sexta-feira, agosto 26, 2011

A demissão de Machado

Esta é, a notícia que muitos vitorianos queriam mas que eu, francamente, "temia". E, provavelmente, aquela que Emílio Macedo pretenderia. Depois de uma miserável planificação da temporada, com novelas atrás de novelas reveladoras de uma incompetência gritante, partiu a corda para o lado mais fraco. Não que Manuel Machado não tenha responsabilidade pela postura da equipa em vários jogos ou até pela incapacidade de montar uma equipa capaz de jogar bom futebol, mas porque não é, nem nunca foi, o principal problema do clube. Esse, está muito acima de Manuel Machado e de nada nos serve continuarmos a mudar de treinador, se mantiveremos tudo o resto.

E por isso, temo que, esta saída, seja aproveitada para se instalar um novo estado de graça na direcção vitoriana e que continuemos a adiar aquilo que não pode ser mais adiado. A falência total de todo o "projecto" (?!) desportivo e financeiro da actual direcção vitoriana é razão cabal para se afirmar que Emílio Macedo e seus pares não têm mais condições para continuar à frente dos destinos do Vitória! E por isso, a seguir à demissão de Manuel Machado, espera-se decisão idêntica por parte dos órgãos sociais do clube!

29 Comentários:

Ze Pedro disse...

calma lá com isso. não se pode ter todas as boas noticias de uma só vez, vamos com calma sim ,sem stress

26/8/11 17:29
BlackSG disse...

concordo PLENAMENTE, um ja foi, agora falta a drecção temos de terminar com o amadorismo no clube caramba!

26/8/11 17:30
José Silva disse...

Não sei como pode alguém dizer que temia esta noticia...

só se for por falhar por insuficiência, pois falta a direcção se demitir também. De resto nenhum vitoriano que goste de futebol pode estar triste com esta noticia.

26/8/11 17:38
Manuel disse...

Nos últimos anos, o Vitória tem sido uma máquina de queimar treinadores e de queimar presidentes.

Não deveria esse facto ser alvo de uma reflexão mais aprofundada?

26/8/11 17:41
José Carlos Gonçalves disse...

Concordo quando diz que houve uma planificação desastrosa da temporada e que mais uma vez não faltaram casos que demonstram o amadorismo desta direcção.
Mas também isso não pode ser desculpa para tudo. Nem isso, nem as desculpas de pobrezinho que o agora ex-treinador dava constantemente aquando das derrotas. Não consigo aceitar que uma equipa quando precisa de vencer 2-0, comece um jogo com 3 médios de cariz defensivo, não aceito que um jogador que foi contratado para defesa central seja utilizado, e bem, a trinco e depois o recue para central desequilibrando 2 sectores da equipa. E fico completamente revoltado quando ouço a lenga-lenga de sempre, o discurso de sempre, as palavras caras de sempre, as análises como lhe convinham. Depois de uma humilhação, porque o foi, de perder 4-0 em casa, dando uma imagem péssima do Vitória, ter a coragem de dizer que o Vitória depois do golo foi pra cima do adversário é de bradar aos céus.
Tudo isto apenas relativamente a ontem, porque muitas coisas mais me revoltaram, como o facto de contratar um médio defensivo numa Sexta feira, utilizá-lo a titular na 2ª feira seguinte e prescindindo de um jogador da terra, com qualidade diria infinitamente superior do contratado é imperdoável. Durante uma época inteira não utilizar o mesmo onze mais de 2 vezes seguidas é estranho para quem fala que as contratações necessitam de adaptação. Quem é capaz de se adaptar a uma equipa que muda de sistema jogo após jogo?
Isto e muito mais para dizer que felizmente teve a sensatez de se demitir.

Espero agora que a emenda não seja pior que o soneto.

26/8/11 17:42
Vimaranes disse...

Caro José Silva, creio que expliquei no post o porquê de "temer" a notícia. Porque "temo" que esta notícia apenas sirva para adiar o inadiável, com a direcção a sacudir a água do capote, quando os principais responsáveis pelo estado actual do clube, pela má planificação da temporada são eles e não Manuel Machado. Uma mudança apenas de treinador, creio que resultará em ... zero!

