acho um jogador sem consistência e garra, tanto faz 2 ou 3 jogos bons para de seguida meter nojo durante 10 jornadas.

Vitória Sempre

30/4/10 14:36
Benedictus disse...

Encaro as saídas de Roberto e Marquinho com alguma naturalidade. Apesar de lhe reconhecer algumas qualidades, nomeadamente no jogo aéreo, considero que o Roberto não é Ponta de Lança suficientemente bom para ser titular de caras do Vitória. É certo que evidenciou algumas qualidades, mas não nos podemos esquecer que as mesmas saltaram á vista muito por força da má época realizada por Douglas. Quanto ao Marquinho, sou forçado a subscrever as palavras do amigo Paulo César.

Passando aos dois "pesos pesados" que, em princípio, abandonarão o clube a custo zero, se a saída de Desmarets era já dada como adquirida, confesso que sempre tive esperança que o "folhetim" Andrézinho acabasse por se resolver, o que parece não ser o caso.

Compreendo, no entanto, a posição defendida pelo jogador. Um homem que durante três épocas apresentou um rendimento bastante regular e satisfatório, sendo que na época que decorre foi, autenticamente, pau para toda a obra, é natural que deseje ser remunerado pela mesma bitola dos que mais € auferem no clube. Convém não esquecer que Andrézinho já não é nenhum menino (tem 27 ou 28 anos, julgo eu) e deve ser do seu interesse assegurar um contrato que precaveja o seu futuro a médio/longo prazo. Atendendo também ao facto de que existirão no plantel jogadores com ordenados mais altos do que ele e que nem sequer jogam, acaba por ser fácil perceber as razões da não renovação do contrato. Facto indesmentível é que o Andrézinho é titular de caras na equipa do Vitória e provavelmente a remuneração que lhe propõem não é condizente com esse estatuto, sendo que me questiono se os valores envolvidos serão sequer próximos dos ordenados de Carlitos e Milhazes, por exemplo.

A saída de Andrézinho vai ser um rombo para a equipa. Perdemos um jogador de qualidade inquestionável e já com muita rotina no clube e na liga Portuguesa em geral, sendo que estes três anos que por cá passou não trazem qualquer compensação financeira ao clube. É certo que não há insubstituíveis, mas podem ter a certeza que será muito difícil arranjar um lateral direito que pegue de estaca ao ponto de atingir no imediato os níveis exibicionais do Andrézinho.

Se contabilizarmos todo o dinheiro mal gasto pelo Vitória nesta última época (400.000 do Santana mais os ordenados, 500.000 para Milhazes e Mendieta, mais os ordenados de Carlitos) chegamos facilmente á conclusão de que o problema não é bem a falta de carcanhol, mas sim a incompetência e total falta de critério nas despesas e na maneira como esse dinheiro é gerido.

Se há jogador que merece um bom contrato no Vitória, ao nível dos melhores, esse jogador é o Andrézinho.

Contudo, meu caro amigo Vimaranes, acho que no que diz respeito a saídas não iremos ficar por aqui. O Vitória precisa de dinheiro como de pão para a boca e temo que peças mais importantes do plantel venham a abandonar o clube meia dúzia de cobres mais um jogadorzeco ou dois emprestados.

Vamos aguardar e logo veremos o que se passará com Targino, Assis e até com o Gustavo.

30/4/10 14:45
Vimaranes disse...

Sim, pelo menos a saída de Targino será ao que tudo indica um dado adquirido. A sua cláusula de rescisão é de 2 milhões. O Benfica em Janeiro terá proposto 1 milhão por metade do passe.
Quanto a Gustavo, a questão aqui é saber se o Vitória opta ou não pela compra e relativamente a Nuno Assis, mercado não lhe faltará e se o Vitória lhe era uma boa montra (mais do que as arábias) para se mostrar a Queiróz, creio depois disso, é bem provável que acabe por sair. E se estas saídas acontecerem estaremos perante uma revolução que de todo não desejamos. Esperemos para ver.

30/4/10 14:49
vip- franca disse...

é muito facil de pensar.

Só faz falta qum cà fica porque o meu Vitória não precisa de foncionarios que trabalhem por favores, mas sim aqueles que honram a camisola que vestem porque o resto é Mérda.

30/4/10 15:01
vip- franca disse...

Hààà um bom foncionario não troca a sua empresa por meia duzia de trocos.

