domingo, janeiro 08, 2012

"Milo" sai, o Vitória melhora!

VITÓRIA 1-0 FEIRENSE (Toscano)

@Lusa
O futebol é feito das mais felizes, ou infelizes, coincidências. Umas mais importantes, outras menos. A verdade é que a frase que dá título a esta crónica, talvez seja das mais ditas por aqueles que defendem a saída do actual presidente. Ora hoje, e é aqui que encerra a curiosidade, foi precisamente no momento em que o ainda presidente vitoriano saiu do D. Afonso Henriques que o Vitória melhorou e venceu a partida. Coincidência apenas, é certo.

Ora e tendo-se começado a crónica pela coincidência, invertámo-la definitivamente e centremo-nos agora no negativo e no positivo. É obrigatório que no capítulo negativo voltemos a destacar a pouca assistência no Afonso Henriques. 8871 espectadores, cerca de 300 acima do recorde negativo com o Gil Vicente. Depois da miserável assistência para a Taça da Liga, eis mais um sinal do total divórcio entre os vitorianos e a sua equipa. Serão precisos mais sinais, senhor presidente?

Ainda do ponto de vista negativo, é impossível não destacar a primeira parte do Vitória. Seguramente uma das piores de que há memória de tão miserável que foi. Nem um remate à baliza para amostra e apatia generalizada. O Vitória, do Rui, continua sem dar um ar de sua graça e fio de jogo, nem vê-lo.

Felizmente, a equipa melhorou na etapa complementar. A saída do desastrado Anderson para a entrada de Bruno Teles também terá ajudado, mas acima de tudo a equipa entrou com uma atitude diametralmente oposta. Duas grandes ocasiões a abrir, por Edgar e Nuno Assis, abriram perspectivas bem diferentes e o golo de Marcelo Toscano finalmente fez os vitorianos saltarem (por boas razões)das cadeiras do Afonso Henriques. E este é seguramente o momento mais positivo deste encontro. O golo do brasileiro que garantiu três importantíssimos pontos.

Depois do golo, a verdade é que o Vitória teve oportunidades para fechar a partida (dois remates à trave, por exemplo), mas "preferiu" acabar com o "credo" na boca, sujeitando-se a qualquer deslize. O que é certo é que terminar um encontro com o Feirense (leia-se Feirense e não Barcelona), com quatro médios com características defensivas - Olímpio, El Adoua, João Alves e Renan - talvez não lembre a muito boa gente e explique o momento do Vitória, mas felizmente salvou-se o mais importante. O Vitória garantiu os três pontos e que são de facto determinantes, até atendendo ao ciclo mais complicado que se avizinha. E isso, é o que de mais positivo tivemos esta noite, até porque nos permite adormecer bem melhor!

19 Comentários:

José Silva disse...

UMA VERGONHA a cobardia deste treinador.

8/1/12 23:47
Tozé Martins disse...

4 trincos no final do jogo?por amor de deus.
inacreditavel

9/1/12 00:12
Nuno Carvalho disse...

Só desejo fazer dois comentários:
Enquanto que os jogos se disputarem em horários impróprios como domingos à noite ou 2feiras não vejo melhorias a nível de assistências!
Um comentário a este treinador, infelizmente o nosso futebol não mudou nada desde a saída do MM, se em meia época não conseguiu mudar a maneira de jogar só prevejo que consiga mudar na próxima época (se ficar) e para isso terá de mudar 80% dos jogadores! ou seja vamos continuar a sofrer bastante até o termino do campeonato!

9/1/12 00:20
Ze Pedro disse...

alguem k veja o k o barrientos disse no fAcebook.algo se passa dentro do balneario e o profissionalismo e certos jogadores."ganhamos por sorte" as 00.10 apesar de ser verdade nunca se devia dizer isso para fora muito menos a esta horas

9/1/12 00:31
Ze Pedro disse...

alguem k veja o k o barrientos disse no seu facebook as 00.20!!! "ganhamos por sorte".nunca se deveria dizer isto em publico muito menos para pessoas fora do do nucleo do futebol.algo vai mal no balneario

9/1/12 00:34
Macaco careca disse...

