quarta-feira, outubro 05, 2011

O Futuro... à lupa!

Este foi um fim-de-semana em que os jogadores emprestados pelo Vitória não passaram despercebidos. Golos, assistências e boas exibições, que voltaram a demonstrar que há qualidade de sobra para o futuro do clube, caso a política desportiva vitoriana se altere.
Comecemos, precisamente, pela Liga Zon Sagres e pelo Feirense. É lá que esta Siaka Bamba, médio contratado pelo Vitória no início desta temporada ao Feirense, mas que acabou emprestado primeiro ao Beira-Mar e posteriormente à equipa orientada por Quim Machado. Nesta jornada, o costa-marfinense de 22 anos marcou os dois golos da sua equipa no empate com o Marítimo, 2-2, o segundo dos quais um dos melhores golos da jornada.


Também no Portimonense, houve golo "vitoriano". O avançado Rafa, marcou o primeiro golo dos algarvios e ainda assistiu para o segundo, no triunfo frente ao Leixões, como nos conta o nosso colaborador do Portimonense, Rúben Miquelino.
"Rafa fez o primeiro golo, uma assistência primorosa para o segundo que levou a equipa à segunda vitória no campeonato. Que mais poderia fazer o extremo emprestado pelo Vitória? Foi o melhor jogador em campo, não só pelas acções decisivas no resultado, mas pela velocidade, qualidade e empenho que colocou em campo durante os 90 minutos (ver vídeo)."

Numa altura em que se discute a qualidade ou falta dela no eixo defensivo vitoriano, há 3 jovens emprestados a clubes da Liga Orangina que continuam a dar cartas. Um deles é Paulo Oliveira, emprestado ao Penafiel. Do nosso colaborador Júlio Silva do blogue FC Penafiel e do adepto Ricardo Silva, chegam os elogios ao central:
"Paulo Oliveira foi um dos melhores e campo tanto é, que foi nomeado para o melhor da semana". - relata Júlio Silva. Ricardo Silva adianta ainda que "É mesmo grande jogador, raramente falha um lance, é muito inteligente, e apesar de não ser muito alto ganha quase todos os lances aéreos".

O líder Atlético continua a contar também com dois centrais vitorianos como esteios da equipa de Alcântara. Gonçalo Silva e Vítor Bastos (recentemente chamado à selecção de sub-21) foram totalistas no Atlético e contribuíram decisivamente para o triunfo frente à Naval, num jogo em que a defensiva do Atlético foi muito elogiada pela segurança evidenciada com os figueirenses a tentarem o tudo por tudo para empatarem a partida. O Atlético, além de líder, tem a defesa menos batida do campeonato.

No Freamunde, o jovem lateral direito Amorim voltou a ser titular, com uma exibição regular no triunfo dos freamundenses por 2-0 frente ao União da Madeira. A equipa do Freamunde continua também a suspirar pelo regresso de Marco Matias, que se encontra lesionado, e que foi um dos principais destaques da temporada passada. O guarda-redes Assis, não saiu do banco de suplentes. O brasileiro foi titular nos jogos da Bwin Cup e na primeira jornada da Liga Orangina, mas a partir daí, viu o concorrente Tó Figueira assumir a titularidade.

Ainda, na Liga Orangina e finalmente no Trofense, Dinis e Crivellaro foram titulares na vitória diante  do Belenenses. O médio formado nas escolas do Vitória jogou toda a partida, enquanto que o brasileiro foi substituído aos 65 minutos. Já, o ponta-de-lança, Fábio Fortes, voltou a não sair do banco de suplentes.

Na II Divisão Nacional, destaque para o desempenho dos jogadores vitorianos emprestados ao Lousada de António Carvalho. O nosso colaborador César Marques d'O blogue do Lousada conta-nos, ao pormenor, como foi a exibição dos jovens emprestados pelo Vitória, no empate caseiro (2-2) diante do Macedo de Cavaleiros.
CILMAR: Esteve ausente da partida a cumprir castigo.
RAFA: Entrou no segundo tempo para o lugar do vitoriano Filipe e deu mais consistência ao meio-campo. Foi importante a dar estabilidade à equipa, ajudando-a a desenvolver jogo de forma organizada.
FILIPE: Estreia do jovem atleta no onze inicial de António Carvalho, pautando-se com um dos melhores do Lousada em campo. Muito liberal na transição defesa-ataque, esteve sempre muito participativo nas iniciativas de ataque e foi dos seus pés que surgiu a assistência para o segundo golo dos rubro-negros.
DANY: Regressou ao banco de suplentes, em jogos oficiais, chegou inclusivé a fazer exercícios ao intervalo, mas acabou por não entrar no decorrer do encontro.
Na AD Limianos, evoluem Kaká e Tomané. O nosso colaborador João Carlos Gonçalves refere-nos que apenas o primeiro foi opção do técnico do Limianos.
Káká foi titular e jogou os 90 minutos do empate dos Limianos no Terreno do Chaves (0-0). Já Tomané foi suplente, não tendo sido opção do técnico José Carlos Fernandes.