Ou seja muitos eluden-se e depois arrepende-se porque quando fazem contas à despesa veem que ganham menos.

Boa sorte para os viajantes.

30/4/10 15:06
Paulo César disse...

Acho que o Benedictus sintetizou da melhor forma a questão do Andrezinho: o Vitória teve 3 anos para renovar e não quis. E ele merecia. Mais, no início da época esteve na frente da grelha de partida para sair.

Também concordo com o Vip-Franca, só faz falta quem cá está, não vale a pena chorar pelos que saem, 2 meses após o início da época já são passado.

Quanto ao Targino, até gostava que o Sr. Cirilo, que avançou com a novidade cá no blog, concretizasse e revelasse mais qualquer coisa sobre essa suposta venda. Até ver, para mim é mais um boato. E para isso já nos bastam os 3 pasquins diários.

Penso que em relação a possíveis saídas elas acabarão por acontecer, mas não me parece que vá haver uma razia.

30/4/10 15:18
miguel disse...

A saída destes jogadores, sem benefícios para o clube, mostra que esta Direcção continua sem capacidade de negociação e sem inteligência. Perder Activos sem qualquer compensação, havendo ainda um Passivo de 10 milhões para abater, é má gestão, para não dizer péssima gestão... como vai esta Direcção fazer frente ao Passivo se não tem Activos para negociar???

Destes quatro jogadores, Andrezinho e Marquinho são os que deveriam ter o contrato renovado. Roberto está em muito má forma e Desmarets está a cumprir calendário; este já nem se esforça, é como se estivesse numa peladinha... Com Desmarets já se deveria ter renovado há um ano com boa cláusula de rescisão, porque era um jogador visível no ataque.

30/4/10 16:11
luis cirilo disse...

Tenho opinião clara quanto a este assunto.
Ressalvando não conhecer os valores financeiros envolvidos.
Penso que Andrezinho,Desmarets e Marquinho deviam continuar.
Os dois primeiros são valores seguros e jogadores ao nível de um Vitória europeu.
É claro que Andrezinho,como outro comentador já referiu,nem sempre foi muito bem tratado.
Marquinho é um jogador jovem,com alguma polivalência,e cuja atitude sempre me agradou.
Tem ainda boa margem de evolução.
Considero um erro a sua saida.
Dos três seria o mais fácil de segurar.
Quanto a Roberto compreendo a dispensa.
Que não terá a ver com idade nem valores salariais.
Apenas com um rendimento claramente insuficiente para um clube com as nossas ambições.
A avaliação,sem ironia,não o terá beneficiado.
A este quarteto convirá ir juntando mais alguns nomes:
Targino, Gustavo e Nuno Assis.
O primeiro de partida para o SLB e os outros para o outro lado da rua ao que tudo indica.

30/4/10 16:18
sem abrigo disse...

parece-me claro que Roberto e Marquinho terminaram o seu tempo no vitória e subscrevo a tomada de decisão.
Roberto considero ser um jogador não mais do que razoável,onde o seu bom jogo aéreo e experiência não disfarçam a lentidão de processos nem a pouca habilidade em jogar com os pés. Seria sempre um jogador para sair do banco, repito, uma razoável solução de banco,e só jogou muitas partidas a titular porque manifestamente não havia outro, ou Douglas ou Roberto.

Relativamente a Marquinho, o que eu vejo naquele jogador é pouco mais que zero. inconsequente,trapalhão,pobre tecnicamente, e a meu ver, com uma péssima atitude,correr não é muito a praça dele. Apesar de lhe reconhecer alguma imprevisibilidade e capacidade de explosão, não vejo nestes predicados valores suficientes para merecer um ordenado de 5 ou 6 mil euros para continuar a ser promessa, é demasiado caro para isso.

Desmarets e Andrézinho é uma pena vê-los sair. mas o que tem que ser tem muita força, estando os dois no limiar do ultimo contrato vantajoso 'financeiro/desportivo' tenho que aceitar.
Espero todavia que a direcção evite a sangria do plantel, e que as saídas não causem mossa ás ambições naturais de um clube cuja pretensão de todos é chegar á fase de grupos da liga Europa, salvo erro, trata-se de 1M euros de encaixe directos.

precisamos de um cérebro experiente para gerir o clube, e creio que o professor Manuel Machado assenta como uma luva no projecto para um 'vitória com rumo' a curto/médio prazo.

