quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Impávida e Serena


Falta uma semana para terminar o prazo de entrega das candidaturas ao próximo ato eleitoral no Vitória S.C..
Estamos portanto na recta final para se saber verdadeiramente quem são os nomes que nele vão participar, respetivas listas e programas eleitorais.
Muito se tem dito e escrito acerca deste assunto, com várias figuras apontadas como potênciais interessados em ocupar o trono.

Com algumas variações, a verdade é que existem personalidades repetidamente apresentadas para fazer parte da “festarola” em que alguns média teimam em transformar o período pré eleitoral.
Nomes como  Pedro Xavier, Pimenta Machado, Luís Freitas, Fernando Meira, Júlio Mendes, Pinto Brasil e Luís Cirilo têm feito parte desta fase pós demissão da direção vitoriana.

A verdade é que, mesmo sem estarem oficialmente legitimados pela apresentação das listas, apenas dois destes nomes disseram publicamente que seriam candidatos, Pinto Brasil e Luís Cirilo. Dos restantes não foi manifestada nenhuma intenção objetiva.

Não queria deixar em claro a ideia, tendo como referência situações anteriores, que demissões em tempo oportuno por este ou aquele motivo, resultaram em candidaturas vencedoras o que não deixa de causar alguma estranheza. Primeiro porque encarnam uma determinada continuidade e depois pelo oportunismo que lhes parece estar subjacente.

Aconteceu com Emílio Macedo na vigência de Victor Magalhães e poderá acontecer agora com Júlio Mendes saído da direcção demissionária. Coincidências a mais para as quais os sócios deverão estar atentos.

Ora, alheia a tudo isto parece estar a equipa de futebol, que mesmo com ordenados em atraso e com todas as limitações inerentes à própria equipa conseguiu oito triunfos nas últimas 11 partidas ou se quiserem, dezoito pontos em 21 possíveis nas ultimas 7 jornadas.
É de facto uma marca notável para uma equipa que trabalha diariamente debaixo de grande turbulência.

Depois do excelente triunfo sobre os atuais lideres do campeonato, o Benfica, espera-se que na deslocação a Braga, na próxima segunda feira, o bom desempenho continue, mantendo desta forma a esperança de subir pelo menos mais um patamar na tabela classificativa até porque os senhores que se seguem dão pelo nome de Marítimo e Sporting que nesta altura ocupam o lugar que nós desejamos ter no final do campeonato.

Provavelmente, os jogadores no próximo jogo terão que ter uma capacidade de “sofrimento” ainda maior do que a que tiveram frente ao Benfica já que adivinha-se pouca presença de vitorianos na pedreira. Com bilhetes a preços de 25€ (mais barato) e 75€ (mais caro) não se esperará outra coisa.

Como resposta à prepotência adversária um triunfo era a melhor de calar aqueles que já demonstraram não gostar de futebol, caso contrário não tomariam atitudes desta índole.

16 Comentários:

Luís Freitas disse...

Ricardo,

Estou absolutamente de acordo consigo, na generalidade do texto. Acredite que é com surpresa e ao mesmo tempo desencanto, que assisto a uma eleição, da maior importância para o futuro do Vitória Sport Clube, ser desenvolvida de forma, primeiro, precipitada e irresponsável, porque não é com estes prazos para apresentar candidaturas, que se consegue atingir o fulcro da questão, e o fulcro da questão é poder elucidar de forma perfeitamente clara, aos associados, qual o modelo de gestão mais adequado ao Vitória. Ora para isso, é necessária muita ponderação e sensatez. O que João Cardoso fez, foi um alijar de responsabilidades, uma fuga para a frente, sem cuidar de saber se este era o timing ideal para as eleições antecipadas.Muito mau, na minha perspectiva!
O segundo facto que me parece ainda mais preocupante é não sabermos que candidatos efectivamente formalizarão as suas candidaturas e, pior ainda, dos eventuais candidatos, quais são os elementos que integram as suas listas e, fundamentalemente, quais os seus programas para a gestão do Vitória Sport Clube?!!!
VIVA O VITÓRIA SPORT CLUBE

Luís Freitas
Sócio 17176 do Vitória Sport Clube

23/2/12 09:08
Exid disse...

Boa Tarde,

De ressalvar que o Sr. Luís Cirilo confirmou esta tarde (ver noticia no sitio da Guimarães Digital, ou comunicado no blog do Sr. Luís Cirilo)que faz parte da lista (ainda não foi apresentada)do Sr. Júlio Mendes. Vai ocupar o cargo, caso seja apresentada a lista e caso vençam as eleições de Vice Presidente para a área desportiva, futebol e modalidades...
Chegou a esta decisão depois de se ter reunido com membros da direcção demissionária...
NÃO CONSIGO PERCEBER?!?!?!?
Sózinho, com candidatura própria e com aquilo que já havia dito acerca de investidores estrangeiros, O.K., mas a ser Vice de alguém, porque não de Pinto Brasil???? NÃO PERCEBO...

23/2/12 14:40
Silvestre Monteiro disse...

Quero apelar ao Sr. Luís Freitas para que se candidate às eleições do Vitória.
Eu não vejo nenhum candidato apresentar qualquer garantia financeira credível e palpável. Ora, sendo assim, é uma terrível perda se um Homem que tanto deu de si nos últimos meses ao Vitória não se apresentar as eleições por falta de apoios financeiros. Candidate-se, Sr. Luís Freitas.
O senhor mais do que ninguém merece ser candidato. Não desista, é o apelo que lhe faço.
Vitoria até morrer.

Silvestre Monteiro

23/2/12 15:36
Indignada disse...

E se esperassemos serenamente pela apresentação das candidaturas para depois decidirmos.
Não façamos mais do mesmo, criticar por criticar não nos levará a lado nenhum, e há tanto por tras da cortina que não sabemos... aguardemos!

23/2/12 23:38
J.silva disse...

http://www.ojogo.pt/28-55/artigo971917.asp

o vitoria podia ir buscar este jogador. jovem e portugues. pra refrescar o meio campo

24/2/12 12:19
FAlmeida disse...

Caro Luís Freitas,

Depois de assistir à despromoção de Luís Cirilo para o cargo de Vice-Presidente e depois de ver qual o modelo de gestão preconizado por Júlio Mendes, também eu lhe peço que reconsidere a sua posição e que se apresente a eleições. Você ao menos, é sempre um líder e não um pretenso líder e além disso é contra a S.A.D. que é o modelo deste candidato da continuação de Emílio Macedo, Júlio Mendes.
Candidate-se,Sr. Luís Freitas! Se estes candidatos não têm apoios financeiros e mesmo assim avançam o que fará o senhor que deu tanto de si para correr com a actual direcção. Só acredito em si!
Viva o nosso Vitória!

Fernando Almeida

24/2/12 13:55
lafuente disse...

Então,os campeões nacionais de futebol de praia, com a camisola do Vitória, apesar de terem gerado receitas para defrontar equipas como o Barcelona, AC Milan e CSKA de Moscovo tem esbarrado em entraves colocados pela direcção do Vitória, para não jogar o Campeonato Mundial!
O Emílio quer dar a vez ao Lisboa e B?
Só pode!

24/2/12 16:46
lafuente disse...

http://www.vitoriagrande.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1131:campeoes-nacionais-com-participacao-no-mundial-em-risco&catid=39:outras-modalidades&Itemid=124

Esqueci-me de citar, onde visualizei a notícia acerca do futebol de praia!
Espero, que o Vitória participe no Mundial, e leve o nome do Vitória, mais uma vez bem alto!

24/2/12 17:40
Me disse...

Eu gostava de ver uma reacção do caro Carlos Ribeiro Vimaranes sobre a tomada de posição do Luis Cirilo, que acaba por se juntar aos amigos do Milo que tanto criticou. Como e possível ? Interesses partidários com vista a câmara ?
Será que vai fazer o mesmo que o Miguel Salazar miguelsalazar.blogs.sapo.pt ?
Então se for como diz o Pedro Xavier que o Julio Mendes quer criar uma SAD com maioria do capital a passar para mãos dos investidores, isso e tirar o clube dos sócios !!

