domingo, julho 18, 2010

Desastrados

VITÓRIA 3-5 BENFICA (Valdomiro (2) e Douglas)


Em dois jogos apenas neste torneio, o Vitória foi capaz de mostrar duas faces completamente diferentes e, tudo aquilo que tinha feito de bom diante do Groningen, fez de mau hoje frente ao Benfica, sofrendo dois golos nos primeiros 8 minutos de cada uma das partes.

Uma sombra de si mesmo, o Vitória estendeu a passadeira vermelha ao Benfica e, uma vez mais, viu os encarnados levarem o troféu para a capital. E nestas coisas, convidar e ainda dar os presentes não dá com nada e os vitorianos defensivamente estiveram absolutamente desastrados. De Valdomiro (só acertou como avançado), passando por Ricardo, Alex, até Serginho que voltou a deixar bem claro que não é alternativa a Nilson!

Mas nisto de guarda-redes, nem só o vitoriano ficou mal na fotografia. É que o guarda-redes 8,5 milhões abriu uma vez mais a capoeira e graças a isso o Vitória fez os dois primeiros golos. Sendo que o terceiro, Valdomiro bisou com um cabeceamento sem hipóteses para Roberto.

De resto, talvez não valha a pena comentar muito a exibição do Vitória, esperando-se apenas que este Vitória nada tenha a ver com aquele que aparecerá dentro de um mês no campeonato principal. Evidente é que a equipa necessita urgentemente de dois reforços. Um para o sector mais recuado e outro para o seu meio-campo ofensivo (pelas palavras de Manuel Machado serão Haliche e Felipe Menezes). E já agora... um guarda-redes não seria mal pensado. De positivo, esta noite, talvez só mesmo a exibição de Faouzi.

Em suma, pelo terceiro ano consecutivo, o Benfica conquista o Troféu Internacional Cidade de Guimarães, com o Vitória a ficar-se pelo 2º lugar e o Groningem, pelo 3º. Este ano, e ao contrário do habitual, o presidente da Câmara de Guimarães, recusou marcar presença no Estádio D. Afonso Henriques. Já na próxima quarta-feira, o Vitória apadrinha a apresentação do Desp. Aves.

26 Comentários:

TG disse...

Estou de acordo com a sua análise, de facto Serginho já deu pra perceber que não é nem de perto nem de longe alternativa a Nilson, Valdomiro é o que eu já tinha dito, muito bom ofensivamente, defensivamente que é a sua obrigação muito mau. Gostei muito do Faouzi, acho que tem mais que qualidade suficiente para se impôr na equipa. O J. Ribeiro, o Anderson Santana e o Bebé não me desiludiram...o Alex tem sido o que mostrou no ano passado, a comprometer muito... de resto é obvio que a equipa ainda precisa de tempo para limar muitas arestas e que precisa de um bom central, o Halliche parece-me uma excelente opção, para médio ofensivo também necessitamos de um, mas este Filipe Menezes deixa-me muitas dúvidas... vamos lá ver o que os próximos dias nos trazem de novidades.

18/7/10 22:34
basturk disse...

Para além de notórias falhas de coesão do meio campo que deixou sempre a nossa defesa destapada, dizer que isto de jogar sem guarda redes é muito arriscado...
Mas mostramos muita capacidade ofensiva, com Fauzi num patamar diferente dos demais. Um central é urgente.

18/7/10 22:37
João Ribeiro disse...

Acrescento o Pereirinha como uma das boas exibições!! O Ricardo fez alguns cortes bons, mas podia fazer melhor ou no 1º ou no 2º golo do Benfica, e, sinceramente não acho que tenha sido uma exibição tão fraca como disse, creio que exagerou, mas concordo que temos de jogar um pouco mais! De destacar um jogador que me está a agradar muito! Faouzi!!!

18/7/10 22:44
Paulo César disse...

Foram os 1ºs jogos que vi do Vitória nesta pré-época e penso que é evidente que defensivamente temos que melhorar 200%, então hoje só com o Flávio no meio foi um descalabro. Creio que precisámos de um central (ou dois...) e também de um GR suplente experiente. Se nos falta o Nilson vai ser uma desgraça, aliás já notámos isso no último jogo da época passada.

