sexta-feira, agosto 19, 2011

Nova época, erros velhos

 


Antes de qualquer consideração, saudar o início de mais uma época desportiva e o prazer de continuar a colaborar com esta rubrica.
Deixando como “prato” principal o jogo do Play Off da Liga Europa vou apenas fazer duas considerações.

A primeira, negativa, prende-se com a “máscara” que encobriu o arranque dos trabalhos no que à construção do plantel diz respeito, parecendo que desta vez é que era. Afinal a montanha “pariu um rato”, com cinco jogos oficiais realizados o plantel continua sem estar fechado, tanto com entradas como com saídas de jogadores.
A segunda, positiva, tem a ver com a forma como Manuel Machado se impôs perante a arrogância e o desrespeito de alguns jornalistas e a maneira como defendeu as cores vitorianas do trabalho de Olegário Benquerença. Não vi, nem ouvi mais ninguém com responsabilidades a fazê-lo.

Quanto ao jogo de Madrid, de certa forma, concordo com Manuel Machado quando referiu na antevisão da partida que…“Será com os que cá tenho e julgo que são suficientes para resolver esta questão que temos em mão”. O resultado até podia ter sido outro mas…
A estratégia pareceu-me bem definida tendo em conta o adversário. Primeira parte de contenção na tentativa de enervar os espanhóis e segundos 45´ que, com a entrada de Targino e Faouzi nas alas podiam ter colocado em respeito a defesa contrária.

Poderia ter resultado em pleno caso o árbitro da partida não tivesse expulso João Paulo, no meu entender mal, tendo em conta o local onde foi cometida e mesmo a forma como foi feita a falta.
Poderia ter resultado caso Targino não falhasse um golo na cara do guarda redes.
Poderia ter resultado se Alex, mais uma vez, estivesse isento de culpas, com duas falhas de marcação clamorosas numa altura em que se pedia mais entre ajuda.
Mas, assim não aconteceu, a partir do golo do Atlético o castelo ruiu, o vitória acabou para o jogo aguentando os cerca de 15’ que faltavam sem que o resultado se alterasse.

Vou terminar, deixando a ideia que o treinador tem feito o possível, no meu entender, para que este inicio de temporada complicado fosse melhor ao nível dos resultados mas a verdade é que sabendo-se de antemão que o começo era exigente, se jogava muito nos primeiros jogos (super taça e acesso á fase de grupos da liga Europa), a equipa tinha muitas lacunas do meio campo para a frente, os reforços teriam que há muito estar ao serviço do treinador.

Nesta casa não se aprendem com os erros cometidos.
Desejo que a sorte acompanhe a equipa no jogo da segunda mão, caso contrário a Europa para os vitorianos esta temporada terminou.

Por Ricardo Lopes

13 Comentários:

cosmicsnake disse...

Não concordo minimamente com a observação razoável ao trabalho do Machado. Ontem perdemos e perdemos bem. Com tão pouco futebol e perante tantas falhas defensivas, o resultado até pode ser considerado positivo. E a expulsão justifica-se claramente. Foi imprudente no mínimo.

Sobre a direcção, não é preciso voltar a repetir. Não são dignos deste clube. Nenhum deles.

19/8/11 14:44
Ricardo Lopes disse...

Respeito a sua opinião, mas continuo com a ideia que a estratégia era boa para o tipo de jogo praticado pelo Atlético. Quanto ás falhas defensivas estou de acordo, principalmente no que ao Alex diz respeito (mais dois golos). E insisto, o Machado ia atacar com quem? essa é que é a verdade.

19/8/11 15:13
Culé disse...

O senhor acha que foi mal expulso o joao paulo?? Agora entendo a forma como viram o jogo do fim de semana...

Bem, quanto a eliminatória...foi um mau resultado que se estava a prever, mas fica sempre o trago amargo daquela bola no poste!! Com 2-1 o vitoria tinha hipoteses de passar, assim estão bastante reduzidas!

O atletico é superior e foi pena o vitoria ter tido este azar no sorteio!

abraços

19/8/11 15:50
Romano disse...

Bem...não sendo muito adepto do Manuel Machado não acho que o Vitória tenha feito uma má abordagem ao jogo, no entanto com tanta falta de qualidade é impossível ganhar jogos, basta ver o falhanço do Targino e no mesmo lance o tal Faouzi se ter atirado para o chão não sei porque...assim venha o treinador que vier é impossível ganhar, de resto a expulsão do João Paulo é mais que justa, ele nem sequer toca na bola e é uma entrada violentíssima.

19/8/11 15:51
lafuente disse...

Com esta dita direcção, o Vitória vai continuar a ser o que é na actualidade, um clube sem liderança, sem rumo!
Não aprendem com os erros de 2008, de 2009, de 2010. E com esta corja assim continuará.
Não se admite, um clube profissional, com expectativas de ganhar uma Supertaça, e entrar na Liga Europa, não ter um avançado de raiz disponível.
Ontem viu-se que diante de um Atlético vulgar, o Vitória podia sair do Caldéron com um belo resultado.Mas falta ousadia!
Depois custa-me entender que o Tony após aquelas declarações de um verdadeiro Conquistador, não tenha jogado. O Alex está muito mal fisicamente, e o Tony merece uma oportunidade.

19/8/11 17:08
SILVER disse...

