segunda-feira, novembro 21, 2011

A vida não está fácil

Esta será, porventura, uma das expressões mais ouvidas no nosso país, por estas alturas. E Guimarães não foge à regra, principalmente quando falamos do Vitória, ou do futebol vitoriano. Ainda estamos em Novembro, e a equipa já mudou de treinador, já foi afastada de duas das competições em que depositava mais esperanças para esta época e já perdeu uma final. Se a isto juntarmos o 10º lugar do campeonato, está à vista de qualquer um que a temporada está a ser desastrosa.

Pior do que isso, é olharmos para a equipa e ela continuar com os mesmos defeitos do início da temporada. Uma equipa lenta, quase sempre sem ideias e com um futebol sem progressão. E nem os 3 meses de Rui Vitória alteraram o rumo dos acontecimentos. O técnico vitoriano continua aparentemente incapaz de dar à equipa outra dimensão e ao mínimo sinal de recuperação, a mesma teima em voltar a desiludir. A forma como o Vitória encarou os dois jogos desta Taça de Portugal também dá um sinal claro de que os problemas não são apenas tácticos ou sequer técnicos. Há muita coisa, dentro do clube, que estará a contribuir para a passividade e desleixo com que a equipa vai encarando determinados encontros.

Se a isto juntarmos, a situação financeira caótica que o clube vive, com contas por aprovar e com falta de liquidez para situações urgentes que nem a penhora dos jovens que deveriam ser o futuro do clube irá resolver, creio que há - hoje como nunca - motivos para estarmos francamente preocupados. As notícias de ordenados em atraso no futebol, como nas modalidades amadoras e as notícias de feiras de natal para angariação de fundos, são sinais claros das dificuldades que existem e daquelas que ainda estarão para vir. Bastará atentar até nas declarações públicas de responsáveis técnicos destas mesmas modalidades.

No meio de tudo isto, está uma direcção. Ausente. Sem confiança dos adeptos e sem capacidade para levantar o ânimo aos associados e impedir o afastamento crescente dos vitorianos. Um presidente ausente, que se dispensa dos jogos e que apenas aparece após algum triunfo.

O Vitória continua a caminhar para um "beco sem saída" e, não pôr termo a isto, é contribuir decisivamente para hipotecar o nosso futuro.

14 Comentários:

Paulo César disse...

- Toda a gente quis Pedro Mendes e Nuno Assis
- Toda a gente pediu a cabeça do MMachado
- Muita gente disse que só fomos à final do ano passado porque só tivemos adversários inferiores. Este ano passamos à rasca com o Moura e fomos abaixo nas Aves

Provavelmente não temos razões para nos queixa-mos de ter um plantel velho ou um treinador incapaz de dar a volta ao texto. Temos o que queremos...

21/11/11 12:46
DMFS disse...

Pois é! Mas eu no inicio da época ouvi muitos elogios a este grupo de jogadores, principalmente ao regresso de alguns. Já há tempos disse, e reafirmo, que o Vitória não tem meio campo. Ainda ontem isso se viu, e então depois da saída do João Alves, foi o colapso total.

21/11/11 12:51
DMFS disse...

Caro "PAULO CÉSAR" é bom não esquecer que o MM ainda há pouco tempo reafirmou, que este era o melhor plantel dos últimos dez anos! Tenha lá paciência, mas o MM foi embora e foi muito bem ido! Agora acho que a aposta neste treinador não foi muito bem conseguida. Mas isso são outras contas, que talvez lá mais para a frente se saberão!

21/11/11 14:23
Vimaranes disse...

Relativamente a Manuel Machado e à sua saída, volto a reafirmar o que escrevi:

http://ovimaranes.blogspot.com/2011/08/demissao-de-machado.html

Independentemente de toda a responsabilidade que teve Manuel Machado na programação desta temporada, uma responsabilidade acrescida por se ter calado mesmo estando, aparentemente, contra a política desportiva do clube. Manuel Machado teve culpa no modo como a época foi planeada, teve culpa por ter pecado pelo silêncio e por apenas depois de ter saído ter vindo queixar-se das acções da direcção. Mais, tem culpa pela fraca capacidade física que a equipa demonstra.