Do lado do Desportivo de Chaves, não jogou o Vitória Josué. O jogador emprestado pelo vitoriano está lesionado, como nos relata o nosso colaborador Zé Ribeiro.
 
"O Josué, não jogou devido a lesão, tendo sido esta semana operado ao menisco, espera-se que fique ausente entre 3 a 4 semanas".

Também no Amarante, e como aqui nos contou o nosso colaborador Amarantino, na semana anterior, o médio Tiago Rodrigues foi também operado e por isso não foi opção, ao contrário de Diogo Lamelas e Bruno Alves.
"O Diogo Lamelas já se portou melhor mas ainda não está na sua melhor forma. Para lá caminha. O Bruno Alves, a mesma coisa, começa agora a subir de rendimento. Tiago Rodrigues depois de operado continua o seu plano de recuperação".

Finalmente, no Tondela, Cláudio Ramos voltou a não ser titular no triunfo da sua equipa frente ao Padroense (5-2). A escolha para a titularidade continua a recair no experiente Avelino.

Na Turquia, continua João Ribeiro que este fim-de-semana entrou apenas aos 83 minutos, no triunfo da sua equipa (Orduspor) por 2-1 fora de casa.

15 Comentários:

Ze Pedro disse...

O que é feiro de cladio ramos , do preto?nao estavam nessa lista.
Já agora falta sempre um , e este sei que é difícil arranjar resumos ou informações que é do joao ribeiro que tambem esta emprestado será que podiam dizer qualquer coisa sobre ele?

5/10/11 17:40
Vimaranes disse...

Caro Zé Pedro, o comentário ao Cláudio estva no texto, no último parágrafo. Ele não tem sido titular no Tondela.

Quanto ao João Ribeiro, tem toda a razão, este fim-de-semana não foi titular na vitória da sua equipa, tendo entrado apenas aos 83 minutos.

5/10/11 17:52
José Silva disse...

Esta é sem duvida das melhores iniciativas do blog, um bom complemento seria uma análise também aos jogos dos Juniores.

Só vi um jogo esta época ao vivo, mas tenho visto os resumos na Vitória Tv.

O miúdo Ricardo parece-me bom jogador, muito dinâmico e acima dos outros tecnicamente.

Mas vi muito pouco.

5/10/11 18:05
Vimaranes disse...

Obrigado caro José Silva. Apesar de ser curiosamente uma das rubricas menos comentadas (não é polémica) temos a noção que é do agrado dos leitores e até dos próprios atletas do Vitória, inclusive do plantel principal como Nilson disse uma vez num dos jantares.
Quanto ao acompanhamento dos juniores é sem dúvida também uma excelente ideia que gostávamos de poder acolher.

5/10/11 18:11
Always Vitoria disse...

É sem dúvida uma grande iniciativa deste blog e por isso quero dar os meus parabens ao Vimaranes pelo trabalho...

É verdade que não é muito comentado mas tenho a certeza que é bastante visualizado, pelo menos eu vejo sempre e esta semana está muito completo...

Exelente trabalho...

Cumprimentos...

5/10/11 18:39
Vimaranes disse...

Obrigado pelas palavras caro always vitória. É tambéum uma rubrica que nos dá muito gozo e esperamos poder continuar a melhorá-lá.

5/10/11 19:13
Ze Pedro disse...

se comparar-mos alguns doa atletas que temos emprestados com os que c´s estao a qualidade nao vede ser muito diferente ora vejamos:
tony-amorim

freire/defendi(apesar de ainda nao ter-lo visto jogar)-gonçalo silva/vitor bastos/josoe

renan / sitta/olimpio-bamba/dinis

sausedo/maranhao/targino(apesar de gostar do targino penso que neste momento ja nao esta a ajudar a equipa , pois nota-se que esta desmotivado)

com este jogadores que temos emprestados ganhava-mos em 1º lugar juventude e querer se impor , raça e vontade de ajudar o clube que os formou e que de muitos o clube do coração como jogadores portugueses e de selecçao como é o do vitor vastos , pois acho uma vergonha para a nossa equipa nao termos tido nos ultimos anos jogadores nossos nas selecçoes nacionais

5/10/11 20:43
Me disse...

Esta rubrica devia ter ligação directa do site do Vitoria, e a melhor rubrica deste Blogue. Senhor Carlos Ribeiro você que anda há anos a lutar contra esta direcção, agora que ha um abaixo assinado para a destituir você não da destaque ? Já não quer o Milo de la para fora ?

5/10/11 20:47
Vimaranes disse...

Caro Me, certamente que escreverei algo sobre isso nos próximos dias. Mas sempre posso dizer que melhor do que publicitar, já fiz aquilo que a minha consciência exigia. Assinar as duas moções que me fizeram chegar, para a convocação da AG extraordinária. Tendo eu já escrito por diversas ocasiões que o Vitória precisa urgentemente de mudar de rumo, certamente que não seria agora que mudaria de opinião.

