quinta-feira, junho 09, 2011

Notas Vitorianas

1. Jogadores de 19, 20 anos? Claro que sim. Mas só se vierem de fora... É esta uma das conclusões que se pode tirar do facto do Vitória continuar a apostar em desconhecidos (apesar de jovens) em detrimento daqueles que saem da formação. A não renovação de jogadores como Jussane (recém chamado à selecção de Angola), de Ricardo, Fausto ou Gonçalo são exemplos disso mesmo. Isto apesar do feedback altamente positivo aqui deixado na rubrica Futuro... à Lupa, por adeptos e dirigentes dos clubes aos quais alguns destes jogadores estiveram emprestados. Não têm mesmo qualidade para servir o Vitória? E dos restantes emprestados, algum terá?

2. As declarações do vice-presidente de Paulo Pereira a propósito das aquisições de Barrientes e Bamba são inquietantes. Paulo Pereira diz, e passo a citar, "temos a maior percentagem do Siaka Bamba". Mais à frente diz, e passo a citar "temos 50% do passe". Perfeito em termos matemáticos. 

Ainda na sequência Paulo Pereira consegue dizer que "o jogador estava em final de contrato", ainda assim, o Vitória só consegue 50% do passe. Os mesmos 50% que o Vitória tem de Jean Barrientos. Mas afinal, de quem são os outros 50%, mesmo do jogador em final de contrato? É o jogador que os tem? Algum empresário? Algum fundo? Um dia havermos de saber... 

Incompetência, inabilidade na comunicação e falta de transparência. Acho que resumido, é isto.

26 Comentários:

y0rk3 disse...

Jorge Mendes lalalalal

9/6/11 01:42
Andre disse...

A minha pergunta é simples:
onde é que isto vai chegar?
MERDA de direcção!!!
Merecemos MAIS e MELHOR!!!
RUA com esses BURROS que só andam no VITORIA as comissões do caralho!!! Andam a mamar e a tentar ganhar fama á pala do VITORIA!!!
Se fosse o pimenta o jorge mendes, o pinto da costa e todos piavam todos baixinho... e havia sempre GRANDES equipas com muito menos socios e menos dinheiro... onde anda o dinheiro das transferencias do ano passado??? é tudo a custo zero...
Vender: Joao Ribeiro, targino, mamadu, edgar, cleber e sitta...
Comprar: P. Sergio, MEIRA , NUNO ASSIS ... e 2 PONTAS DE LANÇA... Pode ser o Saganowski e Randon e ta feito...
VITOOOOOORRRRRRRIIIIIIAAAAAAAAAAA!!!!

9/6/11 02:06
Vsc1922 disse...

Não há transparência nenhuma, sinto vergonha quando algum amigo de um outro clube me pergunta algo sobre algum negócio, a realidade é que não posso responder porque nem nós sócios sabemos o que se passa no nosso clube. Se é para continuar assim tem alguma lógica andar a pagar quotas?

9/6/11 03:07
vitoriadofuturo disse...

Vsc1922 não vamos confundir o clube com quem gere os seus destinos. O Vitória é grande demais para as pessoas deixarem de o servir por causa de meia duzia de pessoas. Juntem-se no facebook no "Movimento Reciclagem Directiva" todos juntos podemos e devemos conseguir reerguer este grande clube.

9/6/11 11:16
Pantic disse...

"Incompetência, inabilidade na comunicação e falta de transparência."

100% de acordo caro Vimaranes. Os negócios do Vitória são sombrios, não há um único negócio do Vitória em que a gente não fica com a "pulga atrás da orelha". Eu não confio nestes dirigentes...

9/6/11 11:25
sadas disse...

quanto a esses ex juniores é certo que não têm futuro no vitoria ... São jogadores que já nos juniores deixavam a desejar .. E é completamente diferente apostar o barrientos com 20 anos, mas já com 2 anos de futebol sénior ao alto nivel

9/6/11 12:05
vitoriadofuturo disse...

