terça-feira, junho 08, 2010

NÚMERO 2 DA FUTEBOYS DESTACA O FUTEBOL DE FORMAÇÃO DO VITÓRIA

“O 4º GRANDE”





A novíssima revista nacional “futeboys”, que é dedicada exclusivamente ao futebol de formação em Portugal, destaca neste número 2 o Vitória de Guimarães, com incidência para as três equipas que estão na discussão dos campeonatos nacionais de iniciados, juvenis e juniores. São onze páginas dedicadas exclusivamente às camadas jovens do Vitória e ao primeiro complexo desportivo em Portugal, mandado construir por Pimenta Machado.
Nesta edição da “futeboys”, a revista contém também reportagens com as equipas dos afonsinos, com Emílio Macedo, Luiz Felipe e Fernando Van Doellinger, para além de um poster (nas páginas centrais) das equipas do Vitória nas fases finais dos campeonatos de formação de 2010/2011.

31 Comentários:

lafuente disse...

Grande temporada das camadas jovens.Estão de parabéns.
Sabãdo é preciso muito apoio contra o Sporting em Juniores.
E é preciso mostrar descontentamemto contra a Tvi.
Só depois de se mandar muitos e´mails para Queluz é que se lembraram do Vitória Sport Club.

8/6/10 20:20
lafuente disse...

Está a surgir o boato que o Meira quer sair do Zenit e possivelmente regressar ao Vitória.
Seria grande reforço,e a vir novamente seria agora o momento,com 32 anos fazia ainda 2 anos de bom nivel não tenho a menor dúvida.

8/6/10 20:23
Paulo César disse...

Sim Lafuente o Meira quer regressar ao Vitória, isto se não fizer como o Pedro Mendes e ir demonstrar o quanto gosta do Vitória para o Sporting...

8/6/10 20:48
lafuente disse...

Acredito plenamente que o Meira vem para o Vitória em breve.
Se ele abandonar já o Zenit vem para o V.S.C.

8/6/10 20:54
Dillinger disse...

Venha já.
Para o ano junta-se o Pedro Mendes.

8/6/10 21:52
Dillinger disse...

Quartos grandes nos juniores(...)
e quarto grande em séniores, pelo menos em património e sócios.

Ainda se fala do que o Pimenta fez de bom no Vitória.

8/6/10 21:55
Dillinger disse...

Somos destaque pela positiva nas camadas jovens, porque nos séniores nem vale a pena falar.

8/6/10 21:56
Dillinger disse...

O jogo com o Sporting vai ser transmitido na Tvi.
Vamos todos ao complexo.

8/6/10 22:01
Miguel disse...

meu caro lafuente isso nao se faz. esse boato que mencionas-te fez-me sentir como uma criança quando lhe prometem o que eles mais querem se eles passarem de ano. ate fiquei com agua na boca.

se eu me portar bem e passar de ano esse boato vira verdade com contrato assinado??? va la diz k sim.

8/6/10 22:52
Mr.Karvalhovsky disse...

E vale a pena investir nas camadas jovens para depois não aproveitar ninguém nos seniores?
Ah é verdade, já me esquecia que é melhor apostar em brasileiros que ninguém conhece...

8/6/10 23:20
António Lopes disse...

Muito recentemente falei a uns clientes meus o feito das camadas jovens estar na fase final em tres escalões.
O mais curioso, estes feitos são mais admirados pelos de fora que os de dentro. Ainda bem que uma revista reparou e publicou.
Aqui por norma discute-se os defeitos do Milo e alguns até esperam por mais defeitos para ter sempre tema de conversa.

Alguns ainda vão comentar;

"quem tem mérito é o Pimenta"
"o Vitor Magalhães é que descobriu os miudos"
"Milo jé vendeu mais uns apartamentos aos pais dos miudos"

etc etc etc................

Neste grande clube, é precisamente assim que alguns adeptos falam.

Se eu fosse escritor publicava dois livros sobre alguns adeptos do Vitória;

1º "SEMPRE A DEITAR A BAIXO"
2º "DAR O BRAÇO A TORCER, NUNCA"

Era um exito de certeza absoluta.

Viva o Vitória

9/6/10 09:39
Miguel disse...

Caro Antonio Lopes. qual o bem que o Milo fez ao clube? á excepçao da subida e do 3 lugar que dele tem algo mas pouco a meu ver. outra coisa.. sabe aquele ditado que diz: "O bem lembra-se sempre, o mal nunca se esquece". e para mal dos nossos (Vitorianos) pecados ele fez, faz e continuara a fazer mais mal ao clube do que todo o bem que ja fez.infelizmente.

9/6/10 11:45
benachour10 disse...

a revista futebolista deste mês tambem tem um trabalho sobre a formaçao do vitoria

9/6/10 11:57
jotavsc disse...

So espero k mts deles sejam aproveitados para depois ingressar nos seniores...
Apostar nas camadas jovens tem k ser sinonimo d "trabalho futuro para os seniores" o k neste momento nao tem acontecido..
Mas é mt bom ver k as nossas camadas jovens tao fortes... Forca Vitoria!!

9/6/10 12:21
guimaraes manda disse...

este antonio lopes so defende o presidente de merda k temos,nao percebo pk mas prontos????mano acho k devias era olhar para tanta merda k ele tem feito a frente do nosso clube k ate ja mete nojo...acorda para vida antonio lopes e deixa de ser escova

9/6/10 14:26
António Lopes disse...

Para Guimares Manda;

Se eu fosse escova, onde escovava em primeiro lugar era o teu comentário, não era lido, nao metia pena.
Na verdade eu só comentei que reparam mais depressa os outros nos nosssos feitos que os da casa, o teu comentário é exemplo disso.
Se reparas-te bem o tema do post é sobre os nossos tres escaloes estarem na fase final e não o que Milo fez ou deichou de fazer.
O mais curioso, dás-te mais depressa ao trabalho em comentar quem não está no lote dos teus ao tema do post.

OBS: Entre má gestão do Milo e os teus comentário, olha que não vejo diferença nenhuma.

Emilo Macedo da Silva quer queiras ou não é o Presidente do Vitória Sport Club, respeitares isso é tanbem respeitar o Vitória S.C

Viva o Vitória.

9/6/10 15:22
cristiano disse...

Nisto de facto, dou razão ao senhor antonio lopes que nem sequer conheço, veja-se o critério utilizado por um comentário anterior em que diz que a unica coisa positiva que o milo fez foi o 3º lugar e se calhar disse essa pessoa que nesse feito o milo pouco participou. Eu não sou defensor do presidente muito menos apologista das suas ideias, trata-se é uma questão de justiça, então se no 3º lugar ele pouco teve mérito ou pouco participou, quando corre algo mal ele é logo o principal responsável por ser o presidente, até se um jogador sair a noite o milo é que é o responsável segundo alguns. É um facto nunca antes alcançado ter as equipas de formação todas na fase final, e se para o mal a culpa é sempre dele, nisto o milo também terá que ter o seu mérito, por escolher o departamento de formação que tem assinado contratos com jovens valores e que tem construído equipas que combatam com as equipas estrangeiras dos 3 estarolas, logo ou o mérito ainda é do pimenta?????? Quanto ao senhor vimaranes que respeito-o e admiro-o por ter que aturar algumas pessoas, coisa que eu não tinha paciência daí as minhas felicitações para o mesmo, só lhe queria fazer um reparo se me permite, se no seu tópico da selecção luso-canarinha apela à união em volta da mesma independetemente das várias divergências/injustiças/negócio que nela existe, porque não fez o mesmo na altura das eleições, porque não o faz mais vezes pelo nosso clube, e porque neste tópico não analisou ainda este feito alcançado pela nossa formação???
Os meus cumprimentos , e VITORIA ATE DEPOIS DE MORRER.

9/6/10 15:53
Vimaranes disse...

Caro Cristiano, obrigado pelas suas palavras e quanto ao reparo que faz, creio que o histórico do VIMARANES, das crónicas no sítio VitóriaSempre ou até do programa Hora D no Canal Guimarães, três espaços onde regularmente emito opinião, respondem ao reparo que faz. Não comentei o desempenho das camadas jovens neste post, mas já o fiz quer em posts anteriores, quer também no dito programa, por exemplo e voltarei por certo a refero-lo no final da temporada da formação. Quanto ao apelo de unidade no clube por altura das eleições, ele foi feito à partida, por exemplo,em dois posts que coloquei no dia das eleições. Apelo esse que, foi também feito por diversas ocasiões em diversos textos em alturas importantes do Vitória, como alturas em que a época estava em decisão. Esses apelos, até porventura desnecessários, porque se há coisa que os vitorianos nem precisam (felizmente) é de apelos para a unidade em torno do clube, foram feitos em vários momentos, pelo blogue.

