sexta-feira, junho 03, 2011

Futuro... à Lupa - Balanço II

Depois do balanço aqui deixado pelo nosso colaborador César Marques, relativamente aos jogadores emprestados pelo Vitória ao Lousada, é a vez de aqui deixarmos a mesma análise mas relativa aos vários atletas que o Vitória teve durante esta temporada cedidos ao Freamunde, Amarante e Limianos. De referir que, a exemplo do que sucedeu com o Lousada, estas três equipas fizeram excelentes campeonatos tendo em conta os seus objectivos, com as duas últimas a conseguirem a subida à II Divisão Nacional.


De seguida, o nosso colaborador João Pedro Silva, deixa-nos a sua análise sobre o desempenho dos 6 atletas que o Vitória emprestou ao Amarante, o campeão nacional da III Divisão, da Série B.

Como o prometido vou então fazer a apreciação final dos atletas do Vitoria que tanto contribuíram para o sucesso do Amarante Futebol Clube!

Foram 6 os atletas emprestados pelo Vitoria ao Amarante FC:

Começo então pelo internacional Sub-20 Português, Cláudio Ramos. Tive oportunidade de durante a época nas apreciações que ia mandando, de dizer que este menino vai ser guarda redes de topo!! O Vitoria tem que o agarrar! Começou a época como suplente não por não ter valor mas sim por ter um colega na baliza que se pode chamar de 'Senhor'.
O 1º jogo do Cláudio foi em Ribeirão. Fazendo uma excelente partida!! Acabou contra o Famalicão com uma excelente partida também! O jogo que me marcou mais foi contra o Paredes fazendo uma defesa na parte final do jogo que lhe apelidaram de 'defesa do Titulo'!
Gostava de poder contra com o Cláudio na próxima época no Amarante FC, mas também tenho a perfeita noção que este menino tem valor para jogar ao mais alto nível!!!

O Ricardo não teve a melhor época em termos de tempo jogado. Foi um jogador que quando chegou tinha tido uma lesão grave. Começou a época a jogar aos poucos mas sempre que entrou deu sempre o seu melhor!!! Um menino que ainda vai evoluir e dar cartas no futebol.

Falo-vos agora de um menino que me comoveu muito este ano e que NUNCA MAS NUNCA vou esquecer a imagem de sofrimento pelo Amarante FC num jogo de importância extrema na luta pela subida, falo vos de, CARLOS CASTRO.
Começou a época a jogar saindo entretanto da equipa, mas mal teve a oportunidade nunca mais a deixou fugir. Um central forte e com uma alma de guerreiro. Da tudo dentro de campo.
Um jogador à Vitória!!!! Um verdadeiro CAMPEÃO!!!!

O Filipe, um jogador que demorou a explodir mas depois disso nunca mais ninguém parou este menino! Jogou fez jogar, deu golos fez golos sempre com grande disponibilidade dentro do campo!! Quando substituído era sempre por esgotamento!!! Um menino a que o Vitória tem que seguir de mais perto!!

Diogo Lamelas, podia perfeitamente estar a fazer esta analise mas só de meia época! Isto porque o Diogo até se lesionar estava a ser a peça fundamental do Amarante FC. Se esse azar não lhe batesse à porta estaria tal como o Rafa do Lousada na equipa principal do Vitoria.
Não tenho dúvidas que este menino vai la chegar!!!!
Com a humildade esforço e dedicação que ele tem só lhe vai levar onde ele merece estar.
DIOGO LAMELAS é um nome a memorizar.
Depois por aquilo que passou e eu sei o que falo é sem duvida em VERDADEIRO CAMPEÃO!!!!!

Por último falo-vos de um menino internacional Angolano, Jussane!!
Começou a época em grande destaque. Passou uma fase menos boa mas depois ainda foi a tempo de dar alegrias a todos os Amarantinos!!
Também por aquilo que passou é um verdadeiro CAMPEÃO!!!
Vou torcer para que este menino siga a sua carreiro no topo também!!


Lembro, para quem não esteja dentro do assunto que todos estes jogadores atrás referidos são
CAMPEÕES DA IIIª DIVISÃO NACIONAL SERIE B!!!!
Foi uma época dura mas que chegou ao fim coroada com uma subida de divisão. Só com muito trabalho de todos os atletas, equipa técnica, departamento médico e directores é que conseguimos este exito!!

Ficam aqui os meus cumprimentos em nome particular aos adeptos e leitores do Vitória!

Felicidades para todos!!!!!

