segunda-feira, março 26, 2012

Voz do Leitor

Recebemos o pedido de publicação do artigo que segue por parte do leitor e ex-dirigente vitoriano, Dinis Monteiro:


Esclarecimento aos sócios

Opinião de: Dinis Monteiro

Aproxima-se rapidamente o momento que poderá ditar a continuidade do Vitória tal como o conhecemos desde sempre, ou o nascimento de um novo Vitória (diferente.)
Qual o melhor modelo? Qual o modelo que mais interessará aos sócios? É esse o propósito deste artigo de opinião, e que só escrevo porque têm sido muitos os sócios que me têm abordado no sentido de os esclarecer e assim ajudar a votar no sentido de melhor defenderem os interesses do Vitória e assim os deles mesmos ( sócios ).

Atrevo-me a escrever este artigo de opinião porque o meu passado Vitoriano me parece permitir isso. Não tenho outro clube de coração que não este. Sou sócio do Vitória há quase 40 anos e fui dirigente do clube durante 18 anos.( sem auferir qualquer remuneração). Por isso sinto-me no direito de expressar a minha opinião e com isso poder ajudar aqueles que mais duvidas têm tido em decidir sobre o futuro do nosso Vitória.

Começo por analisar a candidatura (designada lista B ) que apresenta um modelo de gestão que defende a continuação do modelo actual de associativismo e que é o modelo em que indiscutivelmente os sócios são a figura principal do clube e através do qual a sua intervenção é direta e que sem dúvida o põem ( clube ) a salvo de qualquer tentativa de destruição ou fecho.(veja-se o caso recente do ‘Servette na Suiça). Este seria sem dúvida o modelo ideal.
O problema começa não pela dúvida da eficiência do modelo ou garantia de sucesso do mesmo. O problema começa pelo facto deste modelo exigir uma gestão muito equilibrada dos orçamentos do clube, uma vez que se houver qualquer derrapagem não existe a figura de ’sócio investidor’ a quem propor a vulgar solução de resolver o prejuízo de exercício’ com um aumento do ‘ capital social’. Antes pelo contrário obriga os seus dirigentes a endividar-se de forma direta ou indireta através do sistema de ‘ aval’ (garantia). O problema ainda, é que hoje com o sistema bancário fragilizado como está, com uma falta de recursos mais que conhecida, há sérias dúvidas de que se consiga qualquer crédito desde que requerido para aplicação num qualquer Clube de Futebol. Assim fica-nos a dúvida da capacidade de gestão dum modelo que tenha que recorrer á banca seja de forma direta ou indireta.
Pergunto então; tem o candidato capitais próprios para se meter numa aventura chamada 22 Milhões? Tem o candidato capitais próprios para solucionar o problema de tesouraria ( despesas imediatas ) que sabemos rondam os 7 milhões daqui até final de época.? Tem ? Se tem, então tem o dever moral de o demonstrar aos sócios ( uma vez que é candidato) tranquilizando-os quanto ás dúvidas existentes. Tanto mais que será do seu próprio interesse fazer essa demonstração.
Nós gostávamos que assim fosse, pois deste modo poderíamos na qualidade de sócios continuar a ter uma intervenção direta na vida do clube.

Como alternativa, Lista A temos uma forma de gestão completamente oposta que vulgarmente designamos como SAD
Ora uma das candidaturas defende este modelo que passa por transformar o Vitória numa SAD. Ora o que é que efetivamente isso quer dizer? Quer, especialmente, dizer que o modelo de gestão muda radicalmente e passamos de uma situação como a atual em que os sócios decidem a vida do clube para uma completamente antagónica, onde são os sócios da referida nova sociedade ‘SAD’ que passam a mandar.
Ora este modelo de gestão parece ser o modelo mais de acordo com as novas realidades do figurino desportivo Europeu. Pelo menos assim parece ao observarmos que todos ou quase todos os grandes clubes enveredaram na década passada ou até antes por esse modelo. A grande questão é exactamente o ‘timing’ em que esses outros o fizeram (década passada). É que nesses tempos a Banca garantia todo esse tipo de operações. Ou seja mesmo que não se vendessem as ações oferecidas ao mercado, havia sempre a garantia de que havia tomador (a banca). Hoje já não é assim. Infelizmente não funciona mais esse sistema e qualquer operação de mercado como o seja uma oferta de venda de ações e em especial de um clube de futebol obriga os vendedores ( clube ) a terem os seus próprios investidores. Claro que sem qualquer inocência sabemos que esses investidores a existirem não esperam nem desejam nada mais que não seja ‘ lucro’. Ora os clubes têm vindo a acumular prejuízos consecutivamente ao longo dos últimos anos , isto quer sejam SAD’S quer não. Vamos conseguir fazer esses prováveis investidores acreditarem que vamos ser diferentes e que temos uma formula especial que vai permitir, gerar, lucros?! Oxalá esta candidatura o consiga.
Por outro lado temos que até há pouco tempo a lei de bases do sistema educativo onde se inseria a atividade desportiva impedia que qualquer grupo organizado sob o propósito de …pudesse exercer o controlo absoluto da respetiva coletividade, mas a lei vai ser alterada no sentido de acabar com esse pressuposto e assim permitir que qualquer pessoa ainda que só, ou única possa exercer o controlo em absoluto desse mesmo clube. Ora aqui começa o verdadeiro perigo! É que esta candidatura anunciou já por diversas vezes que o seu projeto de SAD passa por permitir que qualquer pessoa ou grupo detenham uma posição de maioria absoluta, o que irá permitir fazer o que se quiser do clube. (Já sei que a contestação possível a este artigo de opinião é de que o clube é uma coisa e a SAD é outra. Deixamos a SAD que autoriza uma maioria de capital concentrado nas mãos não se sabe de quem ! Por isso atrás referi que devemos ver, nós e a candidatura, o que tem sucedido em muitas das SAD’S constituídas por essa Europa fora. Veja-se o que aconteceu com o Servete da Suíça. Um Árabe comprou o clube e depois fechou-o quando este tinha um problema de 3 milhões de francos suíços como passivo. Isto porque parece que o interesse era que o clube acabasse para se poder negociar uns terrenos. Assim, temos de ter cuidado porque nós também temos uns terrenos!

Parece-me, que, deixei assim bem claro que qualquer das duas candidaturas tem os seus méritos mas também tem os seus perigos.

Ora, perguntam os sócios, qual a minha escolha, depois destes cenários.
Tive o cuidado de expressar já junto de dirigentes atuais que me parecia que o Vitória não devia ir para eleições com um cenário financeiro como o actual. Mais lhes disse e renovo aqui que o ideal para o nosso clube seria criar uma comissão administrativa para, em conjunto com a Câmara que no meu entender, também, deveria fazer parte dessa comissão, estudar-se um projeto de salvação do clube. E aí sim, depois de devidamente elaborado, chamar qualquer candidato que se propusesse defender o projeto elaborado e que num processo de eleições escolhêssemos aquele que mais garantias nos desse de melhor o defender (Projeto). Vou mais longe na minha análise e defendo que esse projeto deverá passar por em conjunto com a câmara transformar os terrenos da unidade em terrenos de área de construção (o que sobrevalorizaria bastante os mesmos) e mudar o nosso “velhinho” centro de estágio para outro local fora do centro da cidade. Esta ideia não é nova, nem única, pois o Real Madrid, bem como outros clubes, já o fizeram antes. Claro que haverá quem defenda que neste momento ninguém constrói! Mas todos sabemos que esta fase terá de passar e quem no futuro for proprietário daquele espaço vai ganhar muito dinheiro, materializados os pressupostos acima enumerados. Penso que não preciso de dizer que com este projeto aprovado não faltarão parceiros (o que neste momento tenho sérias dúvidas de que o hajam) ao clube e que o encaixe que se pudesse realizar, aconselho fosse para uma forte amortização do passivo e, ainda, uma boa parcela a aplicar numa equipe forte que não só dispute o campeonato com os objetivos que já tivemos e parece estarmos a esquecer que é o de novo sermos o quarto clube português
Quanto ao meu sentido de voto e porque ainda quero e espero ouvir algumas explicações das duas, candidaturas, não está ainda definido.
Desejo-vos a todos boa sorte na escolha pois bem precisamos
Viva, o Vitória
Dinis Monteiro

42 Comentários:

ricardo sempre disse...

Caro Dinis Monteiro.
O seu texto é bom e merece o meu global elogio.
No entanto permita que lhe diga o seguinte;
Eu acredito que a proposta SAD que for apresentada em AG, vai subguardar os seguintes aspetos;

- Os ativos dados como Patrimonio não entrarão na SAD.
- A marca VItoria será gerida pela SAD, sendo o clube o seu detentor.
- A SAD pagará ao clube o uso das infrastruturas.
- O Nome Vitória só pode ser alterado pelo clube.
- O Naming do estádio só pode ser alugado pelo clube.
- A formaçao de jovens pertencerá ao clube.

A história do Servete não será a nossa história.
Temos o dever e obrigação em proteger todos estes aspetos que realcei e outros mais.
Acredito até que Juilo Mendes apresentará a proposta com toda esta salvaguarda, ele sabe que os sócios numca deichariam passar em AG o contrário.

Eu tambem concordo que o melhor modelo de gestão deveria começar por outro modelo que não este atual.
Cenário este, caso a banca ainda se mantivesse firme no financimento, sabemos que as torneiras já fecharam á muito.
Como também não acredito no fianciamento de 3 milhoes na lista B.
Basta ouvir meia dúzia de comentários sobe o Pinto Brasil, para perceber que tipo de empresário é.
A SAD pode não ser a fórmula mágica.
Mas pelo menos vai acolmatar alguns aspetos que tanto se tem criticado.
Tipo;
- Presidente a tempo inteiro.
- Registo dos valores da entrada e saída de jogadores.
- As Viagens e Viagens.
- As tais vendas de apartamentos.
- Teremos duas pessoas fortes na comunicação.
Entre outros assuntos.

As peixeiras das AG vão acabar.

Graças a Deus.

26/3/12 17:50
Paulo César disse...

Por fim alguém capaz de explicar de forma que toda a gente entenda os cenários que estão em disputa nestas eleições.
O sr. Dinis Monteiro, diz que um dos problemas do modelo defendido pela lista B "começa pelo facto deste modelo exigir uma gestão muito equilibrada dos orçamentos do clube...". Mas não é isso que como sócios devemos exigir às direcções, sejam elas quais forem ? Não foi por isso que a direcção de Emílio Macedo da Silva caiu ? Com a SAD, se não houver gestores à altura, o problema não será ainda maior ?
O problema está exactamente no facto do candidato da Lista B não dizer como e de onde virá o dinheiro, e qual o plano de recuperação do Vitória

A minha opinião é que o Vitória e o seu maior activo que é o futebol deve continuar a ser nosso, dos sócios. Se a lista A demonstrar que a decisão fica do nosso lado, que o Vitória e o futebol do Vitória continuará a ser dos sócios, a SAD poderá ser o modelo aprovado pelos sócios. Caso contrário, basicamente não se sabendo também como e de onde vem o dinheiro, com a perspectiva actual de que o "negócio do futebol" passa para mãos de terceiros, prevejo muitas dificuldades.
Como sócio, espero também por esclarecimentos das duas listas.

Por fim dizer que provavelmente a 3ª via, a de uma comissão administrativa incluindo a Câmara Municipal, e a solução apresentada envolvendo a Unidade não é de todo descabida.

26/3/12 19:14
jacgwa disse...

Sr. Ricardo, uma vez que está sem duvidas algumas ligado à lista-a, agradecia que deixasse de me chamar peixeiro porque eu sou de uma cidade "BERÇO" de combatentes, o mais que me poderá chamar é """""

A D. Henrique deu o governo do Condado Portacalense, que ficava sujeito ao da Galiza, e a mão da outra filha, D. Teresa, no ano de 1094. Deste casamento nasceram quatro filhos, dos quais apenas um era varão, de seu nome Afonso Henriques, que havia de ser o fundador e o primeiro rei de Portugal.

O Conde D. Henrique governou o Reino com muito tino e acerto, e a sua maior ambição era tornar o seu Condado um reino independente, o que nunca pode conseguir. Exaltado por uma ardente fé religiosa, algumas vezes esteve ausente das suas terras, que tinham como capital Guimarães.

PERCEBEU.

26/3/12 19:26
Luís Freitas disse...

Obrigado Dinis Monteiro, pelos seus esclarecimentos, que revelam enorme lucidez, sagacidade e espírito de análise, completamente descomprometido de outros intuitos, que não os de salvaguardar os interesses do colectivo( entenda-se Vitória Sport Clube )em detrimento dos interesses mesquinhos e particulares de cada um dos candidatos.
Fico extremamente satisfeito por ver que uma pessoa, com a sua comprovada experiência directiva e, incontestável vitorianismo, defende para o clube, a mesma posição que eu venho defendendo há já várias semanas, qual profeta que prega no deserto. Não é claramente a altura para divisões no Vitória. Este processo eleitoral está inquinado, desde o dia em que foi avançada a data das eleições, com uma fuga para a frente protagonizada por João Cardoso e restantes membros da Assembleia Geral. Com uma situação financeira tão grave, o ideal, seria nomear uma Comissão de Honra, com um líder capaz de ultrapassar os diferendos e as divergências entre as mais variadas facções instaladas no seio da comunidade vitoriana e dessa forma unir os vitorianos e dar início a uma recuperação verdadeiramente eficaz, não só no plano financeiro, como também no plano desportivo.
A precipitação e a falta de diálogo são sempre más conselheiras e mais tarde, oxalá, não venhamos a ter o nosso clube numa situação ainda mais crítica.
Não era minha intenção fazer mais comentários sobre a actualidade vitoriana,e não volto a fazê-lo, mas, face a este comunicado de Dinis Monteiro, tinha que emitir uma opinião,sendo eu, um acérrimo defensor da escolha de um líder consensual e capaz de congregar os vitorianos à volta deste clube, demasiado grande para que andemos a perder tempo com os modelos de gestão mais ou menos relevantes para tirar o clube do fundo do poço em que se encontra mergulhado.
Subscrevo inteiramente as ideias de Dinis Monteiro.
VIVA O VITÓRIA SPORT CLUBE

Luís Freitas
Sócio 17176

26/3/12 20:21
vitoriadofuturo disse...

Essa ideia dos terrenos da unidade já eu a venho a pregoar há cerca de 4 anos. Até tive o cuidado de ver e analisar terrenos e elaborar um projecto de um centro de estágio plenamente funcional para futebol baseado no do Real Madrid. Defendo a integração deste centro de estágio na localidade de São Torcato por variadissimas razões. Pelo desenvolvimento de uma freguesia, pela proximidade com Guimarães, pelo reconhecido vitorianismo das suas gentes, pelas escolas que tem e porque permitia ao clube fazer aquela ligação meio social/clube de uma forma simples e perfeita. Defendo também que o centro deveria ser todo ele movido por energias renováveis de forma ás despesas do clube diminuirem drasticamente e além disso sermos os primeiros na Europa a possuir tal coisa. Além de potenciarmos uma ligação com universidades de forma a promover centros de estudos na área do desporto de alta competição. Este seria o primeiro passo para a cidade desportiva do Vitória e para mim esse é o caminho que se deve seguir, com ou sem SAD. Penso que esse negócio resolveria em grande parte os problemas financeiros do clube e seria ainda uma boa alavanca para começarmos a construir um novo vitória. O projecto existe falta quem queira pegar nele.

27/3/12 01:16
Miguel disse...

Todos aqueles que votarem Pinto Brasil terão que ser responsabilizados por fazerem c que um clube quase centenário s n fechar as portas desça aos distritais mais cedo ou mais tarde.... A SAD terá que ser aceite pelos trâmites pretendidos pelos sócios. S houver incongruências na proposta de SAD de Júlio Mendes neguemo-la em assembleia geral. Estas justificações para negarmos a SAD sao absolutamente incriveis, quantas SADs mudaram o nome do clube? Mas afinal porto, benfica, sporting, braga, n são das sócios?! N são os adeptos desses clubes q saem à rua numa qualquer conquista?! É de mim ou grande parte das SADs n apresenta lucro devido à politica de compra e venda?! Ou seja, por ex a SAD do porto apresentou prejuizo, eu prg e se vendessem o hulk, o James, o Moutinho, o Fernando, etc.... e optassem pela n contratação de jogadores dispendiosos teriam tido prejuízo?! Alarguemos horizontes e deixemo-nos de mesquinhices... O Vitória está para a maioria dos clubes como Portugal está para grande parte das cidades europeias, com 1 atraso no mínimo de 10 anos!!! A opinião do Ricardo Sempre retrata 1 verdade inequívoca, a SAD como caminho para 1 futuro risonho...

27/3/12 01:57
miguel silva disse...

Eu só voto na lista A se prometerem desde já, e que fique claro nos estatutos, que o clube terá direito de veto na AG da SAD. Se isto não ficar claro voto B.

