segunda-feira, janeiro 23, 2012

O Berço da Cultura, somos nós!

Guimarães mostrou ontem estar ciente da responsabilidade que ostentará durante o ano de 2012. E respondeu positivamente. A cidade e as suas gentes. A forma como decorreu a grandiosa cerimónia de abertura mostrou de forma inequívoca que os vimaranenses estão hoje verdadeiramente envolvidos na Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura e encararam de forma perfeita, o slogan "Tu fazes parte". O Berço do país, mostrou ontem estar a postos para ser o Berço da Cultura em 2012, alargando horizontes e abrindo a cidade à Europa. A excelência dos espectáculos, quer o idealizado por Manuel de Oliveira no Multiusos de Guimarães, quer aquele que lotou por completo a praça do Toural, da autoria dos catalães "La fura dels baus", mostraram uma cidade pronta para um ano fundamental na sua afirmação europeia.

Guimarães é hoje, ainda mais, o orgulho das suas gentes. O Berço da nacionalidade, património mundial, ergue-se agora como Capital Europeia da Cultura. E se o ano correr, como correu a cerimónia de abertura neste sábado, não tenho dúvidas que todos os caminhos darão a Guimarães em 2012 e que a nossa cidade saberá estar à altura deste grande desafio.

p.s. Quando muitas vezes se critica (justamente) o serviço público de televisão, é bom que se diga que no dia de ontem a RTP fez um acompanhamento notável da abertura da CEC 2012. Claro serviço público e de qualidade! E já agora, e em termos radiofónicos nacionais, destaque também para o destaque dado ao longo de toda a semana pela TSF.

 

2 Comentários:

Paulo Lopes disse...

por toda a projecção, ontem era fácil a adesão de pessoas

e hoje, amanha e depois?

A capital europeia da cultura será todos os dias, nao é só sábado a noite de vez em quando

mas tenho algumas dúvidas
espero que haja mobilização....a programação já foi distribuída em milhares de ilustrações
só nao tem quem nao quer
há que olhar para o programa e decidir ir ver o que acham que vao gostar e enquadra-se nos temas mais interessantes para o gosto de cada um

Guimarães merece

23/1/12 00:52
cristiano disse...

a rtp fez um serviço notável, mas a sonia araujo quando tentar aprender que somos vimaranenses e não guimaranenses, como ela diz. Está a mais já a muito na rtp...

23/1/12 00:52