Já na parte ofensiva, temos muitas e agradáveis soluções, Bébé, Maranhão, Faouzi, Edgar, João Ribeiro, Rui Miguel, William, Targino para aparecer. Acho mesmo que vamos ter jogadores a dar que falar. Quem se riu e gozou quando o Bébé disse que vinha "para ser titular pá", deve estar agora positivamente de boca aberta e a pensar que o melhor é ver o que valem os jogadores antes de criticar por criticar, só porque sim.

Quanto ao modelo táctico, o professor quer o 4-4-2 mas quer-me parecer que com os extremos e o tipo de médios que temos o 4-3-3 talvez seja o modelo mais indicado

18/7/10 22:48
Miguel Ribeiro disse...

Estes centrais guarda redes do vitoria são 1 desgraça!!!! Valdimiro culpado em 4 dos 5 golos do Vitoria! Valdomiro ta lento, sem garra, parece que ta a jogar por favor. Tirando a defesa gostei do Vitoria na zona de ataque, boas trocas de bola, falta no entanto o ultimo passe. Eu como reforços pedia 2 centrais. Acho que conseguimos suprir a falta do nº 10 c outors jogadores agora comprem m centrais de jeito por favor!!!!! Mais 1 reparo o Moreno a meu ver é o unico trinco que temos capaz de dar segurança a defesa. O Santiago ainda ta mt verde, O Meireles já era pode ser importante no balneario pelo carisma, o Custodio tarda em aparecer para que desaprede de jogar quando os jogos sao mais a doer... Menezes???? Grande jogador quem nos dera... Haliche??? Com urgencia por favor. S vamos trabalhar a defesa so no inicio do campeonato vamos hipotecar aspirações. Como o Machado disse n ha q desanimar c o resultado sofremos 5 mas marcamos 3 a 1 benfica campeao em q dos 11 titulares 10 transitavam da epoca passada! Gostei do teste, reprovado mas c boas prespectivas..... Centrais por favor RAPIDO!!!!

18/7/10 22:49
lafuente disse...

Que lástima a nossa defesa hoje.É claramente o calcanhar de aquiles do nosso plantel.Precisamos de 2 centrais com qualidade porque o Valdomiro é muito forte nas bolas paradas ofensivas mas a defender é muito lento.A 1-parte a equipa que o Professor esquematizou não tinha meio campo, e foi aí que começou o descalabro.Flãvio já não tem pernas e estava uma equipa muito ofensiva e partida completamente no jogo.E quando se começou a melhorar tira-se o Maranhão porque?Não percebi.

18/7/10 22:51
João Ribeiro disse...

Não acho que precisamos de 2 centrais como assim se diz!!! Só porque tiveram uma má noite? Alguém duvida da capacidade de Ricardo e Valdomiro e, provavelmente, de Halliche?

18/7/10 22:55
lafuente disse...

O Filipe Menezes é bom jogador mas bem emprestado, mas ao menos já está um pouco identificado com o nosso campeonato.E para se ir ao Brasil buscar um desconhecido que não vem acrescentar nada então opta-se pelo empréstimo do Menezes.Mas imprescindível mesmo é a questão central, não a volta a dar é preciso gente de qualidade.Porque a nível ofensivo temos gente capaz de fazer muitos golos.Agora para marcar 4 e sofrer 5 não.Prefiro ganhar 1-0.

18/7/10 22:56
Vimaranes disse...

A confirmarem-se as saídas de Moreno e Valdomiro, talvez dois nem cheguem. Agora, se se mantiverem, então pelo menos um (de qualidade) é obrigatório.

18/7/10 22:57
Miguel Ribeiro disse...

Lafuente o Vitoria tava a perder claramente o meio campo para o meio campo do benfica, precisavamos de mais 1 jogador no meio campo e o Maranhao era o jogador na frente de ataque c menor produtividade no ataque. No entanto tb é verdade que o Joao alves n entrou mt bem no jogo. Hj o Sitta tb n esteve no seu melhor. Adorei ver o Faouzi, que grande jogador....fintou, correu, recuperou bolas, cruzou, jogou ao 1 toque, teve combinações interessantissimas c o Edgar, encheu m a vista! Fiquei foi chateado c a defesa! Impressionante...

