segunda-feira, setembro 19, 2011

Um filme já visto

VITÓRIA 1-1 SPORTING CB (Edgar)

@Lusa

Comecemos pelo protagonista da esquerda para atalhar caminho. O lance do golo do adversário surge de uma falta mentirosa, cavada por Alan e pelo próprio Pedro Proença. Um de vários erros, numa arbitragem com a habitual dualidade de critérios. O habitual, portanto.

Mas, falemos agora do jogo. O Vitória perdeu dois pontos em casa na recepção ao rival, num empate que assume, contudo, contornos de justiça. Principalmente pelo modo como o Vitória abdicou da partida cedo demais e entregou o jogo ao adversário na etapa complementar, recuando em demasia e pondo-se a jeito, aliás como Rui Vitória e Nuno Assis admitiram.

Isto depois de um primeiro tempo em que o Vitória foi melhor, marcou um excelente golo por Edgar e teve sempre mais caudal ofensivo. Seria de esperar que o Vitória mantivesse ambição na segunda parte, mas isso não aconteceu. Não sei se por indicação ou não de Rui Vitória, a verdade é que a equipa deixou o Sporting CB jogar no meio-campo vitoriano e faltou-lhe qualidade para aproveitar os espaços nas costas da defensiva visitante. Aliás, este encontro teve muito daquilo que sempre se criticou em Manuel Machado e que por isso, não se pode deixar de criticar, apesar do protagonista ser diferente.

Para pioras as coisas, o técnico vitoriano falhou redondamente nas alterações. Paulo Sérgio, João Alves ou Targino nada trouxeram de positivo à equipa e a mesma ressentiu-se disso mesmo. Principalmente quando foi obrigada a correr atrás do prejuízo depois do golo sofrido. Claro que há algo que não se pode escamotear. A diferença de qualidade entre o banco vitoriano e o adversário é abismal. Ter Nuno Gomes, Carlão ou Mossoró para lançar, não é o mesmo que ter Paulo Sérgio (claramente diminuído fisicamente), João Alves ou Targino. 

A saída de Nuno Assis, por exemplo, acabou por ser determinante no rumo do encontro, com o Vitória a perdeu o único jogador que estava a ser capaz de empurrar o futebol vitoriano para a frente. O cartão amarelo que o médio viu, deverá ter sido a razão para a alteração, mas havia Barrientos no banco... As entradas de Paulo Sérgio e Targino revelaram-se dois falhanços tremendos também. Nomeadamente o segundo, havendo Soudani no banco, por exemplo.

O Vitória poderia e deveria ter aproveitado o visível desgaste da equipa adversária provocado pelo jogo da última quinta-feira, mas decidiu cedo entregar os pontos. E depois, faltou qualidade para aproveitar os contra-ataques de que dispôs.

É, por isso, um resultado muito negativo para o Vitória. Não só pelo modo como aconteceu, quer pelo facto de impedir a equipa de somar três pontos determinantes nesta altura. É que ter 4 pontos em 5 jogos e seguir-se uma visita ao Marítimo que tem 10 pontos e depois uma recepção ao Sporting, é preocupante. Esperemos que Rui Vitória (o das últimas jornadas) volte ao banco na próxima jornada.

Destaque final para três situações. Duas pela negativa: a lesão de Urreta no aquecimento - um jogador que necessariamente acrescentará qualidade à ala vitoriana e o petardo lançado pela claque vitoriana, felizmente sem consequências, em mais um episódio que todos deveremos lamentar (assim como lamentei episódios idênticos na pedreira na época passada) e que estragam o que de bom é feito em termos de coreografias e apoio. E duas positiva: a excelente exibição de Edgar, plena de esforço e de qualidade e o 4º golo no campeonato e os mais de 18 mil espectadores, num horário e dia impróprio para um jogo de futebol.

24 Comentários:

VGW disse...

Já que gostas de falar nos pontos negativos da claque e que na minha opiniao até se devem falar, mas podias falar da coreografia que fizeram que deu muito trabalho e que tirando 2 ou 3 vezes só eles é que cantaram, pois mas isso não interessa parece a comunicação social da treta...ENFIM

19/9/11 22:48
Vimaranes disse...

Podia falar de muita coisa, podia até falar do apoio dos adeptos nas bancadas. Admito que tenha dado muito trabalho e que estão de parabéns pelo trabalho realizado, mas infelizmente conseguiram estragar tudo com mais um episódio lamentável. Se critiquei o ano passado no campo do adversário, não posso fazer de conta que não vi hoje.

19/9/11 22:51
Paulo César disse...

O empate é justo e penso que o árbitro esteve bem.

