sábado, outubro 22, 2011

Cada vez mais afundados...

Olhanense 1-0 VITÓRIA

@Record

Confesso que já nem sei o que dizer mais, ou pelo menos, por onde começar. Depois de uma semana em que se ficou a conhecer - com a transparência possível - o falecimento total da política financeira da actual direcção, eis que o fim-de-semana nos reservou mais um episódio do contínuo definhamento da política desportiva do clube.

A grande dificuldade em marcar voltou hoje a ficar bem evidente. Uma equipa que, fora de portas e só na primeira parte, tem quatro ocasiões claras de golo em apenas 22 minutos e não concretiza nenhuma, arrisca-se a, mais tarde, lamentar-se de tanta incapacidade ofensiva. Foi o que aconteceu.

Principalmente quando a isto junta os erros do costume. Mais um lance na grande área, mais um com bola na mão/mão na bola, árbitro sem dúvidas e o resultado do costume (há de facto momento em que tudo acontece). E o lance pesou e de que maneira. Quer na exibição do Vitória, quer na exibição de João Paulo que após esse lance teve vários momentos de desacerto incrível.

Depois do golo, o Vitória foi um deserto de ideias e se na primeira parte ainda se tinha visto algum futebol, na etapa complementar, apenas se viu um futebol atabalhoado, confuso, afunilado e, de novo, pouco objectivo. Além disso, sobraram os erros da defensiva que poderiam ter custado mais algum dissabor, enquanto que do outro lado Fabiano ia agravando a crise desportiva vitoriana, ao negar o golo da igualdade, que seria obviamente justo diante de uma equipa que fez ainda menos que o Vitória.

Este é mais um episódio de um momento muito complicado em Guimarães. A equipa não se encontra e afunda-se na tabela classificativa. Os jogadores somam episódios que denotam uma clara falta de liderança no clube, seja com entrevistas profundamente escusadas nestas alturas, seja com atitudes deixadas em campo ora numa substituição ou simplesmente nas suas próprias exibições. A juntar a tudo isto, Rui Vitória continua apanhado na teia de amadorismo da estrutura do futebol profissional, à qual se junta a sua própria incapacidade para reagir/agir (e já agora, até substituir).

Creio que adiar decisões apenas servirá para contribuir para o adormecimento generalizado e está mais do que na altura do Vitória acordar. E esta é, também, uma semana decisiva para isso. O Vitória precisa de acordar antes que seja tarde e antes que se repita o passado não muito longínquo. E isto só se consegue, se todos assumirem as suas responsabilidades, principalmente os principais responsáveis por esta "caricatura de Vitória".

20 Comentários:

Filipe Fumega disse...

DESISTO... NÃO CONSIGO PERCEBER COMO É QUE JOGAMOS COM 1 CENTRAL A TRINCO E DEPOIS AINDA USAMOS OUTRO AO LADO, QUANDO TEMOS 4 DEFESAS QUE SÓ SOBEM A PEDIDO... ALGUÉM EXPLICA AO RUI VITÓRIA QUE DAS DUAS UMA:
OU JOGA COM 3 CENTRAIS E SEM LATERAIS; OU O EL ADOUA JOGA A CENTRAL E FICA SÓ O PEDRO MENDES A TRINCO!!!
AS OUTRAS EQUIPAS JOGAM À DEFESA CONTRA NÓS E NÓS AINDA LHES FAZEMOS O FAVOR DE TAMBÉM SÓ JOGAR COM 4 JOGADORES DE ATAQUE!

22/10/11 20:52
Afonso disse...

Estamos como o Vimaranes, não sabemos por onde começar.
Talvez pelo cansaço de tanto alertar e ninguem ligar.

22/10/11 20:53
Vimaranes disse...

E todos preferiríamos que os constantes alertas, tivessem sido exageros nossos.

22/10/11 20:56
Um amigo disse...

Olhando esta realidade de fora, apraz-me dizer 3 coisas:

1 - é tempo de repensar o Vitória de dentro para fora, coisa que não tem acontecido, de todo;

2 - é tempo de decidir, porque o clube bateu no fundo e isso é muito perigoso, e quando digo bater no fundo, assumo que o lado financeiro está pior que o desportivo o que é muito grave;

3 - é tempo das pessoas deixarem de assobiar pró ar, porque se ninguém puser mão ao marasmo a que este Vitória chegou, caro Vimaranes, o deserto é já ali...vocês já o experimentaram, mas uma segunda travessia, pode deixar marcas muito profundas, algumas até irreversíveis.

Cumprimentos a todos, e que o Vitória se erga, com firmeza, rapidamente.

22/10/11 21:50
Paulo César disse...

Para mim ficaram à vista hoje mais do que nunca dois dos piores erros de política desportiva desta direcção:
- Ter deixado sair MMachado
- contratar Pedro Mendes. Infelizmente é este o exemplo que um jogador com o seu currículo vem dar ao grupo. Já nem falo do que ele (não) joga, mas a cena lamentável que fez quando foi substituído talvez justifique o porquê de algumas pessoas à altura no clube não concordarem com a sua contratação. Janeiro está já aí, não está bem que se ponha a andar. Não faz falta nenhuma ao Vitória.