Júlio Mendes disse que o Património irá ficar no clube e só os atletas passarão para a SAD, que fará a gestão dos activos: 1º Gostava de saber onde vai buscar o dinheiro para o investimento inicial da SAD com um plantel tão pouco valorizado. 2º Também gostaria de ficar esclarecido sobre quem vai ficar com a formação: se o Vitória, que depois venderá à SAD direitos e passes, ou se a SAD vai ficar proprietária da formação e os jogadores serão cedidos ao clube enquanto não forem vendidos??? Neste caso nunca vamos ser campeões, porque a SAD vai querer vender os jogadores o mais depressa possível para obter lucros... se não o fizerem lá se vão os investidores.

Pinto Brasil vai profissionalizar o clube e as modalidades passarão para uma Fundação do Vitória, o que acho uma excelente ideia.

Em qualquer um dos casos o Vitória só poderá pagar o passivo, equilibrar as contas e ser viável quando começar a ganhar competições! Não só pelo dinheiro dos prémios, mas porque valoriza os activos e a marca, atraindo patrocínio e investimento!

27/3/12 03:50
Miguel.VSC disse...

Uma SAD feita por politicos não pode ser boa de certeza absoluta! Basta ver o comportamento nos últimos meses do trica tintas do “Sr.” Cirilo.

27/3/12 09:26
benachour10 disse...

Caro miguel silva esse assunto ja foi esclarecido nas sessoes da lista A e segundo disseram os membros da lista o direito de veto é garantido

27/3/12 13:02
Paulo César disse...

"um clube quase centenário s n fechar as portas desça aos distritais mais cedo ou mais tarde...."

Miguel, o Dinis Monteiro falou no caso da SAD do Servette. Podíamos enumerar algumas SAD's nacionais que não saem da cepa torta, mas basta pensares no Boavista SAD e onde anda, com SAD.
Com uma SAD falida é que fecha portas mesmo, e depois tens o Guimarães FC ou o Vitória 09, porque com o nome Vitória Sport Clube nunca mais compete.
Alguma vez o Vitória vai cair nos distritais ???
O Vitória e o futebol do Vitória tem de continuar a ser dos sócios.

27/3/12 13:14
vitor...iano disse...

Miguel, por acaso não foi dos que votou no Emilio Macedo não últimas eleições, pois não? Suponho que considere tb que os que votaram (70%) devam ser responsabilizados.
Relativamente ao direito de veto:
- o clube fundador está salvaguardado pelo direito de veto apenas nas decisões que impliquem fusão, divisão, ou dissolução da SAD do clube, ou ainda mudança da localização da sede e os símbolos do clube;
- a lei não atribui ao clube fundador nenhum outro direito de veto automático
- a lei não atribui ao clube fundador o direito de veto nas decisões que impliquem o património imobiliário do clube ou da SAD
E o que dizer da lista A, em que ontem de manhã o candidato a vice (Luis cirilo) disse à rádio Santiago que não acenariam com um cheque de milhões aos sócios e da parte de tarde julio Mendes garante que pagará os ordenados a jogadores e funcionários. Mas o que é isto c… , não se entendem????

27/3/12 15:42
ricardo sempre disse...

Caro Paulo Cesar.
Por acaso o Boavista chegou onde chegou por causa da SAD?
Neste caso em especial, o maior acionista da SAD era e é o Montepio Geral onde financiou o novo estádio do bessa. Eles desceram por motivos de corrupção, o passivo chegou aos 60 milhoes e na 2ª B não tinham receitas para suportar nada.
Qual o acionista que iria apostar num clube na 2ª B?
Meus caros,
Na nossa futura SAD, os ativos da SAD só serão os jogadores e é com estes que eles vão ter garantias.
Não façam filmes.
Pergunto ao Sr. Pinto Brasil o seguinte:
O Sr. acusa a lista A de não explicar nada quanto á SAD.
E no seu projeto diga-me o que já explicou?
Sr. Pinto Brasil e outros mais,
a proposta SAD vai ter de ir a uma ou mais AG até ter o exclarecimento necessário e só depois se vota a favor ou contra.
Ontem tomei um chanax para o ouvir.

27/3/12 16:46
Amadeu disse...

Pois eu estava mais à espera de ouvir o Carlos Ribeiro ou até Miguel Salazar a defender uma posição mais do tipo esta:
http://videos.sapo.p...YeqhwzIBA93aLGS

Que por acaso coincidia, há uns meses atrás com a de L.Cirilo.

Ricardo Sempre, parece acreditar em JM, como acreditou em EMS. E porque quererá o sr. acabar com as peixeiradas das AG´s?

Vê-se como futuro accionista do VSC e vai fazer o que lhe der na real gana sem ter que prestar contas aos sócios...é isso, não é?

Quero um clube dos sócios.
Quero auditoria às contas.
Quero o Milo e quem preparou este ASSALTO ao VSC através da SAD, longe, bem longe do meu clube.

27/3/12 17:50
benachour10 disse...

Para o senhor Pinto Brasil é tudo uma questão de " ILISIONISMO" ...AHAHAH

27/3/12 18:08
vitor...iano disse...

Sr Ricardo,

Será que aínda se lembra do Farense SAD??
E do Salgueiros SAD.. ah pois, este tb era corrupto.
Os senhores que se seguem:
Beira Mar SAD, Leiria SAD e Setúbal SAD.

27/3/12 18:10
Paulo César disse...

ricardo sempre, o Boavista chegou onde chegou porque não tem massa crítica, não tem base de apoio popular. Por isso fizeram a SAD como quiseram, apareceram investidores fantasma, apareceu de tudo, qualquer um pegava no Boavista. Mas se a SAD fosse salvação, o Boavista já tinha subido à I Liga novamente. Porque ao que parece as SAD não precisam dos adeptos para nada, só precisam de investidores.