Depois da análise à prestação aos jogadores cedidos pelo Vitória ao Amarante, fica agora o balanço dos responsáveis pelo blogue Freamunde Allez para o VIMARANES sobre o desempenho de Vítor Bastos, Marco Matias e Marcelo (Ostolazza que também esteve emprestado ao Freamunde praticamente não jogou e cedo rescindiu contrato com o Vitória, como estarão recordados).
Vitor Bastos - Começamos pelo nome mais sonante de todos os que no inicio da temporada chegaram em Freamunde provenientes do Vitória SC, para além de ser o nome que suscitou maiores expectativas. Não se pode dizer que tenha sido uma época falhada para o central vimaranense, mas o que é certo é que jogou menos tempo do que o esperado, o que não quer dizer que não tenha aproveitado os minutos de jogo que lhe foram concedidos, sempre que actuou esteve geralmente bem, embora seja certo que 914 minutos em jogos da Liga não seja um numero para recordar.
É um jovem com qualidade, fisicamente muito forte, talvez ainda não esteja preparado para actuar a um nível alto no Vitória, mas vai chegar lá mais época menos época certamente.
Para além disso foi chamado regularmente à selecção Nacional durante a temporada, o que é muito positivo.

Marco Matias - Foi o atleta vitoriano com mais minutos em campo, e o que conseguiu um rendimento mais alto de entre os 3. teve algumas dificuldades em impôr-se no inicio da época, mas aos poucos agarrou a titularidade, acabando por ser dos elementos do plantel mais influentes na manobra ofensiva da equipa, apontou 6 golos ao longo da temporada, sendo o 2º melhor marcador da equipa.
É um jogador extremamente rápido, perigoso em contra-ataque, é abnegado, trabalhador, lutador por vezes em excesso, facto que o leva a ser castigado pelos árbitros, teve essa nota negativa durante a época, tendo que passar alguns jogos de castigo na bancada.

Marcelo - Foi o menos utilizado, apenas 455 minutos em jogo. esteve lesionado em alguns períodos, mas mesmo nos momentos em que esteve apto fisicamente, nunca foi 1ª opção para o técnico Nicolau Vaqueiro. É verdade foi titular em alguns jogos, mas também é verdade que foi o primeiro a sair na maioria deles. Não se conseguiu impor, e sinceramente é difícil analisar as características do Marcelo, não é «tosco», mas aparece pouco em jogo, corre pouco atrás da bola, não assume o jogo e acaba por passar despercebido no campo. Foi uma passagem pouco marcante por Freamunde, e arrisco a dizer que 70% dos sócios do clube não sabem o nome dele, e se passarem por ele na rua talvez não o reconheçam.

Finalmente fica a análise a Gonçalo. O jovem esquerdino que começou a temporada emprestado ao Vizela mas que, por falta de oportunidades, acabou cedido por altura do mercado de Inverno ao Limianos da III Divisão Nacional. Aqui fica a análise preparada pelo nosso colaborador João Carlos Gonçalves.

Ainda relativamente ao último jogo da  temporada o Gonçalo jogou os noventa minutos no jogo que garantiu a subida à 2ª Divisão B, em que a equipa de "Os Limianos" recebeu e bateu o Mirandela por 2-1 (1-1 ao intervalo). Gonçalo fez uma excelente partida, conseguindo contrariar o excelente entendimento e velocidade dos atacantes do Mirandela. Dos seus pés saíram algumas das melhores oportunidades da equipa da casa, tanto na sequência de cruzamentos como de livres directos, aos quais o guarda-redes forasteiro se opôs com grandes defesas. A vitória fez eclodir uma grande festa no Campo do Cruzeiro e na vila de Ponte de Lima.

Quanto ao balanço da temporada, desde a sua chegada em Dezembro, o Gonçalo afirmou-se como um dos pilares da defesa de "Os Limianos", eficaz a defender e sempre oportuno e perigoso a integrar-se no ataque. Mas Gonçalo sobressaiu sobretudo devido à qualidade do seu remate, na sequência de livres directos, qualidade dos seus cruzamentos em bola corrida o bola parada e ainda dos seus longos lançamentos para a área, aspectos que vieram aumentar significativamente o caudal ofensivo da equipa limiana e o número de oportunidades de golo criadas. Foi titular indiscutível e apenas deixou de dar o seu contributo à equipa quando esteve lesionado.
Tratou-se de um verdadeiro reforço, com uma grande importância na subida de rendimento da equipa na segunda volta do campeonato e fase final.


Nota: Por último, o VIMARANES não pode deixar de agradecer a todos aqueles que, colaborando com o blogue, seguiram de perto os nossos atletas cedidos a Lousada, Amarante, Freamunde, Limianos ou Corunha B contribuindo decisivamente para que esta rubrica fosse possível e, desse modo, pudéssemos tentar proporcionar aos nossos leitores um acompanhamento sem precedentes dos nossos jovens cedidos às mais variadas equipas. Claro que não nos foi possível seguir tão de perto todos os jogadores emprestados, nomeadamente Dani e Fausto (Maria da Fonte) e Hugo (Vizela), apesar das nossas tentativas, mas esperamos que esta tenha sido uma rubrica do agrado dos leitores do VIMARANES e que possa regressar na próxima temporada.

5 Comentários:

lafuente disse...

