domingo, dezembro 11, 2011

Não dá para mais(?)

U. Leiria 1-0 VITÓRIA

@Record

O ponto de interrogação é opcional. À partida, e depois de mais uma desilusão desta feita na Marinha Grande diante do Leiria parece haver mais certezas do que dúvidas de que o actual Vitória não dá para "mais do que isto". Ainda assim, e numa época em que se apresentou o mais alto orçamento da história, fica a ideia de que obrigatoriamente tem de dar para "mais do que isto".

Frente a um Leiria, fraco (e que foi perdendo jogadores durante a semana por ordenados em atraso), o Vitória não conseguiu ser melhor e nem o facto de ter sido igualmente mau serviu para pelo menos os vitorianos trazerem um empate da terra do vidro. Depois de uma primeira parte desastrosa, na segunda o Vitória ainda melhorou um pouco mas não basta ter muita bola, é essencial saber o que fazer com ela e isso manifestamente o Vitória parece não saber fazer, tão raros foram os momentos de finalização.

Valha a verdade, a exibição de hoje não foi muito diferente das últimas, a única diferença teve mesmo a ver com os golos. Desta vez, nem um para a amostra para disfarçar mais uma exibição desoladora e insípida.

Perante isto, e numa jornada em que o Vitória podia ter aproveitado para saltar alguns lugares e se aproximar dos da frente, a equipa voltou a estagnar e pior do que isso a ficar mais perto dos lugares mais baixos da tabela. Aliás, num campeonato tão nivelado por baixo, em que do 15º ao 6º lugares distam apenas 3 pontos, chega a ser doloroso que o Vitória tenha apenas 13 pontos ao cabo de 12 jornadas, menos 8 pontos (!) do que em igual período da época passada.

25 Comentários:

DMFS disse...

Inqualificável! Dizem que temos de acarinhar mais estes "pseudo" jogadores mas, sinceramente, estou farto de acarinhar estes "chulos/mercenários"! Porque é que o sr.Faouzi continua a ser convocado? Aliás, o que é que ele ainda está a fazer em Guimarães!? A atitude do sr.Edgar, aquando do golo é, a todos os títulos, injustificável! Perde a bola sem qualquer falta mas, mesmo que tivesse havido falta e vendo que não tinha sido sancionada pelo árbitro, o dever dele seria levantar-se e correr atrás do adversário. Mas não! O jogador do Leiria ganha a bola no meio campo, bombeia a bola para a entrada da área, que é recebida pelo avançado, dá dois passos e fuzila o guarda redes Nilson! E o sr.Edgar continua sentado no meio campo! Inqualificável! Enchi! Estou farto!

11/12/11 22:48
Paulo César disse...

Estaríamos melhor hoje com MMachado, parece-me uma evidência cada vez mais difícil de contrariar.
DMFS, o Edgar foi o nosso melhor jogador

11/12/11 23:06
jose disse...

Senão der para mais, que fique como está na tabela classificativa, o que já não é mau, atendendo à qualidade FRACA que estes jogadores são...
Verdadeiros mercenários no mundo do futebol...
Apostem nas camadas jovens, porque com esta merda não vamos lá.

José Ferreira

11/12/11 23:53
vitoriadofuturo disse...

Eu acho que nem com o Mourinho faziamos melhor. É triste bater na mesma tecla mas este plantel é fraco e apenas foi construido com base em negociatas e em fazer o favor aos sócios. Agora muitos de nós estamos a ter o que merecemos. Querem reformados? Então agora aguentem com a falta de velocidade e intensidade do jogo. E pior ainda é que os velhinhos conseguem ser os melhores em campo e os que correm mais. Por ai se ve a qualidade do plantel.

12/12/11 01:20
DMFS disse...

Não, caro Paulo César, não tente tapar o sol com uma peneira! A atitude deste jogador, neste e noutros lances, acha-a abonatória de um profissional? Com o MM isto também não acontecia, com este e com outros jogadores?

12/12/11 08:09
JR disse...