Mas... tal como escrevi, Manuel Machado era o menor dos problemas e a notícia da sua saída era uma notícia que eu temia, porque apenas iria significar a manutenção do verdadeiro problema do clube. Qualquer treinador com esta direcção estará condenado ao insucesso e temo que esse seja também o problema de Rui Vitória.

Relativamente à contratação de Mendes e Assis, continuo com a mesma opinião. São jogadores de qualidade inegável e que muito podem acrescentar em experiência e qualidade ao Vitória, aliás como já se viu em alguns momentos esta temporada. A idade de ambos parece-me uma falsa questão (o Inter foi campeão europeu com uma média de idades acima dos 30 anos). Creio que é mais do que possível termos uma equipa onde haja uma mescla que experiência e juventude. Com jogadores de reconhecido valor e com jovens com grande margem de progressão. O problema não está seguramente no valor de Mendes ou Assis, mas antes da falta de qualidade que muitos jogadores contratados evidenciam e no desequilíbrio evidente do plantel em vários sectores.

O grande problema do clube está, seguramente, muito além do plantel e do treinador e creio que cada vez há mais noção disso. O Vitória não tem presidente, o responsável pela área do futebol não existe e o director desportivo é, apenas e só, um vitoriano.

21/11/11 14:43
Paulo César disse...

Caro "DMFS", tenha lá paciência mas não concordo com a sua opinião. Infelizmente para nós a mudança não trouxe ainda melhorias, nem a nível de resultados nem a nível exibicional. É que dá-me a impressão que jogamos pior do que na era MMachado.

Isto não me impede de dizer que confio no Rui Vitória, apenas me parece não ter os jogadores que quer para o modelo de jogo que pretende. Assim como tem de passar uma mensagem e filosofia talvez diferente da do MMachado, coisas que levam tempo. Pequenos grandes pormenores que aparecem quando se muda de treinador. Tem é de se pensar neles antes de mudar...

Caro Vimaranes, quanto ao P. Mendes e Nuno Assis, concordo que são duas mais valias, se olharmos estritamente às qualidades futebolísticas. Pessoalmente e por razões que comentei aquando da contratação, não concordei com a vinda do P. Mendes. Infelizmente, e disso não tiro glória nenhuma, o desenrolar da época tem-me dado razão. Mas independentemente do valor dos dois, o plantel ficou mais velho. Mais do que isso, abriu mais uma brecha no rumo traçado por MMachado, e que inegavelmente estava a dar alguns resultados. Foram claramente contratações da direcção que quase toda a gente aplaudiu, não me digam agora que não porque os sócios quase obrigaram o Milo a contratar os dois. Daí eu dizer que agora não nos podemos queixar.

21/11/11 14:57
Afonso disse...

Pedro Mendes e Nuno Assis, não têm qualidade?
Quando vejo laterais a não conseguirem jogar em triangulações para irem até á linha de fundo cruzar, quando vejo laterais a chegarem á linha de meio campo e bombearem bola para a area, quando vejo alas que não conseguem sequer ter uma bola dominada, quando vejo alas que não conseguem "fintar" um unico lateral, quando vejo médios-ofensivos que não conseguem jogar nos espaços livres, que não procuram linhas de passe, quando vejo médios defensivos que se escondem das marcações individuais, quando vejo extremos que são piores que alas, chego é a perguntar "o que fazem Pedro Mendes e Nuno Assis nesta equipa?"

Pedro Mendes teria de ser aquilo que foi o Vitor Paneira enquanto cá andou, ou seja, fazer jogar, pois tem pés para isso, tem visão para isso e a velocidade dele tambem só dá para isso.

Nuno Assis é de longe o melhor "atacante" que temos no plantel, infelizmente, os "cepos" que o rodeiam, ou não correm o que deviam correr, ou então não se posicionam onde devia estar.