30/4/10 16:58
Paulo César disse...

"Targino, Gustavo e Nuno Assis.
O primeiro de partida para o SLB e os outros para o outro lado da rua ao que tudo indica"

Sr. Cirilo, permita que lhe pergunte: Essas informações são certezas ou previsões ? Qual é concretamente o outro lado da rua ? Tem informações concretas sobre estas saídas ?

Saudações Vitorianas

30/4/10 17:56
White disse...

Andrezinho e Desmarets... não perece haver razões para comentar, mas são os dois jogadores com valor para jogar no VSC!!!

Roberto poderia ficar para suplente, mas a sua substituição parece um outro jogador com as mesmas caracteristicas mas mais jovem, parece-me uma boa opção!!!

Marquinho, como ainda é jovem deveria ser um jogador a manter, pois a sua idade e margem de evolução já aqui mencionada deveriam ser razões suficientes para renovar... mas como não deve dar "guito" à direcção já está com guia de marcha... é sinal que o VSC está cheio de "carcanhol"!!!

30/4/10 19:22
Márcio disse...

como é que alguém pode dizer que o marquinho tem qualidade... sem comentários.

30/4/10 19:54
ingles disse...

tudos menos o alex e o carelitos

30/4/10 20:18
White disse...

como???

passo a explicar... se tivesse confiança neste direcção, até achava natural, mas como não tenho, o mais certo é sair o Marquinho e contratarem mais um que nem no "banco de suplentes" têm lugar por 300 mil euros...!!!

30/4/10 20:46
ingles disse...

vao embora jogador a custo zero que vergonha de direçao va-mos fazer um protesto parece que anda tudo vendido ah direçao vivas as borlas nunca vi uma direçao como esta a dar bilhetes de borla parece que nao vale apena ser socio niguen abre os olhos

30/4/10 20:58
AnJo disse...

Pena a saida do Andrezinho, mas no inicio da época quiseram mandá-lo embora, agora amanhem-se.
Desmaret está a decair. Época passada foi muito má. Esta não má, mas tambem nao foi nada de extraordinario.
Roberto: que excelentes noticias. Para que serve um atacante que ´so faz faltas? Que quando domina uma boa, a primeira e unica coisa que esta à espera é da aproximação de um adversário para se atirar para o chão? Que nem com a cabeça agora acerta na baliza, supostamente o seu ponto forte? Adeus que ja vai tarde.

Marquinho?!!?? Quem? Ahhhh, aquele tipo que pega na bola e não passa a mais ninguem? aquele que so perde bolas em fintas, se aquilo forem fintas? Adeus bebé!!! Já demosntrou o que é como jogador: zero. Pode dar noutros clubes. No Vitoria, como muitos, não ia a lado nenhum.

30/4/10 21:03
jotafundador disse...

Roberto e Marquinho não deviam ser dispensados, já o caso de Andrézinho é diferente - quem paga mais.......
Desmarets não faz falta.

30/4/10 23:03
ninguem disse...

Parece-me curioso e isto chega a ser engraçado...
DESMARETS: O esquerdino que sempre "partia o autocarro"!
MARQUINHO: Revelação do Vitória na época passada (escolhido pelos leitores do blog)
ROBERTO: "Herói" de Basiléia, melhor marcador (época passada), Entrou para a história ao marcar aos 3 grandes na mesma época, melhor jogador do Vitória(eleito pelo blog)...
Seriam esses os jogadores "dispensáveis e descartáveis" do Vitória?
Injustiça...

1/5/10 04:04
luis cirilo disse...

Caro Paulo César:
Certezas no futebol português só que a bola é redonda!
Mas ainda assim digi-lhe o seguinte:
Em relação a Targino tenhoa informação, de fonte credivel,que já foi transferido para o SLB.
E que eles até já terão adiantado uma verba.
Quando falo "do outro lado da rua" refiro-me óbviamente a Alvalade por contraponto á ida de Targino para a Luz.
E a acreditar na imprensa de hoje parece que além de Gustavo e Assis também Nilson está de partida.
Também para Alvalade.
Ainda bem que até 9 de MAio Paulo Sérgio só pensa no Vitória.
Porque caso contrário,e a este ritmo,para o ano ficavamos com os juniores e o Carlitos!

1/5/10 22:59