segunda-feira, maio 28, 2012

Um sonho com 10 anos, a 10 Kmts de distância!


Opinião de... João Rocha (director secção natação Vitória SC)

Em 1963, Martin Luther King, no seu mais famoso discurso dizia: “I have a dream”. Uns anos atrás e por terras lusitanas, António Gedeão escrevia um poema intemporal, donde sobressai que “o sonho comanda a vida…”. Também nós, na Natação do Vitória, temos um sonho. Também o nosso quotidiano desportivo, é alimentado há 10 anos, por esse sonho: Um atleta Vitoriano nos Jogos Olímpicos

A comprovada qualidade dos nossos atletas, o excelente trabalho dos treinadores e a aposta na vertente de “Águas Abertas”, fez com que, a possibilidade de concretização desse sonho, esteja agora, a poucos dias de distância. Com enorme convicção, afirmo que, o dia 9 de Junho de 2012 será, por isso, um marco histórico para a modalidade, para o nosso grande clube e, particularmente, para a nossa fantástica atleta Daniela Pinto, que, por feliz coincidência, comemorará também nesse dia, o seu 21º aniversário. 

A Daniela é uma atleta exemplar, com um palmarés invejável, donde realça o facto de, ainda recentemente, se ter sagrado tetra-campeã nacional dos 10 Kmts em águas abertas. Representou o nosso país em várias provas internacionais, tornando-se imprescindível para a Federação Portuguesa de Natação. 

Por isso, falar da Daniela, é falar em espírito conquistador, força, empenho, persistência, sacrifício, dedicação, luta e, sobretudo, coragem. A coragem necessária para nadar 5 ou 10 kmts em águas abertas, submetendo-se às condições adversas do mar ou dos rios, enfrentando correntes, marés e, por vezes, águas com temperaturas agrestes. Uma coragem imensurável, que a levou a assumir um objetivo, até agora, só conseguido por homens e “de barba rígida”, a travessia a nado do Canal Mancha! Serão cerca de 34 Kmts e que demorarão umas 10 horas a percorrer, “coisa pouca” portanto! Se o conseguir, será a 1ª mulher portuguesa a fazê-lo! 

Contudo e para já, ela está focada, unicamente, na qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres. Para a consecução desse seu grande objetivo, que outrora chamávamos de sonho, a Daniela, numa decisão em família, optou por adiar o seu curso de Medicina Dentária, aproveitando as condições propostas pela FPN. Assim, de há uns meses a esta parte, está em estágio contínuo, numa casa em Montemor pertencente à FPN, treinando duramente, duas vezes por dia, longe dos seus colegas de equipa, longe dos amigos, longe da família… 

 Fica aqui uma breve descrição de uma atleta de topo, ou, se quisermos, da imagem daquilo que deveria ser o desporto, onde a vontade, o esforço e o espirito de sacrifício deveriam ter um único fim, a glória de vencer! 

Vamos todos acreditar que a nossa menina vai estar em Londres, porque ela merece, o seu treinador, Albano Correia, merece, os colegas de equipa merecem, o Vitória Sport Clube merece, a cidade merece e, modéstia-à-parte, nós merecemos! 

Para isso, pelo menos 40 almas vitorianas lá estarão, em Setúbal, no próximo dia 9 de Junho, para apoia-la, cantar-lhe os parabéns e … o resto já sabem! 

Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória.” (Cícero) 


*Por João Rocha

6 Comentários:

Ricardo Silva disse...

Brutal artigo de opiniao,o verdadeiro espirito CONQUISTADOR E VITORIANO que esta impresso no nosso adn!Boa sorte Daniela,cá estarei tal como todos os VITORIANOS para te receber seja qual for o resultado!!!

28/5/12 11:59
Vimaranes disse...

Por lapso, apaguei dois comentários de leitores neste post, vou colocá-los já de seguida. Peço desculpa pelo engano.

28/5/12 12:00
José Paulo Cardoso disse...

Força Daniela, é com pessoas como tu que continuaremos a dignificar os nossos antepassados e a cimentar o nosso futuro, que será de glória! Que sejas feliz para continuar a elevar bem alto o nome de Portugal, de Guimarães e do nosso Grande Vitória. Bem hajas!

28/5/12 12:02
Amadeu disse...

Aqui está uma excelente oportunidade para reunir os vitorianos de Lisboa, do centro e do Sul no apoio a um feito ÚNICO e pioneiro do nosso - ter a presença de um atleta do VITÓRIA nos Jogos Olimpicos.

Força Daniela, força vitorianos, força Vitória!

28/5/12 12:02
Luis Filipe disse...

Enquanto Vitoriano,Vimaranense e Português é com orgulho que vejo a evolução desta linda atleta.
Seja ela um exemplo para a juventude levantar das cadeiras e dos Computadores e ver que só com esforço se alcança alguma coisa.
Felicidades para a Daniela Pinto.

29/5/12 11:48
Ribeiro disse...

Crónica de Luís Cirilo para o nosso site. Esta semana o vice-presidente do Vitória aborda o tema da violência entre adeptos e diz o que deverá ser feito para evitar problemas ainda mais graves. Vejam em:

http://topfutebol.com/index.php?option=com_content&view=article&id=374:cronicas-vitoria-por-luis-cirilo-qconflitualidadeq&catid=12:destaques&Itemid=201

Aproveitem e coloquem gosto na nossa página do facebook em: http://www.facebook.com/sitetopfutebol
Assim poderão receber na vossa rede social as nossas notícias mais recentes.

29/5/12 15:03