terça-feira, junho 29, 2010

Perdidos na Villa espanhola

PORTUGAL 0-1 ESPANHA

@Getty Images

Portugal caiu hoje no primeiro mundial africano nos oitavos-de-final frente à selecção campeã europeia. Cumprido o objectivo mínimo, Portugal mediu forças com uma equipa que já se sabia com argumentos que os portugueses não têm.

A verdade é que Portugal conseguiu equilibrar e muito as coisas durante o primeiro tempo e até pertenceram aos seleccionados de Queiróz algumas das mais flagrantes ocasiões de golo. Só que na segunda parte tudo se alterou. É legítimo condenar o treinador luso pela saída de Hugo Almeida que acabou por ser determinante na perda de chama do ataque, mas o que é certo é que, saísse o avançado ao intervalo, ninguém estranharia a opção.

Num jogo tão repartido, seria dos livros que quem marcasse, se tornaria no vencedor quase inevitável. E assim foi. O herói Eduardo só não defendeu o remate de David Villa (em fora de jogo), um jogador tão soberbo quando desequilibrante. E a partir daí, veio ao de cima o famoso carrossel espanhol, com as constantes trocas de bola que fazem desta selecção uma das melhores do mundo.

As alterações de Queiróz também nada trouxeram, muito porque não houve ninguém que conseguisse pegar no jogo e empurrar os espanhóis para a sua defensiva. É nestas alturas que se vê a diferença entre Figo e Ronaldo. A incapacidade deste último de surgir nos grandes jogos e assumir-se como o líder da revolta (e da reviravolta) tolheu a selecção nacional. E, numa equipa já com notórias dificuldades ofensivas, quando não pode contar com um dos melhores do mundo...

Para a história fica o melhor resultado português num mundial fora da Europa, mas uma despedida que custa, principalmente por advir de uma derrota diante de "nuestros hermanos". Segue-se a qualificação para o Euro 2012 e a certeza de que esta equipa ainda tem muita margem de crescimento.

p.s. As declarações de Ronaldo estão ao nível do seu Mundial. Uma vergonha. Um capitão de brincadeira.

20 Comentários:

João Ribeiro disse...

Por amor de Deus!!! Nunca Queiroz devia de ser o seleccionador!!! Ronaldo, estou contigo!!!

29/6/10 22:14
Vimaranes disse...

O que fez Ronaldo? É extraordinário como se consegue elogiar um jogador que nada fez e que ainda tece o tipo de declarações que tece. Uma vergonha! Um capitão de brincadeira.

29/6/10 22:16
João Ribeiro disse...

Não o elogio pelo o que fez dentro do campo, ams pelo que disse fora dele!!! Hoje mau jogo de Ronaldo!!!

29/6/10 22:18
Vimaranes disse...

As declarações de Ronaldo são uma simples vergonha. De um jogador que se julga acima da equipa e que não merece a braçadeira. Uma vergonha. Inacreditável. Sem nível. É também por isso que Ronaldo não aparece nos grandes jogos. Falta de mentalidade.

29/6/10 22:20
João Ribeiro disse...

Apenas disse a verdade e o que a maioria dos portugueses sentem!!

29/6/10 22:20
Vimaranes disse...

Folgo em saber que, apenas e só porque não se gosta do seleccionador das suas opções, haja quem subscreva as declarações de Ronaldo. Se fosse no Vitória, o sentimento era o mesmo???

29/6/10 22:21
Jorge disse...

O unico problema do Queiroz é tolerar que o idiota do ronaldo se coloque acima do grupo dele, acima dos colegas, acima dele proprio e acima do país. É infantil, inutil e há cinquenta jogadores no mundo melhores que ele simplesmente porque jogam com o cérebro enquando ronaldo ainda joga com a acne que tem na pele.

29/6/10 22:24
João Ribeiro disse...

Todos os jogadores se sentem assim! ouça as declarações, não menos polémicas de Hugo Almeida!!! Sabe o que é uma vergonha?? É tratar aquilo de treinador!!
Rua com ele!!!!

29/6/10 22:24
Vimaranes disse...

Não se podem comparar as declarações de Ronaldo com Hugo Almeida. Só por brincadeira.
Já agora, destaque para as excelentes declarações de Eduardo. Neste Mundial, foi grande, dentro e fora de campo.

29/6/10 22:26
João Ribeiro disse...

Oh Vimaranes!! Não se ponha a defender seleccionadores/treinadores, quando se trata de treinadores do Vitória, a única coisa que faz é criticar, do primeiro ao último momento das suas passagens pelo Vitória!!!

29/6/10 22:26
Vimaranes disse...

Caro João Ribeiro, por favor, prove-o, caso contrário terei de o chamar de mentiroso.

29/6/10 22:27
João Ribeiro disse...

Isso é verdade, GRANDE EDUARDO!!! Quando foi para o Mundial, duvidava do seu potencial e pensava que era um dos pontos fracos da selecção!! Agora acho o que é um dos pontos fortes!!

29/6/10 22:27
João Ribeiro disse...

Ok, tem o direito de se defender, mesmo que dessa forma!!!

29/6/10 22:28
lafuente disse...

Acabou o sonho.A Espanha foi mais forte,tem melhor colectivo mas também foi bafejada com a sorte do jogo.
Quanto ao Ronaldo falta-lhe e faltou-lhe sempre mais humildade.
Na Selecção as suas exibições são muito fracas quando comparadas com as que tinha em Manchester e têm em Madrid.

29/6/10 23:16
Paulo César disse...

Apenas dizer que perdemos contra uma equipa que foi melhor do que nós. Atirar culpas para o Queiroz ou para o Ronaldo é totalmente inconsequente. Perdemos todos, ponto final.

Mas não gostei do ambiente de amizade antes e depois do jogo de alguns jogadores. Então o Pepe na galhofa com os "amigos" espanhóis, parece que não lhe doeu.
Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Tiago, Ricardo Costa, Fábio Coentrão jogaram com raça e mostraram bem os dentes ao adversário

Coentrão e Eduardo em destaque. Espectaculares prestações. De nível mundial, literalmente.

30/6/10 01:20
cristiano disse...

"e até pertenceram aos seleccionados de Queiróz algumas das mais flagrantes ocasiões de golo", senhor vimaranes flagrantes ocasiões de golo??? ahah se aquilo são ocasiões de golo enfim...se só condena tirar o treinador por tirar hugo almeida não condenando a titularidade de pepe e do ricardo costa, bem como aquelas 2 alterações em que a perder não arrisca um milimetro??? Volta Scolari ao menos jogavamos ao ataque e não para não perder.

30/6/10 02:40
Dillinger disse...

Agora vamos descobrir quanto recebeu Queiroz pra andar a passear o pequenino do Liedson em terras de áfrica...
Porque Nani regressou + cedo a Portugal.
O que andaram a fazer Deco e Pepe?

Ronaldo não fez melhor porque não teve ninguém que o ajudasse. Numa equipa considerada como mediana, não houve pernas nem génios para acompanhar Cristiano.
Eduardo um gigante na baliza de Portugal.
Fomos bem arrumados.

30/6/10 10:33
João Ribeiro disse...

Claro está caro cristiano!!! VOLTA SCOLARI!!!!!!!!!!!! Queiroz não tem mais condições de ser o seleccionador, e nunca teve!

30/6/10 13:44
Moha disse...

Deco Pepe Liedsons e companhias...Portugueses??
Não, para mim Portugueses são aqueles que ouvem e gostam da nossa selecção desde que aprenderam a andar e falar.
Fico triste com o resultado mas esta selecção com naturalizados que nem o hino sabem cantar, meu deus.
Para o Reinaldinho, o gajo é um puto mimado que tem a mania que é rei e senhor do mundo,merecia o coitadinho era levar dois pares de estalos para ver se ficava com mais humildade enfim, agora que venha o Europeu de juniores que se calhar vai lá estar as "proximas dádivas" do milo a algum de clube de borla...Amorim e Claudio.

30/6/10 21:23
José Rialto disse...

Como dizia alguém hoje, num dos jornais, o mais difícil não era vencer a Espanha. Difícil mesmo era convencer o David Villa a jogar por nós...

1/7/10 12:05