quarta-feira, junho 02, 2010

Comunicação e Marketing

Duarte Magalhães regressa ao Vitória de onde saiu há pouco mais de um ano, ocupando assim um lugar na assessoria de imprensa do clube, a quem obviamente desejamos as maiores felicidades.

Serve este regresso, para continuar a perguntar quando será que o Vitória e quem o dirige estabelecerá uma verdadeira política de comunicação que ajude na implementação do clube no panorama nacional, que há alguns anos vem perdendo terreno (será desta?). Nesta altura, com tantos funcionários e com a maioria dos quais num claro vazio de funções, chega a ser penoso pensar que o Vitória continua sem qualquer estratégia de comunicação de relevo, aberto a entra e sais, sem que o mais importante seja por fim delineado. O sítio oficial do Vitória continua a ser um espaço pobre em conteúdos e em informação na hora, isto já para não falar na falta de arrojo no design do mesmo. O esquecimento por parte dos seus responsáveis das redes sociais agora tão em voga, é apenas um sinal da falta de audácia e de visão de quem há muitos anos é responsável pelo mesmo, mas sem qualquer nota digna de destaque. Inquéritos mais do que ultrapassados ou fanzones pobres é apenas o que vai tendo para oferecer o sítio oficial vitoriano que continua em larga escala a ser ultrapassado, essencialmente no acompanhamento das modalidades amadores por um sítio não oficial.

Acresce a isto o facto do Vitória continuar, alicerçado numa verdadeira política de comunicação, sem qualquer estratégia de marketing e publicidade relevante que possa levar o Vitória para além das muralhas da cidade. E que possa quer através de iniciativas levar os seus atletas às escolas quer do concelho, quer dos concelhos limítrofes, no sentido de fidelizarem os mais jovens. Juntando a isto, deverá o Vitória ter na sua loja, um dos pontos mais fortes da sua estratégia de marketing, com os mais diversificados produtos, para as mais variadas faixas etárias e essencialmente a preços comportáveis (ndr. a lacatoni parece que continuará a "vestir" o Vitória), não chegando ao cúmulo de se deixar de vender os produtos mais procurados ou de ter funcionários da sua própria loja que aconselham a compra de material desportivo directamente numa fábrica bracarense, sugerindo a posterior colocação do emblema do clube no dito material, por ser assim mais barato ou simplesmente porque o Vitória não oferece o material necessário para uso dos mais jovens na prática desportiva no clube.

Enquanto nada disso for sequer pensado, o Vitória continuará - a exemplo do que acontece há vários anos - a definhar nestes dois campos essenciais para a modernização de um clube profissional de futebol onde nada pode ser deixado ao acaso. Vamos acreditar que a próxima época seja já sinónimo destas mudanças que são essenciais.

19 Comentários:

lafuente disse...

Comunicação e Marketing do Vitória é do pior.
Mas não se inova um bocadinho que seja.
É mais do mesmo.

2/6/10 12:19
Pantic disse...

Não vale a pena estar com rodeios, é a política do tacho e TODA A GENTE SABE ISSO...

2/6/10 12:34
Miguel disse...

ao que tudo indica a lacatoni continua a vestir o vitoria....nao é o problema maior ou nem sera problema mas espera mudar de marca...mas enfim...

2/6/10 13:23
Bola d´ Ouro disse...

Duarte
Contigo subimos de divisão.
E ficamos em 3º lugar.
Isto apenas nas épocas completas que servistes o nosso vitória.
Bem-vindo, bom filho à casa torna.
Não digo mais nada!

2/6/10 13:29
João Pedro Magalhães disse...

Bruno Teles já é nosso.
Oficial.
Grande Noticia

2/6/10 14:05
Mestre Pedroto disse...

Saúdo o regresso do Duarte Magalhães é sem duvida uma boa contratação e aposta, pois enquanto cá esteve fez um bom trabalho dentro das limitações de decisão que tinha na altura.
Acredito que fará um bom trabalho nesta nova função e acima de tudo sei que é um vitoriano ferrenho que defenderá sempre os interesses do vitoria!
Um grabde abraço e sê bemvindo!

2/6/10 17:02
Silva disse...

É mesmo a politica do tacho como diz o Pantic e muito bem

O Duarte Magalhães aproveitou o Vitoria para ter um emprego arranjado pelo paizinho que é amigo do milo

Depois o paizinho arranjou lhe um tacho melhor em Lisboa a trabalhar para o governo e lá foi ele, mas como era tão incapaz acabou por ser despedido e lá volta ao Vitoria para manter o tacho.

Um colega em comum que o conheceu em Lisboa diz que o gajo era um atraso de vida e não sabia nada de nada. Lá teve de regressar a Guimarães

O Vitoria apenas serve de rampa de lançamento a esta chavalada e o Duarte Magalhães apesar de bom vitoriano sempre que esteve no Vitória não se conheceu uma intervenção publica digna de registo. Anda-se a brincar com isto

A modernização do Vitória tem de ser feita por gente capaz e não pode ser deixada ao acaso de uns pseudo comunicadores que arranjam trabalho no Vitória porque fulano (pai) conhece beltrano (milo)

Até nisto damos o exemplo de como não se deve fazer e começamos a ser fracos em todos os departamentos porque impera o tacho dos conhecidos

Venha o Manuel Machado para arrumar a casa

2/6/10 21:59
Vitorianismo disse...

É com agrado que vejo um amigo que sei que é Vitoriano, ao contrário de alguns... a entrar no Vitória.

Este assunto da politica de comunicação e marketing do Vitória é um assunto delicado ao qual nós Vitorianos também devemos ter uma palavra a dizer, e por ai me fico.

Há uns dias escrevi um texto no meu espaço de pensamentos, em que referi uma questão a meu ver que tem tanto de pertinente como oportuna. Que ideias para o futuro do Vitória? caso apeteçam ler sigam o link http://vitorianismo.blogspot.com/2010/05/que-ideias-para-o-futuro-do-vitoria.html, e já agora partilhem as suas ideias pode ser que alguém nos ouça...

Lancei apenas uma das ideias que tenho para o futuro do Vitória, e adivinhem lá qual! o futuro somos nós os vimaranenses e os Vitorianos.

Notas:

"ter funcionários da sua própria loja que aconselham a compra de material desportivo directamente numa fábrica bracarense, sugerindo a posterior colocação do emblema do clube no dito material, por ser assim mais barato ou simplesmente porque o Vitória não oferece o material necessário para uso dos mais jovens na prática desportiva no clube."

Duas notas, uma delas é para que se isto acontece é muito grave, e um apelo porque não concretizar e levar essa questão a quem de direito?

Outra e já agora para o incrível facto de a loja ou mini loja do estádio estar fechada aos sábados à tarde(mesmo em vésperas de jogos como por exemplo o último malogrado jogo), conheço muita gente que não se importava de a abrir..

Vitorianismo

3/6/10 03:01
Pedro Vilarinho disse...

Comunicação e Marketing no Vitória?? Não me façam rir POR FAVOR.
Enquanto tiverem o ladrão (não tem outro nome) do José Luis Machado à frente desse "departamento", NUNCA teremos qualquer tipo de medida de marketing (palavra que de resto nem sabe pronunciar correctamente). Caros vitorianos, trata-se de um verdadeiro cancro dentro de uma estrutura putrefacta, verdadeiramente nocivo para o nosso clube. Alguém sem qualquer tipo de experiencia na área, que vive há 15 anos a mamar do nosso clube. José Luis Machado é um vigarista de primeira água, um rapazola que serve apenas para convocar jagunçada para as Assembleias, que distribui sem critério centenas de convites por jogo, que se apropria de merchandising do clube em seu próprio proveito. Marketing?? Em prol do VSC?? AHAHAH! Vejam por exemplo, o "cartaz" da última campanha do Milo: - Foi feito pela PopDesign, empresa que tem uma avença com o Vitoria para a execução de outdoors, merchandising, etc. - Depois, quem aparece no cartaz? Os filhos do José Luis Machado! Vocês acham normal?
Já agora, o que fez Duarte Magalhães voltar? Será ele o mesmo que quando saiu do Vitória, publicamente (em diversos sites) e abertamente criticou (e de que maneira) as "politicas" de Milo??? Será ele o mesmo que apelidou o mandato de Milo de "sem critério nem rumo"??? Continuará a receber os 600 euros que sempre recebeu??? Quanto lhe terão pago para mudar de opinião?
Mas uma coisa é certa, prefiro um milhão de Duartes a meio José Luis Machado...
Desejo profundamente que o Vitória se liberte destes tipo de parasitagem, mas para mal dos meus pecados, não vislumbro qualquer tipo de mudança...