Não merecem vestir a nossa camisola. mercenários. fracos.

12/12/11 09:56
GUIMARAES MANDA disse...

muintissimo fracos para vestirem a camisola do rei ......
ponham a jogar os jogadores d formaçao ke exex sim merexem vestir a camisola d rei pk sentem o clube ....

12/12/11 14:30
vermelho vivo disse...

Nesta altura as conclusões são bastante duras e nem os sócios estão isentos.
Vejamos:
1 – Antes tinhamos um problema que era a direcção. Para além das contas inexplicáveis, foi a direcção que planeou mal a época, que vendeu jogadores em cima da hora dos jogos, que encostou outros para supostamente os vender e que iam mas afinal já não iam…, que contratou jogadores fora de tempo tudo isto já com o comboio em alto andamento. Desta forma inviabilizou um planeamento técnico mais consistente e competente.
2 – A direcção não aceitou as coordenadas do treinador MMachado para a composição do plantel. Em vez disso, contratou os jogadores que bem entendeu e mandou MMachado entregar ao diabo o que sabia e pretendia. Parece-me que aqui começou a incompatibilização entre o treinador e a direcção. E por aqui também se pode perceber porque é que MMachado que num primeiro momento pôs o profissionalismo à frente da razão e aceitou trabalhar com as condições que lhe impuseram, mas mais tarde acabou por bater com a porta.
3 – Com esta política da direcção tiveram que sair do plantel jogadores como Amorim, Bamba ou Dinis, para dar lugar a Toni’s, Pedro Mendes, Nuno Assis, Leonel Olímpio, etc.
É aqui que os sócios também têm grandes culpas. Não eram estes os jogadores que pretendiam? Então aqui os têm. Pois não era possível ter um plantel de trinta e tal jogadores. Para estes entrarem alguém teria que sair. Inevitavelmente, os sacrificados foram os mais novos.
4 – A realidade demonstra que apesar de o modelo de jogo não ser o que os sócios pretendiam, MMachado lá ia conseguindo tirar o máximo aproveitamento dos jogadores que tinha à sua disposição e através de algum as cautelas (que se entendem hoje perfeitamente) e da sua competência, as coisas iam correndo. Assim, para aqueles que afirmaram que o Vitória tinha obrigação de ter feito mais a época passada e que só chegou à final da taça porque o sorteio foi favorável, o decorrer desta época é uma resposta dura e penalizadora para tal leviandade.
Para os sócios do Vitória, o mal concentrava-se quase exclusivamente em MMachado. Pelos vistos, agora o mal está nos jogadores. Pois eu não tenho dúvidas nenhumas em reafirmar o que já tinha dito quando da sua saída, MMachado foi o treinador mais competente que o Vitória teve nos últimos anos. E também não tenho dúvidas nenhumas que com ele não estávamos nesta situação. Uma parte dos sócios não pensa assim e só deram tréguas com a saída do treinador. Aqui voltam a ter grandes culpas alguns dos sócios. Antes das críticas, esses sócios deveriam ter a honestidade de assumir que ajudaram à situação actual.
5 – Mas penso que o problema se agravou porque hoje temos 2 problemas. Um é a direcção, outro é o treinador. Sinceramente não consigo entender nada do que ele faz. Entra com receio e cautelas, depois quando está a perder faz sempre a mesma coisa que é meter mais gente para a frente de ataque com os resultados que temos visto: 0. Com um senão, não tem “tomates” para tirar Nuno Assis ou Pedro Mendes. Ontem justificava-se plenamente a saída de Nuno Assis. Porque não o tira? Porque saiu Bruno Teles? Tem medo que os sócios não gostem? Parece-me que estamos conversados.
8 – Quanto ao futebol do Vitória. Na minha opinião o grande problema é que não há velocidade nem dinâmica. O futebol do Vitória é lento e demasiado previsível. A isto não é concerteza alheio o facto de os nossos municiadores, quer defensivos, quer ofensivos, (Pedro Mendes, Leonel Olímpio, Nuno Assis) serem uns trintões já com pouca velocidade. Se estivermos atentos, podemos contabilizar imensas quedas (umas justificadas, outras nem tanto) de Nuno Assis. O jogo para, quebra o ritmo… mas aparentemente, o Assis joga sempre bem. E já alguém reparou que o Nuno Assis só joga num espaço de poucos metros? Ou seja só em futebol curto. Como se pode impor um ritmo mais elevado e dinâmico nestas condições? E se o treinador não tem traquejo para alterar isto… estamos conversados.
é apenas uma opinião, mas é a minha.