A verdade é que eu detesto quando o Vitória opta por defender um resultado tão precário, porque costuma dar maus resultados, mas uma coisa é certa, o Vitória fez tudo para matar o jogo, mas as bolas teimavam em não entrar, e compreendo o Rui vitória quando diz "Neste momento o mais importante era vencer", dai aceitar a sua opção. Mas não gosto nada dela, até porque temos o ultimo jogo com o Braga como exemplo disso mesmo.

9/1/12 02:08
Macaco careca disse...

Não gosto nada quando se defende um resultado tão precário, costuma trazer dissabores, recordo-me do ultimo jogo com o Braga.
Mas compreendo que o Rui Vitória o tenha feito, como ele disse "o mais importante era vencer", e o Vitória tudo fez para matar o jogo antes, só que as bolas teimavam em não entrar, daí ele ter optado por defender o que já tinha. Não gosto mas compreendo.

9/1/12 02:11
ricardo sempre disse...

Bom dia Ze Pedro.
Foi o comentário tipico de quem não joga, recordo da mesma forma o Saucedo.
Ao contrario que muita gente pensa e até diz, o balneário do Vitoria é bastante forte, digo isto porque falo com muita gente ligada diretamente e indiretamente ao Vitoria, dou-lhe um exemplo, ouça bem o Nilsom quando fala.
Caro Vimaranes, caso o golo tivesse vindo antes de Milo sair o seu post não era este de certeza.
O Vitoria tem uma massa associativa maravilhosa, mas tambem tem um nucleo de pessoas que só nos envergonham.
Estes acham que insultar o Presidente e levar faichas para o estádio, resolve a questão.
Neste momento todos devemos esta com a equipa, mesmo que esta não jogue bem, quem não concordar faz como outros já fazem, ficam em casa.
Durante 90 minutos, assisti a algo nos adeptos que merece um reparo.
Os insultos do costume são provenientes das duas claques, ora uma delas, os ultras insane reclamam á direção apoios que os Withe tem, estes por sua vez tem cuspido no prato de quem lhes dá de comer.
Neste jogo já houveram sócios na nascente a contestar as atitudes dos Withe, porque todos sabem que esta claque sempre teve apoio da direcção.
Na cadeira ao lado da minha tenho um senhor com 70 anos e 1000% pimentista e comenta todos os jogos o mesmo desta forma.
"Enerva-me mais os insultos ao Presidente e equipa que a gestão que este presidente possa fazer"
Caros Vitorianos o Vitoria precisa de nós.

9/1/12 09:34
Ricardo disse...

Bem, contra uma equipa e a jogar "FORA" quase o jogo todo, foi uma boa vitória sem dúvidas... Senão estávamos no Estádio Axa durante alguns momentos, não era muito diferente, pois dos 9.000 adeptos, os 8.000 assobiavam o clube que dizem do seu coração... Os jogadores sem ganhar, tremem quando têm a bola e ainda por cima os iluminados sócios do VSC mais uma vez a dificultarem mais a tarefa!!! Ridiculo, vergonhoso e chega de sermos assassinos de nós próprios.. VSC_ADM Sempre!

9/1/12 09:44
Tifosi VSC disse...

