sexta-feira, maio 07, 2010

Os pré-convocados para o Mundial e o Vitória


Se olharmos para os 50 pré-convocados para o Mundial 2010, é interessante verificarmos que cerca de 22% (ou seja, 11 jogadores) passaram pelo Vitória, a maioria pela formação do clube.

Senão, vejamos:

Jogadores que passaram pela formação do Vitória (8):
César Peixoto
Fernando Meira
Makukula
Duda
Vieirinha
Péle
Eduardo
Pedro Mendes
Ex-jogadores do Vitória (2):
Bruno Alves
Sereno
Actual jogador do Vitória (1):
Nuno Assis

E é, obviamente, sobre os 8 jogadores que passaram pela formação do Vitória (e mesmo que não a tenha lá completado) que importará mais olhar. Principalmente porque deles, foram raros os exemplos que vingaram, na equipa principal do clube e até porque poucos foram os casos em que o Vitória foi capaz de retirar dividendos financeiros verdadeiramente interessantes.

Num ano, em que o Vitória tem os seus três escalões de formação nas fases finais, importa ainda mais repensar toda a rede de aproveitamento dos jovens jogadores formados no clube. Porque, como está à vista, não basta formar, (e nisso, o Vitória é seguramente um dos melhores no futebol nacional), mas é determinante que se saiba aproveitar os produtos da formação. Desde logo, evitando que se percam em equipas das distritais depois de completado o seu período de formação e que possam ganhar experiência em equipas realmente competitivas para que, a breve trecho, regressem ao seu clube de origem.

Que o próximo treinador - ao que tudo indica, Manuel Machado - ajude a mudar esta política de mau aproveitamento dos jovens jogadores que é já seguida há demasiados anos. Porque é seguramente com eles que se escreverá o futuro do clube e é na sua rentabilização desportiva/financeira que assentará a sustentação do Vitória.

16 Comentários:

lafuente disse...

Claramente tem que ser colocados em clubes com aspirações a subir numa liga de honra ou então na 2-divisão nacional.Da fornada da época passada os jovens com potencial foram colocados no Maria da Fonte,Serzedelo claro que numa 3-divisão é complicado progredir para no ano seguinte ser lançado numa liga principal.A que rever urgentemente esta politica.

7/5/10 19:40
lafuente disse...

Isto para não falar ainda que não sendo um jovem da cantera no Mendieta que tem 21 Anos e foi colocado a rodar numa 2-divisão nacional e um jogador que custou 140 mil euros.E o mais grave nem lá vingou.

7/5/10 19:43
Daniel Silva disse...

Faço as tuas palavras as minhas Carlos Ribeiro. É o que eu tenho dito há muito tempo. A segunda forma de um clube como o Vitória obter lucro, é precisamente vender os jovens. Aliás, defendo que, por ano; o Vitória deveria apostar em dois ou três jogadores da formação na equipa principal e nesse caso, a aposta não seria arriscada, isto porque esses jovens do Vitória têm algum valor já que representam as camadas jovens.

Caso Manuel Machado venha a ser o próximo treinador do Vitória, acredto que ele vá rodar os jovens na equipa, basta ver o exemplo de Targino.

7/5/10 21:30
Ultra, um modo de vida disse...

Boas

http://www.youtube.com/watch?v=r4R_emGg9Ow&feature=player_embedded

Quem ainda não viu, veja e domingo vá com vontade de puxar pelo nosso Vitória!

Cumprimentos

8/5/10 00:44
Guimarães disse...

Caro Vimaranes apenas uma questão?

O eduardo passou pelo Vitória? Quando? Desculpa a ignorância...

8/5/10 01:49
Dillinger disse...

Em Guimarães não vingam porque não apostam neles.
A mania dos brasileiros.
A mania das comixões (comissões).

Onde anda o Jussane e o Lucas? Vão trilhar o caminho de outros que desapareceram.
Tenho a esperança de ver em Manuel Machado uma reorganização do futebol do Vitória. No caso de ele ser o futufro treinador do Vitória.

8/5/10 10:58
druyda disse...

Eduardo!??? Passou pelo o Vitória? Desconhecia por completo...

8/5/10 11:24
benachour10 disse...

O importante é jogarem seja na 2ª div. ou na 3ª temos o caso do sereno q rodou em divisões inferiores e chegou onde chegou, o moreno tbm jogou a 3ª divisão, etc...importante é formar jogadores com qualidade, a direcção apostar neles e ter um treinador nos seniores com coragem para os lançar. Espero bem que seja o prof. manuel machado.

8/5/10 11:33
Vimaranes disse...

Caro druyda e Guimarães: O Vitória foi buscar o Eduardo ao Sport Clube Mirandela e ele esteve por cá durante duas épocas, na altura em que era iniciado. Acabaria por regressar ao Mirandela e nos juvenis foi para o Braga.

8/5/10 13:53
vitor...iano disse...

Enquanto não existirem pessoas à frente do clube que realmente gostem do Vitória, nada vai mudar.
Apostar nos jogadores da formação será rentável pro clube mas deixa uma margem muito pequena para as "negociatas"

8/5/10 13:56
miguel disse...

Este post é uma boa chamada de atenção para a Direcção. É acertadíssimo o que diz Vimaranes. Com 10 milhões de Passivo não se pode andar a desperdiçar Activos de tanto valor, e que valem bem o investimento com bons contratos e bons salários... se um jogador exigir o dobro do valor do seu salário, e no futuro der o dobro ou o triplo desse valor ao clube na sua transacção, quem poderá dizer que o o seu vencimento é mal aplicado...?

8/5/10 15:35
Dillinger disse...

Benachour não é bem assim. Temos o caso do guarda-redes do olhanense, que o Porto emprestou, depois de ter saído dos juniores do Porto.
Rodar siim, mas em clubes da 2ª ou da primeira, nunca em divisões inferiores.

8/5/10 22:47
Guimarães disse...

Esclarecidissimo Vimaranes, obrigado...

9/5/10 04:24
White disse...

o Vimaranes... plublica essa cena...!!! por amor de DEUS ... isto é por demais!!!

9/5/10 06:39
Vimaranes disse...

Caro White aqui fica reproduzido o seu comentário mas sem os insultos:

"o Pulo sérgia é...
http://vitoriasc.pt/noticias_detalhe.php?id_noticia=1557

*** amanhã espero todos a apoiar o VSC e a assobiar o Paulo não sei das quantas....!!!"

9/5/10 16:08
fidel disse...

caros vitorianos para além dos jogadores aqui mencionados que foram juniores na época passada e estão emprestados pelo VSC existe um desses miudos que esta época já fez mais de 30 jogos como titular refiro-me ao defesa - esquerdo do Maria da Fonte que vocês se calhar estão recordados que nos juniores do ano passado marcou 8 golos o que é muito para um defesa por isso concordo plenamente que se deve dar oportunidade aos jogadores da formação.

10/5/10 14:27