26/8/11 17:43
José Silva disse...

http://www.youtube.com/watch?v=x8hOAm-SqfU

26/8/11 17:44
José Silva disse...

Ao menos pode ser que venha um treinador que à saída lave a roupa suja toda e não compactue com os "comissionarisstas". Que abra a boca e diga o que realmente vai dentro deste clube. Que não tenha medo de dar um murro na mesa quando a direcção está a cometer barbaridades como vender jogadores importantes por tostões.

Numa cena à... não me lembro do nome do treinador britânico do Benfica que abriu a boca sobre o Vale e Azevedo.

26/8/11 17:50
José Silva disse...

Com todo o respeito e apreço pelos anos de casa, tenho que dizer no entanto que está na hora dos adjuntos como o Basílio Marques mudarem também. precisa-se de uma limpeza 100% ao nível técnico.

Eu promovia o Nilson a adjunto/jogador para ajudar á adaptação do novo treinador.

O Nilson, sei, pelo que conheci quando jantamos com ele na época passada, num dos jantares do Vimaranes, que é um jogador com grande ambição para o Vitória, e que acredita que é possível... ser campeão, se houverem lideres a puxar para isso. E mostrou também ser uma pessoa que segue os juniores e conhece bem as capacidades deles.

Nilson... tira o curso, para mim és uma das opções para o futuro como treinador principal.

(PS: Eu sei que é comentário repetido, mas como sei que o Nilson por vezes anda por cá... é para ele ler mesmo)

26/8/11 17:55
F@bi0 disse...

Eu apostava no Rui Vitória :b

26/8/11 18:24
José Silva disse...

Hoje:

"O treinador do Vitória invocou razões inerentes à forma como vem sendo tratado por um grupo de adeptos que não se revêem no treinador. Por isso, Manuel Machado entendeu que não estavam reunidas as condições para continuar cá. Em termos técnicos, penso que o professor tem condições para estar à frente desta ou de qualquer outra equipa” by J. Pereira

http://vitoriasc.pt/noticias_detalhe.php?id_noticia=3315

ONTEM:
"Tranquilo no lugar? Completamente! Sou vimaranense e nunca serei um problema neste clube. Fui sempre parte da solução desportiva e, no momento em que, de dentro, se colocar alguma interrogação, no dia em que for um problema, esta casa não terá problema nenhum" by Manuel M.

http://www.ojogo.pt/27-238/artigo943307.asp

Afirmações contraditórias? SIM

26/8/11 18:27
TG disse...

Concordo plenamente José Silva quando diz que é preciso fazer uma limpeza a 100% na equipa técnica...Não sei o que anda a fazer Basilio Marques há tanto tempo no clube...a paixão e a entrega ao clube à muito que desapareceram e deram lugar à acomodação que é o que vejo nos treinos...queremos gente nova com vontade de trabalhar com paixão pra dar tudo pelo clube.

26/8/11 18:41
José Silva disse...

Eu já nem digo paixão pelo clube, quero é gente com paixão pela profissão, e com ambição para ganhar mais do que uma qualificação para a UEFA.

Que não queira ser apenas menos mau que os outros, mas sim melhor que eles (o que para alguns é a mesma coisa)

A exemplo, o Sporting fez uma má época e ficou à nossa frente, e mesmo assim há quem diga que fizemos uma boa época! Isso tem nome, conformismo.

26/8/11 19:07
lafuente disse...

Se o Emílio não sair será mais do mesmo. Esta saída, não trará nada de novo ao Vitória! Só vem agudizar mais a crise que esta instalada.

26/8/11 19:12
SILVER disse...

por um lado ainda bem pork ja nao se aguentava esta maneira de jogar futebol, e tb nao via grande entrega do treinador, e kd é assim os jogadores tb nao tem vontade pra nada cm se tem visto.... por outro ja vamos andar mais algum tempo desnorteados pork nao temos ninguém a comandar a equipa. a maneira como o clube ta a ser dirigido tb deixa mt a desejar... vamos rezar para k melhores tempos venham. sempre com mente e coraçao pelo Vitoria.

26/8/11 19:13
Marco Ribeiro disse...

100% de acordo, aguardo para ver como reagem a maioria de "iluminados" que votaram Emílio Macedo

26/8/11 19:18
A.C. disse...

Agora os paraditas que estão na direcção a não dirigir nada,vão arranjar uma alternativa popular pra nos tentar tapar os olhos e nos "adormecer" por uns tempos.
Não lhes dêmos essa oportunidade !
Eliminou-se somente uma célula cancerigena,é hora de extirpar a doença por completo !

26/8/11 19:54
Joao disse...

Concordo plenamente! Eu pessoalmente critiquei muito o Professor pela incapacidade de moldar uma boa estrutura de jogo e pela incapacidade de injectar confiança naquele balneário que deve ser bem preciso, mas contudo vejo-me obrigado a concordar que o mal esta na direcção e não só simplesmente no treinador!E admito que o que mais desejo é que o Senhor Presidente ponha também o seu lugar à disposição pois neste seu segundo mandato só tem feito asneiras e envergonhado o nosso emblema!

26/8/11 20:08
A.C. disse...

Como eu já tinha dito...Serviu-se apenas do pretexto da "reacção exarcebada" de uma franja de adeptos para o abandono.Os reais motivos basearam-se numa profunda analise meditativa em que analisou a fluidez interpretativa dos resultados face à assumpção da meta que perseguia e concluiu que os procedimentos eram deficitários e que a melhor opção era abandonar e indagar da disponibilidade de outra colectividade desportiva que melhor contextualize os seus processos interpretativos.

26/8/11 20:34
J.silva disse...

é verdade, eu sou do Vitoria mas nao me interessa que equipa tecnica e direcçao sejam ou nao do Vitorianos. queram é que sejam o maximo de profissionais e lutem por grandes coisas. sem hipotecar o clube claro. mas o milonem arrisca em nada é por isso que estamos onde estamos. e o seu maior ponto nas campanhas? PASSIVO. CONTINUA IGUAL

26/8/11 22:04
Miguel Ribeiro disse...

Querem ver futebol de qualidade em Guimarães? Carlos Mozer como treinador... Ex internacional brasileiro, campeão em Portugal Brasil e França, ambição em ser grande treinador. Ouçam-no a falar de futebol, ouçam-no a falar em ambição, ouçam as suas ideologias... Eu fui apologista à vinda de Vilas Boas, de Domingos... Podiam-me ouvir desta vez lol... Tenho a certeza que Mozer ia dar mt ao Vitória!

27/8/11 00:33
vitoriasempre disse...

eu apostava no jorge costa e um treinador com ambiçao que gosta de jogar ao ataque

27/8/11 01:04
Paulo César disse...

Como sócio do Vitória quero LAMENTAR PROFUNDAMENTE a saída do MMachado do Vitória e AGRADECER O EXCELENTE TRABALHO que fez no Vitória. Há muito mais no Vitória hoje do que quando ele entrou, muito mais do que se vê no campo de futebol, e tenho pena que não fique por muitos mais anos e dê seguimento a um projecto que a médio prazo estou certo que iria dar frutos. Ainda agora entendo que, independentemente de resultados, MMachado devia ser o nosso treinador pelo menos 5 anos.

MMachado errou ao ser conivente com o mau planeamento da época no Vitória. Quando tudo fazia prever um plantel forte e construído atempadamente, a direcção incidiu em erros de anos anteriores e em cima do início da época vendeu jogadores, encostou outros na perspectiva de vender, contratou tarde. MMachado concordou e foi vítima deste erro, porque o seu trabalho ficou seriamente comprometido.

