sexta-feira, novembro 11, 2011

Espaço Cultura




Sábado, dia 12, apresentação das lendas sobre Afonso Henriques
Pelas 15,30 do próximo Sábado (amanha), dia 12, decorre no Paço dos Duques de Bragança a apresentação do livro Um herói, Amores e Milagres. Trata-se de uma tese de doutoramento de uma História de identidade nas Lendas de D. Afonso Henriques, da autoria da Prof. Doutora Emília Lemos.

Esta docente, natural de Vila Nova de Gaia, já tinha publicado uma peça de teatro com o título: de Pedra Só as Muralhas, referindo-se às Muralhas que delimitam o antigo Centro Histórico e o Castelo da Fundação. Desta vez voltou com uma tese de doutoramento, defendida em 2008 e publicada agora. Todo este estudo académico tem como ponto de partida e de chegada a figura altaneira de D. Afonso Henriques que nasceu em Guimarães, em 25 de Julho de 1111 e faleceu em Coimbra, em 6 de Dezembro de 1185.

Completaram-se este ano 900 do seu nascimento. Guimarães (sociedade civil) assinalou-se de maneira singela, mas com ordem e respeito cívico.

O Porto também celebrou através do lançamento deste livro que tem 400 páginas e relato de factos, que assentam na convicção de que deve respeitar-se a tradição mais antiga que se conhece e que revela ter Afonso Henriques nascido com aleijão nas pernas, em 25 de Julho de 1111, em Guimarães.

Tratando-se de uma matéria que teve Guimarães por palco e tendo uma Historiadora que se apaixonou pelo tema do lendário em Afonso Henriques, feito uma investigação pelo assunto, é importante que os Vimaranenses saibam de fonte segura que se pode encontrar sobre o assunto nesta obra científica.

A entrada é livre e o Paço dos Duques é o local certo para ser apresentado esse livro que defende a tradição, incluindo a tradição, os amores de D. Teresa e os Milagres que sempre bafejaram o nosso I Rei.

 
Vá lá e leve um amigo.
Barroso da Fonte



0 Comentários: