segunda-feira, julho 25, 2011

Ceia Medieval - 900 anos de D. Afonso Henriques





Com a chegada dos cavaleiros a Praça de S.Tiago, duas centenas de pessoas, na sua maioria de Guimarães, aguardavam num animado convívio. Os participantes e comensais, preparavam-se para celebrar os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, tudo isto ontem ao inicio da noite em pleno centro histórico de Guimarães. E foram várias as pessoas que se quiseram associar ao evento, algumas vindas dos mais variados pontos do Pais, tal como Lisboa e Chaves, assim como um animado grupo de Italianas que celebraram a data de 1111 – 2011. Os participantes, todos trajados a rigor, participaram numa ceia Medieval no Restaurante Histórico onde foi servida uma refeição típica da época e repleta de animação e convívio. Este evento contou com a brilhante participação do grupo de Teatro “O Bando do Gil” liderada pelo Professor Capela Miguel, recriando a Historia de D. Afonso Henriques enquanto decorria o repasto no Histórico - Papa Boa.

A ceia foi encerrada com todos os participantes a cantarem os parabéns a Afonso Henriques e um espectáculo de fogo, e foi visível o contentamento das pessoas que certamente não vão esquecer esta noite que as transportou para a época medieval em torno da vida do primeiro Rei de Portugal.

A Ceia Medieval teve alguns objectivos fundamentais: Pedagógico - Recriar um ambiente medieval; lúdico - Proporcionar momentos de lazer; Cultural - Contactar com traços de cultura medieval; gastronómico - Conhecer a gastronomia Medieval e celebrar a data 1111 – 2011, 900 anos de D. Afonso Henriques.
Hoje prosseguem as celebrações, de acordo com o programa previamente divulgado.



















0 Comentários: