terça-feira, maio 15, 2012

Notas Vitorianas

1. Regularização salarial. Percebia-se, ainda que por vezes as campanhas eleitorais induzam em erro, que não haveria qualquer "milagre" que possibilitasse uma regularização imediata dos ordenados de jogadores (das várias modalidades) e treinadores. Felizmente, tem sido feito um esforço tremendo pela direcção eleita para regularizar esta situação e pôr ordem a uma casa que foi deixada em completo abandono por quem saiu. Os sinais são, para já, bem positivos.

2. Afastamento da Liga Europa. Estou muito longe de considerar, como o fez o ex-jogador Laureta em declarações ao jornal OJOGO na semana anterior, este afastamento ridículo. Creio que seria mesmo impossível evitar este afastamento e a responsabilidade é fácil de perceber de quem é. É, obviamente, uma decisão que todos os vitorianos lamentarão, mas creio que o Vitória tem agora assuntos mais importantes para resolver e, arrumar a casa, possibilitando a inscrição da equipa no campeonato e regularizar todas as dívidas do clube, ou seja, viabilizar o Vitória, deverá ser a nossa real preocupação. Só desse modo, poderemos regressar em força às competições europeias. Não apenas para ir. Mas com o objectivo de fazer uma boa campanha.

3. Flávio Meireles. É o novo director para o futebol profissional, e foi, pelo menos para mim, uma escolha surpreendente. Flávio é, sem qualquer dúvida um vitoriano e cuja capacidade de liderança e influência no balneário o tornam um elemento importante na estrutura do clube, como aliás aqui defendi no momento em que deu por terminada a sua carreira. Contudo, tenho dúvidas que para o lugar específico, acrescente muito quer ao estilo, quer ao trabalho que era desenvolvido por José Pereira. Provavelmente, estaremos a falar de uma decisão também muito motivada pelas dificuldades financeiras do clube, mas parece-me que o Vitória teria mais a ganhar com uma aposta mais arrojada. Seja como for, ficam os desejos de boa sorte para Flávio Meireles nesta nova fase da vida!

4. Nova temporada. Vão sendo dados sinais bem positivos relativamente àquilo que poderá ser o Vitória 2012/13. As rescisões com Molina e Pedro Mendes, a aposta nos jovens jogadores que estiveram emprestados e que tão boa conta de si deram, deixam evidente que o Vitória apresentará um orçamento mais baixo e mais rigoroso e começará assim a construir o futuro, ou talvez seja melhor dizer, começará a reconstruir o clube. Ambição, mas com rigor.

5. Moreirense. A subida à 1ª liga, tornando Guimarães, o 3º concelho do país com 2 equipas no escalão principal, é uma boa notícia para a Cidade Berço. Ficam por isso, os parabéns ao Moreirense por esta subida de divisão.

6. Custódio. O tempo veio dar-me razão, infelizmente.

13 Comentários:

José Silva disse...

1 - Depois da confirmação da mentira que era a promessa de pagar tudo no dia da tomada de posse, ainda bem que se vai conseguindo pagar os ordenados, assim como o acordo com os jogadores para assinar os certificados de não divida necessários para a inscrição na liga portuguesa.

2 - É um daqueles casos em que eu acredito que é melhor dar um passo a trás para poder depois dar dois em frente. Com uma ida à UEFA iriam certamente cair na tentação de investir um pouco mais, e correndo mal as coisas isso seria um erro.

3 - Tacho!

4 - Se o P. Mendes aceitasse reduzir, e muito, o ordenado, eu apostaria nele mais um ano, quanto mais não fosse por ser um bom "professor" para os jovens, que esperamos, que fiquem no plantel no próximo ano.

Molina: Não sei se é bom ou mau! Alguém sabe?

Aposta nos jovens: Vou esperar para ver se é verdade.

5 - Um jogo perto de "casa". É sempre bom.


A confirmar-se esta politica de contenção orçamental e aposta em jovens da casa, leva-me a perguntar mais uma vez: Para quê uma SAD? Não pode este caminho para a recuperação financeira ser aplicado no modelo que permite ao VSC ser independente de investidores?

Lembrem-se, aos maus presidentes podemos dizer BASTA! A maus investidores com a maioria das acções podemos apenas perguntar, basta? Não parece mas é uma grande diferença.

15/5/12 01:59
ar disse...

ponto 1 - Só pode ser do nosso agrado o trabalho que esta direçao está a fazer,pois entrou com os cofres totalmente vazios e ja conseguiu pagar 3 meses de salarios,esperando todos nós que consiga regularizar as modalidades amadoras assim como os restantes funcionários. boa noticia.
ponto 2 - Se foi uma decisão desta direçao abdicar (forçosamente ou nao) estou de acordo com a mesma decisao, o Vitoria está no fundo,o futuro terá que ser bem pensado,teriamos que iniciar a epoca daqui a um mês por causa da tal pre eliminatoria da liga europa,espero que continuem a arrumar a casa,pois este mandato de 3 anos vai ser muito duro,esqueçam os resultados e coloquem o vitoria num clube de bem ,coisa que os abutres que sairam o deixaram na lama!
Faço um apelo aos associados,para quando esta direçao marcar a reuniao com os socios para explicar a situaçao financeira atual,comparecam em massa para descobrir os podres e a ma gestão que a anterior direçao deixou o clube.
ponto 3 - Tambem estou cetico em relaçao ao nome do Flavio nao pondo em causa o seu vitorianismo,mas sem dinheiro disponivel,acaba por ser a melhor opçao,um homem da casa,so desejo boa sorte!
ponto 4 - Ja se começa a ver mudanças,mudanças de estilo,de opções,temos de uma vez por todas apostar na formaçao,a equipa B será fundamental para essa aposta,espero que o departamento de futebol juvenil trabalhe com grande empenho e dedicaçao para valorizar a formaçao do clube.
O caso do Pedro Mendes penso que terá sido a melhor opçao das duas partes,acredito que é um jogador caro e as lesões nao o largam,sem duvida nenhuma um grande vitoriano.
O tal Molina,acho que nem se deve pronunciar este nome pois foi mais um que caiu aqui de paraquedas e à noite!
Ponto 5 - Boa noticia para o desporto Vimaranense,mais uma vitoria para o presidente Vitor Magalhaes.

15/5/12 08:54
Vimaranes disse...

Faltava-me acrescentar a outra espinha na garganta, como bem lembrou um leitor no post anterior. Custódio. (independentemente de se reprovar, obviamente, a forma como festejou o golo contra o Vitória no último jogo entre ambos.

15/5/12 11:28
Afonso disse...

Caro Vimaranes pegando nestas notas não posso deixar de ponderar e dar o meu parecer em algumas.
1. Regularização Salarial – Espero estar enganado, mas julgo que as restantes vão demorar uma eternidade, pois foram pagos apenas cirurgicamente as necessárias e negociadas as outras apenas com o intuito de serem assinadas as declarações para entregar no dia 21 de Maio para inscrição do clube na Liga 2012/2013. Veremos.
2. Afastamento da Liga Europa – É uma consequência da gestão de EMS e infelizmente não assumida pelos atuais diretores, pois bastava ouvir Luis Cirilo antes do jogo contra o Feirense em que dava ainda como hipótese a ida á Europa, acho que deve retratar-se e dizer porque tentou enganar os sócios, principalmente porque a explicação passado 4 dias ainda foi mais estupida que a própria mentira de sábado.
3. Flávio Meireles – Com a “subida” na hierarquia deu para verificar duas coisas, Rui Vitoria tirou um peso morto do treino e ficamos a saber que não haverá equipa B.
4. Nova temporada – Se esta direção pensar apenas nesta época julgo que fará um mau trabalho, qualquer pensamento que não seja a pensar em 3 anos é continuadamente andar de Ano Zero em Anos Zero, portanto há que pensar em termos de mandato e não época.
5. Moreirense – Parabéns, pois fazem falta ideias e projetos que sirvam de exemplo aos outros clubes.
6. Custodio – Alem de injusto, pois havia melhores e mais sustentadas soluções, no caso concreto de o Vimaranes ter tido razão não era novidade, pois SEM, mas MM (principalmente) nunca souberam gerir jogadores que percebiam mais de futebol que o próprio treinador.

15/5/12 12:20
José Silva disse...

A questão do Custódio é uma das maiores provas da falta de qualidade do M. Machado. Sozinho e em metade do tempo fazia mais do que o Cleber e o Flávio juntos.

Mas pronto... só não vê quem não quer



O José Pereira ainda continua a mamar na teta seca do VSC?

15/5/12 14:10
Miguel disse...