No Vitória quero pensar que não vai ser assim, que os sócios não vão deixar o Vitória entregue a não se sabe muito bem quem. Daí me fazer alguma confusão algum Vitoriano pensar sequer que o clube vai cair nos distritais...
SAD ? Sim senhor, se o Vitória continuar a ser dos sócios, e que se saiba quem são os investidores. Eu votei no Emílio Macedo, entendo que a sua direcção acabou mal o que começou e tinha de sair como veio a acontecer. Gostava de ver a reacção dos sócios, quando depois de feita a SAD, por exemplo viessem a saber que um dos maiores accionistas é Emílio Macedo da Silva.

A Lista B também não me convenceu ainda. Há dinheiro dos bancos, mas projecto de reestrutuação do clube nem vê-lo.

Volto a repetir que provavelmente a 3ª via defendida por Dinis Monteiro, a de uma comissão administrativa incluindo a Câmara Municipal, e a solução apresentada envolvendo a Unidade não é de todo descabida.

27/3/12 18:15
Miguel disse...

Vitor....iano por acaso n votei Emilio Macedo a 7 anos atrás nem tão pouco à 3.... Nas ultimas eleições votei Pinto Brasil n pela qualidade do candidato mas ser por ser a oposição. O meu voto só n foi em branco pois seria mais 1 voto para para Macedo!!!! Hj afirmo perentoriamente que vou votar Júlio Mendes, e mt sinceramente parece-me ser a pessoa c mais potencial dd Pimenta Machado. O Boavista SAD esta na situação q esta devido a corrupção como tds nós sabemos. Os clubes Portugueses referidos são clubes sem projecção, c 1 baixíssima falange de adeptos... em nada s comparam c o Vitória.

Paulo César o Vitória corre o risco de n poder inscrever a equipa no próximo campeonato nacional, é que nem nos distritais se inscrever... Alguém já percebeu como a lista de Pinto Brasil vai arranjar dinheiro?! Redução de pessoal?! Patrocínios?! Transmissões televisivas?! Cotas dos associados?! Ou através de Messias?!(lol) Mas n foi segundo este modelo que ficamos na situação que estamos?

Por ultimo acho que sim que todos aqueles que votaram Macedo nas ultimas eleições dêem a cara e se assumam como responsáveis pelo estado da Vitória. O baixo nível daquele senhor estava a frete dos olhos de quem quisesse ver....

Nível em praticamente idêntico ao de Pinto Brasil, sendo que há 3 anos atrás a lista de PB tinha elementos mais fortes nas costas que a de hj.

27/3/12 20:50
ge22908 disse...

É triste, mas vou ter que votar de novo na lista menos má... Uma coisa é certa, vou exercer o meu direito!
Mas é com tristeza que vejo o meu clube mergulhado numa situação destas, onde a falta de competência impera, e onde desde o tempo da direção de Vitor Magalhães se anda a dar pontapés para a frente no passivo...
Vou votar por exclusão de partes, dado que entre o ruido do "ai se eu te pego" e do silêncio de quem não sabe o que dizer, não há campanha, não há esclarecimento dos sócios, para quê um mês de agonia? Para prolongarmos a nossa vergonha perante o Pais, como maus pagadores?!

27/3/12 22:50
miguel disse...

Independentemente de SAD ou gestão tradicional em qualquer organização por trás de um bom projeto tem que estar uma boa equipa, competente, seria e profissional. O sr. Pinto Brasil com todo o respeito não parece que tenha uma boa equipa, e de todas entrevistas que este deu fiquei profundamente desiludido e preocupado de este ganhar as eleições. Quanto a SAD, esta do poderá ser criada em AG logo cabe aos sócios acautelarem e salvaguardarem os interesses do Vitoria.

27/3/12 23:03
José Silva disse...

Olhem só a inteligência do Júlio Mendes:


Cenário hipotético:


- Júlio Mendes ganha as eleições

- Investidores disponibilizam dinheiro para pagar ordenados em atraso (no próprio dia)

- SAD não é aprovada em AG

- Investidores partem as perninhas do Júlio Mendes por não ter dinheiro para lhes pagar o que eles "Investiram".



PS: Não desejo mal nenhum ao J. Mendes. É apenas um cenário bem provável (fora a parte das pernas partidas) Mas com certeza terá problemas desagradáveis.

28/3/12 01:10
José Silva disse...

Só mais uma coisa, peço desculpa se já alguém disse mas estou com sono para ler os comentários todos agora:


Parece-me errado os candidatos estarem a prometer pagar ordenados em atraso. Estão a dar espaço para que o Milo se desresponsabilize. Passam a ideia ao Milo de que não precisa de se preocupar mais com isso, assim, falhando mais uma vez com palavra (se é que ela valeu alguma coisa desde que chegou ao vsc)

28/3/12 01:15
Carlos Ribeiro disse...

Caro Carlos Ribeiro (Vimaranes), agora que se aproximam as eleições e visto que vários "notáveis" vitorianos já deram as suas opiniões e alguns até apoiaram listas publicamente, gostaria de saber qual a sua opinião acerca destas eleições, visto,pelo menos para mim, é mais notavel que muitos deles. Que conclusões tira desta campanha e dos lideres das listas?
Cumprimentos,

Zé Carlos Ribeiro

28/3/12 12:42
Marco disse...