Ricardo sempre não gosto muito de andar a comentar aquilo que é escrito por estes blogs fora sejam eles do nosso clube ou não porque o desprezo é uma arma muito poderosa que deve ser usada nestes casos até porque você do clube parece saber pouco quanto mais das claques do mesmo... Quando as pessoas não sabem geralmente tão caladas mas nos vivemos numa terra e sociedade em que se há coisas que as pessoas gostam é de falar tendo ou não razao e tendo ou não conhecimento de causa...
Eu tenho e por isso vou falar...
Dos insane pouco sei até porque sao um grupo unido e o que se passa no seu meio fica la e isso é de louvar... Mas conhecendo como conheço muitos elementos duvido que eles andem atras de regalias que segundo você diz outra claque em guimaraes tem... As frases que eles meteram foi "A vossa unica transparencia é a incompetencia" e "Não hipotequem o nosso futuro"... Não sei onde é que você consegue ver um pedido de regalias nestas frases mas ta bem... Lembre-se que esta foi a claque que quando uma certa equipa ali pros lados de morreira veio ca jogar meteu uma frase que lhes apelidava de adeptos de aluguer... No mundo ultra a coerencia é um dos pontos fortes (ou deveria ser) e como tal não me acredito que queiram regalias pela direcção... Caso quisessem legalizavam-se...
QUanto aos white... Primeiro ponto ninguem da nascente se virou para os white... Viraram-se sim para os Suspeitos do Costume... Aqueles que o ano passado estavam na nascente inferior... Aqueles que fizeram uma frase onde diz "Negocio protagonismo e publicidade... Não é a nossa mentalidade..."... Tiveram durante os 90min a apoiar o vitoria e os seus jogadores e insultaram um presidente que à muito ja deveria ter saido... Essa não é a opiniao so deles os será que so 50 gajos é que querem o presidente fora? QUanto as frases pode não servir de muito e ate pode nem ter significado... Mas ao menos eles trabalham e fazem alguma coisa... Nao vao pros blogs resmungar nem pro cafe e depois ficam de braços cruzados a ver s alguem se mexe... Não tem convites... Sao todos socios e têm por vicio nao falhar um jogo do VSC seja ele casa fora ou pelo caminho... Seja ele no estrangeiro ou nas ilhas... Quantas vezes foi a madeira ver o VItoria? Tava em madrid? Tava em Portsmouth? Tava em basileia? Foi a fao na pre epoca? MAtosinhos pro volei? Por isso eles não devem nada a esta direcção ou a outra qualquer... Fazem questao de pagar que é para mais tarde não se arrependerem ou perderem a sua identidade... Deixe de criticar e junte-se é sempre preciso povo para apoiar.. Ja que a maioria dos socios agora vai pro estadio pra assobiar e gritar golo... O jogo tem 90min mas para alguns é so 10... Quanto ao pessoal da nascente resmungava pelas cadeiras que se atiraram para o relvado a pedido dos seguranças para limpar a bancada... Deveriam ter achado que eram muitas... Mas não têm nada que resmungar... Quem as atirou paga quotas... O dinheiro tem de ir para algum lado... Pelo menos o dinheiro de um mes de quotas ja sabemos para onde vai...

Cumprimentos e vemo-nos em coimbra

9/1/12 14:16
Amadeu disse...

Bem, se o Ricardo tem razão, do que está à espera esta incompetente direcção para se demitir?

É que se dos 25.000 sócios, 16.000 já não aguentam mais esta gestão danosa e não comparecem ao estádio e dos que sobram 8.000 estão contra a direcção (e não contra a equipa).

Sobram 1.000 convites oferecidos pelo Milo.

Temos que inverter esta tendência. Só há uma solução. Rua com esta direcção!

9/1/12 14:39
miguel silva disse...

Futebol miserável. A melhor forma de defender um resultado é ter dois golos de diferença em relação ao adversário, todos sabem isso. Temos de ser nós, leigos, a dizê-lo???
Queimar substituições por erros na formação titular já parece um hábito. O único passe decente de um determinado jogador do meio-campo foi quando o Alex lhe disse a quem passar a bola (até se viu pela televisão!). E os passes falhados para trás de um outro? É isso que aprendem nos treinos? Aposto que a direção é que diz ao treinador quem deve jogar de início! E jogar em contra-ataque (a partir do 1-0) e não ter médios ofensivos só serve para manter o resultado e esperar que o adversário não marque, e isso só interessa quando se quer o empate! Temos um grave problema neste grupo: eles não se entendem (por isso não temos equipa!). São uma série de jogadores a tentar desenrascar-se sem saber muito bem o que fazer... Mas eles treinam mesmo todos juntos, todos os dias com orientação de um treinador?

9/1/12 16:25
miguel silva disse...

Eu critico a equipa e a direcção porque acho os jogos miseráveis e a direção incompetente, e totalmente ausente apesar de ter ganho democraticamente as eleições: é a típica gestão desleixada que quando sente que está a perder o controlo (por seu próprio descuido) tenta recuperá-lo pela força, culpando sempre alguém ou algum factor externo; o culpado ora é um jogador, ora são os adeptos mal comportados, ora é um empresário vigarista, e a maior parte das vezes é a sorte e o azar...

9/1/12 16:41
lafuente disse...

Eu sou um dos Vitorianos, que está desiludido com o Rui Vitória, pois esperava muito mais do seu desempenho ( seja a nível da variante tática, seja o da aposta em jovens, que foi sempre uma imagem de marca sua)!
A nível tático, não há alterações absolutamente nenhumas, do Vitória da era Machado.
Ora se joga em 1x4x2x3x1, ora em 1x4x4x2, e a toada é sempre a mesma, apostar nas transições ofensivas, e dar quase sempre a posse de bola ao adversário.
Não é muito difícil, muitas equipas levarem pontos de Guimarães, porque o Vitória em casa, e jogando com o apoio dos Vitorianos, não assume o jogo, e pouca posse de bola tem, depois profundidade nas faixas, pouca há, porque Toscano está longe de ser um extremo, e o Paulo Sérgio, também tem procurado muito as zonas interiores. Depois os laterais, tem subido pouco no terreno, apenas o Teles, o consegue fazer bem. Os médios interiores, como o Adoua e João Alves, Olímpio, tem pouca qualidade de passe, e pouca acutilância ofensiva dão à Equipa.
Ou o Urreta regressa, e encaixa bem na Equipa, e traz velocidade e profundidade nas alas, ou então o que ainda falta da temporada vai ser complicado para o Vitória!
Depois um médio box-to-box ( que tenha visão de jogo, qualidade de passe, e boa meia distância) é indispensável, pois falta alguém que comece a fazer as transições ( como por exemplo o Viana faz em Braga).

9/1/12 16:53
jose silva (ronfe) disse...

queria so fazer um comentario

para alem das merdas que o treinador faz

queria dizer aqui que fiquei muito triste com atitude dos white ,quando eles deitaram abaixo da bancada uma dezena de cadeiras. e se viraram para os socios que mostraram descontemtamento. e cantaram o vitoria é nosso e a de ser.
acho uma atitude lamentavel.
deveis meter na cabeça que o vitoria é nosso sim.(todos os socios)
mas numca de nenhuma claque,presidente
ou outro agente qualquer ligado ao clube.

10/1/12 14:10
ar disse...

PESSIMA 1ª PARTE,BOA 2ª PARTE,VITORIA JUSTA!
DESAGRADO: MAIS UMA VEZ NAO SUPORTO AS DECLARAÇOES DO RUI VITORIA NO FIM DOS JOGOS!
A EQUIPA JOGA SOBRE BRASAS!
POIS é JOGAR EM CASA DEIXA SOBRE BRASAS A EQUIPA E ESTA NAO RENDE,ESPERA LÀ MAS O JOGO ANEDOTICO COM O LEIRIA NAO FOI NA MARINHA GRANDE? ENTAO QUEM COLOCOU EM BRASAS OS JOGADORES?
ESTE FALA,FALA,FALA MAS TAMBEM NAO DIZ NADINHA AO MUNDO!
JOGUEM MAS É À BOLA E DIGNIFIQUEM O VITORIA!

AR

10/1/12 15:24
José Silva disse...

NOTICIA ENCOMENDADA:

http://www.ojogo.pt/28-10/artigo964979.asp

Como se prova que isto é mentira?

É facil, ASSIM:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/vitoria_guimaraes/interior.aspx?content_id=735035

E ASSIM:

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=308812

Tentam desmentir que o Milo fugiu, mas a mentira tem perna curta.
Encontram alguma referência a palavras do presidente? Eu não.

10/1/12 20:51
ricardo sempre disse...

Caro Jose Silva.
O Milo "fugiu"?
Onde foi buscar essa?

11/1/12 09:28
José Silva disse...

Caro Ricardo sempre,

se ele saiu do estádio, ou nem que tenha sido apenas do camarote dele, acha que foi para quê? para ir ver a novela das 21:00?

Foi para fugir dos adeptos, e pelo caminho que o jogo estava a ir com certeza ficou com medo de que as coisas piorassem ainda mais.

Daí, disse "fugiu"

12/1/12 22:55