1-De facto o pagamento salarial era e é um dos grandes problemas do Vitória. N sei como vai a situação das modalidades amadoras, no entanto está a começar ser provado o porquê da vitória da actual direcção. O que promete cumpre...
2-Sinceramente com a ida a europa o Vitória lutaria para n descer, portanto parece-me que n é mau de todo. Vai 1 aposta como a Academica para o ano desce?! (a n ser que tenha mts emprestados do porto).
3-N m parece mal embora preferisse Pedro Mendes ou Fernando Meira, sendo que o treinador da equipa B poderá mt bem ser Vitor Paneira e ser preparado quem sabe para dentro de 2 anos ser o principal treinador do Vitoria.
4-Ano de mt sacrifício, vai ser necessária mta paciencia. Espero que os sócios e adeptos(dos quais m incluo pois quero sempre 1 Vitória a jogar para ganhar e com bom futebol) dêem durante a próxima época o apoio necessário a equipa. É triste ver Pedro Mendes acabar assim a carreira, pois m parece que ainda poderia jogar a vontade mais 1 ou 2 anos, provavelmente n quis baixar ordenado n sei... Molina que havia jogado pelas divisões secundárias e terciárias já seria de prever que fosse mais 1 barrete. Para mim agora vendemos o Ndiaye, o Teles, o Freire, o Olímpio, o Faouzi e o Paulo Sérgio, resgatamos o Targino, o João Ribeiro, o Siaka Bamba, o Dinis, o Paulo Oliveira, Vitor Bastos...
Contratações: Moreno, César Peixoto, Rui Miguel seriam essenciais. Atenção à segunda liga que tem jogadores com ótima qualidade e baratos!!!
5-Rejubilei com a subida do Moreira, depois do concelho Lisboa e da região autónoma da Madeira também Guimarães conta com 2 clubes na divisão maior do futebol nacional. Para o ano queremos Vitória em primeiro, Moreirense em segundo :)
6-Como o Vimaranes tb eu sempre disse que o Custodio era bom demais para n ser titular no Vitória, no entanto tb me parece fraco demais para ser convocado para a selecção. Como mal agradecido que é, com a falta de respeito que mostrou para com o Vitória no festejo do golo só lhe desejo td de mau, quase que m apetece torcer pela derrota da selecção. (nunca o culpei pela ida para braga e se tivesse marcado golo ao Vitória e n tivesse comemorado pois era o clube da sua terra e o clube que o fez hj estaria aqui a defende-lo contra td e tds, assim tenho esperanças que até ao inicio do campeonato parta 1 perna e fique de fora)

15/5/12 14:11
Diogo Ferreira disse...

1. Mesmo não cumprindo com aquilo que prometerem, é sinal positivo o facto de estarem a liquídar os salários que estão em atraso.

2. Decisão difícil de aceitar, mas com algum esforço compreendo.

3. Discutível a sua nomeação, mas resta-nos desejar a melhor sorte do mundo.

4. Até agora, todas decisões têm sido dentro daquilo que estava à espera para esta nova época desportiva.

5. Excelente!!!! Notícia que deve orgulhar todos os vimaranenses.

6. No comments..

15/5/12 14:22
miguel silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dário disse...

Muito mau correram com o Nilson daqui, ele que também é um dos capitães e um dos que mais sente a camisola do Rei!
Estou a gostar da reestruturação do plantel, mas nao sou a favor de correrem com o Nilson.
Cumps.

15/5/12 17:16
Dário disse...

Estou de acordo com a reestruturação que está a ser feita no plantel mas não estou de acordo com a dispensa do Nilson! Um jogador que já deu provas do seu amor ao Vitória e agora a direcção faz-lhe isto ? Desulidido com esta atitude!
Mesmo que não fosse titular para a próxima época seria um bom suplente tanto ou melhor com o que vai ser titular. Se ganha muito e se queriam reduzir o salário que reunissem com ele e não pô-lo da porta para fora! Não se faz!

15/5/12 17:21
Paulo César disse...

A minha opinião:

2. De acordo com o Vimaranes. O Vitória infelizmente não tem neste momento condições para ir à Europa este ano, não há dinheiro não há vícios. Ter de suportar uma viagem ao 3º mundo para lá de Leste,com uma equipa que, não tenhamos ilusões, se prevê sem estaleca europeia, ter de começar a época mais cedo seria uma má decisão, isto sem falar na parte financeira, principal factor para a "desistência".

3. Flávio é dos nossos e penso que tem perfil exigido para a função, embora obviamente tenha de se fazer à vida e entrar nos meandros "comerciais" da função. Espero é que daqui para a frente não se caia no ridículo de fazer dele um tapa-buracos, saltando de treinador para director, daí para outro departamento, etc.

4. A reestruturação em marcha, para além de fazer todo o sentido é necessária. Como do pão para a boca. Pedro Mendes, Nilson ? Muito obrigado por tudo, mas os jogadores passam e o Vitória fica. Santana e Molina não ficarão para a história. Não me admiraria que João Alves, Nuno Assis, Toscano e até Soudani ou João Paulo também saiam. O Vitória simplesmente não pode pagar o que estes senhores ganham.É pena por alguns mas a vida continua.

6. Custódio: só para relembrar alguns dos comentadores que não foi só com MMachado que não jogou. Custódio foi treinado também por Cajuda, Nelo Vingada, Paulo Sérgio e com nenhum deles jogou.
É um bom motivo de reflexão para a nova direcção, porque já são muitos os casos de jogadores que aqui não dão nada e vão para outros lados brilhar. O clube no seu todo (adeptos incluídos)manifestamente não dá condições aos jogadores para se afirmarem. É triste mas é uma realidade impressionante e que nos tem dado demasiadas bofetadas de luva branca.

15/5/12 20:15
Paulo César disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitoriasempre disse...

boas, sempre vai haver equipa B para a próxima época?

15/5/12 21:26