KOM ESTA FALTA DE FUTEBOL E ENTENDIMENTO ENTRE OS JOGADORES NAO HA MILAGRES. TREINADOR DEMASIADO TÁCTICO K ATE METE NOJO, NAO HA UMA JOGADA ESTUDADA, NAO HA REMATES, NAO HA LIVRES EM CONDIÇOES DE IREM A BALIZA, CRUZAMENTOS FRACOS, CANTOS FRACOS, EKIPA SEM MOTIVAÇÃO. JA SE COMEÇA A CAGAR DE ALTO PARA ESTE FUTEBOL K APRESENTA. MAS MAIORIA DOS SOCIOS TA CONFIANTE, DAR TEMPO AO LAVRADOR PARA DPS NOS ENTERRAR MOS AINDA MAIS FUNDO. CADA VEZ PIOR... AINDA KEREM APOIO DOS ADEPTOS, DEVIA MOS ERA CAGAR LHES NA CABEÇA. APOIO SEM TER MOTIVAÇAO, NAO DÁ.....

19/8/11 19:57
Farinowsky disse...

Boas Continuo sem perceber o porquê de acharem bem o MM ter defrontado o A. madrid com uma tatica super defensiva, tinha homens de caracteristicas ofensivas em campo sim, mas o que transpareceu foi uma tremenda falta de coragem ou se preferirem mostraram medo, nao me digam que os jogadores foram lá pra dentro jogar motivados! Aquando do sorteio o MM veio logo a terreiro defender que tinhamos sido os mais azarados do sorteio!!! logo amedrontar, antes de encorajar as tropas, mau, muito mau discurso mesmo, depois vimos o jogo do nacional e ja acho k tivemos sorte no sorteio, porque as equipas sao aquilo que mostram em campo, não na teoria ou no passado dos seus jogadores, quem são os jogadores de topo do atletico? ( tirando forlán e falcao um de saída o outro ainda nao pode jogar, pra nosso bem! ) Com esta falta de ambição e com este discurso a olhar so pra nomeada e orçamentos do clube entao MM comprometa se a lutar pelo titulo, pois se olhar mos a nomeada reclamamos ser o 4 so podemos perdeer com os 3 grandes e ai somos campeoes....SHAME ON YOU!

19/8/11 20:52
BlackSG disse...

olha cule eu acho que o joao paulo foi bem expulso.

assim como acho que o otamendi ja devia ter sido expulso aos 3minutos pois comete falta quando o jogador adversario vai sozinho pra baliza e o gil vicente ficava a ganhar 1-0 e com mais um jogador.

assim como o penalty do hulk é mais outra anedota do futebol portugues, se ele marcou esse penalty, porque nao marcou um do mesmo genero a favor do gil vicente num lance como o joao vilela?

ja nao convinha nao é?

mais uma vez o porto ta a ser beneficiado á grande, bem mais beneficiado do que na semana passada enfim uma vergonha e ainda vens falar do jogo da semana passada?

estes sao os factos.


agora passando a outro assunto bem mais importante, o VITORIA é muito simples meus caros.


ESTA NA HORA DE SAIR Á RUA!

19/8/11 21:24
Dário disse...

Penso que fizemos um bom jogo até ao momento da expulsão. Não estavam a espera que fossemos jogar para lá de peito aberto ainda mais sabendo o treinador que temos. Acabamos por não ter a tal estrelinha pois se a bola do Targino entrasse o jogo seria completamente diferente. Acho que está mais que na altura do Machado dar uma oportunidade ao Tony, são erros a mais do Alex!
Mais uma vez fomos ultrapassados na contratação de mais um jogador, não ganhamos a luta a nenhum clube por nenhum jogador ? Acho que já chega, se não são competentes e esta direcção é tudo menos competente está na altura de se demitir! Não são grande adepto do Machado mas sem avançados é dificil fazer mais.

VSC SEMPRE*

19/8/11 23:22
Culé disse...

Boas noites, acabo de chegar do estadio do dragão e sim BlackSG tens alguma razão, pelo que vi o Otamendi deveria ter sido expulso e o penalty sobre o Hulk nao me parece ter existido, embora houvesse um clarissimo sobre o varela! Conclusão, o meu clube jogou mal e foi beneficiado!
Eu vejo sempre as coisas com isenção, agora não posso é com doentes com palas que só veem para um lado!


Quanto ao vosso vitoria, acho que os adeptos têm que ter calma...nos ultimos anos andam sempre contra as sucessivas direcções...voçes ja pensaram que tiraram de lá o pimenta e o vitoria nunca mais foi o mesmo? com excepção do ano que um arbitro nao vos deixou ir a champions!!
Acho que o vitoria tem que pensar muito bem o clube, porque o tempo passa e depois cada vez é mais dificil olhar para o outro lado do sameiro!

20/8/11 00:41
J.silva disse...

mete me nojo esta direçao. nao gosto de conflitos mas nos deviamos ser um clube sem amigos. so se for os "teoricamente" mais fracos pra rodarmos jogadores la. agora a merd* do benfica vir treinar ao nosso estadio. alem de estragar o relvado, sinto me invadido... temos que arrumar com estes gajos e ter um presidente que so pensa Vitoria. o pessoal so fala em blogs. vamos juntar-mo nos e tentar fazer alguma coisa. muito se fala de luis cirilo mas nao pode ser so ele tem de haver varias listas pra haver varias ideias e evoluçao

20/8/11 01:12
SILVER disse...

MUDAR ESTA DIRECÇÃO JA ANTES K SEJA TARDE.

20/8/11 16:06
Ricardo Lopes disse...

Caro Culé, deixe-me dizer-lhe que consigo perfeitamente ver as duas partes. E quanto a palas deve certamente estar a falar de outra pessoa. Quanto à falta do João Paulo continuo na minha. Naquela posição do terreno..., foi mais espectaculo visual do q outra coisa. Mas, enfim, nós vitorianos temos sempre o "vicio" de ser sérios. Depois levamos na cabeça de tudo e de todos.

22/8/11 10:19