12/12/11 14:37
vitoriadofuturo disse...

Tirando a parte do Manuel Machado que também não gostava dele por ser demasiado defensivo em tudo o resto finalmente posso dizer que alguém concorda comigo. Também sei que com este plantel nem o Mourinho ou Guardiola faziam milagres, mas em tudo o resto vermelho vivo concordo contigo e desde o inicio da época que venho a bater sempre na mesma tecla. Finalmente aparece alguém que vê as coisas com clareza e vê que aos meninos bonitos tudo se perdoa e a culpa é sempre dos outros. Acima de qualquer pessoa tem que estar o Vitória e estes jogadores tirando um ou dois não servem para o clube. Vêm dar mais experiência... Uma experiência do caraças que este ano é mais um ano a lutar para não descer e vamos ver o que acontece. Todos temos que meter a mão na consciência e nós associados também temos muita culpa!

12/12/11 15:36
Paulo César disse...

Vermelho Vivo, conseguiu explicar muito bem o assunto MMachado. Que infelizmente maioria dos sócios não consegue perceber.
Também conseguiu explicar o assunto P.Mendes/N. Assis, a única decisão que os sócios não podem criticar a esta direcção. Porque toda a gente exigiu a sua vinda.

12/12/11 15:49
cristiano disse...

Estou totalmente de acordo, com o comentário em relação análise aos jogadores. Ontem o nuno foi o pior jogador do vitória, e fez o pior jogo enquanto nosso jogador. Jogou a passo, encostado, nao corria, parava o jogo, mas para oa adeptos joga sempre bem..Quem devia ter saido ao intervalo era ele, mas não há coragem, teve péssimo ontem.
Mas um que chega a irritar tamanha estupidez e fraquice é o alex, sozinho não domina uma bola, faz passes longos para ninguem, não ganha um corpo a corpo, as bolas são sempre metidas nas suas costas. É demasiado fraco e primitivo para ser nosso jogador, é quem nem cobrir um lance na bola que o nilson saiu lesionado soube. Tem que sair deste equipa, ou já não é fraco e fraco é só milo?

12/12/11 16:00
José Silva disse...

1º A jogar ao balão para a frente é difícil ganhar, e impossível jogar bom futebol. Culpado: Rui Vitória. Tem a semana toda LIVRE para treinar. É ele quem dá a estratégia.

2º Edgar melhor em campo??? AH AH AH AH

3º O Nuno Assis fez um mau jogo, concordo,aliás, péssimo jogo, mas a verdade é que foi até agora UM jogo.

4º Pedro Mendes, o "velhinho" mete num bolso o Bamba, nem no feirense consegue segurar o lugar, quanto ao Dinis, pelo que vi também não é melhor que o Pedro M. No entanto tirava o lugar ao Olimpio e Edson.

5º Alex e Faouzi, concordo com o que foi dito. E meto o Olimpio no mesmo saco.

6º Então os jogadores são mercenários por jogar, ou melhor, trabalhar, por dinheiro????
Então eu e vocês somos o quê? Se vos oferecessem o quadruplo do que ganham, não iam trabalhar para o Porto ou Lisboa?

7º Futebol sem extremos mete (a mim) nojo.

8º Se com 2 vitórias consecutivas estavam apenas 9000 no D. Afonso, nem quero imaginar pra semana.