Pinto Brasil, não pode ser! Não confio em ninguém, o mais provavel seria vir a votar em branco, mas com o inacreditavel e imperceptivel apoio que me parece haver à lista B, acho que vou arriscar Júlio Mendes. Tenho imensas dúvidas relativamente ao projecto mas parece-me que não tenho alternativa. Amo o Vitória, amo a força da nossa massa adepta, mas assusta-me tremendamente que as pessoas votem em Pinto Brasil, cujo estratégia é um absoluto silêncio, não por recato e bom senso, porque quando vem falar é sempre em ataques disparatados (como o Braga comprar o Vitória...e os empregos!!! Mas o que é isto???)...depois, tem ainda o defeito de ser pior orador do que o Emilio, nao estao fartos de ser gozados? E embora os dois candidatos tenham algo de vago nos seus projectos, pelo menos num lado fala-se com algum desassombro, com o Pinto Brasil é algo aterrador...a sduq resolve o mesmo que a sad, o dinheiro vai aparecer "mais ou menos", o emilio vai ser accionista, enfim, tanta coisa disparatada que me deixa aterrado haver quem o apoie...vitorianos, isto é dramatico, somos muito infelizes, nunca temos escolha obvia mas entre a incógnita e o PÉSSIMO, por favor, vitorianos não façam isso...lembrem-se dos debates do brasil com o milo, lembrem-se da promessa de contratar o farias (que ganhava 80000€ mês no porto)...e depois, eu, que tenho 21 anos e por motivos profissionais já tive de deixar de ser sócio dois anos...tenho um número de sócio inferior ao do Sr.Pinto Brasil!!! Como vou acreditar no seu vitorianismo? Como, se ele é novo-sócio, mas pior, nunca ao longo de mais de 50 anos havia sido sócio??? Estarei a ser irracional...não, não sou inconsequente...assusta-me imenso a vitória da lista B...a alternativa é credivel? Que querem que lhes diga? Não sei...Mas Brasil não! Simplesmente não...vejo as declaraçoes de ontem já agora...e a resposta do plantel...enfim, Brasil nao!!!

28/3/12 14:28
jacgwa disse...

Ricardo Sempre. A quantas sessões de esclarecimento já foi da lista-A???

Pela sua ordem de ideias deve ter ido a nenhuma!!!

Meus caros,
Na nossa futura SAD, os ativos da SAD só serão os jogadores e é com estes que eles vão ter garantias.
Não façam filmes.(palavras de ricardo sempre)

Ainda por cima a SAD "Sociedade anti democrática" fica com o negócio do futebol, ora bem, se a unica fonte de receita do Vitória passa para a dita sad ficamos depenados.

Depois vejam a certeza deste senhor "ricardo sempre" diz que a história do servette não será a nossa história, serà que prevez o futuro?

E depois também tens que ouvir o que se fala de ti, ou és diferente do sr: Pinto Brasil???
Movimento ANTI-SAD

VITÓRIA DOS SÓCIOS

28/3/12 16:05
Mr.Karvalhovsky disse...

Votem em Guimarães para o vencedor da melhor cidade a visitar em 2012 (já não há muito tempo):

http://foxnomad.com/2012/03/27/the-best-city-to-visit-travel-tournament-2012-championship/

28/3/12 21:16
Alberto Leite disse...

Leio cada coisa aqui... só apetece rir.

ATENÇÃO à aqui gente a comparar o VSC ao beira mar, salgueiros, etc.

Para muitos, em Guimarães só há incompetentes.

No Vitoria os socios são REIS da desgraça, apoiar que é bom... fogem todos quando algo corre mal.

UNICOS???? Já não.

Eu sei em quem vou votar, e não vou votar num homem que não tem etica, educação, e não tem o minimo de perfil para gerir o clube, que acusa jogadores na comunicação social, que promete o que não pode cumprir, e que garante medidas impossiveis.

Tenho dito.

Um abraço ao Dinis Monteiro, que é um grande Vitoriano e sabe os podres de todos os clubes e de quem os dirige.

28/3/12 21:32
nortenho vimaranense disse...

O Pinto Brasil não tem os 3 milhoes porque a banca não empresta com facilidade.
O julio Mendes tem o dinheiro dos investidores de uma SAD que ainda não foi aprovada.
Nós estamos a ser levados por uma corrente que nos levou a esta situação.
Depois do chumbo AG às contas, foram "os supostos candidatos", que coincidencia aparece numa lista de um candidato que esteve na diireção que nos trouxe até aqui. Depois foram conferencias vitorianas que discutiu tudo ( SAD, SAD E SAD), menos a atual situação do vitória. Tivemos um Presidente AG a protelar e jogar com timing da direção. E no momento certo, já com as eleições marcadas um candidato que curiosamente saido da direção demissionaria ( saiu da direção alegando o motivo que sempre ouvimos, quando não querem explicar mais do que isso, " motivos particulares e profissionais impedem-me de continuar") aparece como o candidato da SAD, a mesma que foi discutida nas conferencias vitorianas.
Uma certeza eu tenho se o Julio ganhar continuaremos a ter um ladrão na direção do vitóri, porque ele esteve lá, ele roubou tanto como os outros e de certeza que cm o Julio Mendes não iremos ter ninguém em Tribunal a responder por este ROUBO que assistimos durante anos.
Nas eleições anteriores a principal discusão este no valor do passivo. Quem tinha razão? Não foi o Emidio mas sim o Pinto Brasil, e foram os poucos que o ouviram.
Infelizmente, as pessoas acreditam e ouvem mais facilmente quem fala bem do que um Bronco e, depois são enganados.

Enfim!!

28/3/12 22:22
JMachado disse...

Meus caros o VITÓRIA nunca foi dos sócios basta ver o passivo basta ver o que s passou no jogo de a 2anos entre o Vitoria e o benfica em que os SÓCIOS tiveram de s levantar para que os adeptos dos milhafres se sentassem.Não s enganem a vcs próprios.Qero um clube profissional em todos os sectores já chega de amadores!!

28/3/12 22:25
JMachado disse...

Meus caros o VITÓRIA nunca foi dos sócios basta ver o passivo basta ver o que s passou no jogo de a 2anos entre o Vitoria e o benfica em que os SÓCIOS tiveram de s levantar para que os adeptos dos milhafres se sentassem.Não s enganem a vcs próprios.Qero um clube profissional em todos os sectores já chega de amadores!!

28/3/12 22:25
JMachado disse...

http://foxnomad.com/2012/03/27/the-best-city-to-visit-travel-tournament-2012-championship/

28/3/12 22:52
Insane_Stº.Tirso disse...

Não sei para quem vai o meu voto mas com esta cena do Pinto Brasil e do Pedro Mendes acho que ele deu um tiro no pé..Entrar em conflitos com jogadores e ainda nem eleito foi nao ajuda. Acho que a lista A deve tar em vantagem.

28/3/12 23:17
BlackSG disse...

depois do chat de julio mendes no site vitoriasempre, ta tudo dito.

voto pinto brasil.

um candidato que desde o inicio nao diz e recusa-se a responder a perguntas sobre a SAD.

é que ninguem sabe como irá ser formada a SAD em que moldes isso acontecerá, ninguem sabe..

porque?

pah é simples assim caso ele ganhe chega á AG espeta-vos com a SAD na mesa e depois "ou é assim, ou saio" e mais enterrado fica o clube.


hoje durante este chat no site vitoria sempre, JULIO MENDES AFIRMOU QUE:

"NAO VOU FAZER AUDITORIA ÁS CONTAS PORQUE É UMA PERDA DE TEMPO"

deve ser gozo só pode.

28/3/12 23:18
vitor...iano disse...

Alberto Leite,

Comparar a SAD que propõe para o Vitória com a do Boavista, não podemos pois essa tinha corruptos na administração.
Com a do Braga, tb não, pois o Braga tem 37% do capital e a cÂmara de Braga 14%, enquanto que a que propõe o VSC ficará com cerca de 15% e o restante ficará com os investidores que poderão aparecer (sabe-se lá com que interesses).
Com a SAD dos 3 grandes, tb não podemos, pois a dimensão é outra, para o bom e para o mau.

29/3/12 08:18
ricardo sempre disse...

Todos os dias chegam noticias tristes do famoso sócio que se lembrou no nosso Vitoria aos 60 anos.
Recordo á dois anos atrás, este mesmo protagonista, montou a tenda e fez o circo todo e perdeu as eleições.
Neste momento está a fazer exactamente o mesmo.
Tem cometido erros atras de erros, chama-se a isto um grande (Burro).
Com o comunicado do plantel, podemos dizer ao Pinto Brasil.
(já foste)
Ainda por cima meteu ao barulho o jogador com mais crédito para a massa associativa o Pedro Mendes.
Graças a Deus que este camarada não se candidata mais.

29/3/12 10:35
ingles disse...

JULIO MENDES AFIRMOU QUE:

"NAO VOU FAZER AUDITORIA ÁS CONTAS PORQUE É UMA PERDA DE TEMPO acordem que este senhor e o milo2

29/3/12 13:06
Miguel disse...

S Julio Mendes é o Milo2 Pinto Brasil será o 3 o 4 o 5 o 6 o 7 o 8 o 9 o 10 e assim sucessivamente....

Conflituoso, ignorante, n sabe o que nem tão pouco diz o que sabe....

Votem pinto brasil e depois dêem-me razão no que à incompetência deste candidato diz respeito.

Carlos Ribeiro acredito perfeitamente que o teu voto vai ser Júlio Mendes acho que o devias tornar público e o pq pois poderá ajudar o Vitória a n cair no abismo!!

Está na hora de também ajudares o Vitória....

Cumprimentos,

Miguel Ribeiro

29/3/12 18:35
Marco disse...

É oficial...quem for vitoriano de coração e puser o Vitória em primeiro lugar não votará lista B, nem naquele senhor, do qual estou com tanto nojo neste momento!!! Então um individuo que é sócio do Vitória há 3 anos e que em 50 anos de vida nunca se lhe conheceu qualquer apoio, presenças no estádio, qualquer vestigio de vitorianismo vem confrontar em guerra aberta, na imprensa nacional, tipo os partidos extremistas para terem atenção, três jogadores com um passado e um presente absolutamente IRREPREENSIVEL E SUPER PROFISSIONAL, três jogadores que carregam o melhor que o Vitória tem e está em vias de extinção e que é a mistica e o sentimento...e PIOR: COM 6 JOGOS POR DISPUTAR!!! E COM O VITÓRIA AINDA COM ALGUMA PERSPECTIVA EUROPEIA!!!! mas quem é este senhor???? Quem é? Um tipo que claramente não se interessa pelos resultados desportivos do Vitória, que confronta as glórias do Vitória em praça publica (se queria fazer os reparos, fazia-os depois, quando tivesse a autoridade!!!) e consequentemente vai confrontar o plantel que claro que se defende mutuamente e ainda mais o treinador, que, além de ver os seus jogadores acossados ainda vê o seu trabalho questionado por um candidato qualquer, a dizer que jogadores devia meter e substituir e nao sei quê? Queremos o quê? Um Vale e Azevedo só para nós? Um Gigi Becali? Queremos o quê? é ABSOLUTAMENTE INTOLERAVEL...por favor, que me explique, um vitoriano de coração, como consegue votar nesta coisa? Não lhes peço (nem eu sei se acredito) que acreditem em SAD's mas este individuo, à frente do Vitória, depois disto? Quem quiser votar nisto, que meta a mao na consciencia, inclusive algumas associaçoes de adeptos que tendo direito à opiniao, dão um apoio envergonhado a este senhor, como alguns "notaveis" o têm feito, pela calada...É MAU DEMAIS!!! mas este caso, é anti-vitorianismo puro, criticam-se atletas e treinadores, que todos os de boa fé sabem que não são os principais culpados deste descalabro!!! a 6 jornadas do fim!!! e os três alvos que ele escolheu: todos, sem excepçao, vitorianos e sócios do Vitória há muitissimo mais tempo que este senhor candidato...estou tao pasmado que pergunto: desportivamente o pedro mendes e o assis ainda teriao valor para o vitoria ou seriam melhores apostas??? é obvio e democratico que hajam divergencias de opiniao...mas pôr em causa Meira, Assis e Mendes no que diz respeito ao Vitória e afirmar-se como vitoriano-mor? INACREDITAVEL...LISTA B com o seu silencio estrategico, ia cativando, agora se votarem nisto, sem pensarem primeiro no Vitória, perdem o direito a queixar-se no futuro...Estou doente com isto!!!! PS: não me censurem, por favor!

