quinta-feira, setembro 22, 2011

O Futuro... à lupa

Josué no Famalicão 0-0 Desp. Chaves

O VIMARANES continua a tentar acompanhar na medida do possível os jovens jogadores que o Vitória tem emprestados às mais variadas equipas. Esta semana e com a ajuda dos nossos colaboradores, fomos perceber como foi o fim-de-semana dos jogadores vitorianos emprestados ao Desp. Chaves, Amarante, Limianos, Penafiel, Lousada, Portimonense e Freamunde.

No Desportivo de Chaves, evolui Josué (ver foto) que voltou a ser titular no empate frente ao Famalicão. O nosso colaborador Zé Ribeiro do Desportivo Transmontano, conta-nos como foi mais um exibição do jovem vitoriano.
"Com mais um jogo a titular, Josué Sá, assume-se como um valor seguro no onze flaviense, sempre com bom sentido posicional, sem nunca perder de vista o seu opositor, esteve em destaque no empate do Chaves a zero em Famalicão. Foi seguramente um dos melhores em campo na equipa de Trás-os-Montes." [Zé Ribeiro]
No Limianos, o Vitória tem Kaká e Tomané cedidos até ao final da temporada. Este fim-de-semana, a equipa foi derrotada perante o Macedo de Cavaleiros, sendo que os dois jovens foram totalistas, tal como nos conta o nosso colaborador João Carlos Gonçalves.
"Os Limianos" deslocaram-se ao terreno do Macedo de Cavaleiros, onde foram derrotados por 2-1 (1-1 ao intervalo), em jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato da 2ª Divisão B. O Kaká jogou os 90 minutos, tendo revelado grande entrega ao jogo e eficácia no campo defensivo. Tomané foi titular e, enquanto esteve em campo, foi o jogador mais perigoso da equipa. Foi substituído aos 75' por se encontrar completamente esgotado.
No Amarante, recém promovido à II Divisão Nacional, evoluem Diogo Lamelas, Tiago Rodrigues e Bruno Alves. Segundo o nosso colaborador amarantino, apenas o primeiro tem jogado, mas não tem estado bem, tendo inclusive sido expulso no jogo frente ao S. João de Ver. Já Tiago Rodrigues e Bruno Alves têm estado lesionados. O primmeiro vai ser operado esta semana ao 5º metatarso do pé esquerdo e o segundo deve regressar este fim-de-semana à competição.

Relativamente ao Lousada, o nosso colaborador César Marques do blogue d'O Lousada, conta-nos como foram as exibições de Cilmar, Rafa e Dany.
Na semana anterior, não me foi possível enviar a crónica semanal dos atletas do Vitória, mas posso afirmar que Cilmar entrou ainda no primeiro tempo e foi um dos mais esclarecidos em campo. A sua velocidade deixou a defensiva do Lagoa " em água" e apenas o poste lhe negou o golo, através de um livre directo. Filipe entrou em plena segunda parte e uma vez mais, revelou apontamentos interessantes no centro do terreno, principalmente a atacar. Rafa não saiu do banco e Dany não esteve nos convocados.

Em relação ao jogo deste domingo em Santo Tirso, Cilmar entrou na segunda parte e foi o mehor atleta do Lousada em campo. Mais uma vez, a rapidez com que ataca pelas alas, torna-o num exímio extremo muito difícil de parar. Diante o Tirsense, fintou como ninguém, mostrou uma criatividade claramente acima da média, valendo-lhe rasgados elogios de Luís Miguel (técnico da equipa da casa") que se rendeu aos talentos, dizendo "o numero 14 é mesmo muito bom". Rafa e Filipe estiveram no banco de suplentes, mas não foram utilizados. Dany não constou no lote de convocados novamente.
No Penafiel, evolui o central Paulo Oliveira. O nosso colaborador Júlio Silva do blogue do FC Penafiel, conta-nos que Paulo Oliveira tem tido um desempenho discreto.
O Paulo esta semana esteve discreto, a defesa penafidelense não teve muito trabalho, por isso nem esteve bem nem mal. O Paulo tem sido "abafado" pelo outro central que já leva três golos no campeonato.
Ao Freamunde, o Vitória tem emprestados o guarda-redes Assis, o extremo Marco Matias e ainda o lateral direito Amorim. Os responsáveis pelo blogue Framunde Allez, contam-nos como foi o desempenho de Amorim, o único vitoriano que alinhou no empate 2-2 desta semana frente ao Estoril.

Assis - Esteve no banco de suplentes, não entrou.


Marco Matias - Lesionado
Amorim - Mais um jogo como titular, aliás, Amorim, jogou todas as partidas do campeonato, Bwin Cup e Taça de Portugal, como titular, actuando os 90 minutos em todas elas. É um excelente lateral, direito, muito ofensivo, e só não o é mais porque o treinador em alguns jogos não o deixa passar da linha de meio campo!
De resto, no jogo frente ao Estoril da ultima jornada, o jovem vitoriano, este mais uma vez em bom plano, não tanto na 1ª parte, onde não se deu tanto por ele no ataque, tendo no aspecto defensivo algumas dificuldades para segurar Licá, avançado «canarinho». Na 2ª parte soltou-se mais, participando em algumas das melhores oportunidades de golo do Freamunde. Foi dele a assistencia para o 2º golo da equipa, apontado por Horácio.

Finalmente, o nosso colaborador Rúben Miquelino do blogue Portimonense 1914, conta-nos a evolução de Rafa ao serviço do Portimonense. O avançado estve o ano passado emprestado ao Lousada, tendo sido depois recrutado em Janeiro por Manuel Machado para o plantel principal.
Aos poucos Rafa começa a ganhar consistência no seu jogo, e impondo-se como titular indiscutível na equipa do Portimonense. Apesar dos maus resultados do conjunto de Portimão, Rafa tem sido dos jogadores que mais tem lutado em campo, procurando desequilibrar nas alas com movimentos rápidos, procurando a linha para cruzar e assistir os colegas. Aliás, o ataque nem tem sido o problema da equipa, mas sobretudo os erros defensivos. Podendo melhorar ainda um pouco nos processos de decisão e de definição das jogadas - escolher entre driblar, cruzar ou rematar - Rafa potencia-se como sendo uma peça importante na manobra atacante do Portimonense para a época 2011/12.
No jogo entre Atlético e Trofense, alinharam dois vitorianos de cada lado como titulares. Do lado da equipa de Alcântara, Vítor Bastos e Gonçalo Silva continuam a ser peça fundamental da equipa que está no comando da Liga Orangina, enquanto que do lado do Trofense (que está no último lugar), Crivellaro e Dinis foram também titulares da equipa, com o brasileiro a sair aos 74 minutos. O Atlético venceu por 3-0.

2 Comentários:

João Antunes disse...

Parabéns pela rúbrica. É muito importante seguirmos de perto a evolução dos nossos jogadores. Contudo, acho que faltam jogadores, nomeadamente o Cláudio Ramos( guarda-redes) emprestado ao Tondela. Cumprimentos e continuação de um excelente trabalho.
JA

22/9/11 16:01
Vimaranes disse...

Obrigado pelas palavras. Esta é uma rubrica que nos dá bastante gozo, e esperamos que seja também uma rubrica que os leitores apreciam.
Falta de facto o Cláudio, não por esquecimento, mas porque ainda não conseguimos encontrar ninguém que nos ajudasse a seguir o jogador, mas esperamos que esse "problema" possa ser resolvido nas próximas rubricas.
Abraço.

22/9/11 16:03