9º O Tony, julgo que ficou porque ninguém o quis. Mas mesmo que tivesse ido, provavelmente o Milo tinha ido buscar outro qq só para vender mais um apartamento.

10º M. Machado foi bem ido, é pena que tenha vindo outro igual a ele, e a direcção não tenha ido com ele.

12/12/11 18:02
Ricardo disse...

Temos o que queremos.. "Somos Unicos" ; "Adeptos como nós não há"; "Somos o berço da nação" etc. etc. e etc. É tudo muito bonito mas não me enche nem uma medida que seja. Somos apenas "parvos e burros" por comermos todos os dias da mesma sopa e continuarmos sentados a ver estas "Bandas de Musica" a jogar e a gerir o meu Vitoria e pelo Vitoria... Chega de sermos comidos de cebolada (também sou) todos os dias por gente que nem sabe o que é futebol e nem metade da dimensão deste clube tem!! Algo está mal, muito mal, mas mesmo assim continuamos a dar palmadinhas nas costas e os senhores que se querem candidatar, se mostrarem mais passividade, com o meu voto podem muito bem não contar. Chega de passividade, amizades e servir de irmandades para certas pessoas que não merecem nem nunca mereceram tal coisa na vida: Fazer parte deste enorme clube. Andamos tristes, decepcionados, fracos, passivos apenas por uma razão: Porque Queremos continuar a dar vida a blogues e redes sociais que apenas servem para o mesmo: destruir o nosso clube. Enquanto formos passivos, certamente que nunca sairemos disto e também sinceramente, fazemos pouco para merecer mais do que isto. Temos o que merecemos e o que queremos. Bem hajam a todos vocês, que sei de uma maneira ou de outra, querem que isto mude, mas peço-vos uma coisa, sejam mais pró-activos em prol do nosso clube, pois podemos mudar isto enquanto temos tempo, vida e amor para dar a este clube.. O meu comentário vai longo, e nunca fui muito de redes sociais nem blogues, mas penso que este momento critico do nosso clube temos que estar todos interessados e empenhados em saber o porque é que o clube (a 4a força maior do país) está na situação que está e não se vislubram melhorias num médio prazo. Pensem, reflictam e debatam o clube mas de uma forma activa em prol dele mesmo. Sei que os poucos que lêem estge comentário vão ler, mas acima de tudo têm que pensar o que podemos fazer para mudar isto de uma vez por todas. Aí quando todos se deixarem de falinhas mansas e redes sociais, sou o 1º a agir se for preciso. Sozinho, infelizmente não posso... um abraço. Sócio nº 3707.

12/12/11 18:13
Afonso disse...

Fico abismado quando leio que jogadores como o Pedro ou o Nuno são velhos para jogar no VSC.

O mal do VSC é que tem jogadores que não se sabem colocar em campo sem bola, que em vez de procurarem espaços para receberem a bola, o que fazem é entregar a bola e pedir para não a ter de volta.

Temos dois laterais que alem de não conseguirem correr sem bola, mal recebem a bola na linha tentam cruzar da linha de meio campo ou então se estiverem perto da area adversaria, em cada 10 centros, 9 são contra o adversario.

O mal é que temos extremos que não conseguem fintar um pinheiro plantado no Pinhal de Leiria, nem mesmo quando está a mais de 200 km de distancia.

Infelizmente não temos equipa, não por falta de jogadores, mas sim por falta de qualidade de grande parte deles.

Infelizmente tambem as Novas Oportunidades estão na moda do futebol, infelizmente basta ter um bom empresario e um DVD bem elaborado para ser contratado.

12/12/11 19:43
nortenho vimaranense disse...