3/6/10 09:00
Silva disse...

Nao tenho duvidas do vitorianismo do Duarte Magalhaes e de outros que´trabalham no Vitoria ate porque o vejo em muitos jogos

Mas não chega ser vitoriano para ocupar cargos que precisam de gente do futebol que saiba o que anda a fazer num clube desta dimensão

No tempo que serviu o Vitoria nao ouvimos desse senhor qualquer intervenção ou afirmaçao em defesa do clube. Parece me que vamos continuar com uma assessoria de trazer por casa na defesa dos interesses do clube

outros com maiores responsabilidades até se dao ao descaramento de serem de outros clubes

3/6/10 16:46
Silva disse...

O Vitória anda a pagar muitos apartamentos

3/6/10 16:51
Vitorianismo disse...

Meus caros não sou advogado de defesa do novo director de comunicação do nosso clube, mas "não se pode ser preso por ter cão e por não ter", i.e, desconheço as capacidades para exercer um cargo desta dimensão, mas pelo menos tem um ponto que a meu ver devia ser situação sine qua non para ser dirigente do Vitória ser Vitoriano, ou acham que iremos a algum lado se tivermos a ser comandados pela aquela que eu considero "velha guarda" do Vitória aqueles que torcem pelo Vitória para ir à UEFA e que torcem pelos outros para ser campeões! e sim essa ala existe no Vitória, para mim nem todos Somos Ùnicos.

O que eu exijo é trabalho com muita vontade de vencer e tornar o Vitória um clube de dimensão nacional e internacional não é uma utopia é um objectivo.

Vamos Ser Campeões.

3/6/10 19:49
Mestre Pedroto disse...

Esse Silva simplesmente não sabe do que fala e infelizmente tem uns comentários que são uma barbaridade de disparates!
Não conhece o Duarte muito menos o que afirma é verdade!
E desde quando é que um acessor de comunicação cargo que ele exercia quando esteve no vitoria pela ultima vez tem como esse Silva diz que intervir publicamente? Para isso estava lá o director de comunicação! Mais uma vez digo esse Silva não sabe mesmo nada do que fala...quando assim é nem vale a pena argumentar mais nada!

3/6/10 21:32
José Manuel Fernandes disse...

Há aqui "personagens" que vêm inventar e julgar a vida pessoal das pessoas em vez de terem uma opinião ou uma avaliação sobre o trabalho dedicado ao clube, isso só demonstra o quanto estamos num meio pobre de gentinha com inveja, preocupada com o vizinho e não com o Vitória.

4/6/10 00:55
Silva disse...