Concordo com a análise, Rui Vitória ainda não fez nada que MMachado não tivesse feito. Embora se note outra atitude nos jogadores a dinâmica é a mesma. Marcamos um golo e agarramo-nos a ele com unhas e dentes. Mas ainda bem que pelo menos ninguém assobia. Porque o treinador ainda não teve tempo para mais e com calma vai construir uma boa equipa. Para já gostei do posicionamento e rigor defensivo, isto apesar do golo, mais uma vez de bola parada, isso sim já me preocupa. A defesa serenou com Freire mas voltamos a sofrer de bola parada.
As transições ofensivas e ataque continuado, apesar do golo também, continuam desastrosas. O meio campo continua "perro", no ataque só o mal-amado joga e que grande jogo fez Edgar !

Ao contrário do Vimaranes não estou muito preocupado com o que aí vem, temos plantel para subir na tabela. Creio que quando passarem mais duas jornadas estaremos em melhores condições e prontos a descolar para o nosso lugar.

19/9/11 22:58
Vimaranes disse...

O facto de estar preocupado não significa que não acredite que o plantel tem qualidade para subir na tabela. Mas obviamente que com 4 pontos em 5 jogos e jogando com um Marítimo em alta fora de casa e com o Sporting que apesar de continuar muito irregular não quer perder mais pontos, é motivo para estar preocupado. Até porque se sabe que o acumular de derrotas retira confiança à equipa e coloca-a nervosa, aliás como hoje foi também evidente. Mas, teremos necessariamente de melhor, isso não haja dúvida e de preferência que consigamos estancar a onda de lesões.

19/9/11 23:02
Paulo Cunha disse...

Infelizmente não pude ir ao estádio porque estou bem longe do berço. Estou no Rio de Janeiro e assisti ao jogo através da SPORTV2 brasileira. Apesar do nome ser o mesmo, esta SPORTV não tem nada a ver com a portuguesa.
Para começar, o jogo foi comentado com toda a isenção e objectividade, nomeadamente na análise da actuação do trio de arbitragem. O comentário geral era que aqui no Brasil esse árbitro não teria lugar nem nas competições amadoras.
Mas a maior diferença é que os comentadores nunca se referiam ao VSC senão como "Vitória", isso apesar do grafismo da SPORTV portuguesa ostentar a abreviatura "GUI".
Por mim está resolvido. Quando voltar, vou passar a assistir aos jogos do nosso Vitória (àqueles poucos que não possa assistir pessoalmente) na SPORTV brasileira ou na BANDSPORT que também passa futebol português e onde a isenção e a objectividade são mais do que meras palavras.
A propósito, alguém reparou na carícia que o árbitro do jogo fez ao Nungo Gomes no início da 2.ª parte, quando este foi substituído e entrou em campo??? Vergonhoso!!!

19/9/11 23:05
Vimaranes disse...

Não dá para trazer os comentadores daí? :D

19/9/11 23:08
Paulo César disse...

Em relação aos próximos jogos acho que nós adeptos ajudamos muito se alinharmos também nós pelo discurso do Rui Vitória: jogar sem medo em lado nenhum e confiança no futuro.
Se começamos já a mostrar preocupação por jogar contra equipas do nosso campeonato como são Marítimo e Sporting que apoio poderemos dar à equipa ? Temos de acreditar e temos razões para acreditar. Um jogo de cada vez.

Quanto às lesões, isso sim deverá ser motivo de preocupação. De há duas ou três épocas a esta parte têm sido demasiadas a meu ver. E isso merece análise.

19/9/11 23:19
A.C. disse...

Efectivamente não houve falta no lance que originou o empate.
Mesmo assim,não podemos atribuir a arbitragem todo o mal que se viu.
O braga esteve sempre por cima no jogo.
Em função do que se passou o resultado final acaba por ser muito lisonjeiro para nós.
Antes do nosso golo eles podiam ter marcado por 3 vezes.
Voltamos a jogar à la machadez,com todos os mesmos defeitos e com os meswos que não tem lugar na equipa,nem no plantel - Faozi,Olimpio,Teles,e depois Alves.
Eu nunca fui adepto da vinda deste treinador,e apesar de no jogo com o nacional ter gostado de algumas coisas,que agora se provam que aconteceram mais por demérito alheio,já vi uma notório retrocesso no jogo seguinte.Hoje,com a miséria que se viu deu-se mais um passo atrás.
Tinhamos um manel cagão,veio um rui paços que lê nos mesmos livros,que se mostra fanfarrão,mas não demonstra na prática aquilo que quer impingir no discurso.
Esperam-nos mais 25 agonizantes jornadas de mais um ano perdido.

19/9/11 23:22
Romano disse...