Em suma, a época para o jogadores foi mais positiva que negativa. Os objetivos de todas as equipas, foram inteiramente conseguidos, pois o Freamunde conseguiu a manutenção, e Amarante e Limianos conseguiram a promoção.
Alguns destes jogadores, não terão oportunidade na próxima época, mas tem que continuar a pensar que um dia lá chegarão.
Neste lote, há alguns jogadores que merecem mais destaque que outros. Pela positiva, destaco o Cláudio Ramos, um Guarda- Redes de selecção, e que terá um futuro promissor.
O Carlos, dos tempos dos Juniores, onde fazia parelha com o Vítor Bastos, já mostrava muita raça e era um central possante e de forte marcação. Fez uma boa época, sendo um esteio.
O Filipe, ainda precisa de evoluir, nesse contexto, um novo empréstimo ao Amarante ia fazer-lhe bem. Tal como o Ricardo, que esteve muito tempo lesionado.
O Lamelas, apesar de algo franzino( o que lhe causa algumas mazelas físicas), tem uma técnica muito refinada. Para o ano, um clube da Orangina é prioritário para o seu crescimento.
Quanto ao Jussane, esperava mais, terá que explodir na próxima época.
No Freamunde, o Vítor Bastos, dos jogos que vi dele, mostrou segurança, mas o Vaqueiro, apesar de uma serie de jogos sem perder e com o Bastos muito confiante, colocou o miúdo injustamente no banco, para jogarem os "afilhados" Sérgio Nunes e Hélder Sousa.
O Vítor Bastos, não tenho a menor dúvida, que tinha lugar no próximo plantel.
O Marco Matias apesar de um temperamento algo quezilento, tem muito futebol nos pés, porém o Vitória conta com muitos extremos, e acho difícil ele figurar no próximo plantel.
O Marcelo, jogou pouco e tendo mais um ano de contrato, lá terá que arranjar colocação num clube da Orangina ou 2ª divisão nacional.
O Gonçalo fez uma bela 2ª metade no Limianos. É um lateral que tem um pé esquerdo de muita qualidade, na minha ótica, faz lembrar um pouco o Bruno Teles, no seu melhor nível. Rodar num clube da Orangina é fulcral, de forma e ter uma melhor exatidão da sua evolução.

3/6/11 00:32
lafuente disse...

No lote de jogadores emprestados, há um que não sei muito bem como lhe correu a época, no caso o Dani no Maria da Fonte. A nível colectivo, não correu muito bem à equipa da Póvoa de Lanhoso, a nível individual não sei? Nos Juniores, e quando chamado a jogos da Liga Intercalar, enchia-me as medidas, pois o rapaz tinha um "pulmão enorme".

3/6/11 00:41
lafuente disse...

E já que se fala em jovens, 3 renovaram contrato.http://vitoriasc.pt/noticias_detalhe.php?id_noticia=3045
O Kaká lateral esquerdo, e o Tomané avançado. Também o Bruno que fez uma boa temporada em Lousada renovou.
Ainda assim, o Paulo Oliveira e o Cristiano, que são muito cobiçados ainda não renovaram.

3/6/11 00:50
Daniel Marques disse...

Boa tarde, apenas quero dar os Parabéns por esta rúbrica. É de extrema utilidade para a comunidade vitoriana... Espero, como é óbvio, é que a nossa equipa técnica tenha relatórios mais pormenorizados, imparciais e credivéis (não estou a dizer que estes aqui presentes no blog não o sejam, mas podem instintivamente a levar a apreciações mais emocionais)!

Deixo no ar a pergunta do costume! Onde está a equipa B e/ou clube satélite para colocar lá todos estes jogadores!???

Isso sim, seria o melhor reforço!

3/6/11 14:36
olheiro disse...

Depois de feito os balanços I e II do Futuro à Lupa aos jovens emprestados pelo VSC a vários clubes, ao que se leu e foi dito aqui pelos colaboradores desses clubes e comentaristas deste blogue até foi bastante positivo as suas prestações ao longo da época, nos clubes que representaram, perante tal situação só vem provar que o VSC é um dos clubes com melhor formação em Portugal, de jogadores portugueses mas pouco proveito tira dela.
Mas o pior é agora saber quantos miúdos destes vão ter continuidade pois parece – me que muitos deles acabam contrato esta época e outros para a próxima e pelo que se houve falar a maioria não deve de renovar é certo que nem todos o podem fazer e talvez a sua prestação não tivesse sido a melhor mas tenho pena porque acho que neste lote de jogadores existe algumas mais valias e com algum valor para o futuro para isso basta ler os comentários ás suas prestações feitos aqui por vários adeptos do VSC e não só.
A pergunta fica aqui? Deveriam ser acompanhados mais algum tempo para ver a sua evolução ou será que o VSC vai deixar ir embora jogadores que já deram provas tanto neste clube como onde estiveram emprestados e que no futuro até poderiam ser opção, posso até estar enganado ou serem só boatos mas neste grande VSC tudo é possível como já aconteceu num passado recente com vários jogadores formados no VSC.

Saudações desportivas e venha a próxima época.

3/6/11 16:03