24/2/12 19:50
José Silva disse...

O que acontece se o Julio Mendes ganhar as eleições e depois a SAD não for aprovada? Demitem-se?

Mas vale desistirem da candidatura porque não vão conseguir aprovar uma SAD.

25/2/12 01:28
benachour10 disse...

sr. josé silva se tem alternativa á SAD apresente porque eu como socio do vitoria gostava de conhecer.
obrigado

25/2/12 10:54
Miguel Sampaio disse...

Nunca fui a favor de SAD's mas depois de ler tantas criticas e tantos insultos que andam na blogosfera vitoriana decidi deixar aqui algumas perguntas para quem me souber dar uma boa resposta.

Sendo o passivo de conhecimento geral e que ate final da epoca pode ainda aumentar, Qual a soluçao que voces acham melhor?

Fechando completamente a porta a SAD quem vai ter interesse de injectar dinheiro no Vitoria para resolver o problema e nao ter nenhuma contrapartida? Porque se nao for numa SAD Quem injectar dinheiro no clube é por caridade, ou por nao lhe fazer falta...

Quem critica a SAD sabe pelo menos do que se trata ou critica porque nos outros lados nao funciona e ja faz funeral sem sequer nascer?

SE se conseguir um investidor ao nivel de milionarios que investiram por exemplo, PSG, e que nos ponha no plantel jogadores que nos permita lutar por titulos, mas que para isso seja preciso constituir SAD para haver fundamento no investimento é assim tao mau?


Nao estou a defender as SAD, porque preferia que nao fosse preciso chegar a esse ponto. Apenas mudei de opiniao por força das circunstancias. MUDAR DE OPINIAO E RECONHECER ERROS NAO É SINAL DE FRAQUESA MAS DE INTELIGENCIA...


fORÇA vITORIA.

25/2/12 11:03
ingles disse...

com s.a.d ao sem s.a.d os vitoria não mandam no clube o milobenfica mostrou isso. eu quero um presidente que leva o milobenfica ah tribunal se nao qualquer um poder ser presidente do vitoria

26/2/12 12:24
Amadeu disse...

Caro Miguel Sampaio.
Este foi o cenário que esta corja andou a "fabricar" para o mais rápido possivel o Vitória se tornar numa SAD.

A questão de abrir a porta à SAD importa saber a quem se abre (eles querem-na "escancarada"). Não confio na SAD nestes moldes para estes fulanos (Milo, filho & Cª).

É lamentável a triste figura a que se prestam JM e LC, na defesa da continuidade desta criminosa direção, da qual, convém não fugir às responsabilidades Julio Mendes fez parte.

E a desculpa parola de que executou as tarefas do seu pelouro, NÃO COLA. Reuniões de direção, tomadas de posição e decisões da direção da qual fez parte não o ilibam, até porque, nunca CRITICOU ou chamou a atenção do rumo que o clube ia tomando e não foi pelo descalabro que abandonou a mesma, mas por falta de tempo...

Também aguardo, mais do que era habitual, pelos vistos, com curiosidade a análise critica contundente de Carlos Ribeiro da tomada de posição de Luis Cirilo.

26/2/12 13:59
mike shinoda disse...

Viva Carlos, como estás?

Enquanto voz crítica de tudo o que mal alguns senhores têm feito contra o nosso clube, e a falta de transparência em processos que deveriam ser claros, gostaria de saber a tua opinião sobre a recentemente anunciada lista de Júlio Mendes.

Para além disso e sendo tu amigo pessoal de Luís Cirilo (penso que estou correcto?), gostaria de saber o que é que pensas desta "união de forças"?

Cumprimentos
Luís Fernandes

26/2/12 14:06
Vimaranes disse...

Estive fora do país e, não só, mas também, não escrevi ainda nada sobre o assunto, mas irei escrever em breve.

26/2/12 15:35