Se estes dois são fracos e não servem, o que dizer de Faouzi, Targino, Soudani, Saucedo e afins.

21/11/11 15:37
GUIMARAES MANDA disse...

perdeu se a mística VIMARANENSE infelizmente .....


O VITORIA E NOSSO

21/11/11 16:20
Miguel Sampaio disse...

Mas o que é isto de arranjar culpados ou inocentes no meio de tanta coisa mal em que todos temos culpa!? praticamente toda a massa associativa foi a favor da vinda de Nuno Assis e Pedro Mendes, agora parece que nao prestam e que estao velhos e que afinal alguns nao foram a favor. Depois de correr mal é facil "aparecer" para atirar a 1 pedra. Mas a culpa é mesmo deles? è do barrientes que parece ser um dos jogadores mais á vitoria que temos mas que teve a infelicidade de nao marcar? a forma como marcou pouco importa, afinal falhou um penalti como o nuno assie o bruno teles. O M Machada agora ja é bom outra vez? Para mim nunca foi mau apenas se demonstrou nao estar a altura do que nos queremos que é futebol bonito e de ataque, porque resultados ele tem. disso nao nos podemos queixar.

Nos adeptos somos os principais culpados desta situaçao.

NOS é que escolhemos esta direçao. Mesmo quem nao votou nela porque ate hoje pouco se fez para a mandar embora. é a 2 vez que se recolhe assinaturas e depois nao servem para nada porque um foi dissuadido pelo presidente da AG da altura e o mais recente esta a espera da altura certa como o proprio disse. mas que altura? tamos a espera de chegar as ultimas jornadas para resolver de uma vez por todas aquilo que tem que ser feito? e nao é nestas alturas que temos de ser grandes e engolir todas as amarguras e demonstrar que ainda estamos do lado deles ou so vamos fazer cordoes humanos e demonstraçoes de amor ao clube quando ja tivermos a corda ao pescoço so á espera do empurraozito para irmos outra vez para a 2a liga?

E por muito tempo que me tenha levado a admitir isto que vou escrever agora e por muito que me custe, mas é a mais pura das verdades. Nos é que fazemos o Vitoria um clube maior do que ele realmante é. Nos é que somos grandes e nao o clube. Ja ninguem nos respeita ja ninguem nos teme. Ate clubes de 2 e 3 Liga nos batem o pe.

Tamos á espera do que para admitir que estamos a ser vulgarizados por onde quer que vamos?? Ate quando vamos aguentar tanta falta de respeito e de competencia??

Ja passa da hora á muito meus amigos...vamos mas é acordar caralho....

21/11/11 18:19
Agostinho disse...

Responsabilizar Mendes e Assis, quando não temos um único lateral que cumpra a sua função ou um extremo que desequilibre tem alguma graça. Muito próximo daquilo que aconteceu quando se culpava Edgar pelo fraco desempenho ofensivo da equipa. Mas já agora, de todos os outros quem, ontem por exemplo, correu mais que estes três?

21/11/11 18:25
José Silva disse...

Vamos lá ver,

- Quem é o jogador mais rápido com a bola e que não se atrapalhar todo a correr com ela?

- Quem é o Jogador com melhor qualidade de passe?

- quem é o melhor guarda-redes?

- Qual é o melhor central (que também erra como todos)?

São aqueles que alguns aqui chamam de velhos.


O problema não é o meio campo ser "velho". É a estratégia e táctica de jogo. J. ALves a falso extremo, e o Olimpio. Dasssss...

MAS PRONTO: EU NÃO PERCEBO NADA DE FUTEBOL

E como eu não percebo nada de futebol, por isso pergunto a quem como eu, vê os jogos todos do vsc:

Por onde é que as equipas que nos defrontam criam mais perigo?

Pelos flancos ou pelo meio?

vale ou não a pena jogar com extremos?

21/11/11 20:39
José Manuel (Nelo) disse...

Avisos:
1-correram mais os jogadores que receberam, os que ficaram sem receber tinham obviamente menos motivação para correr.