Mas é preciso dizer também que é vítima dos seus próprios associados. Abel Sousa no artigo de opinião aqui no Vimaranes sintetiza mais ou menos bem o sentimento dos vimaranenses em relação a MMachado. Quando toda a gente clamava pelo seu regresso, eu próprio aqui escrevi que só por amor MMachado voltaria ao Vitória, pois já da 1ª vez foi mal tratado e enxovalhado em Guimarães. Isto apesar de tudo o que já se ganhou em Guimarães ter o seu dedo !! Porquê ?? Por ser de Guimarães ?? Não entendo…
Aliás, em Guimarães pouca gente serve. Cajuda não servia (e agora querem-no !!), Vingada não servia, Paulo Sérgio não servia. Pimenta Machado não servia, Vítor Magalhães não servia, Milo não serve, até o Pinto Brasil já não serve !! Desculpem a pergunta: afinal quem é que serve ??????
Enquanto não houver mudança de mentalidade dos sócios não podemos esperar muito mais do que o que temos. É bom que nos mentalizemos que enquanto não apoiarmos incondicionalmente um projecto de 5, 6, 7 anos não veremos resultados. Resultados que, imagine-se MMachado atingiu ! Europa, final da Taça. Estava a trabalhar para este ano voltar a estar lá, e evoluir, solidificar. Mais uma vez mandaram-no para o caralho…

O outro lado da questão: olhando a todo este ambiente, às expectativas criadas com final da Taça, Supertaça, eliminatória perdida na Europa, MMachado teve a hombridade de ser ele a dar um safanão nas coisas. Independentemente de culpas, acima de tudo o Vitória. E ele também tem a sua quota parte das culpas. Porque se o ano passado fez uma equipa do zero, este ano com a espinha dorsal da época passada esperava-se mais qualidade exibicional, e verdade seja dita essa qualidade não apareceu

27/8/11 01:23
Paulo César disse...

Dos nomes já aqui avançados, salta-me à vista José Peseiro, porque joga ao ataque e faz aproveitamento das camadas jovens. Se queremos espectáculo acho uma boa escolha. Mas não sei se teremos resultados. Lembro-me que o dava gosto ver jogar o Sporting, havia emoção em Alvalade. Mas perdeu finais e não ganhou nada… estamos dispostos a dar tempo ao homem ?
Eu defendo algo diferente. Algo mais do que ir buscar o gajo ao Paços de Ferreira. Gostava de ver um estrangeiro. Alguém longe desta realidade, que consiga ser imune a esta pressão doentia que se vive em Guimarães. Alguém que pela sua personalidade, pelo seu passado e currículo, pelo bom futebol consiga ser respeitado pelos associados. Os holandeses costumam ter estas qualidades

27/8/11 01:24
Vsc1922 disse...

Um treinador para desempenhar um bom papel tem de estar ao lado da direcção e de acordo com o projecto delineado pela mesma, mas todos nós sabemos que esta direcção não tem qualquer tipo de projecto. Temos que começar a pensar no futuro, e o futuro do Vitória deve ser ambicioso, esta direcção nunca na vida vai fazer o Vitória crescer sustentadamente. É preciso arrumar bem a casa. Hoje tive a possibilidade de assistir ao treino e é incrível como existem adeptos que conseguiram aplaudir a equipa a quando a entrada da mesma no campo de treino. Será que esses mesmos adeptos viram o jogo de ontem?! Provavelmente foram os mesmos que votaram neste presidente e restantes elementos da direcção, a realidade do Vitória deixa-me muito triste, não existe mentalidade nem ambição! Estamos a ficar tão pobrezinhos que até dá pena. Nos dois últimos anos fizemos uma quantia bem significativa na venda de jogadores (Bebe, Nuno Assis, Moreno, Ricardo, etc), treinador (Paulo Sérgio), etc.. Não se abateu ao passivo nem nada que se pareça, com o orçamento que fizeram este ano e com a merda que se anda a fazer vai ser bonito vai, estão à espera de quê?! De um milagre, isso não existe. Quando o clube fechar portas não se surpreendam.

27/8/11 04:08
Miguel Ribeiro disse...

Os defensores de MM fazem-se de coitadinhos pq? Então agora nós sócios descontentes com MM só o estamos por o homem ser de Guimarães?! Mas que grande lata!!! Caro Paulo César você é de Guimarães, certamente, e não está a treinar o Vitória porquê??? Falta de capacidades tal como eu e tal como o Manuel Machado. O homem deveria exercer cargo na direcção aí sim seria mais valia. Honestamente preferi a vinda de MM pelo tal Vitorianismo que o caracteriza, mas o homem tem ideias antiquadas o futebol é miserável, paupérrimo. E já que estamos a defender Vimaranenses o que me diz do tratamento impróprio dado ao Custódio?! É o Renan, o Cléber, o Sitta, até o João Alves melhor que ele?!?!?! Ja referi aqui Carlos Mozer a treinador.... Ninguem me ouve e vem um Toino qualquer mais uma vez... Vejam os nomes na comunicação social triste!!!
Só o trolha do Milu, que está tão agarrado ao tacho não se vai embora, não há pachorra... Para mim é momento de o mandar embora assino o que for necessário....

27/8/11 07:53
Orlando disse...

A minha escolha seria talvez o Mozer, ou um estrangeiro.
Francamente gostei do "pouco" que o Mozer mostrou na Naval. A não ser ele, que venha um estrangeiro, com fibra e garra, pois é isso que falta neste momento ao Vitória. Até me assusto ao ouvir falar em nomes como Ulisses e Toni (será que a direcção vai mostrar mais uma vez o seu grande grau de incopetência? espero que não-)

27/8/11 09:41
Orlando disse...

Relativamente ao comentário no Punk que diz: realmente quem aclamou a vinda do Machado foram meia dúzia de vitorianos, pois grande parte das pessoas que conheço não gostaram da sua vinda, e algumas deram o beneficio da dúvida. É certo que não é culpado de tudo, a direcção é a outra metade do problema, mas está contente com o trabalho dele aqui?
Quanto à questão de os vitorianos não gostarem de ninguem, eu pergunto: o Paulo Sérgio o que fez de especial aqui? nada. O Vingada o que fez? nada. O Milo? o pior presidente do Vitória até hoje. O pinto brazil? enfim.... sem comentários.
Quanto ao Cajuda, os únicos que o quiseram arrumar, foi mesmo a direcção, pois tinham como bandeira eleitoral o Machado.
relativamente ao facto de ser de Guimarães, acho mais que é um floreado ou um acessório, nada mais do que isso.

27/8/11 09:54
Paulo César disse...

Miguel Ribeiro, estou a dar a minha opinião, tens o teu direito de não concordar com ela, mas sem essa do "fazer-se de coitadinho" e "grande lata" que é para não termos baixar o nível...
Também não concordo com a tua posição, porque uma coisa é não gostar do estilo de jogo do MMachado, outra coisa é dizer que não tem capacidades. Isso para mim é comentário de quem não percebe o mínimo de futebol, que me parece ser o teu caso. Quanto ao Custódio também pensei que ia vingar, mas passaram 3 treinadores e não contou para nenhum. É culpa do MMachado ??? Mas queres falar de Vimaranenses ?? Do tratamento que sempre se deu ao Alex ? Este ano tem estado mal, mas no ano passado foi dos melhores e viu-se o tratamento que levou. Mais lhe digo que ainda hão-de assobiar ao Pedro Mendes !

Orlando, não estava satisfeito com o futebol apresentado, como referi este ano tinha de já se ver algo mais e tal não aconteceu. Mas estava satisfeitíssimo com o trabalho do MMachado, porque estava a atingir objectivos e a solidificar o clube na Europa, a criar condições e estrutura no clube que daqui a uns anos espero que alguém aproveite: organizou o departamento de futebol, gabinete de prospecção, deu contrato a vários jovens que estão a rodar e alguns deles vão vingar, trouxe jogadores que vão ser mais valias, casos de Toscano, N'Diaye, Barrientos, etc.
Mas isto não basta, porque o povo só vê as 4 linhas e os resultados imediatos. Eu quero ser campeão, mas volto a repetir, enquanto não se der tempo a um projecto de 5,6,7 anos não vamos lá, vamos andar sempre nisto. E isto é válido para o Milo, Pinto Brasil ou outro qualquer que venha a assumir a direcção, ninguém pense que vai aparecer um salvador da pátria que num ano vai levar-nos aos títulos ! Não existem presidentes perfeitos.
O Orlando já parou para pensar porque é que será que ninguém faz nada aqui ?? Provavelmente porque não lhe dão tempo ! O mesmo se passa com os jogadores, são inúmeros os casos de jogadores que passam por cá e são flops, saem e brilham. Já parou para pensar que o mal pode estar em nós clube e não neles ??

27/8/11 15:37