Agora há é uma diferença entre apelos à unidade e ausência de opinião e de crítica. Unidos em torno do clube os vitorianos estão e sempre estarão, agora são livres é de terem a sua opinião relativamente às atitudes e acções de quem passa pelo Vitória.

O paralelismo com a selecção foi exactamente esse. Pode até não reconhecer competência em quem dirige as duas instituições (Vitória e FPF), posso considerar melhores ou piores as escolhas de jogadores (lembro-me de em 2 posts no passado ter criticado duramente a opção pelas naturalizações) ou até de treinadores, mas em momento algum deixo de apoiar uma e outra, ou de apelar ao seu apoio em momento determinantes.
Em momento algum, acredito que, (como sempre a maioria dos vitorianos provaram) quem serve o clube esteja à frente do próprio clube. Porque eles passam, mas o clube fica.

Espero ter respondido ao seu reparo.
Cumprimentos.

9/6/10 18:14
lafuente disse...

O Vitória disse que queria o Salino o Braga anunciou logo a sua contratação.Nem hesitaram.

9/6/10 19:11
lafuente disse...

Caro Miguel eu espero que sim.O Meira era bem vindo apesar de aquando da sua saída não tenha tido a melhor conduta.

9/6/10 19:12
Samuel Silva disse...

Não sei se alguém reparou numa questão: Esta revista é feita por gente de Braga, alguns deles associados do Sporting de Braga. E tem patrocínio de grandes empresas da cidade vizinha e até publicidade da Câmara.
Portanto, são bracarenses quem nos chama "O quarto grande". Não é preciso dizer mais nada, pois não?

9/6/10 19:33
Vimaranes disse...

Não fazia ideia disso Samuel. De facto é um "pormenor" engraçado. Se bem que neste capítulo - no que à formação diz respeito é um facto indesmentível, aliás atendendo ao que até escrevi há algum tempo em que 22% dos pré-convocados para o Mundial terem passado pelo Vitória. A questão está mesmo no aproveitamento ou melhor, na falta dele.

9/6/10 20:32
Miguel Ribeiro disse...

Amigos estes são alguns dos jogadores que desejava ver no Vitoria:
Nuno;F.Meira;R.Fernandes;Ricardo;Alex;Cesar Peixoto;Duda;Moreno;F.Meireles;Custodio;P.Mendes;R.Fernandes2;Vieirinha;Makukula;Targino... Completando o plantel c jogadores dos juniores ou ex junores e ainda complementado c 2/3 craques pra posições fulcrais (nº 10, P.Lança)
ficava-mos c 1 super equipa sem gastar praticamente dinheiro, so em ordenados... Era não era?! Temos 1 grande escola de formação vamos la apostar nos jovens que gostam do Vitoria tanto como nós.. Saudações Vitorianas....

9/6/10 21:04
Miguel disse...

Ora vamos la ver uma coisa sr Cristiano, e respeitando o seu ponto de vista eu explico o meu por extenso.

Para mim é um bom presidente de futebol/dirigente desportivo aquele que toma as opçoes certas, que as toma a pensar apenas e so no melhor para o clube ( e o clube somos nos socios), que as tome e assuma e quando errar (que tem direito de errar) assuma o seu erro e faça tudo para o corrigir, e como disse, faça-o sempre em prol do clube.