Concordo com o Vimaranes, está a chegar a hora de mudar. Acreditei na capacidade desta direcção em estabilizar as contas do clube, sendo que até à fata foram cumpridos alguns objectivos desportivos. Subimos de divisão, voltamos a ir à Europa.

Esta época começou muito mal em termos de política desportiva. As novelas de pré-época, N' Djeng, Edgar sai-não-sai, aliadas a erros de casting como Olímpio e El Adoua levaram-nos a onde estamos. E se as contas são o que são, o passivo a aumentar apesar das vendas efectuadas a época passada... está na hora de procurar outras soluções. Avancem as alternativas.

22/10/11 22:13
A.C. disse...

Dirigentes que não dirigem,treinadores que não treinam,médicos que só agravam lesões,jogadores que não jogam,amostras de candidatos de candidatos de nada...
Está montado o cenário...O vazio ideal para o regresso do Pimenta...
E desta vez só saírá quando morrer...

22/10/11 22:32
lafuente disse...

Torna-se difícil, comentar a actualidade do Vitória. É penoso, ver a situação em que nos encontramos!
Quanto ao jogo de hoje, mais do mesmo. Quando o N´Diaye joga bem, falha o João Paulo e vice-versa. Depois temos uns laterais ( Bruno Teles,é um passador na esquerda) tão fraquinhos. Se a equipa, tivesse marcado primeiro, não tenho dúvidas que ganharíamos o jogo, mas não se acerta com a baliza.Psicologicamente, isto mexe com todos os Vitorianos, e agora há que pensar seriamente o que fazer num futuro próximo. Chega de incompetência, de amadorismo!

23/10/11 00:20
José Silva disse...

1 - A saida do Manuel Machado só teve duas coisas más. a) foi tardia b) devia ter levado a direcção com ele.

2 - O P. Mendes já mostrou nos outros jogos que tem valor para o vitória, e para clubes melhores. A mim o que me pareceu quando saiu foi que ele mandou pró caralho o gajo que estava a dizer-lhe que não era ele a sair (mas posso ter percebido mal). Se fez um mau jogo? Nem por isso tendo em conta que foi posto a titular com poucos treinos desde que recuperou da lesão (felizmente não se ressentiu como o J. Alves)

3 - O El-adoua fez hoje o primeiro mau jogo a trinco. Nos outros jogos já mostrou que é muito bom. O único problema é que abusa um bocado no remate.

23/10/11 01:25
JMachado disse...

Com muita mas, muita pequena digo o VITÓRIA vai para a segunda!!! Pq m deixa infeliz meu grande amor!

23/10/11 04:32
Ricardo disse...

Bom jogo, que penas peca na finalização. Quando tudo corre mal basta um erro para sermos derrotados. A única coisa a fazer é olhar em frente e apoiar, pois são estes jogadores que vão estar conosco até ao final. Fraca atitude dos jogadores que no final não vieram á nossa bancada agradecer o apoio. Acho que vamos dar a volta por cima. E bem dada. VSC_ADM

23/10/11 09:23
J.silva disse...

tem de se mudar agora. continuar com este "projecto" é facil. por isso devia entrar outra direcçao e preparar bem a proxima epoca. é tanto sofrimento

23/10/11 10:37
vitoriasempre disse...

agora a solução é arrumar com a direcção , as mudanças por vezes fazem bem, e esta direcção só faz mal, e pior que o trolha é complicado

23/10/11 13:40
J.R. disse...

A brincadeira tem que acabar, profissionais de futebol? recebem um exagero de dinheiro para gozar com a nossa cara? Não ha respeito nenhum pelos socios e pelo vitoria...
como é que o targino ser consequentemente visto na noite na ribeira do porto e não sofrer nenhuma consequencia ou castigo?
como é que o mesmo jogador 1 dia antes do jogo está a jantar no mcdonalds?nao tem k respeitar uma alimentação como atleta profissional?
ele é o pior, mas ha mais como ele que são vistos pelo porto(joao paulo, santana, toni....) meus amigos eles fazem do nosso Vitoria um pagode... tem de acabar....

23/10/11 13:46
Paulo César disse...

José Silva:

1- quanto ao MMachado, infelizmente o resultado da sua saída está à vista. Isto sem pôr em causa o valor do Rui Vitória e o facto de acreditar que vamos dar a volta

2- Pedro Mendes como se previa chegou a Guimarães marcado por lesões que fazem com que jogue 1 vez por mês. Antes de mais, erro do Rui Vitória ter-lhe dado a titularidade. Quando joga como ontem, é substituído e faz cenas daquelas... pensa que é quem ?!? Veio para Guimarães armado em vedeta a pensar que é mais que os outros ?!? Na minha opinião pode ir embora. Acaba por ser outro erro de casting.