Estarmos aqui a culpar este ou aquele jogador é demasiado fácil. O que me parece é que este plantel, mais caro da história do clube e é muito fraco e com isso arrasta para a mediocridade certos jogadores. O futebol é um desporto de equipa e não individual. Eu não perco um jogo do Vitória em casa e fora e, infelizmente não vejo o vitória a praticar um bom futebol há mais de um ano. Por isso falar de MMachado a equipa estaria melhor tb não me parece correcto, pq o futebol do vitória no tempo MMachado não era melhor do que hoje se pratica.
Para mim a grande culpa é da direção. Quem me conhece e se lembra, eu disse em 2010 aquando a eleição desta direção, que nós iriamos regredir durante este mandato. Infelizmente não me enganei. O passivo aumenta, o nº de espetadores no Afonso Henriques diminuiu consideravelmente.
Enfim!! Acordemos e falemos de soluções para o nosso Vitória.
Falar deste jogador, daquele treinador não nos leva a lado nenhum.

12/12/11 20:05
galaticos do minho disse...

A CULPA NAO E DOS JOGADORES MAS SIM DO RUI VITORIA , AINDA É PIOR DO QUE MANUEL MCHADO ... AINDA MAIS COM O MANUEL MACHADO O VTORIA NAO ERA ARRUMADO DA TAÇA NA VILA DAS AVES .... VITORIA SEMPRE

12/12/11 22:14
Miguelrisonho disse...

É verdade que o nuno assis nao fez um grande jogo mas a culpa tb é do treinador. entao na primeira parte o treinador poe no a jogar quase a extremo e o barrientos a 10 pk? O nuno assis é que é o 10 do vitoria para que é que o treinador inventa se queria um médio a descair pra ala punha o barrientos na ala. na 2ª parte o nuno ja jogou melhor e nao axo que seja por causa do nuno assis que a volocidade de jogo nao aumente agora nao é qq jogador que consegue tabelar com o nuno assis, o nuno assis é aquele jogador do toque e foge e neste momento no vitoria nao ha ninguem no vitoria com inteligencia para tal o barrientos complica muito so finta o olimpio nao tem qualidade de passe, faouzi nem se fala, toscano e de dias. como eu me lembro do desmarets andrezinho e nuno assis a partir tudo e quanto as faltas o nuno assis é o jogador mais inteligente a ganhar faltas no vitoria se o compararmos com o barrientos ou toscano vemos a diferença faltas essas que podiam ser perigosas mas como a alex e o bruno teles nao podem com a bola nunca dao em nada

12/12/11 22:40
Luís Manel disse...

Quando é que o Vitória vai jogar a Leiria? Diziam que era este fim-de-semana, estranho...

12/12/11 22:48
GUIMARAES MANDA disse...

galaticos do minho tu n percebes nd de futebol com o manuel machado tavamos em ultimo pk ele n percebe nd d nd e sim a culpa e dos jugadores pk n dao o litro dentro de campo .....

13/12/11 15:12
Miguel disse...

Como sempre disse, mm dando o beneficio da duvida, Rui Vitória n é treinador para o Vitória. Exige-se o regresso de Amorim, Siaka Bamba, Rafa e de 1 dos 4 centrais emprestados (Paulo Oliveira, Gonçalo, Vitor Bastos, Jusue). Dispensas: Leonel Olímpio, Renan, Tony, Defendi (para n jogar deve ser lindo), Saucedo, Serginho, Faouzi ou Targino. Treinador?! Volto-me a repetir Carlos Mozer, Pedro Emanuel ou Manuel Cajuda...
Para finalizar referir que o Vitória tem grandes jogadores e com alguem que percebesse do bola a mandar poderia ter grande equipa. Jogadores deslocados das posições,com pouca ou quase nula movimentação e quase parados a receber a bola é impossível jogar bom futebol. Nos treinos insistir nas movimentações, treinar cruzamentos, remates à baliza, triangulações... Fazem isso? N podem afirmar que 1 plantel c Nilson, João Paulo, N'Diaye, El Adoua, Pedro Mendes, Nuno Assis, João Alves, Toscano, Edgar, Paulo Sérgio, Telles, Santana, Barrientos é fraco. Digam antes mal comandado e a necessitar de retoques!!! Reforço importantíssimo Sitta (devo ser o único a gostar dele no entanto foi c ele que na época passada ganhamos a braga, sporting, benfica e empatamos c o Porto)...
Sabado la estou como verdadeiro Vitoriano que sou nos bons e nos maus momentos...

