terça-feira, março 20, 2012

Semana decisiva



De um lado proclamam um Futuro para o Vitória, do outro um Vitória dos Sócios. Duas equipas distintas, dois modelos de gestão diferentes, duas posturas díspares. A Lista A, encabeçada por Júlio Mendes - ex-vice presidente de Emílio Macedo - defensora da criação de uma SAD, a Lista B, encabeçada por Pinto Brasil - ex-candidato derrotado das últimas eleições - que diz não à SAD e diz-se defensor do modelo actual ou da criação de uma SDUQ.

Esta é, talvez, a semana decisiva das eleições do Vitória que terão o seu epílogo no próximo dia 31 de Março. Da duas primeiras semanas do mês e entre sessões de esclarecimento da Lista A e de jantares de apoio da Lista B, o ponto mais significativo acabou por ser as entrevistas levadas a cabo por uma rádio local aos dois candidatos a presidente. Primeiro Júlio Mendes, depois Pinto Brasil. Confesso, contudo, alguma desilusão pelo conteúdo das duas entrevistas. Foram mais as ausências de respostas e as soluções não reveladas, do que as cartas em cima da mesa. De um lado, ainda não se percebeu afinal qual o modelo de SAD defendido e qual a posição do clube no modelo proposto, do outro porque não se percebeu afinal de onde surgirá o investimento de que o Vitória necessita nos próximos tempos. Dos dois lados, porque se continua sem saber qual a solução para os problemas financeiros que o clube se debate no imediato.

A excessiva centralização do tema SAD/SDUQ pode também ter o efeito de fazer os candidatos esquecerem-se do resto, mas a estruturação do futebol profissional, o projecto e o modelo defendido para a modalidade que, no fundo, movimenta o clube, a necessidade de apostar nos jovens jogadores como forma de criar mais-valias no futuro ou mesmo a definição do futuro das modalidades amadoras do clube, são pontos essenciais no futuro do clube. E, também por isso, espera-se que estas e outras respostas sejam dadas ao longo destas duas semanas. Talvez o debate entre os candidatos a vice-presidentes para o futebol, que haverá esta semana numa rádio local, ajude a perceber as diferenças de ideias de uma e outra lista. Esse, tal como as outras entrevistas que serão levadas a cabo pelas duas rádios locais nas próximas semanas.

Para já, é preciso que os candidatos percebam que os vitorianos precisam ser efectivamente esclarecidos, com menos respostas evasivas e com todas as cartas colocadas em cima da mesa. Só assim, com total transparência, é que esta campanha eleitoral ajudará à construcção do futuro do Vitória e à alteração do rumo que nos trouxe até aqui e que contribuiu para a perda de entusiasmo e de crença dos adeptos do Vitória.

Mais do que ganhar A ou B, é bom que volte a ganhar o Vitória! Recuperando-se um clube que foi sendo destruído ao longo dos últimos anos.

p.s. Aparentemente, o debate que chegou a ser anunciado entre os candidatos a vice-presidentes do Vitória, foi cancelado por recusa da Lista B. Assim sendo, ficaremo-nos apenas pelas entrevistas em separando a Luis Cirilo e António Coelho.

LISTA A
Assembleia-Geral
Presidente - José Isidro Puga Lobo | Sócio nº 244
Vice-Presidente - Daniel André Sousa Rodrigues | Sócio nº: 17746


Direcção
Presidente - Júlio Martins Faria Mendes | Sócio nº: 9610
Vice-Presidente - Luís Cirilo Amorim de campos carvalho | Sócio nº: 947
Vice-Presidente - Armando Manuel Gomes Marques | Sócio nº: 6602
Vice-Presidente - Francisco António Monteiro Castro de Araújo Príncipe | Sócio nº: 3010
Vice-Presidente - Hugo Maciel Tavares de Freitas | Sócio nº: 8666

Conselho Fiscal
Presidente - Eduardo António Salgado Leite | Sócio nº 3267
Vice-Presidente - Cristina Maria Cepa de Carvalho | Sócio nº: 9758


Conselho de Jurisdição
Presidente - Pedro Miguel Vilhena Abreu Roque Figueiredo | Sócio nº 4662
Vice-Presidente - António José Ferreira Moreira Lima | Sócio nº: 14615

LISTA B


Assembleia-Geral
Presidente - Francisco José Peixoto Dias Pereira | Sócio nº: 4324
Vice-Presidente - Paulo Jorge da Silva Ferreira Dias | Sócio nº: 8545


Direcção
Presidente - Manuel Machado Pinto Brasil | Sócio nº: 22055
Vice-Presidente (Desporto) - António João Costa Coelho | Sócio nº: 725
Vice-Presidente (Património) - Miguel Constantino Cunha Guimarães Santoalha | Sócio nº: 13735
Vice-Presidente (Comercial / Marketing) - Francisco Pedro da Silva Fernandes | Sócio nº: 1819
Vice-Presidente (Financeiro) - Francisco José Costa Carvalho Guise | Sócio nº: 1201

Conselho Fiscal
Presidente - Gabriel de Sousa Pereira Pontes | Sócio nº: 6075
Vice-Presidente - Fortunato Alberto Costa Lopes | Sócio nº: 1627


Conselho de Jurisdição
Presidente - Fernando Alberto Gonçalves Sousa | Sócio nº: 1802
Vice-Presidente - João Henrique Vieira Fernandes de Faria | Sócio nº: 1440

25 Comentários:

Ricardo disse...

Se estas sondagens estão correctas e querem ser na realidade o futuro do VSC: Estamos perdidos, abandonados e mais uma vez entregues aos bichos... A lista B de Brincadeira, Boavista, etc. tem tudo para falhar! Pois falta (falha) tudo: competencia; estratégia; projecto; pessoas (seres humanos); vitorianismo, etc. e etc.... O meu medo é enorme, em 25 anos de sócio que nunca vi o meu clube chegar a este ponto tão fundo e vazio como senão houvesse amanhã! Vejo, iluminados, dizendo que estão no mei da ponte e tolos, outros também afirmando que são duas listas de nada, que não somos vendidos; contra o futebol moderno, etc... O VSC era vosso quando hipotecaram tudo (e se houvesse mais também ia) aos bancos?? era vosso quando nas nossas cadeiras sentaram adversários?? era vosso quando o Bebe rendeu milhões e o passivo dobrou?!?!?! Então continuem na mesma senda de gestão, amadorismo e falta de transparência, pois esses iluminados, querem mais comissões, desilusões e sem o objectivo e sem o sonho de um dia serem campeões!!! Eu arrrisco num VSC enorme, Eu amo o VSC, Eu quero conquistas do VSC, mas acima de tudo, que parem de brincar com o meu clube, de gozar com ele todos os dias, de sermos os mesmos anjinhos de sempre e assim teremos um destino que é fechar as portas! Decidam, Votem, mas em consciência, e não apenas porque sim!!! Os tempos mudaram, o Futebol mudou, Nós queremos Mudar, para colocar o VSC a ganhar e a conquistar!!!! Votem na única solução S.A.D.(pois assim o negócio de futebol o exige). E não queremos ser anjinhos novamente nem envergonhados mais uma vez com direcções que não sentem, não sabem, nem almejam o que é SER VITORIANO!!! Claramente, Um Vitória Enorme, mas com Futuro!

20/3/12 13:33
José Silva disse...

" O meu medo é enorme, em 25 anos de sócio que nunca vi o meu clube chegar a este ponto tão fundo e vazio como senão houvesse amanhã "

curioso que aches que a lista da continuidade seja a melhor!!!

A SAD vai ser a morte do vitória.

A transparencia não precisa de uma SAD. Basta os vitorianos assim exigirem, numa alteração de estatutos. Divulgação de valores envolvidos nos contratos e transferências.

Vota no Julio e o Milo vai passar impune.

20/3/12 15:43
VITORIANO DE FAFE disse...

concordo com tudo Ricardo!

20/3/12 16:04
VITORIANO DE FAFE disse...

No Vitoria nao prescisamos de gente para caçar bruxa!se assim for vai ter k se responsabilizar todos os socios,que aprovaram o,orçamento de 14milhoes,e nao so os anteriores diretores!!!
temos e que olhar para o futuro com vontade e todos unidos!
Nao podemos perder mais tempo a pensar culpar,as anteriores direcoes!

20/3/12 16:08
José Silva disse...

responsabilizar = caça às bruxas

tá tudo dito.

20/3/12 17:03
vitoriadofuturo disse...