3- El Adoua veio como central mas já toda a gente viu que nessa posição é um desastre. Tem jogado a trinco, começou por dar boas indicações, mas já se percebeu que é muito limitado nessa posição. Esforçado, bom profissional sem dúvida mas muito inconsequente, em prejuízo da equipa. Tempo demais com a bola nos pés, gosta de fintar até perder a bola, faz remates absurdos. Quando me lembro de jogadores como Soeiro, Pedro Martins, Marco Freitas, Paulo Bento, Flávio tenho de concluir que é um erro de casting, com todas as letras.
Na pré-época escrevi por aqui que precisávamos de um trinco.

23/10/11 14:25
J.silva disse...

o Vitoria já esta em ultimo... não que isso acrescente muito ao mal em que já nos encontramos mas o rio ave ganhou ao leira. próximo jogo é com eles...

a próxima assembleia, apesar de ser para aprovar as contas vai ser atribulada

23/10/11 18:20
Ze Pedro disse...

vamos la ver uma coisa eu também nao estou a gostar nada do que estou a ver , mas existe coisas que estao a chagar ao ridículo:

-questionar a saída de m.m.a equipa nao jogava futebol e era muito defensivo,este nao esta a ter bons resultados , mas não defende tanto embora tambem nao goste muito de algumas atitudes sua como por exemplo por 2 trincos a jogar, por mim o meio campo era este p.mendes nuno assis e barrientos.comcordo com alguns que dissem que o rui vitoria é so garganta e ainda nao se viu nada , mas isso tambem tem que vir dos jogadores.

- pedro mendes nao é erro de canting ,lembrem-se que ja tem 32 anos nao tem 26, a idade pesa em alguns ,e ele sempre foi um jogador que teve problemas físicos mas nao se pode por em causa a sua qualidade e o seu profissionalismo e o que pode trazer a equipa do seu coração e ele sente este clube como poucos e isso reflecte se no balneário.o que ele fez ontem temos que pensar que nao estava a gostar do que estava a ver e estava com a cabeça quente e inconformado por ele próprio por nao estar a fazer um grande jogo.

- quanto as escolhas algumas concordo que sao ams , mas temos que ver que pode ser a pedido da direcçao.o caso mais flagranete é o de telles e santana. o 1º de certeza que é posto a pedido da direcçao , pois lembrem-se que o ano pasado ele era pretendido por varios clubes e a direcçao como da maneira que que estao as finanças quer-lo vender e um jogador no banco nao se vende por muito, pois o santana é melhor que o telles.como este pode ser o caso de outros.
Em relaçao aos outros no principio da epoca pensei que teriamos jogadores de alas demais pois so podem jogar 2 de cada vez e temos targino,maranhao p.sergio,toscano,fausi,urreta sausedo,mas visto agora e vendo o ditado quantidade nao é qualidade e alguns destes podem sair como o caso de maranhao (passa a vida lesionado),targino(sendo verdade que sai quando nao deve tem que sair e dar lugar a outros),fausi é trapalhao demais apesar de se desmarcar muitas vezes e ficar isolado mas depois falha o golo,toscado (tanto esta a jogar bem como de seguida joga muito mal).A meu veer apenas ficavam p.sergio apesar das lessoes penso que é um excelente jogador e os problemas que tem tido é por ter que se apresar o tempo,sausedo ( um internacional nao tem lugar no nosso plantel acho muito estranho, nem oportunidades ele tem)rafa do portimonence, e joao ribeiro tambem de regresso , bem como os restantes jogadores que temos emprestado que nos fazem falta , a ver

-amorin
-v.vastos
-gonçalo silva
-josoe
-dinis

23/10/11 18:41
Vitoriano em Ibiza disse...

Já somos ultimos...estou triste, e o pior é que parece que esta equipa é muito mais fraca que a que descemos de divisao.

23/10/11 18:57
F@bi0 disse...

Mais uma vez, o "MaisFutebol" a deitar-nos ainda mais abaixo ...

http://www.maisfutebol.iol.pt/desce/nacional-da-madeira-vitoria-de-guimaraes-liga/1292040-1498.html

23/10/11 20:40
José Silva disse...

Eu continuo a pensar que o gesto do P. Mendes não foi em relação à substituição.

Por o flávio Meireles nessa lista de bons (e alguns grandes) trincos até me dá vontade de rir. Só sabia dar cacete e muito pior que o El Adoua em todos os aspectos. Só faltou incluir o Cleber para ser uma boa anedota.

El Adoua vem de um futebol diferente, cabe ao treinador tirar-lhe o mau vicio dos remates de longe em excesso. Quanto ao correr com a bola, às vezes corre bem, outras vezes mal. Um bom trinco tem que ter essa capacidade e iniciativa. Fez um mau jogo, e já não vale nada. O Edgar faz 5 bons jogos em 30 e é o maior.

Quanto à saída do Muanuel Machado, não seria por ele estar aqui que teríamos mais pontos. O Rui Vitória joga à Machado, por isso não espero milagres.

O que interessa é que estamos em último. E é preciso dar a volta.

23/10/11 21:13
galaticos do minho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.