13/12/11 15:37
lafuente disse...

Caro Miguel, não é verdade que com o Sitta ganhamos a todos esses clubes. Lembro-me muito bem, que o Sitta saiu ao minuto 24 com o Porto no empate no Afonso Henriques, saiu quando o Vitória perdia em Alvalade por 2-0, saiu ao minuto 54 com o Benfica, quando o jogo estava empatado, e saiu com os "Vizinhos",aos 60 e poucos minutos, quando o jogo estava também empatado a 1.
Isto para dizer, que jogadores como Sitta, Olímpio (é uma enorme desilusão, após uma boa pré temporada, Tony,Defendi, Renan, Saucedo e Faouzi, não tem qualidade para jogar no Vitória!
É preciso sangue novo, juventude, irrequietismo!
Espero que o Rui Vitória, comece a lançar jovens, se não o fizer será para mim uma enorme desilusão!

13/12/11 16:46
General disse...

O Rui Vitória é uma valente cagada.

13/12/11 19:56
vitoriadofuturo disse...

Vamos lá ver uma coisa... O problema não são os nomes dos atletas, o problema aqui é a quantidade de jogadores a rondar os 30 anos que jogam no meio campo do Vitória. Uma pessoa que trabalha num armazém não tem a mesma força para carregar caixotes aos 60 anos do que aos 20. Nem a mesma força de vontade. Essa juventude e força de vontade é que está a faltar ao clube. São muitos trintões numa zona nevrálgica de qualquer equipa. Todos os jogadores que foram aqui referidos foram todos grandes jogadores, mas por uma razão ou outra estiveram algum tempo parados e somando a sua idade demonstram que já não são a mesma coisa. Eu tb sou grande fã principalmente do Pedro Mendes, mas parece-me que já não é o jogador de outros tempos. Os anos passam e os atletas vão perdendo qualidades. Por a ordem de ideias que aqui se escreve esses são os bons e os outros são fracos. Que uma equipa tem que funcionar tendo como base um jogador de 35 anos e outro de 32... Neste clube deviam ganhar todos e perderem todos, porque realmente os outros são fracos mas estes ainda não mostraram nada desde que regressaram. Aliás alguns dos eternos defensores desses regressos já começam a dar a mão á palmatória e a ver que essas contratações foram nefastas ao clube. Não só porque não acrescentaram nada em termos desportivos, mas também porque atrasaram a afirmação de alguns jovens e por inerência o futuro desportivo do clube. Daqui a 2 anos ainda vai ser pior, quando estes trintões todos meterem a reforma vamos ficar quase nus, sem equipa. E pior ainda é que com a situação financeira em que estamos vamos quase ser obrigados a jogar com o plantel de Juniores. Avizinham-se tempos muito complicados. Isto está a ser como aconteceu á industria textil á uns anos atrás... Quando houve fartura foi só investir e andar a meter ao bolso, aqueles que pensaram na evolução e no futuro e construiram uma base sustentável e modernizaram-se hoje estão bem vivos e a gerar grandes lucros, os que pensaram no presente e não construiram uma base a longo prazo entraram em falência e fecharam as portas. Agora é só fazer as devidas comparações.

13/12/11 20:01
GUIMARAES MANDA disse...

veletente cagada e o machado ke a ganhar mete centrais e manda a equipa defender e depois sofremos golos e n temos ke faxer pensai antes d falar mal d treinador os jugadores sim sao os culpados disto todo .....

14/12/11 13:56
lafuente disse...

http://www.guimaraes...ticias&id=46625

O Maranhão a meu ver, antes da lesão era um jogador que apreciava ( batalhador, veloz e forte nas diagonais), mas após todos os infortúnios, é uma dispensa que era inevitável. É menos a um dar ainda mais prejuízo!

14/12/11 18:25