18/7/10 23:00
Miguel Ribeiro disse...

O problema é q a vir o Haliche e s jogar c o Valdomiro sao os 2 jogadores lentos, possantes no jogo aereo, mas sao comidos nas costas q é 1 coisa por demais. Sei q é dificil mas precisamos de 1 central a imagem do Geromel....

18/7/10 23:03
Paulo César disse...

O prof. tirou o Maranhão para equilibrar o meio campo com o João Alves. É que o desiquílibrio defensivo do Vitória não tem apenas a ver com a defesa, o meio campo não está a defender nada bem, mal a fechar as alas contra o Groningen, hoje muito mal a cobrir a zona central. Todo o processo defensivo tem de ser revisto e bem revisto. Na defesa, reforços, no meio campo, treino.

18/7/10 23:03
Miguel Ribeiro disse...

O problema é q a vir o Haliche e s jogar c o Valdomiro sao os 2 jogadores lentos, possantes no jogo aereo, mas sao comidos nas costas q é 1 coisa por demais. Sei q é dificil mas precisamos de 1 central a imagem do Geromel....

18/7/10 23:03
lafuente disse...

Mas já estamos habituados.Os milhafres ganham sempre em Guimarães.E hoje foi quase 100% eficácia.E dou o braço a torçer o Serginho mostra-se inseguro em muitos momentos do jogo.Aquele golo do Nojento do Carlos Martins nunca pode entrar.
Faouzi,Maranhão e Pereirinha os melhores do Vitória.Ao invês Alex,Rui Miguel muito desligado do jogo e a mostrar que não tem arcaboiço para fazer esquecer o Assis foram os piores conjuntamente com Valdomiro apesar dos 2 golos foram os menos esta noite.

18/7/10 23:04
lafuente disse...

Isso de tirar um homem da frente para reforcar o meio campo sei eu que era necessário.Mas o Maranhão estava a jogar muito bem.O Bebé no meu ponto de vista é que deveria sair.Mas são jogos de preparação e o intuito é avaliar o plantel e o Machado lá sabe o que pretende para a equipa chegar aos objectivos propostos.

18/7/10 23:08
lafuente disse...

Em suma o Vitória têm que ter a sorte de entrar bem no campeonato.Se assim for comeca-se a ganhar confiança e moral.
Agora o Machado têm que comecar a pensar no 11 que vai entrar em Olhâo.
Para esse jogo já sabe que o Ricardo e Douglas que cumprem castigo da época passada.
Por último pensei que o Santiago e William iam jogar hoje mas isso não aconteceu.
Quarta-feira a mais nas Aves.

18/7/10 23:32
zezinho disse...

até doi...alguns dakeles k vestem a camisola do vitoria ainda devem tentar perceber como deram jogadores profissionais.o serginho nunca deve ter sido GR na vida, cada bola k vai na dirç da baliza bdá em golo. A defesa é um tormento para os adeptos, centrais todos juntos ñ fazem um, alex( ñ sei k diga). o flavio a correr com os pés atados(com santiago e o custodio de fora)é masokismo. daí para a frente tudo bem com soluções e qualidade excepto o douglas k é para mim o jogador mais...vá lá ignorante, sempre em offside, ñ á kem lhe explique o k é um offside.
será k ñ dá para ir buscar mais 4 marroquinos? acho q nunca gostei tanto de marroquinos como deste.

18/7/10 23:38
zezinho disse...

ainda á kem diga k o moreno por ser vendido por 400 mil euros é em saldo. o gusravo ñ ficou por 500 mil. Agora comparem!!!

18/7/10 23:41
Moha disse...

A meu ver, necessitamos mesmo de um outro central.
Gostei muito da exibição do Faouzi e o Bebe também não esteve mal, Serginho muito longe do nível do Nilsson e a defesa que desastre, necessitamos de mais um central.

18/7/10 23:43
luis cirilo disse...

Dando a um jogo de preparação a importância de ser de preparação a verdade é que ninguém gosta de perder.
E levar 5 em casa,mesmo dando 3 de troca,custa um bocado a digerir.
Creio que o plantel tem qualidade mas algumas lacunas evidentes.
Dando de barato que Moreno está de saida então parece-me inevitável a contratação de dois centrais a sério.
Tipo Geromel,Sereno ou Gustavo.
Não seria mal visto pensar num guarda redes para alternativa a Nilson e no tal número 10.
Sendo claro para mim que é inaceitável receber jogadores emprestados que não venham com clausula de opção.
Porque senão estaremos a trabalhar para os outros.

19/7/10 00:24
TG disse...

E também o R. Miguel demonstra que não tem capacidade de ligar o meio campo ao ataque. Eu sempre achei que aquela não é a posição natural dele, para mim ele rende muito mais ao lado do ponta de lança tipo como joga o Saviola no Benfica. Mas pronto insistem em metê-lo no meio campo, eles lá sabem. Por mim vendia o Valdomiro, se aparecesse uma proposta razoável e ia buscar dois centrais, o Halliche e o Thiego era o ideal. O Anderson Santana parece-me muito equivalente em qualidade com o B. Teles, preve-se uma luta renhida pela titularidade, já do lado direito é obvio que Pereirinha é o titular, pois Alex deixa muito a desejar. Edson Sitta e Faouzi parece-me a mim que vão pegar de estaca na equipa e acho que Maranhão é um jogador que pode ainda evoluir muito. Também concordo com quem diz que talvez com as caracteristicas dos jogadores que temos um 4-3-3 seria a melhor opção.

19/7/10 04:21
João Meireles disse...

Concordo com a maioria das análises anteriores por isso vou focar um aspecto que me parece importante: será verdade que o VSC anda a pagar um salário aquele Serginho? Por amor de Deus, nunca vi um guarda-redes tão fraco a envergar a camisola do VSC. Sejámos honestos, não tem lugar sequer num clube da vitalis, é mesmo péssimo, não se pode poupar nas palavras. Para mim era dispensado e já, não é admissivel termos jogadores para fazer número pois se o Nilson se lesiona o que vai acontecer?!!? Aliás isto não é uma opinião recente, há muito que defendo que este Serginho não tem qualidade para ser sequer o 3º guarda-redes do VSC, confirma-se mais uma vez. Quanto ao resto e para não repetir os comentadores anteriores, parece-me que precisámos de 2 centrais e um 10 mas isso parece-me tão evidente que até assusta. Valdomiro para vender e Moreno para manter (na minha opinião uma vez que o Valdomiro é um péssimo central mas forte nas bolas paradas ofensivas sendo que com a qualidade que temos no ataque isso perde importância e o Moreno é uma trave naquele balneário revelando-se uma alternativa como opção para o meio campo recuado ou para a defesa, sendo certo que para mim é melhor a defender do que o Valdomiro).
Abraço

19/7/10 11:41
José disse...

Oh meu Deus!!! Está bem que o Serginho não é nenhum Preud'Home. Mas Qual destes golos o Nilson defendia??? o unico que parece um pouco mal é o ultimo mas mesmo nesse a P... da jabulani faz uma mudança de trajectória que tira o Serginho do lance.

Haliche???? quem é esse gajo??? só porque foi ao mundial?? Alguém ouvia falar nele quando estava no nacional?

19/7/10 17:18
Dillinger disse...

José, o Nilson se calhar defendia todas, menos o segundo golo.
O Sérginho é alto, é grande, mas não é grande coisa.
Nos casinos é que ele é bom.

19/7/10 21:06
Dillinger disse...

O Sérginho não é mau, é péssimo. Nunca vai chegar a nº 1 e para a suplente, sempre há outras alternativas - Preto e Claudio.

19/7/10 21:08
João Ribeiro disse...

Caro José, ou você só vê futebol quando joga o Vitória e a selecção, ou é um daqueles que critica tudo e mais alguma coisa? É que parece que não acompanhou a carreira de Halliche no Nacional, embora na 1ª metade da época não era titular indiscutivel, nem a sua carreira no Mundial que agradou, inclusive ao Arsenal! Não foi ao Arsenal de Kiev, ou ao Arsenal de Sarandí, foi ao Arsenal de Londres, o mesmo treinado por Arsene Wenger!
Já o Serginho, eu acho-o bom guarda-redes, mas tem estado muito mal! E não foi só 2 jogos!

19/7/10 22:17