2-as assinaturas do Paulo Emanuel Mendes estao recolhidas, e João Cardoso anda a adiar a entrega da mesmas, e João Martins anda a ameaçar com represálias.

3-Baltar bebeu demais ao jantar num restaurante da cidade e vociferou sobre os roubos de EMS e outros no clube.

Esperemos, pois, que o consulado de EMS no VSC esteja apenas por semanas. O clube não aguenta mais 14 meses de desgoverno e saque.

PS: Eu assinei, e lá estarei. Mais pelo VSC que contra EMS. Mas também contra EMS.

Guisnake

22/11/11 01:08
Miguel disse...

Mandou-se embora o Machado e foi-se buscar 1 treinador c 1 discurso ambicioso mas que nunca ganhou nada na vida. 1 treinador que durante sua vida desportiva perdeu mais do que aquilo que ganhou. O perfil do treinador do Vitória tem que ser alguem habituado a ganhar. Pedro Emanuel, Jorge Costa, Carlos Mazer ou o inevitável Manuel Cajuda... Pedro Maendes e Nuno Assis são fracos e velhos?! Estas pessoas n podem perceber nada de futebol... Ora então o Barcelona tem 1 gr c 29 anos, 1 central c 33 1 lateral c 32, 1 médio c 31; o Man. United tem 1 central c 33, outro c 30, 1 lateral c 31, 1 médio c 31 outro c 38; O Real Madrid tem 1 gr c 30 anos, 1 central c 33, 1 médio c 29; o Milan tem 1 gr c 34, 1 central c 35, 1 lateral c 34, 1 médio c 35, outro c 34, 1 avançado c 30, outro c 38; no Inter igual!!!! Ou seja os colossos mundiais jogam c ene jogadores acima dos 30 ou perto disso e fartam-se de ganhar. Querem que vos diga mais?! Que venha o Cesar Peixoto e o Fernando Meira... Em 10 jogadores c mais de 30 anos podemos mt bem ter 13 na casa dos vinte mais os nossos juniores. Portanto 1 plantel c Nilson, Alex, João Paulo, Peixoto, Meira, P.Mendes, N.Assis e João Alves aliado a juventude de N´Diaye, Amorim, Vitor Bastos, Gonçalo, Paulo Oliveira, Jusue, Siaka Bamba, Barrientos, Dinis, Rafa, Areias, etc etc e tal jamais poderia ser considerado velho. Reclamem sim c osOlimpios, Faouzis, Saucedos, Tonys, Renans.... ou os Douglas, Marquinhos, Santanas.... Ultima referencia para o penalty a panenca marcado pelo Barrientos, foi ineficaz como o Assis ou o João Paulo, acusou a pressão falhou, n crucifiquem o miudo pq ele quis fazer golo pura e simplesmente....

22/11/11 09:19
Ricardo Silva disse...

Em grande miguel sampaio,esta tudo dito!Abraco a todos

22/11/11 12:56
VITORIANO DE FAFE disse...

Infelizmente o VITÒRIA esta mal,muito mal e não e de hoje!
ja se arasta desde os tempos do Pimenta Machado,depois foi com o Vitor magalhães,agora com o Emilio Macedo,e no futuro sera com outros!!o mal do VITÒRIA e inveja e poder!!
para se conseguir alcançar o poder so fazendo quem esta no poder de fraco(derrotas,derrotas,derrotas)criticar,criticar,criticar,pois so assim se consegue!!
o mal do VITÒRIA e ter muita gente a procura de fama!ser conhecido
a algum cargo em guimarães melhor para se ser conhecido a nivel nacional,que o de presidente do VITÒRIA?
NÂO!!!!!!!
Por isso vamos andar sempre nisto,a opossiçao so destabilizando,criando problemas,criticando,a esses senhores so intressa,um VITÒRIA fraco,se nao nunca vao atinguir a cadeira de pressidente!
parece que no VITÒRIA jogadores que tem premio de derrota maior,que o premio por vitoria!!!

22/11/11 17:56