O Arbitro foi claramente o pior em campo...várias foras erradas para os dois lados...faltas ao contrario para os dois lados...de realçar o amarelo ao Olimpio e na jogada seguinte aconselha calma a uma falta de um jogador do braga... a falta do golo é caricata...apenas 10 segundos depois se lembra de marcar falta quando toda a gente pensava que ia mostrar o cartão amarelo ao alan por estar constantemente e sistematicamente a fazer-se à falta...penso até que o alan não se deve preocupar com o que fazer depois do final da carreira, é top no teatro...e é por jogadores destes que não vale apena ir ao futebol, não é sério no trabalho que faz...de resto de salientar a moral do tal jardim que diz que perdeu dois pontos...coitado do triste.
De realçar ao excelente prestação de Edgol e do João Paulo e pela negativa Faouzi...

19/9/11 23:39
maffonseca disse...

Bem ja sei que posso vir a levar na cabeça por vir defender o Braga por isso não vou alongar-me muito sobre jogo que o que venho aqui fazer é outra coisa

- não posso comentar o lance do golo porque estive no estadio

- Estou de acordo com o que dizes do petardo... podia ter acabado mal

- Eu penso que o resultado seja justo apesar de achar que o Braga tenha sido superior

E depois disto vim apenas deixar fotografias que tirei que devem agradar principalmente ao VGW

http://imageshack.us/g/853/dsc07926g.jpg/

Cumprimentos Braguistas,

Miguel

19/9/11 23:45
Insane_Stº.Tirso disse...

Sai Nuno Assis
Entra Pro Seu Lugar.....Ninguem

Enfim Rui Vitoria Enfim..

19/9/11 23:47
José Silva disse...

Defender o 1 - 0 ????

Já estou a ver que não mudou muito!

Como é obvio, não estava à espera que de repente começasse-mos a jogar à grande. Mas esperava que pelo menos a mentalidade do treinador mudasse.

Continuamos a jogar com 2 trincos (sim, o olimpio tem jogado, e mal, a trinco). Começamos a defender demasiado cedo.

Estou desiludido com o Rui V. não pelos resultados, mas porque continuamos a jogar com a mesma estratégia. Não basta falar em ambição se não a demonstrar na prática.

19/9/11 23:47
Romano disse...

Relativamente ao Rui Vitoria, realmente hoje não fez grande leitura do encontro, se tira o Nuno Assis tem de meter o Barrientos...para um jogo intenso tem de meter o Saudani em vez do Paulo Sérgio que vinha de lesão, e ainda meter o Targino depois de não o ter convocado não é aconselhável para um jogador que pouca moral tem, mas...ele é que treina a equipa e não estou nos treinos para ver se o Saudani ou o Barrientos treinaram ou não...

19/9/11 23:56
Vimaranes disse...

Caro maffonseca, relativamente ao lance do golo, no estadio achei que o arbitro iria mostrar amarelo ao Alan e as imagens nao deixam duvidas. Não há qualquer falta:

http://videos.sapo.pt/0zQFBSCZmRMu3v7ViGz1

20/9/11 00:46
Miguel disse...

Foi uma 2ª parte vergonhosa... Parecia-mos o paços de ferreira. Já vi tudo o Rui fala parece ter mts tomates mas vai ser outro marreta tipo paulo sergio e manuel machado. Q saudades do Cajuda sou sincero. Ja agora revejam o jogo contra nacional e reparem que houve um Vitória com Pedro Mendes e outro sem Pedro Mendes. Olímpio para mim é a grande desilusão n pode ambicionar mais do que o banco num clube como o Vitoria pq é mt fraco para mais. Faouzi igual, Toscano foi uma das minhas maiores esperanças, enganou-me de uma maneira, pois trata-se de 1 jogador absolutamente banal e mediano. O Nuno Assis saiu pq ja n tinha pedal para mais, a idade reflete-se claramente no nivel de jogo, no entanto foi dos melhores do Vitoria. O Santana foi posto de lado quando vinha a ser dos melhores da equipa... Em jeito de conclusão afirmo convictamente que este foi uma das piores exibições por parte do Vitoria contra o Braga nos ultimos 25 anos. Relativamente ao arbitro teve quase sempre bem e no estadio pareceu-me que perdoou o vermelho ao olimpio. Ja agora alguem confirmou s houve mao na area perto do fim apos cruzamento de targino?

20/9/11 01:21
jotafundador disse...

Edgar, obrigado pelo golo e pela camisola.

20/9/11 01:28
miguel silva disse...