O nosso presidente começou por escolher o Norton de Matos e quase que descia-mos outra vez, corrigiu o erro e chamou o Manuel Cajuda. Subimos, ficamos em 3 no ano seguinte por obra do treinador porque subiu com a equipa que quase tava a descer e escolheu outros que nos colocaram em 3. Visto isto MC achou que nao foi tratado com respeito e que o presidente nao lhe deu suposto premio acordado, falou com a magoa que tinha, e ele que sempre demonstrou o carinho respeito que tinho por nos. o presidente achou uma afronta e como tamos numa ditadura despediu por motivos pessoais. O proprio presidente (embora com o MC a ajudar) disse, depois de perder o geromel e ghilas, os melhores do vitoria ate entao, que tinhamos melhor equipa que no ano anterior e que chegava para atingir os objectivos. objectivos esses que contavam com a inedia liga dos campeoes. Seguiu-se outro erro. o Nelo Vingada. corrigiu e apostou no Paulo Sergio que falhou com os objectivos. para alem disso seguem.se erros como: vende paulo sergio a 5 jogos do fim ao nosso rival, vem a publico dar moral aos jogadores dizendo que nao renovariam ou que para renovar tinham de demonstrar valor para isso. para alem disso tem o caso dos adeptos do benfica nas bancadas dos socios, a promessas que nao cumpre,os vices e outros da direçao estao constantemente a demitir.se va-se-la saber por que razao, etc etc etc

Dito isto e perante tanta incompetencia, estou mais que inclinado a acreditar que as pessoas que escolheu para o futebol de formaçao sao as pessoas certas talvez, mas nao passaram de opçoes de sorte e que resultaram.

Por isso nao, nao dou o braço a torcer á incompetencia.

9/6/10 21:13
cristiano disse...

Infelizmente não acompanho o programa hora H que o senhor refere, mas se já analisou nesse espaço o comportamento da nossa formação, peço desculpa pelo lapso e felicito-o por o ter feito. Quanto à união, creio que há um aspecto entre nós adeptos que, para benefício da equipa e porventura reflectir-se-á nos resultados, que teremos que melhorar, porque desde há muito tempo que reparo que alguns jogadores que se destacam noutras equipas, aqui bloqueiam completamente, pressão a mais?? não creio pois outros também a têm. Diferenças de tratamento? sim, e vou especificar com casos, quando vejo num jogo para a taça da liga contra o covilha, num jogo em que pouca gente foi ao estádio, num jogo em que a equipa toda ela não quis nada com o jogo, reparei em alguns adeptos (umas dezenas) a insultarem o jorge gonçalves de peixeiro etc, isto no inicio da época. Lembra-se certamente do Manuel ex- moreirense que mal saía para o aquecimento era assobiado, lembra-se das assobiadelas que o roberto levou, já tendo feito alguns golos pelo vitoria, quando vejo douglas a ser aplaudido só por fazer um carrinho mas golos = 0, para não falar nas injustiças ao andrezinho na época 2008/2009 constantemente assobiado ou ao moreno que senão não saíria daqui. Mais me incomoda quando alguns destes adeptos que insultam os próprios jogadores, são os mesmos que bateram palmas ao autocarro do porto na época 2007/2008 à chegada ao nosso estádio à espera da "ajudinha". Eu fico estupefacto às vezes com a gritante falta de qualidade em alguns jogadores nossos, por vezes interrogo-me se posso ir aos treinos porque certamente faria muito melhor do alguns jogadores, por uma quinta parte do que esses brasileiros desconhecidos que por aqui passam ganham, mas nem por isso começo aos insultos ou aos assobios senão se eles são maus pior ainda ficam. Um aparte, o alan em braga será que é insultado de espanhol? Creio que não. Se fosse ao contrário? Certamente levava datas de marroquino de cima a baixo. Por isso, peço-lhe como responsável dum importante meio de comunicação entre vitorianos, que deixemos (porque como vitoriano incluo-me)de insultar ou assobiar jogadores só pelo seu passado em outros clubes ou à mínima falha destes em campo. Um abraço para todos

9/6/10 21:49
Vimaranes disse...

Caro Cristiano, percebo o que diz. Obviamente que o insulto nunca é solução e os assobios também, mesmo que o desagrado seja grande. Mas a verdade é que, há também o reverso da medalha. Ou seja, aqui os jogadores também são tratados como heróis quando fazem por isso. É o "preço" de um povo apaixonado. Claro que na Naval os jogadores nem assobiados, nem aclamados, mas isso tem claramente a ver com a dimensão humana do clube. Se concordo com os assobios ou insultos? Claro que não, embora muitas vezes perceba que são reacções a quente.
Agora uma coisa é certa, os jogadores profissionais de futebol também têm de estar preparados para a pressão. E só aqueles que a conseguem suportar é que podem almejar a algo importante. De uma coisa eles também podem estar certos, a cobrança em Guimarães é grande, sim, porque a exigência também o é. Mas quem a souber encarar e quem estiver de consciência tranquila e honrar este emblema, dificilmente esquecerá a passagem pelo Vitória e o apoio dos seus adeptos. Prefiro um público exigente, embora por vezes exagerado, do que um público passivo, sem emoção. E até acho que já fomos mais exigentes.
Abraço.

9/6/10 22:05
Dillinger disse...

Senhor António Lopes, nós da casa, também admiramos a carreira dos Iniciados, Juvenis e Juniores. Não vanha dizer que os de fora é que dão valor etc.
Eu não falho um jogo, já você não sei, mas nunca o vi pelo complexo.
Sabe, o que é maia triste é o facto de o Vitória nos últimos anos não ter aproveitado ninguém das camadas juvenis e juniores...
Sabe, por isso é que são os de fora como você diz a reparar nos nossos putos.
Então na época do Cajuda, a Direcção e o tal treinador (que ninguém o quer) foi ver passar para o complexo jogadores em fim de carreira e outros (que todos juntos não dava um jogador).
Vá lá que veio o Machadez para por ordem na casa.

9/6/10 22:09
Dillinger disse...

Cristiano, endereço-lhe parabéns por se ter lembrado daqueles, (alguns, felizmente poucos), que insultam por tudo e por nada e depois pensam que são uns herois e são os melhores adeptos do Vitória.
Temos bons, mas não é mentira nenhuma que há meia duzia de meninos que nem percebem de futebol e mandam uns piropos aos nossos jogadores.
Foi bem lembrado.
E lembrem-se, estes miúdos que no presente são da formação, alguns deles vão ser séniores.
Não se esqueçam de os tratar mal, só porque são de Guimarães.

9/6/10 22:15
Espalha Brazas disse...

Interessa alguma coisa onde se localiza a sede desta tal FuteBoys? O importante é constatar que a primeira e única revista nacional de futebol de formação se verga, logo ao 2.º número, perante a força e a potência da formação vitoriana. Já comprei a revista, esta tarde na tabacaria do Toural, ao lado da Cervejaria Martins... Está um espectáculo!!!

9/6/10 23:30
cristiano disse...

Sr Miguel como referi eu próprio não sou defensor do presidente nem das suas ideias, apenas apresentei um ponto de vista específico, mas concordo em muito com o que o senhor disse.
Sr Vimaranes, estava-me a referir a jogadores que vêm de clubes de rivalidade com o nosso que à mínima coisa já estão a ouvir (não de jogadores que vêm de clubes de pouca expressão), bem como jogadores de qualidade como o andrezinho (que demonstrou grande classe no nosso clube) que na época 2008/2009 era dos melhores jogadores mas o pessoal criou um "clima" desfavorável para com ele que à mínima falha ouviam-se uns assobios que só prejudicaram as suas actuações, isso certamente também pesa na hora de renovar contrato. Obviamente estou de acordo consigo, eu próprio não consigo ver um jogo no estádio sentado, e não sou elemento de nenhuma claque, tamanha intensidade como vivo o jogo. Mas preferia, na minha opinião sincera em vez de sermos apelidados de exigentes ou de apaixonados, sermos apelidados de vencedores, ambiciosos, ganhadores, isso era sinal de títulos.
Só uma nota e talvez a mais importante, queria destacar a forma como eu, o sr Vimaranes, o sr Miguel e o Sr Dillinger, entre outros, abordamos e discutimos as ideias e opiniões uns dos outros neste tópico com o máximo de correcção, cordialidade e respeito, mesmo elas sendo concordantes ou não concordantes, para quê atacar-nos uns aos outros se todos sentimos o mesmo pelo mesmo clube e se todos desejamos que ele tenha sempre o mesmo objectivo: a vitória.
Cumprimentos e se o ambiente for sempre salutar, certamente passarei a comentar mais vezes, pois este é um blog diário para consulta.
Um abraço vitoriano

10/6/10 03:40
rapazdoberço disse...

Na minha opinião os grupos de apoio deviam-se concentrar na nascente inferior, com os vários grupos existentes este sector ficaria muito bem composto. O facto de haver uma proximidade com o publico adversário provocaria um maior espetáculo. Já repararam o festival que nós damos quando apoiamos o vitória nos jogos fora ?! Foda-se deixem-se de merdas e juntem-se, ninguem perderá a sua identidade.

11/6/10 02:30