terça-feira, julho 26, 2011

Afonso Henriques nasceu em Guimarães há 900 anos, não em Viseu em 1109



Para encerramento das celebrações dos 900 anos de D. Afonso Henriques, que decorreram em Guimarães durante dois dias, teve lugar ontem a noite (na presença de muitos Vimaranenses) na sede das juntas de freguesia da cidade – Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião, o lançamento de um livro que sustenta que D. Afonso Henriques nasceu há nove séculos [1111] em Guimarães, ao contrário do que sustenta uma outra versão que aponta para o nascimento em 1109 em Viseu. Barroso da Fonte, autor do livro, invocou as datas do Foral de Guimarães e do Foral de Viseu como “indicador” do local “mais provável” onde nasceu o primeiro Rei de Portugal.

O autor do livro " D. Afonso Henriques - 900 Anos", Barroso da Fonte, elucidou que "sempre se festejou o aniversário de D. Afonso Henriques a 25 de Julho e sempre se apontou o ano de 1111 como o ano de nascimento daquele que foi o primeiro rei de Portugal".

A este evento e consequente encerramento das comemorações dos 900 anos de D. Afonso Henriques, presidiram entre outras personalidades, o Exmo D. Prior Mons. José Maria Lima Carvalho.

(O livro já se encontra a venda nas livrarias).

5 Comentários:

vip-franca disse...

Vários livros dizem 1109-1185 e em Guimarães e penso que seja essa a verdade.

Também tenho um livro a dizer que nasceu em Coimbra e com as mesmas datas 1109-1185.

Qualquer das formas foi o nosso primeiro Rei e foi em Guimarães que ele iniciou Portugal. Portanto só isso nos interessa e o resto é treta dos escritores que querem vender livros.

Eu não afirmo porque quando ele nasceu estava de ferias noutro espaço se esses senhores foram a parteira que provem, só dessa forma é que eu poderia acreditar.

Como disse na frase anterior para mim o Afonso nasceu em 1109 e na cidade Berço porque foi o que eu li na maioria dos livros e de vários Países desde a Europa, África, América e até os da Ásia. Infelizmente são apenas os livros portugueses que fazem da verdade uma sarrabulhada para poder vender.

Enfim escritores portugueses que só querem é vender e sem o mínimo de respeito ao homem que lhes deu a identidade.

26/7/11 21:12
João António disse...

Em Guimarães iniciou o Condado Portucalense, mas mal se tornou adulto mudou-se para Coimbra, onde viria a instalar a verdadeira primeira Capital da Nação de Portugal.

26/7/11 22:04
jotafundador disse...

Nasceu em Guimarães, a 25 de Julho e a data mais verosímil é o ano de 1111.
sempre se festejou o aniversário de D. Afonso Henriques a 25 de Julho e sempre se apontou o ano de 1111 como o ano de nascimento do primeiro rei de Portugal.

Ainda assim, mais importante que a "polémica", foi a obra que D. Afonso Henriques fez.

26/7/11 22:44
jotafundador disse...

Ainda não se lembraram de dizer que foi em Lisboa....

26/7/11 22:45
vip-franca disse...

Que fosse feito debaixo de uma Ramada e nascesse debaixo da ponte das taipas, eu até podia acreditar. Mas nascer em Braga? Poupem-me por favor! Porque o que eu li sobre o nosso Rei: Ele era muito macho. Por isso jamais podia nascer no meio dos penedos.

27/7/11 17:33