quinta-feira, julho 21, 2011

Notas Vitorianas

1. Afastado do blogue, ainda não tinha tido oportunidade de saudar o regresso de Pedro Mendes ao Vitória. Um regresso desejado pela maioria dos vitorianos e pelo próprio jogador e, portanto, um desfecho que me deixa extremamente feliz. Pelo que significa em termos de acrescento de qualidade futebolística, mas pelo que também simboliza em termos de marketing. Se toda a gente, dentro da estrutura do clube, concordava ou não com o regresso nunca se saberá (oficialmente), mas o que importa é que se elogie esta aposta. Um vitoriano que como eu acha os equipamentos uma desilusão em termos de design, não pode deixar de pensar em ter uma camisola com o número 4, sem que isto possa parecer menos respeito pelos restantes profissionais do plantel.

2. Uma semana depois e ainda não há avançado. A última notícia foi da aposta em William para compensar o falhanço N'Djeng e a dificuldade de contratação de Soudani. Mas hoje há mesmo quem noticie que o Nacional da Madeira, já depois de ter conseguido Rondón, se prepara para tentar desviar Soudani do Vitória. Uma coisa me parece certa, apesar de bastante mais equilibrado o plantel vitoriano e com mais qualidade do que o da época passada, o mesmo carece de um avançado de características diferentes de Edgar, aliás, como comprovam em parte as dificuldades de concretização dos últimos encontros. Não sei se será Soudani ou outro qualquer, mas seria importante que o plantel estivesse fechado a entradas e saídas a tempo do primeiro encontro da pré-eliminatória da Liga Europa.
 
3. O empréstimo de Siaka Bamba ao Beira-Mar é o desfecho natural de um plantel que conta agora com Pedro Mendes, com EL Adoua a ser testado e a aparentemente ter ganho o lugar de trinco e numa equipa que conta ainda com Renan e Dinis. Só espero que a Bamba não aconteça o mesmo que a Renan...

4. Escrevi-o há uns dias que os resultados da pré-temporada me dizem pouco, isto depois das goleadas frente a Brasov, Penafiel e Beira-Mar. Mas escrevi também que é sempre melhor preparar a equipa a ganhar. Os dois últimos encontros não correram de feição e outras tantas derrotas diante de adversários com menos argumentos podem deixar no ar alguma preocupação. Creio que, nem na altura das goleadas era motivo para euforia, nem agora será motivo para alarme. Quando vierem os jogos a sério, falamos. Acho até que estas derrotas servem para os jogadores perceberem que a equipa ainda está longe da forma ideal. Mais preocupante é a alegada ausência de oportunidades nos dois encontros. Veremos como evoluímos nos próximos encontros.

5. O Vitória conhece esta noite o seu adversário na próxima quinta-feira. Se as coisas correrem de forma, "normal", serão os dinamarqueses do Midtjylland que venceram fora de portas na primeira mão os galeses do New Saints. Seja como for, para quem tiver curiosidade em saber o que valem estas duas equipas, pode seguir o jogo aqui neste link
 
6. Termino com o "fundo". O tal a quem o Vitória terá vendido N'Diaye e do qual faz parte Jorge Mendes. Como sempre, no Vitória, pouco se sabe destes negócios. Não se sabe quem faz parte do fundo para além de Jorge Mendes (é a Gestifute, só? Mais alguém?), não se faz ideia se o Vitória vendeu metade do passe do jogador que tem uma cláusula de rescisão de 5 milhões ou se vendeu tudo o que tinha por 2,5 milhões de euros. Ou até se o Vitória alguma vez teve ou não 100% do passe do atleta. São dúvidas que certamente os vitorianos gostariam de ver dissipadas. Esta e sobre que jogadores é que o Vitória se prepara para vender também partes do passe. E isto são tudo negócios que poderiam e deveriam ser explicados aos associados, apenas e só para não ficarem dúvidas no ar. Até na última AG do clube, dia no qual o presidente já sabia (e revelou-o à imprensa) que estes negócios iriam acontecer.

9 Comentários:

vip-franca disse...

Caro Carlos o segredo é a alma do negocio. E quando são anonimos é porque não querem que o seu nome seja divulgado.

Exemplo: Eu se fosse um desses investidores tambem queria esse anonimato para poder continuar a vir aqui divertime.

Caso contrario voces não faziam mais nada senão carregar em cima.

21/7/11 18:07
Vimaranes disse...

Com 3-0 com meia hora de jogo já não há dúvidas que dia 28 o Vitória visitará a Dinamarca.

21/7/11 18:54
João Vitor disse...

Pois... Tb tou a ver... E os dinamarqueses ate jogam bem...

21/7/11 18:56
Vimaranes disse...

Também facilita o facto de estarem a jogar sozinhos. Estes galeses são bem piores. Ainda assim, parece-me evidente que o Vitória em circunstâncias normais tem mais do qualidade para vencer, fazendo até uso da velocidade. É importante é estudar bem a equipa para não sermos surpreendidos no primeiro jogo.

21/7/11 18:58
João Vitor disse...

Tambem é verdade... Os galeses nao jogam nadinha.. Mas o que tou com ideia é que os dinamarqueses trocam bem a bola.. Mas vamos ter que ser fortes e nao pensar que esta ganho! Quero mesmo que o Vitoria vá à fase de grupos, e pa mim era uma desilusão se nao acontece.

21/7/11 19:01
Vimaranes disse...

Parece-me bastante superiores do que o adversário do Nacional por exemplo, exactamente por essa questão, porque trocam razoavelmente bem a bola. Por isso é importante que o Vitória esteja ao seu nível para não ser surpreendido. Agora a verdade é que temos de encarar a eliminatória com confiança porque o Vitória é favorito e tem de o demonstrar. A fase de grupos terá sempre de ser o primeiro grande objectivo, tendo é verdade de se esperar pelo adversário no play-off onde o Vitória aí já não será cabeça de série.

21/7/11 19:05
sadas disse...

da maneira que vejo o futebol do vitoria, igual ao do ano passado não vai ser nada fácil .. Arrumem com o Machado por favor enquanto é tempo .. Futebol de ataque !!!

21/7/11 19:50
José Silva disse...

Caro Vip-frança. O segredo é a alma do negócio... até este estar concretizado. Daí para a frente uma entidade como o VSC tem o dever de esclarecer os sócios quando estes o solicitam.

Ou será que é indiferente saber se Milo/Pereiras/Machados e amiguinhos também andam lucrar às custas do VSC?

Sou em geral contra as SAD's mas com esta direcção começo a desejar uma! Era bom ter alguma transparência neste clube.

21/7/11 20:34
Filipe Fumega disse...

Sobre o caso N'Diaye aconselho a leitura deste post que fiz no meu blog:

http://galoescaldado.blogspot.com/2011/07/fundo-ndiaye.html

22/7/11 00:14