VGW parece que é um dos elementos da claque, se é gostava de deixar aqui as impressões de alguns Vitorianos, e peço que as aceitem sem ofensa:
Aqueles desenhos que costumam apresentar não têm nenhuma relação com o Vitória Sport Clube. Se dá trabalho ou não, é uma coisa que têm de avaliar: normalmente só nos aplicamos a criar um desenho daquele tamanho quando a qualidade o justifique. Ver uma versão dos irmãos metralha com símbolos vitorianos e um outro a fazer cenas escatológicas dá uma péssima imagem do clube. Se não tiverem melhor, peçam a colaboração dos designers do Vitória e façam também coreografias coordenadas com as restantes bancadas e vão ver que o resultado é muito melhor e mais homogéneo. Deviam assumir que, para desenhar, é preciso saber... e neste caso é a imagem do clube que está em causa. Ter um bom design institucional e depois ter uns painéis que nada têm a ver com o clube, não dá. Afinal a claque não existe para colaborar com o clube, apoiar, e levar os sócios a colaborar nesse apoio???
Em relação aos petardos atirados para o relvado originando multas e prováveis interdições é de um mau gosto atroz, sem falar do perigo que representa para os atletas! O PÚBLICO NÃO ESTÁ AUTORIZADO A ENTRAR, OU A LANÇAR OBJECTOS PARA DENTRO DO RELVADO, SÃO AS REGRAS DO JOGO!
Apoiar, indignar-se e protestar são coisas muito diferentes de violentar atletas (todos sabem o mal que faz estar perto de um rebentamento de petardo)...
A palavra pode ser uma arma, por isso acho que os petardos são sinal de fraqueza e incapacidade para se fazerem ouvir.
Usar o argumento de que estão sempre lá para apoiar, não vos dá o direito de põr em causa a dignidade do clube e a segurança dos outros.

20/9/11 02:45
José Silva disse...

A IMAGENS QUE VALEM MAIS QUE 1000 PALAVRAS: http://videos.sapo.pt/0zQFBSCZmRMu3v7ViGz1

AS PALAVRAS QUE DISTORCEM A VERDADE: http://www.ojogo.pt/27-263/artigo947461.asp

20/9/11 04:54
Quarto Sem Causa disse...

Concordo quase por completo com a análise.
O Rui Vitória teve infeliz nas substituições, mas a verdade é que o Braga foi quase sempre superior.
Quanto ao árbitro, embora me parecesse haver uma certa dualidade de critérios (mas isso pode ser o meu vitorianismo a falar), não lhe podemos assacar as culpas do empate, que analisado o jogo todo acabou por ser um bom resultado para o vitória.
Se o lance do golo não foi falta foi mera coincidência, pois perdi a conta ao número de livres que o Braga conquistou na nossa área...
Tantas vezes vai o cântaro à fonte ...

20/9/11 10:12
Me disse...

Vamos falar as coisas como elas são e chamar os bois pelos nomes. O Rui Vitoria foi um CAGAO, não tem outro nome. Bem pior que o Machado !! Bem feita para quem mandou o Manuel Machado embora, pensam que há milagres. O jogo de ontem era para ganhar a vontade, os marroquinos vinham cheios de medo e não ganhamos porque o mister não quis, ele bem disse que quis defender o 1-0 e depois não perdeu porque não calhou.
Ontem o Manuel Machado ganhava aquele jogo !

20/9/11 11:09
Ricardo Lopes disse...

A mim como disse o Paulo César, e bem, preocupa-me a quantidade de lesões absurdas que ultimamente têm acontecido no plantel. E não estou a falar só desta temporada. Alguma coisa vai mal nessa area. Das duas uma, ou tem a ver com a parte fisica ou o departamento medico. Mas que não é normal lá isso não é.

20/9/11 11:11
Ricardo Lopes disse...

A mim como disse o Paulo César, e bem, preocupa-me a quantidade de lesões absurdas que ultimamente têm acontecido no plantel. E não estou a falar só desta temporada. Alguma coisa vai mal nessa area. Das duas uma, ou tem a ver com a parte fisica ou o departamento medico. Mas que não é normal lá isso não é.

20/9/11 11:11
cristiano disse...

Targino, demasiado mau para jogar no Vitória, mas a esse ninguem assobia, tal como o joao alves. Ai se fosse o Edgar...

20/9/11 11:29
lafuente disse...

Ainda hoje, estou a tentar perceber o porque de tanto receio do Vitória ontem? Fizemos o mais difícil, que era marcar primeiro, depois só tínhamos era que pressionar alto, fazer boa circulação de bola, e apostar nas faixas, de forma a partirmos para as transições, e assim causar problemas no adversário. Recuamos tanto, mas tanto, que o treinador adversário, acabou o jogo com 3 avançados de raiz, e 2 jogadores muito ofensivos ( Alan e Mossóro), e conseguiu dessa forma o que se esperava ao vermos tanto receio da parte do Vitória.Depois aquelas substituições, infelizmente foram um fiasco, pois o Paulo Sérgio, com uma semana de treinos, não podia entrar a meia hora do fim, e a saída do esgotado Assis, para a entrada do João Alves, foi uma substituição à Machadez! Ontem Rui Vitória falhou, e infelizmente perdemos 2 pontos fruto disso.
A equipa em casa, infelizmente fica muito receosa, quando devia ser o contrário.Agora há que ir à Madeira vencer, de forma a arrepiar caminho.

20/9/11 16:48