29/3/12 18:53
VITORIANO DE FAFE disse...

este Pinto brasi,nossa senhora,que nodoa,tinha que cair no nosso VITORIA,se serve para manchar o nome do VITORIA!!
Ele so quer o nosso mal!
QUE A SOCIEDADE,MMN,consiga negociar bons jogadores para o VITORIA,eles sabem melhor que ninguem o perfil de jogador a trazer para o VITORIA.

29/3/12 20:49
nortenho vimaranense disse...

Meira e pedro Mendes nós conhecemos bem o seu passado. sairam pela porta mais pequena que existe do Vitória. Que ganho teve o vitória com a saida de Pedro Mendes para o Porto? O Meira andou fugido antes de assinar, à revelia da direção do Vitória, pelo Benfica.
De facto são pessoas de grande caracter...
Constato que os mesmo sócios que nos trouxeram até aqui, votando Emidio Macedo, que irão contribuir para um futuro nada bom para o nosso Vitória (votando Julio Mendes).
A mim não me faz especie nenhuma ter um Presidente com três anos de sócio, mas que defenda o interesse do Vitória até à exaustão, mesmo que isso vá contra interesses instalados na liga ou no próprio Vitória.
Julio Mendes nesta campanha promete a todos os vitorianos uma mão cheio de nada, Uma SAD sem dar a conhecer em que moldes, quais os investidores, qual o montante.... E nós temos de acreditar na seriedade desta Lista. Liderada por um Ladrão ( fez parte de uma direcção que nos roubou até à ultima geração), de m Vice que era contra a SAD mas que agora é um adepto ferveroso, que era candidato mas já não é, na minha terra Guimarães chama-se a uma pessoa assim troca tintas. Para não falar da restante equipa, a grande maioria fazia parte da direcção de Emidio Macedo. Alias Julio Mendes já o disse que não colocará esta direcção em tribunal.
Pergunto: Aonde irá Julio Mendes buscar o dinheiro para pagar os ordenados que prometeu pagar se ganhar?
três hipoteses:
1 - É um promessa que não consegue cumprir, alias à semelhança de Emidio Macedo.
2 - É a própria direcção demissionária que lhe arranja.
3- terceira e hipotese e, menos provavel, os investidores da SAD. Alguém empresta sem garantias? Como podem adiantar dinheiro se a SAD no dia a seguir às eleições não existe..
Reflitam em consciência é o futuro do nosso Vitória que está em Causa.
De facto não temos um candidato forte, mas como disse Pedro Xavier um destes dias, Como sócio, não vou passar um cheque em branco sem conhecer as regras", afirmou Pedro Xavier.

29/3/12 21:42
Miguel disse...

Pois nortenho vimaranese nem t faz especie 1 presidente bebado no jantar de inicio de campanha nem 1 presidente bêbado a falar c as claques....
Vota lista B que assim és mais 1 a tentar dar cabo do Vitória!!!
Há coisas tão claras que só 1 "cego" n as vê.
Chumba a SAD em assembleia mas PF n votes no vergonhoso do Pinto Brasil... Mais 1 vez esta-nos a fazer passar 1 vergonha daquelas. Parece-me que s esse sr ganhar o meu contributo ao Vitória vai passar a ser unica e exclusivamente c o pagamento de cotas...
Acredito na inteligencia das pessoas e como tal hj mais q nunca sei que Julio Mendes ganhará as eleições....

30/3/12 04:55
Marco disse...

OH nortenho vimaranense, já que tens o teu voto decidido, convence-me! mas com racionalidade...prós e contras de cada um dos candidatos...a sério! PS: quem é o pedro xavier para merecer uma quote e para dar liçoes de vitorianismo a alguém? Não passa de um homem das sombras, que manda uns filetes e anda na praça há anos...e acções? nicles...não parece que mereça um quote até porque tem credibilidade zero...quem ouve esse tipo? enfim...

30/3/12 12:13
miguel disse...

Nortenho vimaranense, sinceramente, acreditas naquilo que dizes ? Vejamos, o Meira, Assis e Mendes, não são Vitorianos ? Se calhar ainda não te deram provas suficientes, mas olha tenho a certeza que se o teu patrão te devesse 3 meses a atitude de amor que estes jogadores mostram em todos os jogos tu não o terias com o teu patrão. Outra, ao JM não emprestam sem garantias, concordo, então ao PB emprestam mesmo não havendo garantias! Olha para Informacao os bancos neste momento não emprestam a ninguém, mesmo com grandes abalos pessoais, coisa que este PB não tem. Mas não prestam porque? Porque nos Bancos não Existe liquidez. Bem, concluindo, a alternativa sendo assim será votar num senhor que cria gerras com jogadores sendo que ainda muita coisa ainda esta por decidir, jogadores esses que dão tudo mesmo tendo salários em atraso. Para mim e muito simples: quem apoiar este PB esta a apoiar a gerra que este criou com o plantel, muito sinceramente todos nos havíamos de ter mais respeito pelos jogadores. Concluindo, não sei dizer se a SAD pode ser boa opção ou não, mas uma coisa eu sei, o PB de certeza absoluta será a morte do meu Vitoria. Este, NUNCA! PS- Nunca neste texto utlizei palavra senhor PB, pois ele será tudo menos senhor, mesmo com letra pequena.

30/3/12 22:35