terça-feira, maio 18, 2010

Artigo de Opinião - José Lafuente

“O Falhanço Liga Europa”

Como afirmou a bem pouco tempo uma “personagem non grata” o Vitória Sport Clube fracassou na luta por um lugar europeu que havia de perder na última ronda do campeonato que a bem pouco tempo findou. Claramente que essa “personagem non grata” não foi a única isenta de culpas pois mais uma vez a direcção do nosso clube teve erros crassos na condução deste processo que já foram por demais debatidos mas que volto a relembrar de seguida.

1-Em “vender” essa personagem a um clube que disputava no momento um lugar na Liga Europa assim como o Vitória Sport Clube.

2-Deixar que a Notícia chega-se a Imprensa, e que o Sporting usasse e abusasse da situação, sem que o Vitória não se preocupasse minimamente com isso.

3-Porque deixou ficar 1 mês essa “personagem non grata” por sinal treinador que já não tinha o seu pensamento no Vitória Sport Clube como se veio a verificar pelos episódios de até se deslocar a Lisboa para tratar do plantel do seu futuro clube que ainda nem sequer lhe pagava salário. E tudo isto na semana decisiva do Campeonato.

Convém agora ainda em tempo de “sarar as feridas” que o quão é importante pelo menos disputar a Liga Europa época após época, o que parece que para a Direcção e alguns jogadores que vão fazer parte do próximo plantel não o é?

Principalmente a Direcção Vitoriana há bem pouco tempo reeleita tem que ter a noção que para termos um Vitória cada vez maior, com mais reconhecimento nacional e internacional, em suma mais respeitado pelo País Desportivo é fulcral exibir-se em bom plano pelo menos na Liga Europa que é a 2ª prova mais importante da Europa a nível de Clubes.

Depois de lá estar presente é desfrutar ao máximo e tentar ter grandes Noites Europeias, assim como o Vitória Sport Clube teve num passado não muito distante e onde obteve triunfos categóricos perante clubes conceituados como At.Madrid, Slávia de Praga, Parma, Real Sociedad, Standard de Líegé e Wisla Cracóvia por exemplo, dando na altura grandes alegrias à massa associativa.

Outro facto que me intriga de não conseguirmos um Lugar Europeu é o de por exemplo nas últimas 7 épocas tenhamos apenas participado duas vezes em provas internacionais fazendo no total dessas participações 10 jogos, sendo que esses trajectos Europeus não foram muito brilhantes e que foram de certa forma esporádicos.

Já o “vizinho e eterno rival” nos últimos 7 anos foi sempre às provas internacionais conseguindo na generalidade excelentes prestações e realizando um total de 38 partidas, o que fez com que tenha também agora mais jogos internacionais que o Vitória Sport Clube o que há uma década atrás era impensável, e que goze neste momento de muito mais prestigio internacional que nós, Vitória.

É então no meu ponto de vista importantíssimo para o Clube, Adeptos e Cidade que se assegurem época após época presenças pelo menos na Liga Europa e possamos voltar a ter Galas Europeias no D.Afonso Henriques.

Urge rapidamente dotar bons planteis e que não seja apenas”da boca para fora” por parte de quem dirige o Clube que se exijam apuramentos Europeus.
Estamos fartos que venham jogadores em quantidade mas que em qualidade têm pouca, e que como vimos por exemplo nos 2 últimos anos tenhamos tido planteis com várias carências e onde conseguimos classificações modestas.

Esperemos agora que com o mais provável regresso do Professor Manuel Machado ao Vitória Sport Clube, o que desde já saúdo e que me deixa esperançado em que se sinta uma "lufada de ar fresco”.

São sobejamente conhecidas as Virtudes deste Homem que para além de Treinador pode desempenhar outras tarefas na Orgânica do Clube que convém rectificar urgentemente.
Que o Professor seja muito bem sucedido assim como o foi na Época de 2004-05 onde fruto do 5-lugar nos voltou a colocar 7 anos depois no Trilho das Competições Europeias.

Vamos então nós Vitorianos ainda que ávidos por temporadas recheadas de êxitos deixar o Professor Manuel Machado trabalhar com tranquilidade e estou plenamente confiante que já na próxima temporada voltaremos a disputar uma prova internacional, e quem sabe “levantar” esses tão almejado Troféu que a muito desejamos.

José Lafuente

Saudações Vitorianas.

19 Comentários:

Dillinger disse...

O Falhanço dos falhados da direcção e do Paulo Sérgio.

Desperdiçaram no momento chave do Vitória - Acesso à liga dos campeões. Depois desse falhanço, outros falhanços e situação gravíssima - não há dinheiro nos cofres do Vitória.

18/5/10 12:41
Dillinger disse...

Lazareti vai para o sporting e a seguir....quem vai?

No caso Lazareti, o Vitória fica a ganhar, porque não é um jogador que interesse e ainda por cima é caro.

18/5/10 12:43
Me disse...

Alguém que edite estes textos, não há pachorra para tantos erros:

* "Como afirmou a bem pouco tempo " NÃO, como afirmou HÁ bem pouco tempo, SIM
E insiste, "Principalmente a Direcção Vitoriana a bem pouco tempo reeleita" HÁ bem pouco tempo reeleita.

*"personagem não grata" NÃO, "persona non grata" SIM

* "conseguindo na generalidade excelentes prestações e que realiza-se... " Não, "...que realizasse" SIM

Sem falar nos acentos e na pontuação.

Escola primária.

18/5/10 12:46
lafuente disse...

O Vitória neste momento nem sequer tem poder para contratar jogadores da Liga de Honra que tenham contrato com clubes desse escalão.
Parece-me que vamos levar com Emprestados do Benfica com Miguel Vitor,Felipe Meneses a cabeça e do Sporting com Pereirinha,Ronny.
Está muito mau.

18/5/10 12:52
Daniel Silva disse...

Caro Lafuente,

Visto que o Vitória nem dinheiro tem para contratar jogadores da liga de honra, seria melhor é apostarmos na prata da casa. Nem que acabassemos em décimo ou em decimo primeiro. Mais valia ser assim do que prometer ir à liga europa com uma equipa de camoras e stopiras.

Digo isto porque a juntar ao jogadores que temos, o plantel pouco vai perder de qualidade em relação à época transacta, já que ficou provado que nas camadas jovens estamos sempre nas fases finais.

Esses jovens seriam essenciais para o futuro do clube e que podiam gerar receitas. Só deste jeito é que igualavamos o Braga.

Saudações vitorianas

18/5/10 14:45
lafuente disse...

Caro Me.Obrigado desde já por ter detectado os erros.É com eles que aprendemos.Da próxima tentarei não errar não a pessoas perfeitas logo também tenho o direito a errar.Mas já agora na questão do persona non grata eu sei muito bem que é assim que se escreve mas eu é que optei por escrever personagem.
Mas ao caro Carlos Ribeiro e aos eleitores as minhas desculpas.Saudações Vitorianas.

18/5/10 17:47
lafuente disse...

Sem dúvida caro Daniel.Os jovens são o nosso futuro e vão mostra-lo mais uma vez esta época.

18/5/10 17:49
Vimaranes disse...

Caro Lafuente, naturalmente que todos nós damos erros, por isso não há lugar a qualquer pedido de desculpas era o que mais faltava. O mais importante é o conteúdo e nesse estou inteiramente de acordo consigo quer na análise a esta temporada, quer obviamente nos desejos de o futuro seja bem melhor, se bem que duvide que quem teve 3 anos e 3 meses para aprender e não o conseguiu, o vá fazer agora.

18/5/10 18:25
CEO disse...

"não HÁ pessoas perfeitas".

atenção a isso lafuente, parece mal dar esse erro quando fazemos uma "crónica".

no essencial concordo. mas é tão óbvio que já me sinto repetitivo e de conversa fiada (até da minha parte!) estou eu farto.

18/5/10 19:13
olheiro disse...

Alguem me sabe dizer por onde anda e se tem jogado o defesa-esquerdo dos juniores do ano passado que para mim foi um dos melhores defesas-esquerdos que tivemos e acho que seria uma boa aposta para este ano porque quer queiramos quer não o futuro está nas nossas camadas jovens o que é preciso é dar-hes as oportunidades que dão aos outros e acho que este miudo mercia uma.

18/5/10 21:03
Rui_P07 disse...

Visto este texto de opinião não ter acrescentado rigorosamente nada àquilo que todos nós já sabemos, motivo pelo qual também desesperamos, vinha dizer ao senhor Lafuente que, por muito boas intenções que tenha, a forma como processa a sua dissertação é muito confusa e desorganizada.
Fazem falta umas vírgulas e pontos finais. Deve tentar melhorar neste aspecto.

Só queria sublinhar um erro, há uma diferença grande entre o "há" (que vem do verbo haver) e o "à" , e já voltou a repetir essa falha aqui na caixa de comentários.

18/5/10 22:30
jose disse...

Caro lafuente, parabéns pelo artigo de opinião...
Quanto às suas desculpas, eram evitáveis em meu entender, porque acho que "simples erros " qualquer um comete...
O importante é expressar o que nos vai na alma...


Nota fora do contexto para a cara ME...




O nosso cérebro é doido !!!

De aorcdo com uma peqsiusa

de uma uinrvesriddae ignlsea,

não ipomtra em qaul odrem as

Lteras de uma plravaa etãso,

a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm

no lgaur crteo. O rseto pdoe ser

uma bçguana ttaol, que vcoê

anida pdoe ler sem pobrlmea.

Itso é poqrue nós não lmeos

cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa

cmoo um tdoo.


Sohw de bloa.


Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o
que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4
M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R
CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45
N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O
CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M
PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3
M3R3C3!
P4R4BÉN5!



José Ferreira

19/5/10 00:19
José M.Pereira disse...

Caro José Lafuente,
Concordo com a sua análise quanto ao apontar o dedo ao que chamou “personagem non grata”, embora continue a julgar que, em primeira análise, o dedo deve ser apontado a 3 “personagens”: Presidente, Vice-Presidente com a tutela do futebol e ao novo Director Desportivo. Estas “personagens” foram coniventes com a rábula P.S./Sporting. Todos os episódios que todos nós conhecemos nunca foram alvo de nenhuma repreensão da parte de quem teria, forçosamente, que vir a terreiro defender o clube. Após as declarações do presidente onde reafirma que P.S. esteve de alma e coração no Vitória, mais convencido fico que esta Direcção negociou a transferência do treinador a qualquer preço (como já aqui escrevi que a troco de 600.000€ até a dignidade e a alma vendeu).
Se fosse o único “tiro no pé” que esta Direcção desse, ao longo desta época, talvez o resultado teria sido outro, mas a transferência P.S. foi o culminar de um chorrilho de asneiras. Não se blinda o grupo de trabalho, deixa-se arrastar as renovações de pedras basilares, escolhe-se os treinadores sem critério, reajusta-se o plantel na janela de Janeiro aos 45 minutos do segundo tempo, achincalha-se jogadores na praça pública e afirma-se que jogadores com algum tempo no clube estão avaliação, nas jornadas sistemáticas em que fomos prejudicados pelas arbitragens meteram a cabeça na areia como a avestruz e só a tiraram á “31ª jornada”, e mais e mais e mais.
Escreveu que o clube para lá da Morreira goza da maior prestigio internacional que o Vitória, concordo consigo mas mais intrigante é que também goza desse mesmo prestigio a nível nacional, basta estarmos atentos ás tv’s e aos jornais.
Valha-nos que vem por aí Manuel Machado. Espero que, de uma vez por todas, ensine a esses incompetentes, inábeis, arrogantes e orgulhosos como se gere um Clube de Futebol com a grandeza do VITÓRIA.

19/5/10 00:52
Silva disse...

esta direcção reeleita é uma anedota
e nao vai ser fácil reconstruir a equipa

não ha dinheiro e os nossos directores ainda caminham de gatas no futebol...quem percebe do assunto? parece que vão perder o lazareti e outros bons jogadores e dinheiro para bons avançados????

acredito que manuel machado seja capaz de ajudar a levantar um Vitória sem rumo

19/5/10 02:00
MrIvs disse...

Alguem me sabe dizer se o Vitória está inscrito na Intertoto?

19/5/10 09:18
Me disse...

Lafuente, claro que não precisas de desculpas, mas penso que te fica bem se escreveres como deve ser. Concordarás comigo.
jose, vai para o teu emprego dar erros desses, ou escrever conforme essa linda carta que aqui deixaste, a ver se o teu patrão acha piada.
Em bom português, por favor.
O pior, é que com jeitinho anda esta juventude a dar erros de primária na universidade, e não tarda nada são doutores. E nós a pagar. Como é que o país pode ir para a frente ? Como é que o Vitória pode ir para a frente se os cronistas nem sequer sabem escrever ? E são os mesmos que criticam o presidente pelas patadas na gramática que dá. Juntem-se ao gajo, estão no mesmo saco.

19/5/10 11:38
lafuente disse...

Caro Rui P07 agradeço pelas dicas.Tentarei fazer melhor para a próxima.
Caro José Ferreira obrigado ,pelo feed back.Até os jornalistas cometem erros grosseiros,por isso.
Caro JoseMPereira.Asssino por baixo tudo que escreveu.
Mrls a intertoto já não existe.

19/5/10 11:43
lafuente disse...

Caro Silva esta direcção muito dificilmente,consegue asseguar um jogador em final de contrato.Desde Rissut a Brasilia,passando por Ghilas,Desmarets,Andrezinho,Sereno.
Lá conseguem renovar com o Flávio,Targino,Moreno porque sáo "da casa".
Espero pelo menos que alguns jogadores já estejam assegurados para a próxima época apesar de não virem os seus nomes a praça pública,o que até é bom pois o preço por vezes inflaciona com isso.

19/5/10 12:04
lafuente disse...

Segundo o site Footballpress, o técnico Hristo Stoichkov foi convidado para assumir o cargo do Vitória de Guimarães. O presidente do clube minhoto, Emílio Macedo pretenderá contar com o experiente treinador búlgaro, que, em outros tempos, brilhou no Barcelona. Segundo avança o mesmo site, Stoichkov receberia certa de 550 mil euros por ano de ordenados e terá recebido mesmo cinco ofertas de clubes em Portugal e Espanha, mas só tomaria a sua decisão, quanto ao seu futuro, a 25 de Maio próximo. O treinador orientou na temporada passada o Mamelodi Sundows FC da National Premier League da África do Sul. Recorde-se que ainda há poucos dias, o antigo futebolista Hristo Stoichkov, o melhor jogador búlgaro de todos os tempos, deixou, em entrevista à Lusa, rasgados elogios a José Mourinho e perguntou “quantos treinadores há?” como o português.
Será isto verdade?

19/5/10 12:29