5/10/11 21:10
lafuente disse...

Há aqui neste lote de jovens jogadores, muita qualidade.
O Amorim, está a ter um excelente início na sua etapa como Sénior.Sempre fui a favor da sua inclusão no actual plantel, pois iria aprender com o Alex, e poderia ser lançado aos poucos.
No eixo da defesa, fui a favor da inclusão do Vítor Bastos, pois ele o ano passado, não jogava no Freamunde, porque o Vaqueiro deu sempre oportunidade aos "afilhados" Sérgio Nunes e Hélder Sousa. O Vítor Bastos, é muito forte na marcação, e no jogo aéreo.É muito melhor que o Freire, e está ao nível de N´Diaye.Precisa de uma oportunidade, e se a tiver não a vai desperdiçar.
O Paulo Oliveira está a fazer-lhe muito bem o empréstimo ao Penafiel. É um Central elegante, rápido e que joga de cabeça levantada. Acredito que está ali um 2º Geromel. O Gonçalo Silva, é outro jovem, que vai ter um futuro muito promissor. Escolheu o clube ideal para rodar. Vai crescer muito com o João de Deus( Treinador que gosta de apostar nos jovens).
No Trofense, do que tenho visto, o Dinis está a tornar-se imprescindível, o Crivellaro( continua um jogador banal), e o Fortes tem sido uma desilusão (ainda precisa de ganhar muito traquejo, e é muito ingénuo ainda).
O Rafa, está a fazer uma excelente época. É sempre titular, e cota-se sempre como um dos melhores no Portimonense. Continuo a achar, que na época passada, foi lançado nas partidas mais complicadas ( Dragão e Axa), e onde acusou alguma pressão. Mas na minha óptica, e, nada é inferior a Faouzi ou Targino.
No resto, pena as lesões do Tiago Rodrigues (muito tecnicista e irreverente), e do Josué ( central com grande margem de progressão).

5/10/11 21:45
lafuente disse...

Em suma, gostava de ver em breve na Equipa Sénior, o Amorim, Vítor Bastos, Gonçalo, Paulo Oliveira e Dinis, Rafa, e o Marco Matias( está mais maduro).
Será necessário que o Treinador do Vitória( Rui Vitória, tem um passado, onde lançou vários jovens).
Espero que haja a ousadia e coragem de lançar estes jovens com muito potencial.O Vitória sairá a ganhar muito, com a aposta nestes jovens.

5/10/11 21:53
Vimaranes disse...

Creio que será importante também que em dezembro se reveja o empréstimo do Cláudio, por exemplo, caso continue a não ser opção, porque me parece ser um jogador com uma boa margem de progressão.

5/10/11 21:54
lafuente disse...

O Cláudio Ramos, na época passada, foi muito prejudicado na Selecção Sub-20. Era o dono da baliza da Selecção Sub-20 ( que fez um grande Mundial). Porém apareceu em grande nos 2 últimos jogos do Leiria da época passada o tal Mika.
Esta época, o Paneira, tem apostado na experiência do Avelino.
Seria muito importante estar a jogar. Se continuar na condição de suplente, o melhor é procurar uma alternativa.
Por último falar no Bamba. Aquando da sua contratação, fui um dos que achei uma boa aquisição. A sua saída na pré época foi mais um erro desportivo. Está ali um poço de força, e um médio muito útil a qualquer treinador. Que regresse rápido!

5/10/11 22:00
João Antunes disse...

O que fizeram ao Cláudio na selecção não se fazia a ninguém. Ele foi titular a época toda e o Mika fez apenas 3 jogos. Tudo bem que levasse o Mika( grande guarda-redes)mas daí a levar 2 sub-19 em vez do Cláudio que jogou toda a época e sempre muito bem é vergonhoso. Se fosse jogador de um "grande" ja havia barulho e tudo mais agora como a nossa direcção é uma lástima nem sequer no assunto tocou.
Relativamente a esta época o Cláudio fez os 2 jogos para a taça de Portugal onde esteve muitíssimo bem (particularmente no 2ª jogo) e gostava muito de vê-lo no VSC na próxima época como suplente do Nilson (que deverá fazer a última época) e assim preparar o Cláudio como seu digno sucessor. Estou a dizer isto porque ja li nos comentários que ele é um leitor assiduo do blogue, portanto pode ser que veja este meu comentário e lembre ao MILO que nós FORMAMOS JOGADORES, COM AMOR À CAMISOLA e que são dos melhores do país.
Cumprimentos. JA

6/10/11 01:10
benachour10 disse...

Parece que o problema nao é na formaçao mas mais acima um bocadinho. É preciso fazer o aproevitamento correto destes jovens.
Caro jose silva tambem ja vi uns jogos dos juniores e esse miudo Ricardo parece-me muito acima da media.

6/10/11 10:30