domingo, setembro 11, 2011

Um Vitória diferente

@Sítio oficial Vitória SC

Com toda a polémica de ontem protagonizada pelo tarefeiro de serviço - Duarte Gomes - sobrou pouco para se falar do Vitória ou, se quiser, do "novo Vitória". Na Choupana, o Vitória do Rui que também é Vitória já tinha deixado boas indicações e ontem, na Luz, voltou a deixar. Essencialmente, por ter tido a coragem de jogar olhos-nos-olhos com o Benfica e de ter surpreendido a equipa da casa principalmente no primeiro tempo tendo até a melhor oportunidade de golo, até o erro de N'Diaye primeiro e os de Duarte Gomes depois, terem praticamente decidio o encontro.

Claro que em termos ofensivos, na segunda parte, ficou sempre a sensação que o Vitória poderia ter feito algo mais, mas com uma equipa mentalmente afectada por uma arbitragem inacreditável na primeira parte e por um conjunto de cartões que "marcaram" toda a defensiva da equipa, as coisas também não seriam fáceis. Ainda assim, o Vitória acabou o jogo com o Benfica encostado às cordas e com lances de bola parada que, se aproveitados, poderiam dar pelo menos um empate aos vitorianos.

A verdade é que este Vitória está diferente. Para melhor. Diferente porque mais audaz, diferente porque com mais atitude, diferente porque transporta para o relvado a ideia que Rui Vitória deixou bem vincada na apresentação: "quem não tem medo de perder, ganha mais vezes."

Mais do que isso, a entrada de Nuno Assis no jogo de ontem e a consequente subida de produção da equipa, deixa antever que com Assis em boa forma este Vitória atingirá também um patamar superior em termos de qualidade. Agora, precisa também, de uma vez por todas, de pôr termos a algumas "paragens cerebrais" no seu sector defensivo, principalmente no estilo "kamikaze" de N'Diaye que continua  a custar demasiados pontos e dissabores.

Claro que chegar à 4ª jornada com apenas 3 pontos e a alguns (bastantes) pontos de alguns dos rivais, é muito negativo, mas o Vitória terá agora um ciclo de jogos (ainda difícil) que poderá permitir a subida na tabela classificativa (Braga, Marítimo e Sporting) e um aumento nos níveis de confiança para ser conseguida uma temporada ao nível do esperado.

8 Comentários:

Ecos da toca.... disse...

É bem verdade, o Vitória está diferente e para melhor. Finalmente vê-se a equipa a procurar o golo e a jogar o jogo pelo jogo. Parece-me também que este ano temos uma boa equipa, com boas alternativas. Por isso acredito que quando todos os jogadares estiverem disponíveis este Vitória será uma equipa bastante forte. Basta ver-mos que para a frente temos: Barrientos; Toscano, Nuno Assis, Maranhão, Edgar, Soudani entre outros. Este ano temos bons jogadores e boas opções para o banco, por isso acredito que ainda vai ser muito boa esta época.

11/9/11 21:52
Paulo César disse...

Na perspectiva dos dois jogos, Nacional e Benfica, o Vitória está melhor... mas não muito. Rui Vitória ainda não teve tempo para mais.
Erros à parte, concordando que N'diaye fez uma péssima abordagem ao lance penso que não há nenhum penalty ontem, o Vitória não esteve bem. Após os lances de Edgar e de El Adoua foi completamente dominado pelo Benfica na 1ª parte. Bem, se fosse o MMachado o chorrilho de insultos que aqui já não iria...
Na 2ª parte reagiu com o golo e pouco mais. Espero muito mais contra o Braga.

11/9/11 21:54
Vimaranes disse...

A "péssima abordagem" do N'Diaye não aconteceu apenas no lance do primeiro penálti, mas igualmente na jogada que depois da origem ao terceiro ao perder a bola em zona proibida que depois é chutada contra a sua cabeça. Continua a parecer-me que N'Diaye precisa de banco.

11/9/11 21:58
maffonseca disse...

alias de olharmos para o calendario do vitoria para depois do jogo com o Sporting o calendario é muito mais leve pois os jogos com os adversarios mais complicados vão ser todos feitos (Porto, Benfica, Sporting, Braga, Maritimo, Nacional) pelo menos teoricamente mais complicados

Ao contrario do resto que ainda vão ter que rodar entre eles ... falo no caso do Braga que (tirando o maritimo) começa a chegar a esses confrontos começando com voces, depois logo a seguir nacional e passado mais 2 jornadas ja temos o Benfica e o Porto ...

Alias se o Guimarães continuar na forma como tem apresentado estes 2 jogos eu sinseramente cheira-me que o jogo da proxima segunda vai ser muito complicado para nos (Braga) pois o Vitoria subiu de nivel muito rapidamente enquanto que o Braga esta a melhorar a forma de jogar em pequenos passos

Mas acho que voces mais tarde ou mais cedo vão andar na parte de cima da tabela como o ano passado e lutar pelos lugares da Europa como é o habitual

O Rui Vitoria foi sem duvida a vossa melhor contratação deste ano

cumprimentos
geniushiba aka maffonseca

11/9/11 22:05
Sonho Vitoriano!!! disse...

Caro Vimaranes

Devo concordar que o Vitória está bem melhor, como aliás já referi no meu blog, mas devo também dizer que o caminho ainda é longo. Só com muito trabalho e apoio é que a equipa poderá dar-nos motivos para sorrir no final da época.
Quanto ao N´Diaye não foi apenas nesses dois lances que ele esteve mal, também no lance em que Teles viu o cartão amarelo há uma azelhice do N´Diaye. Saltou á bola completamente sozinho e falhou obrigando depois o Teles a fazer falta a meio campo para parar o contra-ataque, vendo por isso o amarelo. Acho até que é um bom central, mas algo imaturo, será necessário trabalha-lo nesse sentido. Quanto aos centrais suplentes, Defendi e Freire, prefiro que não joguem. Se fosse Vitor Bastos ou Gonçalo, mas esses para já estão no Atlético. Há que confiar no trabalho de Rui Vitória, ele vai recuperar N´Diaye e vai recuperar o Vitória.

11/9/11 22:11
Paulo César disse...

N'Diaye pode vir a ser um grande jogador, ainda não o é. Com ou sem banco todos concordamos que precisa de ser trabalhado, principalmente a parte mental, tem de aprender a controlar as emoções e os ímpetos.

11/9/11 23:12
José Silva disse...

Concordo apenas com a parte sobre o Nuno Assis.

De resto, estou em total desacordo sobre a exibição, fomos fracos para não dizer inexistentes ofensivamente nos primeiros 60 minutos. Dizer que jogamos olhos nos olhos com o Benfica, parece-me um erro.

Jogamos sem duvida nenhuma pior que nos 2 jogos com o FCP e no jogo de Madrid.

Já toda a gente sabe que não simpatizo com o Machado, graças a Deus foi embora, mas não vamos fazer de conta que melhoramos muito. Há muito trabalho pela frente. Espero e acredito que este treinador consegue.

Mas para isso precisa da nossa ajuda a arrumar com esta direcção, que eu temo que lhe esteja atar as mãos no que diz respeito a escolher a equipa principal. Não acredito que seja por opção pessoal que o faouzi continua a titular.

O N'Diaye precisava de um ano emprestado a um beira-mar ou qualquer equipa assim, e apesar do meu desprego por ele depois de da forma como saiu do VSC, acho que o Meira era a opção ideal para esta época.

12/9/11 01:04
jose silva (ronfe) disse...

a tvi devia ter vergonha de ter o pedro henriques a comentar jogos.acabou de afirmar que houve 4 grandes penalidades.

sinto vergonha do futebol.

ha que foder esta cumunicaçao social

12/9/11 01:39