sábado, abril 07, 2012

Para quando o fim?

Ao contrário do que um determinado blogue gosta de insinuar, o VIMARANES é, e sempre será coerente na condenação da violência independentemente da mesma ser provocada por adeptos do clube A, B ou C, ou mesmo pelos adeptos do Vitória. Contudo, e ao contrário de outros blogues e mesmo de dirigentes de outros clubes, não temos, nem nunca teremos memória curta. Bastará lembrar alguns episódios, tenham sido eles resultantes de jogos de futebol sénior entre os dois clube, tenham tido eles por base jogos de basquetebol júnior entre os dois conjuntos, ou até jogos de futebol em que as duas equipas não estavam directamente envolvidas

Para além disso, condenamos aqui de forma veemente as cenas ocorridas já num jogo de juniores esta temporada entre o Vitória e Sp. Braga. Nesse mesmo texto escrevia que esta é uma guerra em que não há inocentes e que estes actos devem envergonhar os clubes e, essencialmente quem os pratica. Mantenho o mesmo discurso depois dos acontecimentos relatados ontem pela imprensa, a mesma que no entanto fez "vista grossa" a outros, da mesma gravidade, ocorridos no passado.

Nunca se poderá entender como resposta correcta à violência, mais violência. E, também por isso, creio que está na hora dos dirigentes dos dois clubes condenarem - sem cegueira - episódios como este. Ninguém se poderá rever em comportamentos do género mas, também, ninguém poderá querer passar a imagem de que um lado estão os "vândalos" e do outro os "santos". Repito, esta é uma guerra civil sem inocentes! E por isso, comunicados acusando dirigentes eleitos que ainda nem sequer tomaram posse como responsáveis destes focos de violência é apenas uma tentativa de escamotear a responsabilidade dos dois clubes e de alguns dos seus adeptos no clima de tensão que se vive actualmente.

Basta!

p.s. A prova do que escrevia acima, é que o autocarro do Porto acaba de ser apedrejado em Braga no final do jogo. Quem terá incitado à violência desta vez? Valerá a pena dizer mais alguma coisa?

6 Comentários:

jotafundador disse...

Relativamente ao jogo dos juniores - dentro das quatro linhas não se registou qualquer acto de violência, pese embora as provocações de alguns jogadores do Braga nos festejos dos 2 golos que marcaram, virando-se para os (muitos)adeptos do Vitória com gestos menos apropriados. Após o jogo já não presenciei os actos de que relatam alguns jornais.

Quanto ao apedrejamento hoje no final do Jogo entre Braga e Porto, de que foi alvo o autocarro Portista... Está tudo dito!

(...)

8/4/12 02:09
F@bi0 disse...

É impressionante como o clube pra lá da morreira vem em comunicado dizer que o adeptos do Vitória são estes e aqueles e ainda ontem os 'adeptos' deles andar a apedrejar a camioneta do porto. Afinal não são santinhos ......

8/4/12 10:21
Arsenal de Braga disse...

Em abono da verdade, leia-se o que escrevemos quando aconteceram cenas lamentáveis em Braga. E já agora comparem. Entendemos que não se combate a violência com "mas" - se querem condená-la, condenem simplesmente quem a pratica em vez de arranjarem culpados entre aqueles que nada fizeram.

O apedrejamento do autocarro do Porto não foi feito por adeptos do Braga e tal não é referido em nenhum órgão de comunicação social - o comportamento da equipa e dos adeptos nas 3 derrotas do último mês foi sempre exemplar.

8/4/12 10:33
Ricardo Lopes disse...

Meu caro arsenal, com um bocado de sorte está a insinuar que o autocarro porto foi apedrejado por adeptos do Vitória. Haja paciência. Eu estou como o Carlos Ribeiro...BASTA!!! de tanta parvoice!

8/4/12 11:26
JR disse...

Arsenal de braga, já fui atleta do V.S.C. de uma modalidade e com cerca de 14 anos tive que fugir porque estava com fato de treino do VSC, além de nos vandalizarem a camioneta com latas de tinta vermelhas. Por isso deixa-te de hipocrisia, quando vocês são piores e ainda formam jogadores mal educados e provocadores, como se viu no jogo dos juniores.

Em vez de estares sempre a acusar passa um bocado de tempo a pensar no que se faz ai desse lado da Morreira aos atletas do V.S.C. de todas as modalidades e idades que aí passam.

E aí se calhar vais repensar as tuas afirmações e as do teu clube.

8/4/12 15:31
Arsenal de Braga disse...

Pelos vistos não fomos suficientemente claros: está aqui o que escrevemos.

9/4/12 00:49