Num clube que parece ter gente com dificuldades para falar e mostrar as suasideias aos socios o assessor de imprensa tem de ser um comunicador e um elo de ligaçao para fora

No tempo que la esteve nunca ninguem o ouviu ora bem fazer este tipo de trabalho nao é para todos

mestre pedroto e JFernandes não tenho inveja nem preciso de tachos para gostar do Vitória

a unica coisa que quero é que ganhe cada vez mais

Agora o Vitória precisa de ser servido por homens e não garotos vitorianos que andam no Vitória para se servir quando já não dão em mais lado nenhum

para garotos também já temos directores que andam no clube e não conseguem abrir a boca para dizer nada de jeito e olhe que eu vou ouvindo entrevistas e lendo jornais

O nosso Paulo Pereira responsavel pelo futebol algume acredita nisto também não dá uma para a caixa

Fiquem com este tipo de dirigentes e assessores amigos do amigo que assim nunca mais saimos desta situação confrangedora em que mergulhou o Vitória

4/6/10 01:32
Silva disse...

infeliezmente ainda ha muito vitoriano a defender a politica do tacho

so nao ve quem nao anda com os olhos abertos

a politica do tacho tem acontecido em varios sectores do clube segundo consta

Vejo é pessoas a servirem se do Vitória porque oa clube nada dão em temos de imagem e representação

Anda muito gente a dormir

4/6/10 01:35
Silva disse...

Nada contra os garotos agora o Vitória precisa de gente a serio
em todos os sectores

4/6/10 01:37
Péricles disse...

Nota prévia: sou amigo do Duarte, não o vou esconder.
Por ser seu amigo, sei que ele não necessita de qualquer advogado, muito menos de defesa. Por conseguinte, e ainda que conheça melhor o seu percurso do que os tais "colegas em comum", respeitarei a sua privacidade, simplesmente não respondendo à letra à biografia do Duarte, contida na densa "obra literária" do Sr. Silva.
Todavia, nada como contradizer o óbvio, que só o bendito Sr. Silva parece desconhecer. Em primeiro lugar, causa profunda estranheza as relações promíscuas entre o pai do Duarte e o actual presidente do Vitória, se tivermos em linha de conta que o Duarte ingressou no Vitória precisamente no mandato do anterior presidente, Vítor Magalhães. Talvez fosse a visão futurista do pai do Duarte (a quem desconhecia tais super-poderes) que orquestrou a criação desse badalado tacho denominado assessor de imprensa.
De seguida, é fascinante a influência do dito pai do Duarte, seja em que sector for. É no Vitória, é no Governo, quer num quer noutro por acção exclusiva do pai do Duarte, sem que, sem margem para dúvidas, tais oportunidades na carreira possam ter surgido pelo facto de o Duarte ser um jovem com valor e potencial. Estou seriamente convencido, após este diagnóstico do Sr. Silva colhido junto de um "colega em comum", que nada fará parar este poder de colocação do pai do Duarte, bem mais eficaz que o do empresário Jorge Mendes.
Cumpre-me apenas dizer que o Duarte já demonstrou publicamente 4qualidades que só o Sr. Silva parece não querer ver: é jovem, é 100% vitoriano, é um comunicador de excelência e tem currículo no Vitória, conhecendo bem a sua estrutura.
Para finalizar, manifesto um desejo. O de que o Duarte nunca venha aqui responder. Porque em democracia também impera a máxima: a tua liberdade de exprimir uma acusação ignorante, acaba na minha liberdade de ignorá-la. E aqui, mais que se impõe.
Boa sorte Duarte. Desejo que cumpras a tua função da forma que melhor sabes fazer, a responsável.

4/6/10 02:09
JoséCarlos disse...

realmente é dificil percber algumas coisas no nosso clube e parece mesmo a politica do tacho,
essa do josé luis machado andar a por os filhos familia dele nos cartazes do Vitória mostra um bocado que cada um faz o qur quer no Vitória
Já agora, o que fez Duarte Magalhães voltar? Enquanto houver dinheiro e der para pagar o ordenado e quando as coisas não correm bem noutros lados segundo li acima
o Vitória deve dar um emprego capaz de tapar os buracos Parasitagem há em todo o lado mas criticar o Milo de fazer as coisas sem critério e rumo e voltar ao clube só mostra a espinha torta desta gente toda
é a politica da panela e da contruçao sem alicerces
nao quero saber de choradinhos mas a Comunicação e Marqueting do Vitória tem de ser melhor
O preço do material é um roubo e a qualidade é fraca

4/6/10 02:41