Continuidade é continuar com uma gestão amadora e sem transparência. Continuidade é continuar no mesmo modelo de gestão retrograda que nos levou para o abismo. Dizer que a lista A é de continuidade e compactuar com uma lista que quer continuar com o mesmo modelo de gestão, aquele que o nosso milinho defendia, é acabar com o Vitória. Abram os olhos e apresentem argumentos que sejam crediveis, pois apelidar uma lista de continuidade e dizer que a outra é mudança, mesmo que esses mesmos defendam o modelo de gestão da continuidade é de quem não sabe ler ou então não quer saber... Por um grande Vitória de titulos, é por isso que todos nós lutamos. Não há continuidade... Mas deste modelo de gestão!

20/3/12 18:39
BlackSG disse...

Votai na lista A que nao explica em que moldes pretende formar SAD( va-se la saber porque)

Eu conheco o programa da lista B e é possível com muito trabalho claro esta..

Agora o programa da lista A nao conheco porque Julio Mendes recusa-se a explicar como pretende formar a SAD

Ja pa nao falar que pretende nao processar a anterior direcção(o que ate calha bem a Julio Mendes)

A SAD so e futuro se for bem gerida e no panorama actual do vitoria e ate nacional nao ha condições de financiamento a uma SAD de um clube com 24M de passivo

Por esse mesmo motivo Julio Mendes diz que nao tem investidores

Ja pa nao falar que uma SAD demora no minimo 4 meses a formar ate la como iremos nos manter?


Informem-se antes de dizer que a SAD e o futuro e pa terminar o real madrid nao e SAD o atletico de Bilbao nao e SAD e tao onde estao!!

Precisamos e de gente competente a trabalhar no clube e certamente que pessoas que integraram a antiga direcção nao sao competentes!!

20/3/12 22:42
VITORIANO DE FAFE disse...

A proxima direção,tem que pegar nos problemas do VITÒRIA e resolver,nao passar o tempo a dizer que tudo e culpa da anterior direção,dessa conversa de so dizer mal,axo eu que os vitorianos estao fartos!
queremos e soluções para os nosso problemas,e nao desculpas com o passado!!
mas temo pelo pior para o VITÒRIA,os vitorianos no fim destas eleições vao ficar ainda mais uns contra os outros,eu vou votar lista A,mas se ganhar a lista B,o Pinto Brasil,no dia 1 de Abril,passa a ser o melhor pressidente do mundo,para mim em quanto estiver a frente do VITÒRIA.

21/3/12 09:03
vitor...iano disse...

Por acaso alguém se lemra de alguma SAD em Portugal que apresente lucros??

Independentemente do modelo é preciso é ter gente competente com um orçamento realista.

Caso a lista B venha a provar que não está à altura, teremos oportunidade de mudar, caso a opção seja a lista A, não há volta a dar.
Por mim, não vou arriscar votar numa lista em que apresentam um modelo de SAD e não nos dizem qual a percentagem que fica para o clube, quem serão os investidores e por consequência sem sabermos quem mandará no clube.

21/3/12 09:05
Miguel disse...

Falar de gente competente n é falar certamente da Lista B!
Mt sinceramente acha impressionante alguém pensar sequer em votar Pinto Brasil. São com certeza os mms que votaram Emílio Macedo nas anteriores eleições e q compactuaram para a quase destruição do Vitória. Aqui nem está em causa o Vitorianismo da lista B, acredito inclusive que são pessoas de bem e que queiram o bem do Vitória tanto quanto eu, trata-se isto sim de 1 questão de competência e de programa. SAD?! Sim é o futuro, modelo unipessoal da Lista B é continuar c o q n temos e esperar por Messias caidos sabe-se lá de onde. Quem diz ficar esclarecido c o programa da Lista B basta ver a entrevista a rádio Santiago para que s prove o contrário. O homem n sabe explicar nadinha prg-se sobre alhos ele rsp c bogalhos até o Abel Sousa estava a ficar c os cabelos em pé lol...
Mas somos 1 país livre e democrático cada 1 tem direitos à sua própria opinião e creio querer-mos tdos o melhor pro nosso querido Vitória.... Apelo é para que dia 31 os Vitoriano compareçam em massa nas votações e mostrem de facto que s preocupem c o clube. Espero que a ausência n prove que mts dos associados o são apenas e só para verem 1 jogo por época do seu real clube do coração (1 dos 3 grandes)...

21/3/12 11:28
vitoriadofuturo disse...

Claro que é preciso gente competente, mais ainda quando se sabe que a Lista B convidou todos os directores da actual formação do clube para continuarem a trabalhar no clube se esta lista vencer. Se não compactuam com a gestão anterior, defendem a vassourada geral e o corte com o passado aqui está mais uma medida de continuidade. Tiros a mais nos pés de uma lista que dá uma no cravo e outra na ferradura. Ao menos a outra não diz nada, mas também não diz uma coisa pela frente e outra por trás.

21/3/12 14:01
ricardo sempre disse...

Caro Blacksg.
Não seja inocente.
O seu comentário é um hino á estupidez.

21/3/12 18:21
Luís Freitas disse...

O Vitória Sport Clube é um grande clube,não porque tenha um palmarés invejável, mas antes, porque possui na sua massa adepta a verdadeira força motriz da instituição.
Sem o dinamismo, bairrismo e capacidade de mobilização dos seus inigualáveis sócios e simpatizantes, há muito que o Vitória se teria transformado num clube de escalão secundário. Felizmente, isso não aconteceu, nem acontecerá nunca, pois jamais os vitorianos permitirão que o clube da sua devoção descambe para horizontes nada compatíveis com o historial da instituição ou, pior ainda, encerre as portas. Por isso, agitar a bandeira da S.A.D. como se fosse a tábua de salvação de um náufrago, não é minimamente aceitável por parte de quem conhece a garra e o orgulho da população vimaranense. E, Luís Cirilo, sabe-o bem, como fervoroso vitoriano e vimaranense bem formado que é.
O grande e inultrapassável problema do Vitória Sport Clube é o profundo divisionismo que existe,e que vem já de longa data, entre apoiantes de Pimenta Machado, membros não convencidos do fracasso da direcção de Vítor Magalhães e futuramente, amigos e compinchas de Emílio Macedo, uns da direcção, outros a ele ligados, por razões de negócios.Por isso,eu sempre fui e sou apologista, de que só mediante uma solução de compromisso, um candidato unificador, que pudesse apaziguar as diferentes tendências e promover a concórdia e a coesão dos associados do Vitória é que se poderia dar início ao surgimento de um clube que formasse um só corpo, uma só vontade, um só espírito.
Como os doutos e iluminados responsáveis do Conselho Vitoriano não me dão importância nenhuma, iremos novamente ter um presidente, após o dia 31 de Março, sem carisma, sem capacidade unificadora e, pior do que isso, vítima de manobras soezes e cobardes, por parte de todos os que constituem o extenso rol de detractores e amargurados vitorianos que ainda não saldaram as contas com o passado.

Luís Freitas
Sócio 17176 do Vitória Sport Clube

21/3/12 18:44
Amadeu disse...

Vitoriano de Fafe,está visto que continua a pensar errado.
Depois do que fez EMS no 1º mandato, foi votar naquele que deixou o clube neste estado.
Agora, talvez por não querer assumir as SUAS responsabilidades, ou vá perceber-se porquê, não quer caça às bruxas...Então é contra uma auditoria? Não se deve apurar os responsáveis desta vergonha em que nos encontramos?

E então não lhe importa o que de mal foi feito? Quem vier a seguir que resolva? Épa, você não aprende.

A pensar assim, é legitimo que vote Lista A. Faça o favor de explicar que SAD podemos esperar, que eu ainda não entendi.

Porque é para si a melhor decisão?

21/3/12 19:13
Paulo César disse...

Penso que há um défice de informação das duas listas. A lista A quer a SAD porque sim e não explica mais nada, nem investidores, nem qual a percentagem da SAD que caberá ao clube, nada. SAD ? porque nao, desde que o Vitoria e o futebol do Vitoria continuem a ser dos sócios. Agora vender o maior activo do clube que é o futebol e ainda por cima sem saber a quem... O Vitoria tem de continuar a ser nosso, para o bem e para o mal. Assim como era importante saber quem serão os gestores ou administradores. Eu gostava de saber quem vai gerir a hipotética SAD, é importante saber as motivações para o cargo.

Da lista B, sabemos que quer implementar a SDUQ, mas nao sabemos como nem porque, nem de onde aparecerão receitas. Tudo muito vago.

Os Vitorianos merecem respostas

21/3/12 19:43
vitor...iano disse...

Miguel,
Quem votou PB nas últimas eleições concerteza não votou no Milo.

vitoriadofuturo, uma no cravo e outra na ferradura é o que faz o Cirilo. Há 2 meses frontalmente contra a SAD e agora uma volta de 180º e o Julio Mendes esteve lá como vice e não tem responsabilidades... essas são exclusivas dos diretores, é isso?

21/3/12 22:21
vitor...iano disse...

Miguel,
quem votpu PB nas últimas eleições concerteza que não votou no Milo.

vitoriadofuturo,
uma no cravo e outra no ferradura foi o que fez o Cirilo, ao ser contra a SAD há 2 meses atrás e agora mudou de opinião 180º.
O Julio Mendes que foi vice na anterior direção não tem responsabilidades... essas são exclusivas dos diretores, é isso?

21/3/12 22:25
jacgwa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jacgwa disse...

Vitoriano de Fafe onde estavas quando o orçamento foi aprovado??

22/3/12 14:09
jacgwa disse...

Caro Miguel. Falar de gente competente n é falar certamente da Lista B!
O senhor Abel Sousa no fim da entrevista disse ao Candidato Pinto Brasil, foi um prazer conversar consigo.
Não o0 vi ficar com os cabelos em pé!!! Mas!!! Tu é que sabes!!!
Vota lista B VITÓRIA DOS SóCIOS

22/3/12 14:14
jacgwa disse...

Claro que é preciso gente competente, mais ainda quando se sabe que a Lista B convidou todos os directores da actual formação do clube para continuarem a trabalhar no clube se esta lista vencer. Se não compactuam com a gestão anterior, defendem a vassourada geral e o corte com o passado aqui está mais uma medida de continuidade. Tiros a mais nos pés de uma lista que dá uma no cravo e outra na ferradura. Ao menos a outra não diz nada, mas também não diz uma coisa pela frente e outra por trás.

Tens provasd disso que disses-te? Mostra e acredito em ti!!!! LOL

22/3/12 14:15
jacgwa disse...

"Ricardo"Nós queremos Mudar, para colocar o VSC a ganhar e a conquistar!!!! Votem na única solução S.A.D.(pois assim o negócio de futebol o exige).

Parabens pelo comentario Sr:José Silva, faço das suas palavras as minhas

22/3/12 14:18
VITORIANO DE FAFE disse...

JACGWA,eu estava em casa!
sim porque ja a mais de 10anos que nao vou a uma assembeleia do meu clube,porque numa das ultimas que participei,e votei,a favor da venda de uma parcela de terrenos,junto a unidade,sim a tal parcela que depois o DR.Pimenta foi acusado de burrar a acto,(uma injustiça)essembeleia essa realizada ainda por baixo da bancada central! não sei se es desse tempo!eu não falho um jogo do VITORIA,em casa!
assistia a muitos treinos por semana(tinha k fazer 15km para isso)mas o ultimo que assisti, estreia de Rui Vitoria,sai envergonhado!ate hoje nao voltei a Unidade!mas nao falho um jogo,e não vou falhar as eleiçoes!!

22/3/12 19:39
jacgwa disse...

o COMENTARIO DO 1º TREINO DO RUI VITORIA SAIS-TE ENVERGONHADO PORQUE?
QUE TENHO EU A DIZER SOBRE A SITUAÇÃO DE NUM MESMO TREINO OS JOGADORES ANDAREM A BATATADA, E FOI LOGO A SEGUIR AO TAL TREINO QUE TU FALAS. VERGONHA TENHO EU DE OUVIR PESSOAS A FALAR DE COISAS QUE FORAM APROVADAS PELOS SÓCIOS QUANDO OS QUE FALAM NEM LÁ ESTIVERAM.
QUANTO À TAL PARCELA, FOI VENDIDA POR 300 MIL CONTOS E HIPOTECADA LOGO A SEGUIR POR 1MILHÃO E 800 CONTOS. SIM E ESTIVE EM TODAS AS ASSEMBLEIAS, ATÉ MESMO NESSA DA VENDA DESSE TERRENO.

ANTI-SAD

CONTRA A VENDA DO VITÓRIA

23/3/12 18:44
Guida Martins disse...

NAO ESTOU A ACREDITAR QUE ESTA GENTE VAI VOTAR NO PINTO BRASIL!!

Est´´a tudo doido vamos de mal para pior??? ´´e isso que voc^^es querem??

23/3/12 19:21