Concordo em parte com o Sadas. De facto esses jogadores já deixavam muito a desejar nos Juniores e eu que sou acérrimo defensor da formação também o sei que as escolhas têm que ser feitas com critério e de forma bem pensada. Mais escandaloso e o Rafael e o Lamelas ainda não fazerem parte do plantel e o Dinis só ter este ano a sua oportunidade quando temos ai clebers. Dps temos o Amorim, os 2 centrais da equipa de juniores (ainda não renovaram), o Areias e provavelmente o trinco da equipa vitoriana que não me ocorre o nome serão nomes a emprestar e a acompanhar de perto. Tiago Rodrigues para mim teria já este ano entrada directa no plantel sénior. Á imagem de Lamelas e Rafael é um craque e a quebra que os Juniores tiveram no campeonato tem relação directa com o momento da lesão de Tiago. Apostem muito... Porque temos bons jogadores mas também não vamos promover todos os anos 10 jogadores aos séniores.

9/6/11 13:08
vitoriadofuturo disse...

E sadas na maior parte das vezes o nosso campeonato de Juniores consegue ser muito mais competitivo que muitos dos campeonatos de onde vêm esses grandes craques do futebol que até hoje passaram no clube. O problema é que a história diz-nos que os melhores jogadores que passaram por cá (a excepção confirma a regra) foram da nossa formação (Pedro Mendes, Fernando Meira e Nuno Espirito Santo), jogadores de segunda linha dos 3 estarolas (Paneira, Capucho, Paulinho Cascavel, Neno) ou de ligas inferiores do nosso país (Pedro Barbosa, Paulo Bento, Dimas, Pedro Martins, Geromel, Sereno, Abel e mais recentemente Bebé). Além de todos estes nomes estarem ligados aos melhores momentos desportivos do clube, a maior parte deles estão também ligados aos melhores negócios que fizesmos. Só não vê quem não quer e só se vai por outro caminho por interesses pessoais.

9/6/11 13:18
Conquistador disse...

O Paulo Pereira pode estar correcto. O Vitória pode ter a maior percentagem do passe, sendo ela de 50%, caso os restantes 50% estejam divididos por duas ou mais partes. Pode ter sido isso. É melhor só falarmos disso depois da assembleia, quando confirmarmos esta situação.

Quanto ao Siaka Bamba o facto do Vitória ter apenas 50% do passe, sendo ele um jogador livre, é que pode ter acontecido o mesmo dos casos de Nuno Assis e João Ribeiro por exemplo. Ambos ao assinar pelo Vitória ficaram com uma percentagem do seu próprio passe.

Não estou a defender ninguém, apena estou a referir que devemos ter a certeza das coisas quando falamos e quando criticamos. É óbvio que eu também gostava que a Direcção fosse mais explícita e não esconde-se nada de nós, porque o Vitória somos nós.

9/6/11 14:37
Petř disse...

Concordo com o Conquistador!

De facto, à luz dos regulamentos actuais o passe dos jogadores pode passar por várias mãos e desse modo 50% pode ser a maior parte do passe, não do ponto de vista absoluto, mas do ponto de vista relativo. Recorde-se o caso do João Alves que tinha o seu passe distribuído por 3 equipas. O importante no final é ficar com o poder de decisão acerca do futuro do atleta. Claro que tratando-se de jogadores novos seria muito mais atraente possuir uma fatia mais importante do passe dos jogadores, mas ainda assim, não me parece justa a crítica que é feita ao Sr. Paulo Pereira (por muitos defeitos que este possa ter, apenas me refiro ao episódio actual).

Relativamente ao desenrolar dos diferentes episódios deste defeso, penso que seria mais importante relevar a opção por jogadores jovens, mas que de um modo ou de outro, têm vindo a mostrar provas nos clubes onde têm jogado (e todos sabemos como isso depois não raras vezes não se verifica no Vitória...). E isso sim, nesta altura é o que, na minha modesta opinião, será o que deve ser relevado e não a constante crítica. Existiram e continuam a existir, de facto, muitas situações que me levam a erguer o sobrolho quando me apercebo de algumas decisões tomadas pela nossa direcção, mas ainda assim, não posso deixar de estar a gostar do rumo que a política de contratações do Vitória tem seguido. Talvez ao fim de 3 ou 4 jogos até me aperceba que essas 'promessas' afinal saíram um grande barrete, mas até lá prefiro dar o benefício da dúvida.

Espero que a próxima época seja em grande, como merecemos, já a começar pelas eliminatórias uefeiras e pela SuperTaça em Julho/Agosto !!!!

Força VITÓRIA!!!!!

9/6/11 15:10
Vimaranes disse...

O Vitória não conseguir mais de 50% do passe de um jogador em fim de contrato é algo estranho. Ainda para mais não estamos a falar de um jogador com o mercado que tinha Assis e João Ribeiro e que ficaram com percentagem do passe, porque acabaram por ficar responsáveis pela desvinculação ao seu clube anterior. Nada disto acontece com Bamba, porque estava em fim de contrato com o Feirense e não se teve que desvincular. Se nada há a esconder, porque não se diz por exemplo que 50% do passe ou 25% + 25% pertence a um qualquer empresário? Qual a razão para se manter esta falta de transparência? Porque só nestas alturas em que surgem rumores de que afinal também só temos 50% do passe do N'Diaye? Porquê? Só queria uma justificação.

Quanto à política desportiva de contratar jovens valores, ninguém se deverá opor. O que está em causa é que parece que só o que vem de fora é que é bom. Se for um jogador de 19 ou 20 anos vindo de fora (chama-se João Pedro, Barrientos ou Bamba) é um jogador de grande maturidade e pronto para jogar ao mais alto nível. Se for um jogador com 19, 20 anos que até já rodou inclusive em escalões nacionais profissionais e não profissionais ainda não atingiu essa maturidade. O que eu coloco em questão é o facto de não se dar oportunidade aos jogadores jovens e haver uma necessidade de encontrar esses jovens fora da formação. É preciso ser de fora para integrar as opções? O Bebé teria sido vendido se tivesse sido formado em Portugal? E os jogadores que estando emprestados e fazem boas temporadas (ou meias temporadas) não é de dar o benefício da dúvida mantendo-os emprestados se não houver lugar para eles no plantel?

9/6/11 15:19
Me disse...

“…Isto apesar do feedback altamente positivo aqui deixado na rubrica Futuro... à Lupa, 

Deves-te achar não Vimaranes ?
Mas numa coisa tens razão, eu tb quero saber quem anda a investir por trás... Há mt dinheiro a rolar no complexo
Não vou falar dos jogadores pq não conheço, mas ouço boas criticas ao Bamba.
E venha o N'Djeng

9/6/11 16:56
Vimaranes disse...

Como não sou eu que "avalio" os jogadores não me posso achar nem deixar de achar. Nem sequer penso que algum clube profissional avalia a qualidade dos atletas emprestados pelo que é escrito em blogues por adeptos de outros clubes. Apenas fiz referência que alguns destes jogadores apesar do feedback altamente positivo deixado por quem os seguiu, não mereceram a confiança dos responsáveis do Vitória, nem para os manter emprestados. Foi simplesmente isso que escrevi, nada mais. Apesar de se saber como funcionam as observações em Guimarães...

9/6/11 16:59
José Silva disse...

Qualquer pessoa que pense um bocadinho chega logo à conclusão inevitável de que há muita trafulhisse nesta direcção.

O problema é que a maioria dos sócios não quer pensar nem um bocadinho, e conforma-se com tudo isto. Desde que não desça tá tudo bem. Mesmo que haja gente a meter ao bolso com estas transferencias.

Mas pronto, se acham que não vale a pena arriscar a mudança, talvez para pior, provavelmente para melhor, até lá, ficaremos na ignorancia sobre tudo o que se passa nos negócios do VSC.

O meu voto não vai para o milo, nem que seja campeão! Não quero cá Vales e Azevedo.

9/6/11 17:19
Me disse...

Os sócios não apostam na mudança porque antes de entrar o milo, a mudança foi para a 2 divisão. Há medo de mudar para pior, pelo menos com este não caímos diz o Silva e ate já fomos ao 3 lugar. Alguém de perfeito juízo ia trocar o Milo pelo Pinto Brasil !! A grande questão e essa. Que apareça gente em termos a ver se o povo não muda. Se queriam um presidente vitoriano, maluco pelo Vitoria e que só trabalharia para o Vitoria faziam como eu que votei no Andre Pereira qd saiu o Vítor Magalhaes. Se queriam um homem sério e transparente pq e que mandaram embora o Vítor Magalhaes ?
Se queriam um homem que metia respeito e que defendia o Vitoria pq e que mandaram embora o Pimenta Machado ?
O mal dos vitorianos e que nunca estão bem com nada. Nem com presidente nem com treinadores nem com jogadores. Mudem de mentalidade pq enquanto não mudarem o Vitoria tb não vai mudar.
Venha o N'Djeng
PS Jose Silva, escreve-se trafulhice e não trafulhisse

9/6/11 18:36
sadas disse...

Vales e Azevedo?? Se reparares com o milo já fomos a uma pre eliminatória da champions, já nos subiu de divisão, fomos ao Jamor, agora a UEFA ... Em termos de objectivos de futebol profissional andamos la, em termos de dirigir não é das melhores formas e nisso o milo falha e de que maneira .. Politica de contratações não é a pior tirando exemplos de Tony e mais algum .. È preciso sim mais transparência

9/6/11 18:41
José Silva disse...

Vales e azevedo sim, falta é descobrir o Lucky Me do Milo.

Tal como eu disse, desde que os resultados satisfaçam fica tudo contente. Eu não.

Não comparei ao Pinto da Bosta porque esse rouba para o Porto e não para o bolso (tanto quanto se sabe)

9/6/11 19:54
Conquistador disse...

Concordo plenamente com o "Me". Já diz o outro "se queres mudar o mundo, então muda-te a ti primeiro."

O principal problema do Vitória somos nós adeptos. Assobios aos jogadores no primeiro jogo que fazem(lembro-me perfeitamente do Freire contra o Groningen por exemplo, e isto era só um amigável). Criticam e assobiam o nosso melhor marcador, que por sinal é dos que mais faturou nos últimos anos. Sempre a criticar tudo e todos...

Assim é que não vamos a lado nenhum.. Assim é que não saímos da cepa torta.

Ahhh e já agora, aqui em Guimarães, os únicos jogadores que devem ser insultados e assobiados são os da equipa adversária. Assim ajudava a destabilizar e muitos não aguentam essa pressão, mas não, é melhor assobiar e criticar o Sitta, o Cléber, o Edgar.... Enfim

9/6/11 20:04
vitoriadofuturo disse...

Caro me dizer que alguém no seu perfeito juizo nunca iria trocar o Milo pelo Pinto Brasil e afirmar logo abaixo que votou no André... É uma incoerência de todo o tamanho. Não que critique a postura nem a candidatura do André, porque é de louvar e de enaltecer a postura dele e a coragem que teve em dar esse passo, além de que trouxe outro colorido e alguns pontos de discussão para cima da mesa que se ele não tivesse lá não tinham aparecido, mas daí a gerir o Vitória... Se calhar até estou errado mas não acho que na altura tivesse essa capacidade, hoje já seria diferente com certeza. Mesmo assim abriu o sonho a muitos jovens que um dia queiram tentar a proeza dele, pode ser que em breve apareça alguém com qualidade e ambição que possa lá chegar. O André acabou por ser um marco nas candidaturas, pelo faz-nos acreditar que a juventude se irá mexer para fazer alguma coisa, mais tarde ou mais cedo.

9/6/11 20:26
TG disse...

arece que só o Vitória falha em contratações...as apostas em Barrientos é arriscada e dai? Temos que arriscar se no futuro queremos tirar dividendos...o Porto que tem os titulos que tem e a organização que tem em tudo...também falha muito em contratações, casos de Bolatti, de valeri, prediger, david addy que são os casos mais recentes... e noutros acertam e no futuro fazem muito dinheiro com os que acertam. E no Vitória não se passa de forma diferente...o N' Dyaie também ninguem conhecia e hoje ninguem duvida que pode vir a render um bom dinheiro ao Vitória... e já agora a formação...tirando o Sporting qual é o clube que mais aposta na formaçao em Portugal, vejam o Porto e Benfica que disputam sempre titulos na formaçao e os jogadores que chegam a equipa principal? Em Portugal quer-se jogadores automaticamente competitivos e muitos dos "bons jogadores" nas camadas jovens quando são colocados nos seniores inclusivamente em escalões de menor dimensão têm fraco rendimento. Só poderemos aproveitar os melhores. Vai-se apostar no Dinis, temos o Targino no plantel que é um produto da formação, tivemos o Rafa durante meia época e é notório que necessita de ir para um clube onde possa jogar com maior regularidade para poder evoluir. Enfim...há muita coisa que esta direcçao poderia melhorar...mas também não vamos criticar tudo que eles fazem...e já agora vejo muita gente a atacar o Milo...mas quem decide se um jogador das camadas jovens deve ser emprestado ou deve ser promovido aos seniores é a equipa técnica não é o presidente...e se o presidente tentasse interferir nisso estaria incorrecto, segundo quem defende um clube profissionalizado como eu o defendo. Portanto quando criticarem, façam o favor de fazer o termo de comparação com outros clubes.

9/6/11 22:08
José Silva disse...

Subida de divisão conseguida por um treinador que não foi contratado pelo Milo.
Um 3º Lugar que foi conseguido por um treinador e equipa que na sua maioria não foi construída pelo Milo.

Mas ok, se resultados são a única coisa que interessa, então até estamos mais ou menos, mesmo que com exibições tristes e que se perca uma final por 6-2, e com um caminho até lá bastante facilitado.

Desiste-se de uma competição. Na próxima época como vai ser? se estivermos em 4 em vez de 3 competições em Janeiro. Desiste-se da taça de Portugal também?

Estar bem com a mediocridade é acomodar-se, como eu não desejo isso para o Vitória, é óbvio que nunca estou bem.

Se força, honestidade, transparência e competência não podem ser compatíveis então está tudo bem lixado.

PS: Caro ME: Vitória escreve-se com acento. Magalhães também ;) Isto para não falar do "pq".

9/6/11 22:13
Me disse...

Senhor Silva eu votei em branco, não votei no milo, mas muito menos votaria no pinto brasil. Depois do magalhaes votei no andre pereira, e qual o problema ? afinal de contas estes milos e pintos brasil que são empresários de gerir muito dinheiro também não servem, já lhe disse que em Guimarães ninguém serve, e esse o problema. Se viesse o guardiola ao fim de meio ano já gente como o silva o assobiava. Um dia vamos ser campeões com 2 pontos de avanço e o silva vai dizer que os outros e que estiveram em baixo e que era tudo uma merda porque devíamos ser campeões com 10 pontos de avanço.
PS: O acento e um pormenor, eu se escrevesse trafulhisse ia para a primária outra vez ou nunca mais escrevia um comentário. E mais só tenho o 7 ano e o silva deve ser universitário.

10/6/11 00:08
José Silva disse...

Eu nunca assobio durante os jogos (e sim, estou lá sempre). Mas concordo consigo, caro conquistador, que os adeptos assobiam demais e demasiado cedo. Mas, por outro lado, não pedimos mais do que aquilo que é justo. As exibições da equipa e das individualidades foram tristes. Os falhanços e bolas perdidas do Egdar não tem desculpa, nem que marque 15 golos.

A diferença entre o Milo e o Pinto B. (que por acaso até fiquei bastante desiludido com o debate na sporttv. É que o Pinto tinha pessoas de bem à volta dele, já o Milo é tudo uma p... de uma gatunajem... desculpa, gatunagem! lol

PS: Caro ME, ser universitário não me faz mais culto ou inteligente que você ou quaisquer outros. Apenas comentei EM TOM DE BRINCADEIRA porque achei engraçado que alguém que deu mais erros me viesse corrigir. E sim, escrever sem acentos é erro, muito mais quando é no nome Vitória!!!
Já a palavra trafulhice, é palavra que eu não me lembro sequer de ter escrito em algum outro ponto da minha vida, além de hoje.

10/6/11 02:19
SILVER disse...

COMENTARIOS E MAIS COMENTARIOS ..... EU COMO ADEPTO DO BLOG E MAIS QUE ADEPTO DO VITÓRIA, ACHO QUE POR AQUI EXISTEM MUITOS POLITICOS, FALAM E FALAM E QUANDO CHEGAM A ASSEMBLEIA NEM VE-LOS.... ACHO MUITO BEM QUE SE FAÇAM ESTE TIPO DE DIALOGOS E ETC, MAS GOSTAVA DE VER MAIS ATITUDE ONDE MAGOA MAIS AQUELES

10/6/11 23:09
vitoriadofuturo disse...

Silver se calhar nem toda a gente consegue ter o dom e o avontade de discursar em frente a centenas de pessoas. Na net é sempre mais facil falar e expor ideias, agora não se pode criticar quem o faz aqui ou noutro lado qualquer. Desde que a critica se torne construtiva acho muito bem que existam estes espaços para aquelas pessoas que são mais "envergonhadas". Se já tiveste a experiência sabes que não é fácil falar para uma plateia imensa.

11/6/11 13:55
Somos Únicos disse...

temos de olhar em frente e apoiar o vitória sempre, só assim é que seremos ainda mais fortes. www.somosunicos1922.blogspot.com

12/6/11 10:58